TV LED para ligação a PC

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
TV LED para ligação a PC

Post by Grande Guru »

Estou a pensar trocar de TV LCD por uma LED. 90% do tempo será para usar com um pc ligado por hdmi. Para este tipo de utilização as LED são melhores que o LCD "tradicional"?
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: TV LED para ligação a PC

Post by JoséMiguel »

Boas,

Eu também tenho um sistema assim, o mesmo PC liga a um monitor LED de 22" na secretária e a uma TV LCD de 32" no móvel, com repetição de imagem (vejo o mesmo em ambos).

Não existe diferença na qualidade de imagem entre LED e LCD (ver http://www.thistips.com/led-vs-lcd-which-is-best/ ), mas existe ENORME diferença entre uma televisão e um monitor, mesmo que tenham a mesma resolução e tamanho, a diferença é a seguinte:

Num monitor podes estar sentado à frente dele a escrever um texto, numa televisão não podes porque a qualidade de imagem é terrível a essa curta distância e as letras ficam todas borradas e a cintilar, deve ter a ver com o dot-pitch tão importante na escolha de um monitor CRT nos anos 90, em que podias comprar um monitor por 150 euros e ficavas aflito da vista ou dar 300 euros e ficares descansado. Por exemplo a minha TV Samsung LCD tem uma qualidade de imagem ao perto pior do que o monitor CRT mais ranhoso existente em 1995.
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta

Post by Hal9000 »

E estás a usar a resolução correcta na TV ? Como estás a repetir a imgaem, o mais provável é que não estejas a usar a resolução correcta na TV.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Hal9000 wrote:E estás a usar a resolução correcta na TV ? Como estás a repetir a imgaem, o mais provável é que não estejas a usar a resolução correcta na TV.
O monitor é 1920x1080 mas a TV apenas dá 720p e faz downscale, de qualquer modo já tinha feito várias experiências só com a TV, como monitor principal, ou então com a TV como extensão de desktop com várias resoluções, e a má qualidade ao perto da TV, para ler texto, manteve-se conforme eu descrevi.
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta

Post by Hal9000 »

Estranho, porque na ligação ao meu plasma, dá perfeitamente, desde que eu use a resolução nativa deste.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Hal9000 wrote:Estranho, porque na ligação ao meu plasma, dá perfeitamente, desde que eu use a resolução nativa deste.
Então depende da qualidade da televisão, a minha LCD Samsung de 32" custou 370 Euros, numa promoção do Jumbo há 3 anos e meio :-)
Hal9000
Entusiasta
Entusiasta

Post by Hal9000 »

Poderá dar-se o caso de a TV não suportar a resolução nativa pela ligação VGA. Estavas a usar esta ligação?
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Hal9000 wrote:Poderá dar-se o caso de a TV não suportar a resolução nativa pela ligação VGA. Estavas a usar esta ligação?
Estou a usar hdmi.

Mas recordo que o que está em causa é tares sentado a frente da TV, a 30-40 cm de distância dos olhos, a escrever no Word ou a usar AutoCAD, à resolução de 1920x1080. Não confundir com filmes bluray, capturados a partir de filme fotográfico analógico, que simplesmente não têm esse tipo de resolução, e que embora não tenham pixelização, a imagem aparece filtrada/borrada à resolução de 1 pixel, sendo que um computador precisa de todos os pixeis individuais bem definidos pra formar uma letra ou uma linha, e isto a minha TV não consegue fazer porque é uma TV e não um Monitor. Existem monitores com sintonizador TV, comando remoto e colunas integradas, mas chamam-se claramente monitores, embora acredite que possam existir TV's de luxo, muito caras que possam ter dot-pitch ao nível de um monitor. Será que o dot-pitch é uma informação que venha nos manuais das TV's? Não sei, mas esta informação vinha nos antigos monitores CRT durante os anos 90, quando o problema existia em força.

Fiz uma pequisa na net e encontrei artigos que dizem que uma televisao de 1920x1080 pode ter uma boa imagem para usar o Word, mas também encontrei artigos como este que dizem que não:

http://www.brighthub.com/computing/hard ... 96190.aspx

Mas uma TV de 720p como a minha tá fora de questão, pq os PC's não gostam dessa resolução, e usam 768p, sempre usaram essa, poderás ter razão aqui, porque de facto na minha situação, tenho a TV a repetir o sinal de 1080p do monitor, para uma TV xunga de 720p, que estará a fazer algum tipo de scaling interno.

------------------------------------

Voltando à dúvida original original do Grande Guru, que é a diferença entre LCD e LED, a minha TV LCD de 32" consome 150 W, em corrente alternada, para alimentar a lâmpada, enquanto que o meu monitor LED de 22" apenas consome 36 W em corrente continua, para alimentar os LEDS, isto é problemático, porque estou a usar uma UPS para proteger a TV e monitor (equipamento mais caro), e desliguei o PC da UPS de 375W, porque é equipamento marca branca, mais barato, montado por mim, e tenho fé que seja apenas a fonte de alimentação ATX, de 15 euros, a queimar, e que se salvem a motherboard, CPU, RAM e gráfica, mas mesmo que queime tudo, fica mais barato do que a TV ou monitor, a EDP aqui fornece uma sobretensão de 262 V, e não quer resolver o problema. Portanto em resposta ao Grande Guru, as 2 desvantagens do LCD são o maior consumo e o facto de um dia no futuro a lâmpada fundir-se e ser necessário uma nova, mas sai mais caro comprar um LED, e recomendo fortemente que comprem as últimas LCD a serem retiradas do mercado com preço de promoção, por exemplo, em Dezembro comprei uma LCD 32" de boa marca (penso que era Sharp), para um familiar, que custou 280 euros.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".

Gosto imenso da imagem, acontece-me é uma questão q é a seguinte. A TV é full HD mas qd selecciono a resolução 1920x1080 no PC a imagem nas 4 extremidades da TV fica ligeiramente cortada.

Este modelo tem um acrilico à volta do ecran n quero querer q a imagem esteja lá mas que seja o acrílico a tapar a mesma é possível ser isto?
Adamort
Iniciado
Iniciado

Post by Adamort »

Grande Guru wrote:Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".

Gosto imenso da imagem, acontece-me é uma questão q é a seguinte. A TV é full HD mas qd selecciono a resolução 1920x1080 no PC a imagem nas 4 extremidades da TV fica ligeiramente cortada.

Este modelo tem um acrilico à volta do ecran n quero querer q a imagem esteja lá mas que seja o acrílico a tapar a mesma é possível ser isto?

Tive um problema igualzinho ao teu.
Não sei se é a resolução universal, mas no meu caso foi uma questão de mexer nos menus da TV (Samsung). Nas opções de imagem, em vez de ter no Tamanho "16:9", pos "Ajustar ao ecrã" e problema resolvido.
Espero ter ajudado ;)
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Era exactamente isso, "problema" resolvido. Obrigado
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

Julgo que a função chama-se "Just scan".
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Grande Guru wrote:Acabei por comprar a TV LCD LED Samsung q substituiu uma anterior TV LCD "não LED".
E já agora ajuda-nos na questão da tua TV LED nova, permitir ou não o uso dela enquanto monitor de PC, para usar word, etc., na resolução 1920x1080, à frente da cara! As letras do Word ficam limpas como no monitor do PC ou cintilam e borram?

Conforme leste, eu e o HAL9000 estivemos a debater esta questão...

E já agora indica-nos o tamanho de ecran em polegadas, marca e modelo :-?

Post Reply