As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes

Post by drakes »

Achei estranho, mas eu não vi a ficha, pelo que ando lendo vem fazendo sucesso nos festivais. Tendo uma das melhores críticas do cineuropa que eu leio:

http://cineuropa.org/ff.aspx?t=ffocusar ... did=293033

Como é um filme que tenho muito interesse de ver no futuro, fiz uma ficha.

Miguel Gomes inspira-se na estrutura do livro “As Mil e uma Noites” para criar uma epopeia portuguesa sobre a crise de Portugal. Tal como no livro, o filme reúne uma série de contos que são narrados pela rainha Xerazade e todas as histórias começam por ser narradas da mesma forma: “escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países…”. O realizador percorreu o país de norte a sul para filmar os efeitos da austeridade na sociedade portuguesa, construindo um guião com base nessas histórias que foi recolhendo.

Image

Orçamento dos três: €2.7 milhões.

Elenco:
Crista Alfaiate
Miguel Gomes
Dinarte Branco
Carloto Cotta
Adriano Luz -
Rogério Samora -
Maria Rueff
Cristina Carvalhal
Last edited by drakes on September 24th, 2015, 2:33 pm, edited 6 times in total.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3

Post by drakes »

Image

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 1 - O Inquieto
País: Portugal
Ano de Lançamento: 2015
Genero: Drama
Imdb: 7,4
http://www.imdb.com/title/tt3284178
Duração: 125 min

Sinopse:
Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste pais onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da colecta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

trailer:
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Image

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 2 - O desolado
Imdb: 7,3
http://www.imdb.com/title/tt4692234/?ref_=nm_flmg_dr_2
Duração: 131 min

Sinopse:
No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras interiores durante mais de quarenta dias e teletransportar-se-à para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio dos subúrbio salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Notas:
Representante incicado por Portugal ao Oscar.

trailer:
Last edited by drakes on September 24th, 2015, 12:12 am, edited 2 times in total.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Image

Título Original: As Mil e Uma Noites - Volume 3 - O Encantado
Imdb: 6,9
http://www.imdb.com/title/tt4692234/?ref_=nm_flmg_dr_2
Duração: 125 min

Sinopse:
No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa, existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”.
E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Enchertos:
Last edited by drakes on September 25th, 2015, 1:54 am, edited 2 times in total.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: As Mil e Uma Noites - Volume 1, 2, 3 (2015) - Miguel Gomes

Post by p_alucinado »

Por que é que os posters dos filmes portugueses têm de ser quase sempre horríveis?
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

p_alucinado wrote:Por que é que os posters dos filmes portugueses têm de ser quase sempre horríveis?
Acho que o do volume 1 ficou com muitos elementos e estranho por causa das cores, mas o do três eu gostei ( não lembro se é o mesmo de quando vc viu ou se tinha imagem, por que ela tinha sumido quando eu vi).
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

A New Wave Films comprou os direitos, por isso em Uk devemos
ter edicao BD.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Faz logo lembrar o Trilogy of Life do Pasolini, só que emprega outro tipo de critica, as temáticas diferem um pouco e não é tão forte visualmente nem na sua narração. Mas a estrutura e a maneira como passam a mensagem é basicamente a mesma. Contudo, este Arabian Nights é capaz de levar um pouco de vantagem, talvez pela simplicidade e auto-critica que manifesta. Mas tanto um como o outro, por vezes, nos contos que vão contando, muitos deles parecem completamente alheios ao seu verdadeiro core, e quase que dá vontade de dizer que caíram ali de pára-quedas, mesmo que não seja assim tão explicito. Tanto que depois existe sempre aquela distância por se ver algo que não se percebe bem o fim daquilo.

Mas sem dúvida que o Miguel Gomes e o cinema português estão de parabéns. Venham mais destes.

Vol 1/2/3 - 7.5/10
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Aproveitei a tua deixa e já vi o primeiro.
Não fazia ideia de como seria e só posso dizer que gostei mesmo muito.
Amanhã devo ver os restantes.

p.s. e essa trilogia do Pasolini não conhecia
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Eu achei muito bom mas penso que não se presta muito a ser visto por pessoas que não percebam bem o português.
Há algumas cenas em que há falas sobrepostas, noutras é calão ou asneiras cujo sentido exato é dificilmente traduzível e outras coisas referem-se à realidade portuguesa o que torna difícil a compreensão por quem não esteja familiarizado. E mesmo para quem fale português o som nem sempre é muito claro ou alto o suficiente.
Tenho pena que assim seja pois poderia ser mais conhecido lá fora, tem criatividade mais que suficiente.
E uma vez que anda à volta de questões relativas à austeridade também irá perder atualidade com o tempo (assim espero).
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Por acaso admito que havia certas frases que tinha que puxar atrás, meter a legenda em inglês, para perceber que raio é que tinham dito. E depois quando lia o que eles queriam dizer: "WTF? Era isto? Como é possível?"

O que era um bocado mau estar a puxar o raio dos filmes atrás, ainda algumas vezes, para perceber algo que supostamente era básico para um português. O Sangue do meu Sangue tinha essa particularidade, mas ainda se conseguia perceber tudo, aqui, havia certos sotaques ou certas formas de falar, que eram bastante imperceptíveis.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Já vi os três e talvez tenha gostado mais do primeiro.
Eu percebo que o realizador queira mostrar todas aquelas pessoas e situações e eu também gosto de ver essas partes mas para ser sincero o que mais gosto é das coisas inesperadas, das partes mais surpreendentes e 'malucas'.

Isto para dizer que no ultimo filme estava a gostar bastante da parte da Sherazade com todas as partes musicadas mas depois a parte dos pássaros cantores pegou no filme e já não 'largou mais'.
Gostei das aves canoras e respetivos aficionados mas acho que escusava de ser tanto tempo e de ser até ao fim.
A 2ª metade do 3º filme parece mais uma reportagem ou um documentário do que parte de um filme.
Dá ideia que se acabou o orçamento e não puderam meter outras coisas, pareceu inacabado.

p.s. em relação à parte sonora apreciei bastante a narração da manifestação dos policias feita em chinês
Não se percebe nada mas até que tem uma sonoridade bonita :-)))
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

O 3º filme, muito por causa da parte dos pássaros, foi o que me fez gostar menos dele. 20/25 minutos podia ser porreiro, agora quase 1h30 completa à volta daquilo foi demasiado.

Btw, não meteste legendas?
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Nope e nalgumas partes davam jeito até para o português.
Vi o filme com o dobro do volume que normalmente meto para a generalidade dos filmes.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Isso não faz sentido, a menos que percebas mandarim, francês e alemão. E maior parte desses diálogos eram cruciais para o entendimento do arc em questão.

Post Reply