Corrupção (2007) - João Botelho

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Grande Guru wrote:Gollum, Mas aqui como n há dinheiro n se pode escolher temas q tenham potencial como valor cinematográfico, tem de se escolher o que tem potencial comercial, acabamos sempre a bater na mesma tecla.. :mrgreen:
Eu já passei esta ideia em posts anteriores, mas repito: porque é que as pessoas têm ideia que um filme ou tem valor cinematográfico ou potencial comercial...quantos filmes não vêem à memória que são pequenos, com qualidade e com enorme sucesso comercial? Acho que é uma questão de selecção. Não há dinheiro para fazer 3 bons filmes num ano-faz-se um.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

Pois eu tenho grandes expectativas em relação a este filme, gosto do trabalho do João Botelho, nomeadamente o "Tráfico" e o "Adeus Português", e o tema é bastante actual.

Claro que os seguidores do Pinto "Apito Dourado" da Costa vão fazer tudo para crucificar o realizador, mas isso não é novidade, o fanatismo clubístico tolda o espírito a muita gente, inclusivamente neste forum, onde supostamente a paixão seria o cinema e o dvd.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Gollum, Não é um filme em abstracto, é um filme português e que vai passar nas salas Pt para portugueses verem. Aqui há esse estigma q o cinema Pt é chato, longo, comprido, com histórias secantes, e actores do teatro e das novelas. Quem n é cinéfilo, e n procura mercados alternativos, têm ideia q tudo o q n é americano n presta. Tu n fazes ideia da dificuldade q eu tenho aqui na loja par alugar um filme q n seja americano. Se é francês, n aluga, se é pt n aluga, se é espanhol n aluga, se é italiano n aluga. As pessoas, as massas, n gostam de cinema q n seja americano. Um filme em Pt n se governa só com os cinéfilos.
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Grande Guru wrote:Gollum, Não é um filme em abstracto, é um filme português e que vai passar nas salas Pt para portugueses verem. Aqui há esse estigma q o cinema Pt é chato, longo, comprido, com histórias secantes, e actores do teatro e das novelas. Quem n é cinéfilo, e n procura mercados alternativos, têm ideia q tudo o q n é americano n presta. Tu n fazes ideia da dificuldade q eu tenho aqui na loja par alugar um filme q n seja americano. Se é francês, n aluga, se é pt n aluga, se é espanhol n aluga, se é italiano n aluga. As pessoas, as massas, n gostam de cinema q n seja americano. Um filme em Pt n se governa só com os cinéfilos.
Ok, parece-me que as coisas que dizes estão correctas. Mas novamente, como já disse noutro post, o estigma existe por uma razão. Eu tenho visto os filmes portugueses dos últimos anos e não tenho gostado nem um pouco e tento ver outro cinema que não americano(asiático em particular).
É uma decisão de apelo pessoal, o valor que um filme tem, e não tem havido filme que me coloque a pensar bons presságios para o nosso cinema.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

«Corrupção»: Carolina Salgado «apadrinha» 1º dia de filmagens

A adaptação ao cinema do livro «Eu, Carolina», sobre alegada corrupção no futebol português, arrancou hoje com a filmagem de algumas cenas, presenciada pela autora, a ex-companheira do presidente do FC Porto, Pinto da Costa.

No Cais do Sodré, em Lisboa, ao longo de uma linha de armazéns degradados, cerca de trinta membros da equipa de produção preparavam mais um dos 82 «décors» do filme, para a cena protagonizada pelo actor Pedro Cerdeira, sob o olhar de Carolina Salgado, instalada numa das cadeiras de lona, à sombra dos chapéus-de-sol.

Com um calor abrasador, o nervosismo e a tensão habituais do início da rodagem, iniciada pela manhã, ultimavam-se os pormenores da produção, que se vai estender por sete semanas, mas a que só um par de órgãos de comunicação social teve acesso.

O projecto «Corrupção», a cargo da produtora Utopia Filmes e orçado em cerca de um milhão de euros, terá 40 cópias distribuídas por todo o País no início de Novembro, contando no seu elenco com os actores Nicolau Breyner, Margarida Vila Nova, Alexandra Lencastre e Rita Blanco, entre outros, dirigidos pelo realizador João Botelho.

A obra, cujo guião foi escrito pela ex-jornalista e companheira de Botelho, Leonor Pinhão, sócia do Benfica, à semelhança do cineasta, será um «filme negro» sobre «uma sobrevivente», em adaptação livre de «Eu, Carolina».

Diário Digital / Lusa

29-07-2007 18:03:00
Borreicho
Fanático
Fanático

Post by Borreicho »

Image
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Shivers »

In TSF:

João Botelho diz que filme não é da sua autoria
João Botelho esclareceu esta quinta-feira, num comunicado enviado às redacções, no qual se faz representar por uma advogada, que não é da autoria dele a montagem do filme «Corrupção».
( 00:01 / 05 de Outubro 07 )

No site oficial do filme, o nome de João Botelho já não aparece associado à realização do filme baseado no livro de Carolina Salgado.

Esta quinta-feira, num comunicado enviado às redacções, no qual o realizador se faz representar por uma advogada, lê-se que «não é da autoria dele a montagem do filme 'Corrupção'.

João Botelho esclarece que «não pode assinar uma obra cinematográfica que não criou», explicando que a versão que vai ser apresentada tem uma montagem diferente daquela que ele pretendia .

Além disso, a banda sonora é composta por algumas músicas que ele não escolheu, pelo que João Botelho decidiu não assumir a autoria do filme.
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Olha, olha, um filme português de Alan Smithee! :lol:
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

A polémica continua... Da polémica do apito passou-se para a polémica do edito... :twisted:
Toda esta polémica augura um sucesso comercial espantoso a este filme. Se esta jogada do produtor foi pensada, o indivíduo é um gênio... Mais publicidade para o filme e, no futuro, uma ediçãozita Director's Cut...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Dramas, dramas e no fim o filme provavelmente pouco vale. Conta uma histórinha sem mais ambições nenhumas.
John_McClane
Novato

Post by John_McClane »

É um filme da treta. Exploram a ignorância e o baixo nível cultural do povo português e promovem um filme que nem filme é! É uma treta. Espremidinho não dá nada.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

John_McClane,
Espremidinho não dá nada.
Já o viste ? :-?
John_McClane
Novato

Post by John_McClane »

Não preciso de o ver. Vais vê-lo? Se sim, depois conversamos.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

John_McClane,
Não preciso de o ver.
Porreiro, assim poupas muito dinheiro em bilhetes de cinema.
Vais vê-lo? Se sim, depois conversamos.
Ainda não me decidi, mas se não o vir, garantidamente não o comento. :wink:
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

siroco wrote:John_McClane,
Não preciso de o ver.
Porreiro, assim poupas muito dinheiro em bilhetes de cinema.
Vais vê-lo? Se sim, depois conversamos.
Ainda não me decidi, mas se não o vir, garantidamente não o comento. :wink:
Estou contigo, siroco. Juízos de valor sobre um filme é depois de o visionar. E vamos deixar as clubites p'ró fórum do Desporto.
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)

Post Reply