As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes
Moderators: waltsouza, mansildv
As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes
Achei estranho, mas eu não vi a ficha, pelo que ando lendo vem fazendo sucesso nos festivais. Tendo uma das melhores críticas do cineuropa que eu leio:
http://cineuropa.org/ff.aspx?t=ffocusar ... did=293033
Como é um filme que tenho muito interesse de ver no futuro, fiz uma ficha.
Miguel Gomes inspira-se na estrutura do livro “As Mil e uma Noites” para criar uma epopeia portuguesa sobre a crise de Portugal. Tal como no livro, o filme reúne uma série de contos que são narrados pela rainha Xerazade e todas as histórias começam por ser narradas da mesma forma: “escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países…”. O realizador percorreu o país de norte a sul para filmar os efeitos da austeridade na sociedade portuguesa, construindo um guião com base nessas histórias que foi recolhendo.

Orçamento dos três: €2.7 milhões.
Elenco:
Crista Alfaiate
Miguel Gomes
Dinarte Branco
Carloto Cotta
Adriano Luz -
Rogério Samora -
Maria Rueff
Cristina Carvalhal
http://cineuropa.org/ff.aspx?t=ffocusar ... did=293033
Como é um filme que tenho muito interesse de ver no futuro, fiz uma ficha.
Miguel Gomes inspira-se na estrutura do livro “As Mil e uma Noites” para criar uma epopeia portuguesa sobre a crise de Portugal. Tal como no livro, o filme reúne uma série de contos que são narrados pela rainha Xerazade e todas as histórias começam por ser narradas da mesma forma: “escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países…”. O realizador percorreu o país de norte a sul para filmar os efeitos da austeridade na sociedade portuguesa, construindo um guião com base nessas histórias que foi recolhendo.

Orçamento dos três: €2.7 milhões.
Elenco:
Crista Alfaiate
Miguel Gomes
Dinarte Branco
Carloto Cotta
Adriano Luz -
Rogério Samora -
Maria Rueff
Cristina Carvalhal
Last edited by drakes on September 24th, 2015, 2:33 pm, edited 6 times in total.
Re: As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 1 - O Inquieto
País: Portugal
Ano de Lançamento: 2015
Genero: Drama
Imdb: 7,4
http://www.imdb.com/title/tt3284178
Duração: 125 min
Sinopse:
Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste pais onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da colecta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.
trailer:

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 2 - O desolado
Imdb: 7,3
http://www.imdb.com/title/tt4692234/?ref_=nm_flmg_dr_2
Duração: 131 min
Sinopse:
No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras interiores durante mais de quarenta dias e teletransportar-se-à para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio dos subúrbio salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.
Notas:
Representante incicado por Portugal ao Oscar.
trailer:
Last edited by drakes on September 24th, 2015, 12:12 am, edited 2 times in total.

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 3 - O Encantado
Imdb: 6,9
http://www.imdb.com/title/tt4692234/?ref_=nm_flmg_dr_2
Duração: 125 min
Sinopse:
No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa, existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”.
E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.
Enchertos:
Last edited by drakes on September 25th, 2015, 1:54 am, edited 2 times in total.
-
- DVD Maníaco
Re: As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes
Por que é que os posters dos filmes portugueses têm de ser quase sempre horríveis?
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
Acho que o do volume 1 ficou com muitos elementos e estranho por causa das cores, mas o do três eu gostei ( não lembro se é o mesmo de quando vc viu ou se tinha imagem, por que ela tinha sumido quando eu vi).p_alucinado wrote:Por que é que os posters dos filmes portugueses têm de ser quase sempre horríveis?
A New Wave Films comprou os direitos, por isso em Uk devemos
ter edicao BD.
ter edicao BD.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Faz logo lembrar o Trilogy of Life do Pasolini, só que emprega outro tipo de critica, as temáticas diferem um pouco e não é tão forte visualmente nem na sua narração. Mas a estrutura e a maneira como passam a mensagem é basicamente a mesma. Contudo, este Arabian Nights é capaz de levar um pouco de vantagem, talvez pela simplicidade e auto-critica que manifesta. Mas tanto um como o outro, por vezes, nos contos que vão contando, muitos deles parecem completamente alheios ao seu verdadeiro core, e quase que dá vontade de dizer que caíram ali de pára-quedas, mesmo que não seja assim tão explicito. Tanto que depois existe sempre aquela distância por se ver algo que não se percebe bem o fim daquilo.
Mas sem dúvida que o Miguel Gomes e o cinema português estão de parabéns. Venham mais destes.
Vol 1/2/3 - 7.5/10
Mas sem dúvida que o Miguel Gomes e o cinema português estão de parabéns. Venham mais destes.
Vol 1/2/3 - 7.5/10
Aproveitei a tua deixa e já vi o primeiro.
Não fazia ideia de como seria e só posso dizer que gostei mesmo muito.
Amanhã devo ver os restantes.
p.s. e essa trilogia do Pasolini não conhecia
Não fazia ideia de como seria e só posso dizer que gostei mesmo muito.
Amanhã devo ver os restantes.
p.s. e essa trilogia do Pasolini não conhecia
Eu achei muito bom mas penso que não se presta muito a ser visto por pessoas que não percebam bem o português.
Há algumas cenas em que há falas sobrepostas, noutras é calão ou asneiras cujo sentido exato é dificilmente traduzível e outras coisas referem-se à realidade portuguesa o que torna difícil a compreensão por quem não esteja familiarizado. E mesmo para quem fale português o som nem sempre é muito claro ou alto o suficiente.
Tenho pena que assim seja pois poderia ser mais conhecido lá fora, tem criatividade mais que suficiente.
E uma vez que anda à volta de questões relativas à austeridade também irá perder atualidade com o tempo (assim espero).
Há algumas cenas em que há falas sobrepostas, noutras é calão ou asneiras cujo sentido exato é dificilmente traduzível e outras coisas referem-se à realidade portuguesa o que torna difícil a compreensão por quem não esteja familiarizado. E mesmo para quem fale português o som nem sempre é muito claro ou alto o suficiente.
Tenho pena que assim seja pois poderia ser mais conhecido lá fora, tem criatividade mais que suficiente.
E uma vez que anda à volta de questões relativas à austeridade também irá perder atualidade com o tempo (assim espero).
Por acaso admito que havia certas frases que tinha que puxar atrás, meter a legenda em inglês, para perceber que raio é que tinham dito. E depois quando lia o que eles queriam dizer: "WTF? Era isto? Como é possível?"
O que era um bocado mau estar a puxar o raio dos filmes atrás, ainda algumas vezes, para perceber algo que supostamente era básico para um português. O Sangue do meu Sangue tinha essa particularidade, mas ainda se conseguia perceber tudo, aqui, havia certos sotaques ou certas formas de falar, que eram bastante imperceptíveis.
O que era um bocado mau estar a puxar o raio dos filmes atrás, ainda algumas vezes, para perceber algo que supostamente era básico para um português. O Sangue do meu Sangue tinha essa particularidade, mas ainda se conseguia perceber tudo, aqui, havia certos sotaques ou certas formas de falar, que eram bastante imperceptíveis.
Já vi os três e talvez tenha gostado mais do primeiro.
Eu percebo que o realizador queira mostrar todas aquelas pessoas e situações e eu também gosto de ver essas partes mas para ser sincero o que mais gosto é das coisas inesperadas, das partes mais surpreendentes e 'malucas'.
Isto para dizer que no ultimo filme estava a gostar bastante da parte da Sherazade com todas as partes musicadas mas depois a parte dos pássaros cantores pegou no filme e já não 'largou mais'.
Gostei das aves canoras e respetivos aficionados mas acho que escusava de ser tanto tempo e de ser até ao fim.
A 2ª metade do 3º filme parece mais uma reportagem ou um documentário do que parte de um filme.
Dá ideia que se acabou o orçamento e não puderam meter outras coisas, pareceu inacabado.
p.s. em relação à parte sonora apreciei bastante a narração da manifestação dos policias feita em chinês
Não se percebe nada mas até que tem uma sonoridade bonita
Eu percebo que o realizador queira mostrar todas aquelas pessoas e situações e eu também gosto de ver essas partes mas para ser sincero o que mais gosto é das coisas inesperadas, das partes mais surpreendentes e 'malucas'.
Isto para dizer que no ultimo filme estava a gostar bastante da parte da Sherazade com todas as partes musicadas mas depois a parte dos pássaros cantores pegou no filme e já não 'largou mais'.
Gostei das aves canoras e respetivos aficionados mas acho que escusava de ser tanto tempo e de ser até ao fim.
A 2ª metade do 3º filme parece mais uma reportagem ou um documentário do que parte de um filme.
Dá ideia que se acabou o orçamento e não puderam meter outras coisas, pareceu inacabado.
p.s. em relação à parte sonora apreciei bastante a narração da manifestação dos policias feita em chinês
Não se percebe nada mas até que tem uma sonoridade bonita

O 3º filme, muito por causa da parte dos pássaros, foi o que me fez gostar menos dele. 20/25 minutos podia ser porreiro, agora quase 1h30 completa à volta daquilo foi demasiado.
Btw, não meteste legendas?
Btw, não meteste legendas?
Nope e nalgumas partes davam jeito até para o português.
Vi o filme com o dobro do volume que normalmente meto para a generalidade dos filmes.
Vi o filme com o dobro do volume que normalmente meto para a generalidade dos filmes.
Isso não faz sentido, a menos que percebas mandarim, francês e alemão. E maior parte desses diálogos eram cruciais para o entendimento do arc em questão.