Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

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elfaria
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by elfaria »

Salgueiro wrote:Antes demais quero dizer que adorei o filme. O Michael Keaton, Edward Norton e a Emma Stone estão espectaculares e a banda sonora é muito boa, a fazer lembrar-me os filmes americanos dos anos 70.

Existem várias explicações que li na net para o final do filme que passo a explicar:
Teoria 1: quando a filha entra no quarto e vai a correr para a janela ela olha para baixo e não tem qualquer reacção (provavelmente não viu o pai) e depois olha para cima e fica com um sorriso na cara que provavelmente mostra que ela vê o pai a voar. Isto significa que ela está a ver o pai da mesma maneira que o Riggan se vê a si próprio.

Teoria 2: a segunda teoria que li foi que o Riggan atira-se da janela e a filha quando olha para baixo vê o pai morto e fica sem reacção e depois mostra um estado de alucinação/loucura.

Teoria 3: na terceira teoria o Riggan suicida-se no palco e depois a cena do hospital é tudo imaginação.

Acho que a 1º teoria faz mais sentido mas também já pensei que o realizador simplesmente nos pregou uma partida com o final e fez o espectador ficar a pensar sobre o que aconteceu. Quando pensávamos que o Riggan se tinha suicidado, afinal algo diferente se passou…

Penso que o final não é o mais importante. A cima de tudo o filme é uma crítica ao mundo do cinema e do teatro.

Pessoalmente gosto de finais abertos que deixam espaço à imaginação do espectador e cada um poderá escolher o seu seja um jovem de 12 anos ou uma pessoa de 70 anos. Tal como por exemplo em Blade Runner ou em K-Pax filmes dos quais gosto muito yes-) Sobre o deste Birdman:
A citação no começo do filme parece-me essencial:
- E você conseguiu o que queria da vida, apesar de tudo?
- Consegui.
- E o que você queria?
- Saber que sou querido, sentir-me amado na terra. ;-)
Lorde X
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Lorde X »

elfaria wrote: Pessoalmente gosto de finais abertos que deixam espaço à imaginação do espectador e cada um poderá escolher o seu seja um jovem de 12 anos ou uma pessoa de 70 anos. Tal como por exemplo em Blade Runner ou em K-Pax filmes dos quais gosto muito yes-) Sobre o deste Birdman:
A citação no começo do filme parece-me essencial:
- E você conseguiu o que queria da vida, apesar de tudo?
- Consegui.
- E o que você queria?
- Saber que sou querido, sentir-me amado na terra. ;-)
Já não me recordava desse momento, mas sim, parece-me uma peça do puzzle realmente importante pois
retira, para mim, a possibilidade de ele ter morrido. Afasta em absoluto a tal teoria que defende que ele morreu no final da peça do teatro, pois, se assim fosse, nunca teria conseguido o que queria(sentir-se amado). Mas também elimina a hipótese de ter tentado, pela segunda vez, o suicídio. Depois de se sentir admirado pelos seus pares e ter conseguido reconquistar a sua filha, porque razão se iria matar?
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Gaspar Garção
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Gaspar Garção »

Eu concordo com o Lorde XxX (Velocidade Furiosa!!!!), foi precisamente o que pensei no final do filme, que o estado algo demencial em que se encontrava durante a maior parte do filme levou a que fizesse o que fizesse, mas que no final conseguiu encontrar uma espécie de paz interior e aceitação de si próprio, do mundo e das pessoas que o rodeiam (e da carreira dele, não nos esqueçamos).

O estar mais uma vez a tentar matar-se num estado de alucinío era um exagero, acho que a teoria do "realismo mágico" faz sentido, e para mim, quando vi o holofote cair em cima da cara do ator que ele detestava, no início, pensei assim: "o gajo tem mesmo poderes", mesmo que em certas cenas ele pense que tem, e depois se verifique que está a alucinar (a cena do taxista, quando está a espatifar o camarim, etc).

Chama-se "suspension of disbelief", e muitos de nós, amantes de FC e Fantasia sabemos o que é, mas tenho achado engraçado, por exemplo nos comentários do imdb, que muitos críticos do filme queiram à força que o fim seja deprimente e miserável (ou "realista"), porque se coaduna mais com a teoria de que tudo é ilusão dele e o mundo que estamos a ver é um mundo real, sem magia e fenómenos inexplicáveis.

Mas por exemplo nos filmes do Gondry, ou escritos pelo Charlie Kaufman, não é isso que acontece, um "pózinho" de incrível no meio de vidas aparentemente normais, ou banais?

Em conclusão, acho que o que interessa no Birdman é o "arco" emocional das personagens (pai e filha), e não o final (mas mesmo respeitando as regras do cinema, do que o que vemos pelos olhos de uma personagem, que é "normal", é diferente e mais verdadeiro do que o que vemos pelos olhos de outra personagem, que alucina, o final que faz sentido é o inicial, o do deslumbramento e o do fantástico no meio do real...).
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by elfaria »

Lorde X wrote:
elfaria wrote: Pessoalmente gosto de finais abertos que deixam espaço à imaginação do espectador e cada um poderá escolher o seu seja um jovem de 12 anos ou uma pessoa de 70 anos. Tal como por exemplo em Blade Runner ou em K-Pax filmes dos quais gosto muito yes-) Sobre o deste Birdman:
A citação no começo do filme parece-me essencial:
- E você conseguiu o que queria da vida, apesar de tudo?
- Consegui.
- E o que você queria?
- Saber que sou querido, sentir-me amado na terra. ;-)
Já não me recordava desse momento, mas sim, parece-me uma peça do puzzle realmente importante pois
retira, para mim, a possibilidade de ele ter morrido. Afasta em absoluto a tal teoria que defende que ele morreu no final da peça do teatro, pois, se assim fosse, nunca teria conseguido o que queria(sentir-se amado). Mas também elimina a hipótese de ter tentado, pela segunda vez, o suicídio. Depois de se sentir admirado pelos seus pares e ter conseguido reconquistar a sua filha, porque razão se iria matar?
Pois Lorde X, pessoalmente acho que este é um filme um tanto complexo e cheio de pormenores que não consegui captar numa só visualização por isso tal como fez o THX vou voltar a vê-lo mais tarde. Então escreverei algo mais substancial sobre este polémico Birdman que ou se adora ou se detesta mas ao qual ninguém fica indiferente.
Lorde X
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Lorde X »

Gaspar Garção wrote:Eu concordo com o Lorde XxX (Velocidade Furiosa!!!!), foi precisamente o que pensei no final do filme, que o estado algo demencial em que se encontrava durante a maior parte do filme levou a que fizesse o que fizesse, mas que no final conseguiu encontrar uma espécie de paz interior e aceitação de si próprio, do mundo e das pessoas que o rodeiam (e da carreira dele, não nos esqueçamos).

O estar mais uma vez a tentar matar-se num estado de alucinío era um exagero,
Bem queria ser o Lorde XxX da velocidade Furiosa :wink: , mas para isso as minhas pernas ainda tem de correr muitos kilómetros... :mrgreen:

Realmente estamos de acordo quanto ao arco emocional que o Riggan percorreu ao longo do filme! salut-)
Só discordamos da explicação para o sucedido no final, que, aliás, conforme referiste e bem, acaba por ser de somenos importância.
Eu gosto de o imaginar empoleirado num murete, tal como a filha costumava fazer, a acenar e a sorrir para esta, mas na verdade nada indicia que tenha sido isso que sucedeu.
Mas esta é a interpretação do final que mais me satisfaz. :wink:
elfaria wrote: Pois Lorde X, pessoalmente acho que este é um filme um tanto complexo e cheio de pormenores que não consegui captar numa só visualização por isso tal como fez o THX vou voltar a vê-lo mais tarde.
Concordo em absoluto. Já não me recordava sequer da cena inicial que referiste e ao longo do filme podem se encontrar mais pistas que permitam desvendar o significado do final, isto caso o realizador assim o tenha pretendido.

Também gosto de finais em aberto (Apesar das várias versões, continuo a preferir o final em aberto, vulgarmente conhecido como final feliz, da Theatrical Cut do Blade Runner. Outro que nunca esqueci foi o final do The Thing do John Carpenter.
Mas já não gosto que qualquer uma das cenas, incluindo a final, sejam deixadas sem explicação... Prefiro pensar, embora nem sempre tal suceda, que o realizador forneceu-nos ao longo do filme, mesmo que por vezes de forma subtil, todas as peças do puzzle. A não ser assim, a sensação com que fico é a que nos foi dado um jogo estragado, incompleto, sendo inútil qualquer tentativa para o decifrar.
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Asgaard »

Este Birdman não me entusiasmou como filmes passados do Inãrritu, o filme está bastante bem realizado a historia é complexa mas não sei porque razão achei-o um bocadito enfadonho, mas pode ter sido defeito meu porque há filmes que se tem que estar com disposição certa para os ver o que eu acho que não foi o caso, é um filme que terei que rever num momento mais propicio.
Gaspar Garção
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Gaspar Garção »

Pedro (Lorde xXx) :), de facto entusiasmei-me e fui atrás do que pensava que ias achar, e "trouxe-te" para o meu campo do realismo mágico, sem ler com mais atenção o teu post, foi a pensar nos livros e filmes que gostas, que achei que se alguém aqui concordasse comigo, eras tu, eh, eh! :)

Achei aquela cena do início, quando a lâmpada cai em cima daquele ator horrendo, e o tom quase de desculpa quando ele sai para o corredor e diz ao agente que foi ele que fez aquilo, a chave, foi o que me levou logo a pensar que ele teria poderes, mas que tinha vergonha deles...

Por outro lado, se a ilusão de ter poderes de facto é o que acontece no filme, não começou nesse cena, devia vir de muito antes, mas como já referimos, frankly, my dears, who gives a damn? :)
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by THX »

Por outro lado, se a ilusão de ter poderes de facto é o que acontece no filme, não começou nesse cena, devia vir de muito antes, mas como já referimos, frankly, my dears, who gives a damn?
Me 8) for instance.
Eu gosto de tentar perceber o verdadeiro fim das coisas, o que o realizador idealizou.

Fui ver ontem pela segunda vez "Birdman", com muita atenção, com olhos de lupa mesmo, e desta vez tenho certeza relativamente ao fim :
Ele realmente suicida-se e morre no palco. Ponto!!
A frase de abertura do filme diz TUDO. Alguém vai morrer no filme!!
Depois vemos uma imagem da natureza com algo a cruzar o céu, o que parece ser um cometa.
Eu acho que é uma estrela cadente, ou algo a desaparecer, a extinguir-se na nossa atmosfera. Significa uma passagem, um fim (morte). Só voltamos a ver essa mesma imagem logo após ele ter dado o tiro na cabeça. Foi o único corte que vemos no filme durante todo o tempo e que significa como um ponto final na história que estamos a ver.

Toda a restante cena passada no hospital não passa de um epílogo, de uma alegoria.
O filme propriamente dito acaba com a ovação da plateia quando a peça chega ao fim, quando ele dispara a arma junto à sua cabeça.

Algumas questões para quem ainda tiver duvidas :

- Como é que alguém empunha uma arma apontada à cabeça, falha um tiro à queima roupa, e acerta no nariz??

- Como é possível ele repentinamente ter aparecido com um nariz novo, quase de um dia para o outro??

- As janelas dos hospitais não abrem daquela forma, muito menos em andares altos. As que abrem só abrem tipo bandeira, com um ângulo muito reduzido.

- Como é que ele se coloca em pé no parapeito da janela, em pleno dia, e ninguém na rua ou nos outros prédios dá por ela??
Quando no filme vemos outras duas situações semelhantes em que em ambas as situações percebemos LOGO que alguém os vê. Uma delas de NOITE, quando vemos a sua filha Sam sentada no parapeito do terraço do teatro, e a outra quando vemos Riggan em pé na beira do telhado antes do seu vôo fantasioso.

- Riggan não tem poderes telecinéticos.
O que vemos durante o filme é uma extensão da sua mente conturbada e inflamada pelo seu alter-ego "Birdman", "poderes" esses que ele vai perdendo ao longo do filme, vão ficando cada vez mais fracos.

- Em frente à janela do hospital NÃO existem árvores, guindastes ou outro prédio próximo, acreditem pois desta 2ª vez eu reparei muito bem, e não se consegue ver nada no reflexo do vidro da janela a não ser ar, atmosfera, vazio.

Por isso quando na ultima cena a Sam olha para cima e "VÊ" algo com aquela sua reacção de contentamento é nada mais do que estarmos a ver a satisfação de uma filha por reparar que finalmente o seu pai conturbado tinha encontrado a PAZ que tanto precisava, por outras palavras estava a ver a alma do seu pai a ascender radiante, brilhante, para o céu.
Aqui o famoso termo inglês - "Free as a Bird" - faz todo o sentido.

Digamos que foi uma forma subtil de o realizador mostrar ao público que no fundo, antes da sua morte premeditada, Riggan tenta se redimir com a sua família e consigo próprio, desistindo do tão cobiçado reconhecimento publico, o tal amor (falso) que buscava desesperadamente.

Mais importante de tudo - não se esqueçam que todo o filme é uma comédia NEGRA, logo isso, e só por si, significa que o filme acaba em drama. Outra coisa é que quem conhecer minimamente o Iñárritu e a sua obra facilmente entende que não seria um fim "mágico" ou transcendental que ele escolheria para um filme seu.

Pessoalmente acho que este é o fim que melhor sentido faz, embora toda a gente queira pensar que Riggan não morre verdadeiramente.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Ghost_Punisher »

concordo com essa tua análise,THX.Para mim é o que faz mais sentido também yes-)
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Ludovico
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Ludovico »

Fui ver ontem o filme com a muito boa companhia do THX :-) .
O filme é admiravelmente escrito e interpretado.
É um filme complexo, narrativamente fascinante e tem diálogos extraordinários.
É, também, acima de tudo, para mim,o melhor filme de um super herói feito desde "Batman Regressa" :-))) . A realização é o ponto fraco do filme, é simplesmente competente mas cumpre com eficácia a história, cumpre o objetivo geral.
Estive a pensar com calma com aquilo que o THX me disse no final e que colocou aqui no post anterior dele. Estive a matutar e acho que onde o filme "descarrilha" são mesmo os últimos 10 minutos. Compreendo o entusiasmo do THX e de outras cinéfilos da internet mas, para mim, acho as explicações do THX RUBOSCADAS, isto é, para ser assim como ele diz as coisas tinham que ser mostradas de outra forma. Não duvido que Iñarrito fizesse com propósito os últimos 10 minutos mas não "engoli" a forma como ele o fez, mesmo assim não deixa de ser uma grande obra.
Tirando os últimos 10 minutos, o filme é uma prodigiosa obra de Cinema.
É, para mim, o terceiro melhor filme do realizador.
9/10
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by lud81 »

A teoria do THX faz sentido, especialmente porque, não sei se foi impressão minha ou não, mas pareceu-me que há um leve fade out antes da cena final, quando as pessoas estão a sair do teatro. A imagem escurece um pouco e parece mesmo que o filme vai acabar num fade out, mas depois continua a passa para a cena final. Foi impressão minha, ou há mesmo um falso fade out quando o público está a sair do teatro? Mais alguém reparou nisso?
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Evil_Djinn »

Viva!

Vi ontem este filme e depois de ler aqui alguns comentários, devo dizer a interpretação que o THX apresenta, a meu ver tem alguma consistência, vejamos:
O suicídio em palco, resultar num tiro no nariz, para mim não cola, como é que alguém que aponta a arma a uma das têmporas acaba com o nariz desfeito :-?

Existe algo curioso neste filme que sinceramente não sei se já alguém falou aqui, aparentemente o filme foi editado de maneira a dar a ilusão de que foi tudo gravado num só take, ora seguindo esta ideia e pegando na pista do "lud81" em que ele fala do tal fade out, então isso significa que o take final está fora do contexto real do filme, além do mais no fundo quando a filha dele olha para o céu, está a ver o pai na forma de "Birdman". A questão é, seria melhor o filme ter terminado com os aplausos da plateia perante um suicido verdadeiro?

Para já aceito esta explicação como uma das melhores para mim, mas estou aberto a outras interpretações.
Cumprimentos
Last edited by Evil_Djinn on January 23rd, 2015, 2:00 pm, edited 1 time in total.
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by waltsouza »

Evil_Djinn wrote:Viva!

Vi ontem este filme e depois de ler aqui alguns comentários, devo dizer a interpretação que o THX apresenta, a meu ver tem alguma consistência, vejamos:
O suicídio em palco, resultar num tiro no nariz, para mim não cola, como é que alguém que aponta a arma a uma das têmporas acaba com o nariz desfeito :-?
Existe algo curioso neste filme que sinceramente não sei se já alguém falou aqui, aparentemente o filme foi editado de maneira a dar a ilusão de que foi tudo gravado num só take, ora seguindo esta ideia e pegando na pista do "lud81" em que ele fala do tal fade out, então isso significa que o take final está fora do contexto real do filme, além do mais no fundo quando a filha dele olha para o céu, está a ver o pai na forma de "Birdman". A questão é, seria melhor o filme ter terminado com os aplausos da plateia perante um suicido verdadeiro?

Para já aceito esta explicação como uma das melhores para mim, mas estou aberto a outras interpretações.

Cumprimentos
SPOILER ALERT saint-)

E peço desde já desculpa se existem mais spoilers para trás mas este parece-me óbvio. Há gente que ainda não viu o filme. :wink:
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Evil_Djinn »

Já corrigi waltsouza,

Peço desculpa pela distração, creio que o facto de ser a 1º vez que uso o botão Spoiler atenue a minha pena #-)
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Re: Birdman (2014) - Alejandro González Iñárritu

Post by Cabeças »

Off with his head!!! :mrgreen:


Este filme, sobretudo de tudo o que já escreveram, está a deixar-me ficar cheio de curiosidade. Mas confesso-vos que no trailer, a primeira vez que o vi, não reconheci o Michael Keaton. Não está nada velho!!!...
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