TV LED para ligação a PC
-
- DVD Maníaco
TV LED para ligação a PC
Estou a pensar trocar de TV LCD por uma LED. 90% do tempo será para usar com um pc ligado por hdmi. Para este tipo de utilização as LED são melhores que o LCD "tradicional"?
-
- DVD Maníaco
Re: TV LED para ligação a PC
Boas,
Eu também tenho um sistema assim, o mesmo PC liga a um monitor LED de 22" na secretária e a uma TV LCD de 32" no móvel, com repetição de imagem (vejo o mesmo em ambos).
Não existe diferença na qualidade de imagem entre LED e LCD (ver http://www.thistips.com/led-vs-lcd-which-is-best/ ), mas existe ENORME diferença entre uma televisão e um monitor, mesmo que tenham a mesma resolução e tamanho, a diferença é a seguinte:
Num monitor podes estar sentado à frente dele a escrever um texto, numa televisão não podes porque a qualidade de imagem é terrível a essa curta distância e as letras ficam todas borradas e a cintilar, deve ter a ver com o dot-pitch tão importante na escolha de um monitor CRT nos anos 90, em que podias comprar um monitor por 150 euros e ficavas aflito da vista ou dar 300 euros e ficares descansado. Por exemplo a minha TV Samsung LCD tem uma qualidade de imagem ao perto pior do que o monitor CRT mais ranhoso existente em 1995.
Eu também tenho um sistema assim, o mesmo PC liga a um monitor LED de 22" na secretária e a uma TV LCD de 32" no móvel, com repetição de imagem (vejo o mesmo em ambos).
Não existe diferença na qualidade de imagem entre LED e LCD (ver http://www.thistips.com/led-vs-lcd-which-is-best/ ), mas existe ENORME diferença entre uma televisão e um monitor, mesmo que tenham a mesma resolução e tamanho, a diferença é a seguinte:
Num monitor podes estar sentado à frente dele a escrever um texto, numa televisão não podes porque a qualidade de imagem é terrível a essa curta distância e as letras ficam todas borradas e a cintilar, deve ter a ver com o dot-pitch tão importante na escolha de um monitor CRT nos anos 90, em que podias comprar um monitor por 150 euros e ficavas aflito da vista ou dar 300 euros e ficares descansado. Por exemplo a minha TV Samsung LCD tem uma qualidade de imagem ao perto pior do que o monitor CRT mais ranhoso existente em 1995.
E estás a usar a resolução correcta na TV ? Como estás a repetir a imgaem, o mais provável é que não estejas a usar a resolução correcta na TV.
-
- DVD Maníaco
O monitor é 1920x1080 mas a TV apenas dá 720p e faz downscale, de qualquer modo já tinha feito várias experiências só com a TV, como monitor principal, ou então com a TV como extensão de desktop com várias resoluções, e a má qualidade ao perto da TV, para ler texto, manteve-se conforme eu descrevi.Hal9000 wrote:E estás a usar a resolução correcta na TV ? Como estás a repetir a imgaem, o mais provável é que não estejas a usar a resolução correcta na TV.
Estranho, porque na ligação ao meu plasma, dá perfeitamente, desde que eu use a resolução nativa deste.
-
- DVD Maníaco
Então depende da qualidade da televisão, a minha LCD Samsung de 32" custou 370 Euros, numa promoção do Jumbo há 3 anos e meioHal9000 wrote:Estranho, porque na ligação ao meu plasma, dá perfeitamente, desde que eu use a resolução nativa deste.

Poderá dar-se o caso de a TV não suportar a resolução nativa pela ligação VGA. Estavas a usar esta ligação?
-
- DVD Maníaco
Estou a usar hdmi.Hal9000 wrote:Poderá dar-se o caso de a TV não suportar a resolução nativa pela ligação VGA. Estavas a usar esta ligação?
Mas recordo que o que está em causa é tares sentado a frente da TV, a 30-40 cm de distância dos olhos, a escrever no Word ou a usar AutoCAD, à resolução de 1920x1080. Não confundir com filmes bluray, capturados a partir de filme fotográfico analógico, que simplesmente não têm esse tipo de resolução, e que embora não tenham pixelização, a imagem aparece filtrada/borrada à resolução de 1 pixel, sendo que um computador precisa de todos os pixeis individuais bem definidos pra formar uma letra ou uma linha, e isto a minha TV não consegue fazer porque é uma TV e não um Monitor. Existem monitores com sintonizador TV, comando remoto e colunas integradas, mas chamam-se claramente monitores, embora acredite que possam existir TV's de luxo, muito caras que possam ter dot-pitch ao nível de um monitor. Será que o dot-pitch é uma informação que venha nos manuais das TV's? Não sei, mas esta informação vinha nos antigos monitores CRT durante os anos 90, quando o problema existia em força.
Fiz uma pequisa na net e encontrei artigos que dizem que uma televisao de 1920x1080 pode ter uma boa imagem para usar o Word, mas também encontrei artigos como este que dizem que não:
http://www.brighthub.com/computing/hard ... 96190.aspx
Mas uma TV de 720p como a minha tá fora de questão, pq os PC's não gostam dessa resolução, e usam 768p, sempre usaram essa, poderás ter razão aqui, porque de facto na minha situação, tenho a TV a repetir o sinal de 1080p do monitor, para uma TV xunga de 720p, que estará a fazer algum tipo de scaling interno.
------------------------------------
Voltando à dúvida original original do Grande Guru, que é a diferença entre LCD e LED, a minha TV LCD de 32" consome 150 W, em corrente alternada, para alimentar a lâmpada, enquanto que o meu monitor LED de 22" apenas consome 36 W em corrente continua, para alimentar os LEDS, isto é problemático, porque estou a usar uma UPS para proteger a TV e monitor (equipamento mais caro), e desliguei o PC da UPS de 375W, porque é equipamento marca branca, mais barato, montado por mim, e tenho fé que seja apenas a fonte de alimentação ATX, de 15 euros, a queimar, e que se salvem a motherboard, CPU, RAM e gráfica, mas mesmo que queime tudo, fica mais barato do que a TV ou monitor, a EDP aqui fornece uma sobretensão de 262 V, e não quer resolver o problema. Portanto em resposta ao Grande Guru, as 2 desvantagens do LCD são o maior consumo e o facto de um dia no futuro a lâmpada fundir-se e ser necessário uma nova, mas sai mais caro comprar um LED, e recomendo fortemente que comprem as últimas LCD a serem retiradas do mercado com preço de promoção, por exemplo, em Dezembro comprei uma LCD 32" de boa marca (penso que era Sharp), para um familiar, que custou 280 euros.
-
- DVD Maníaco
Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".
Gosto imenso da imagem, acontece-me é uma questão q é a seguinte. A TV é full HD mas qd selecciono a resolução 1920x1080 no PC a imagem nas 4 extremidades da TV fica ligeiramente cortada.
Este modelo tem um acrilico à volta do ecran n quero querer q a imagem esteja lá mas que seja o acrílico a tapar a mesma é possível ser isto?
Gosto imenso da imagem, acontece-me é uma questão q é a seguinte. A TV é full HD mas qd selecciono a resolução 1920x1080 no PC a imagem nas 4 extremidades da TV fica ligeiramente cortada.
Este modelo tem um acrilico à volta do ecran n quero querer q a imagem esteja lá mas que seja o acrílico a tapar a mesma é possível ser isto?
Grande Guru wrote:Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".
Tive um problema igualzinho ao teu.
Não sei se é a resolução universal, mas no meu caso foi uma questão de mexer nos menus da TV (Samsung). Nas opções de imagem, em vez de ter no Tamanho "16:9", pos "Ajustar ao ecrã" e problema resolvido.
Espero ter ajudado ;)
-
- DVD Maníaco
Era exactamente isso, "problema" resolvido. Obrigado
- NFCDS
- DVD Maníaco
Julgo que a função chama-se "Just scan".
-
- DVD Maníaco
E já agora ajuda-nos na questão da tua TV LED nova, permitir ou não o uso dela enquanto monitor de PC, para usar word, etc., na resolução 1920x1080, à frente da cara! As letras do Word ficam limpas como no monitor do PC ou cintilam e borram?Grande Guru wrote:Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".
Conforme leste, eu e o HAL9000 estivemos a debater esta questão...
E já agora indica-nos o tamanho de ecran em polegadas, marca e modelo