Shaun of the Dead (2004) - Edgar Wright

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal
Shaun of the Dead (2004) - Edgar Wright

Post by lud81 »

Hehe, belo filme de mortos vivos! Bem melhor que o remake do Dawn of the Dead. E é uma comédia, feita pelos gajos da Britcom! Espantoso. Pode-se dizer que é uma paródia, goza com os clichés deste tipo de filmes, mas é também de certo modo realista... A maneira como a princípio os gajos confundem uma morta viva por uma bêbeda é realista. Ninguém diria à primeira "Hey, olha uma zombie!".
Tem gore mesmo a sério como se fosse um filme do Romero e no entanto tem momentos de ir às lágrimas a rir também! Um excelente filme, recomendado.


http://imdb.com/title/tt0365748/
Image
Tony
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 209
Joined: June 15th, 2002, 6:19 pm
Location: Portugal

Post by Tony »

Estou muito curioso em relação a esse filme e pelo que li vou gostar... :twisted:
"I'll be back"- Arnold Schwarzenegger
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

lud81, já viste mesmo ou são só «impressões» que recolheste? O gajo do JoBlo detestou o filme e com ele raramente me engano. 8)
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Vi mesmo. Uma coisa te digo, qualquer pessoa que goste do humor britânico, vai adorar o filme. Esse gajo do joblo, como é americano, não deve ser grande fan do humor inglês... não sei. Até o Romero gostou do filme! :-D
Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Post by Tojal City »

Thanatos wrote:lud81, já viste mesmo ou são só «impressões» que recolheste? O gajo do JoBlo detestou o filme e com ele raramente me engano. 8)
Olha eu discordo sempre com o gajo do Joblo, para ele o Master and Comander é um mau filme e a trilogia do LOTR não é nada de outro mundo (como se ele conseguisse melhor).

Alias só vejo as reviews dele para me enervar um pouco. :-x

Embora por vezes lá concordo com ele. Até agora acho que ainda não encontrei um critico que se assemelhe aos meus gostos em mais de 75% dos filmes.
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Post by DarkAvenger »

Lud81, viste o filme nalgum suporte legal? É que se já há tá comprado!
Adorei o trailer!
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

A edição UK sai a 6 de Setembro e as specs estão aqui:
http://www.dvdcompare.net/comparisons/film.php?fid=5881
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Data prevista para sair nos video clubes portugueses é 21 de dezembro.
Título em português.....: Zombies Party Uma Noite... de Morte :roll: :roll:

http://boxoffice.clubedevideo.com/index ... 687c811acd
Image
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Eu não sou fã de filmes gore, mas reconheço que me diverti a ver este filme, com algumas cenas de gags do melhor que se tem feito (a cena dos discos de vinil).

Acho q o inicio do filme é mto bom, já para o fim começa a parecer-se um film normal de "zombies".

7/10
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
123456
Iniciado
Iniciado
Posts: 54
Joined: July 24th, 2004, 11:16 pm

Post by 123456 »

Muito agradavel de ver mas apenas pq se conhece grande numero dos actores, ou seja, agradavel pq perdoamos aos actores, de outra forma seria apenas mais do mesmo, assim é muito agradavel.
Rui Santana
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 193
Joined: October 10th, 2003, 11:46 am

Post by Rui Santana »

O filme é extremamente engraçado.
Para quem apreciar a comédia tipicamente britanica não o deve falhar, e como muita gente nunca ouviu falar dele, aluga-se com muita facilidade em qualquer blockbuster.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: Shaun of the Dead

Post by rui sousa »

Image

Primeiro tomo da famosa "trilogia dos Cornettos" (cujo último filme, «The World's End», estreou este ano um pouco por todo o lado - menos em Portugal, como já se estava à espera...), «Shaun of the Dead» (o título português é demasiado mau para ser alguma vez mencionado nesta crítica) é uma interessante investida em retomar o espírito da comédia cinematográfica britânica para as tendências cinematográficas atuais e para as potencialidades criativas dos novos meios técnicos que o Cinema tem. Simon Pegg e Nick Frost, uma das duplas mais populares da comédia britânica (começaram brilhantemente no programa de sketches «Big Train» e «Spaced» foi a sitcom que deu a entender a grande química entre ambos - e este filme baseia-se em um dos seus episódios -, e que depois se estendeu a outros programas e filmes) protagoniza este filme de zombies que goza com o próprio género constantemente. Realizado por Edgar Wright (que também fez os dois outros seguintes volumes da trilogia), «Shaun of the Dead» mostrou que é ainda possível revolucionar a comédia no Cinema, e que não é ainda a televisão que domina toda a criatividade. Os três excêntricos filmes de Wright, Pegg e Frost deram uma nova frescura ao Cinema britânico e a ideias inovadoras que nunca tinham sido muito bem utilizadas para termos cómicos, mas que aqui resultam bem, e por vezes, de forma surpreendente. Numa história que se centra em dois amigos inseparáveis, Ed (Frost) e Shaun (Pegg), que danifica a sua relação amorosa por causa do espaço que dá a Ed, «Shaun of the Dead» é uma comédia romântica de zombies muito bem construída e engraçada, que depois se eleva a filme de terror pela quantidade de acontecimentos paranormais que acontecem na pequena cidade onde os dois moram, e que se torna numa pandemia mortífera que começa a afetar muitos dos que os rodeiam no quotidiano. Não sendo inovadora em cinematografia, é de louvar o esforço feito para que todos os elementos técnicos se conjuguem bem com os elevados disparates (com graça) do argumento do filme, sendo que a montagem joga admiravelmente com todo o ambiente de terror e de gargalhada proporcionado pela fita.

Se bem que a narrativa tenha uma estrutura demasiado lógica (devido à fórmula, esgotadíssima e repetidíssima, dos filmes de zombies), caindo muitas vezes numa previsibilidade excessiva (num argumento que parece querer ser a única coisa a sustentar todo o filme), «Shaun of the Dead» é uma obra que vale pelas boas piadas e pelos grandes atores que possui. É uma paródia engraçada, caricata e com alguns toques de brilhantismo e irreverência, e que, apesar da lógica, consegue brincar com os clichés dos filmes de terror, introduzindo-lhes novos elementos que os tornam mais interessantes. E por outro lado, tem clichés narrativos de que estamos à espera de ver (em todo o dramatismo que está inserido na narrativa), mas que vemos com delícia por causa das coisas boas que o filme nos proporciona. «Shaun of the Dead» é um filme onde temos de alinhar na estupidez do seu conteúdo e nos facilitismos que o mesmo nos provoca, para o podermos apreciar da melhor maneira possível. «Shaun of the Dead» é uma boa comédia, sem pretensões de ser mais do que aquilo que pode ser, aproveitando ao máximo a sua "pequenez" para criar um belo momento de entretenimento e de humor. Se fosse apenas um filme de zombies, talvez não seria sequer relevante no panorama cinematográfico, mas o toque de Wright, Pegg e Frost é que dá todo o espírito à fita que fez com que ela se tornasse muito popular (aliás, tal como os dois filmes seguintes da trilogia - pena é que por aqui as distribuidoras continuem de olhos fechados...). Repleto de dinamismo e, em parte, uma moral que parece ter sido recuperada dos filmes clássicos americanos (mas que é aqui reinventada para o século XXI), nomeadamente pelo foco na história da amizade forte entre Shaun e Ed, que nunca os poderá separar (e a amizade é também um denominador nos outros volumes da saga), «Shaun of the Dead» balanceia entre o drama, o terror e a pura comédia grotesca, "screwball" e/ou satírica (muito presente no final, que é mesmo a melhor forma de desfecho que poderia ser criada para um filme como este), e que deve ser visto com gosto e com boa disposição. E que, de tão simples, se torna uma interessante investida humorística que funciona e que é uma maravilha.

* * * *

Post Reply