Apocalypto (2006) - Mel Gibson
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A minha review completa: http://acinevision.blogspot.com/2007/01/apocalypto.html
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Abri aqui uma poll onde podem votar no filme, para quem já o viu: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=30225
Tirado do site do público:
Justiça italiana interdita "Apocalypto" a menores de 14 anos
08.01.2007 - 17h54 Lusa
A justiça italiana deu razão a uma associação de consumidores que recorreu ao tribunal para impedir a exibição do novo filme de Mel Gibson, "Apocalypto", a menores de 14 anos, alegando conter cenas de violência.
A decisão final do tribunal administrativo da região de Lázio só será tomada oficialmente no próximo dia 17.
O filme, que se centra no declínio da civilização Maia e na adoração aos deuses, estreou-se em Itália na passada sexta-feira com classificação para todos os públicos.
No entanto, várias associações de consumidores e de defesa das crianças insurgiram-se contra o facto de o filme ser demasiadamente violento para os mais novos.
Comissão que classifica filmes mostrou-se dividida
A própria comissão que classifica os filmes em Itália mostrou-se dividida na apreciação do filme, referindo que inclui imagens de decapitações, sacrifícios humanos e sangue.
Apesar da discórdia inicial, o filme acabou por ter a classificação para todos os públicos, por ser "uma história muito interessante sobre a violência do poder".
O filme estreou-se na passada quinta-feira em Portugal e, em apenas quatro dias de exibição, já foi visto por 62 mil espectadores, segundo dados da distribuidora Lusomundo.
Justiça italiana interdita "Apocalypto" a menores de 14 anos
08.01.2007 - 17h54 Lusa
A justiça italiana deu razão a uma associação de consumidores que recorreu ao tribunal para impedir a exibição do novo filme de Mel Gibson, "Apocalypto", a menores de 14 anos, alegando conter cenas de violência.
A decisão final do tribunal administrativo da região de Lázio só será tomada oficialmente no próximo dia 17.
O filme, que se centra no declínio da civilização Maia e na adoração aos deuses, estreou-se em Itália na passada sexta-feira com classificação para todos os públicos.
No entanto, várias associações de consumidores e de defesa das crianças insurgiram-se contra o facto de o filme ser demasiadamente violento para os mais novos.
Comissão que classifica filmes mostrou-se dividida
A própria comissão que classifica os filmes em Itália mostrou-se dividida na apreciação do filme, referindo que inclui imagens de decapitações, sacrifícios humanos e sangue.
Apesar da discórdia inicial, o filme acabou por ter a classificação para todos os públicos, por ser "uma história muito interessante sobre a violência do poder".
O filme estreou-se na passada quinta-feira em Portugal e, em apenas quatro dias de exibição, já foi visto por 62 mil espectadores, segundo dados da distribuidora Lusomundo.
Deve haver pela frente alguns SPOILERS.
Fui ver este fim-de-semana e confesso não ter sido filme que me conquistasse por completo. Senti-me totalmente seduzido pelo início do filme até ao final do ataque à aldeia. A partir daí começa um filme excessivamente maniqueísta, fugindo também um pouco ao que eu estava à espera de ver. Ia mais preparado para ver um filme histórico e não tanto um filme de acção e aventura como na prática o filme será.
Deu para perceber que Gibson continua a ser dos melhores a filmar cenas de combate, algo que já vem desde o Braveheart, ficando também bem claro que tomou o gosto do gore, bem patente na Paixão de Cristo.
O que mais me desagradou no filme foi aquela carga mais mística dada à história, nunca se percebendo bem se queria fazer daquele pobre índio um género de special one, abençoado pelo divino. Há ali alguma ambiguidade, bem patente na cena do eclipse, uma das mais fracas de todo o filme. E aqui Gibson meteu mesmo água, dado que seria uma cena com algum potencial para vir a ser realmente marcante, acabando por se ver um dos ecplipses mais rápidos da história que apenas serviu para salvar a vida do herói do filme (onde Gibson também meteu água foi na cena da pantera, tornando-se em determinada cena excessivamente claro que se tratava de um boneco). Aliás, para fazer o pleno, o herói não só consegue ser salvo pelo eclipse como ainda acaba por ser salvo pelo desembarque dos espanhóis - há homens de sorte.
Resumindo: como filme de acção até acho que tem alguns méritos, mas fico com a sensação de que houve ali a intenção de fazer algo mais do que isso, sendo nessa tal dificuldade de se assumir definitivamente como um filme de aventura que existem os maiores pecados do filme.
Fui ver este fim-de-semana e confesso não ter sido filme que me conquistasse por completo. Senti-me totalmente seduzido pelo início do filme até ao final do ataque à aldeia. A partir daí começa um filme excessivamente maniqueísta, fugindo também um pouco ao que eu estava à espera de ver. Ia mais preparado para ver um filme histórico e não tanto um filme de acção e aventura como na prática o filme será.
Deu para perceber que Gibson continua a ser dos melhores a filmar cenas de combate, algo que já vem desde o Braveheart, ficando também bem claro que tomou o gosto do gore, bem patente na Paixão de Cristo.
O que mais me desagradou no filme foi aquela carga mais mística dada à história, nunca se percebendo bem se queria fazer daquele pobre índio um género de special one, abençoado pelo divino. Há ali alguma ambiguidade, bem patente na cena do eclipse, uma das mais fracas de todo o filme. E aqui Gibson meteu mesmo água, dado que seria uma cena com algum potencial para vir a ser realmente marcante, acabando por se ver um dos ecplipses mais rápidos da história que apenas serviu para salvar a vida do herói do filme (onde Gibson também meteu água foi na cena da pantera, tornando-se em determinada cena excessivamente claro que se tratava de um boneco). Aliás, para fazer o pleno, o herói não só consegue ser salvo pelo eclipse como ainda acaba por ser salvo pelo desembarque dos espanhóis - há homens de sorte.
Resumindo: como filme de acção até acho que tem alguns méritos, mas fico com a sensação de que houve ali a intenção de fazer algo mais do que isso, sendo nessa tal dificuldade de se assumir definitivamente como um filme de aventura que existem os maiores pecados do filme.
- DarkAvenger
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Além disso como é que o tipo corria mais depressa que a Pantera? A dada altura lembro-me de rogar pragas à lentidão do bicho. Digo lentidão porque o bicho corria a uma velocidade alucinante mas nunca conseguia aproximar-se do nosso heroi da BD, o Flash...(onde Gibson também meteu água foi na cena da pantera, tornando-se em determinada cena excessivamente claro que se tratava de um boneco)
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
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Eu ainda não vi o filme, mas já vi imagens de eles a fazerem a cena da pantera.
A verdade é que eles soltam a pantera e metem a personagem a correr à frente dela. Como a pantera não o alcança, eu não sei, mas acho que ele estava amarrado a um cabo para o puxarem para cima caso o bicho se aproximasse demasiado dele. Isto estou a supor, porque vi o cabo à volta dele e talvez fosse para esse efeito.
É provavel (ou quase certo) que tenham trabalhado a cena no computador......mas de facto soltaram o animal para o homem correr.
A verdade é que eles soltam a pantera e metem a personagem a correr à frente dela. Como a pantera não o alcança, eu não sei, mas acho que ele estava amarrado a um cabo para o puxarem para cima caso o bicho se aproximasse demasiado dele. Isto estou a supor, porque vi o cabo à volta dele e talvez fosse para esse efeito.
É provavel (ou quase certo) que tenham trabalhado a cena no computador......mas de facto soltaram o animal para o homem correr.

Exacto. A pantera estava permanentemente quase a apanhá-lo, mas o herói do filme acabava por ganhar terreno em cada mudança de imagem. Mas aquele género de luva com uma forma de cabeça de pantera que abocanhava o índio é que me escandalizou imenso. Até a tonalidade era diferente.DarkAvenger wrote:Além disso como é que o tipo corria mais depressa que a Pantera? A dada altura lembro-me de rogar pragas à lentidão do bicho. Digo lentidão porque o bicho corria a uma velocidade alucinante mas nunca conseguia aproximar-se do nosso heroi da BD, o Flash...(onde Gibson também meteu água foi na cena da pantera, tornando-se em determinada cena excessivamente claro que se tratava de um boneco)

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*spoilers*
Eu sou mais um que estava à espera de ver um filme um bocadinho mais contido e mais virado para o drama.
No fundo a história contada acaba por ser praticamente um template das histórias que os pais contam aos filhos ao pé da lareira: povo que vive alegre e contente é capturado pelo povo mau, o chefe mau, o mau sacana que mata o pai do herói, a morte do filho do chefe mau, a sede de vingaça deste, a mulher a ter o filho na pior das situações a ser salva no último momento, a fuga da família.
Por isso mesmo acabei por gostar do filme por razões diferentes das que antecipava.
Eu sou mais um que estava à espera de ver um filme um bocadinho mais contido e mais virado para o drama.
No fundo a história contada acaba por ser praticamente um template das histórias que os pais contam aos filhos ao pé da lareira: povo que vive alegre e contente é capturado pelo povo mau, o chefe mau, o mau sacana que mata o pai do herói, a morte do filho do chefe mau, a sede de vingaça deste, a mulher a ter o filho na pior das situações a ser salva no último momento, a fuga da família.
Por isso mesmo acabei por gostar do filme por razões diferentes das que antecipava.
...o meu pai nunca me contou histórias dessas.... será por não ter-mos lareira?!Edward Brock wrote:*spoilers*
Eu sou mais um que estava à espera de ver um filme um bocadinho mais contido e mais virado para o drama.
No fundo a história contada acaba por ser praticamente um template das histórias que os pais contam aos filhos ao pé da lareira: povo que vive alegre e contente é capturado pelo povo mau, o chefe mau, o mau sacana que mata o pai do herói, a morte do filho do chefe mau, a sede de vingaça deste, a mulher a ter o filho na pior das situações a ser salva no último momento, a fuga da família.
Por isso mesmo acabei por gostar do filme por razões diferentes das que antecipava.
SPOILERS
Hmm.... mais um filme de Mel Gibson que deixa um sabor a vazio, embora tenha gostado mais deste do que The Passion. O homem não conta uma história como deve ser desde o Braveheart. Filma tão bem, ou talvez melhor, do que filmou nesse filme, mas os argumentos sofreram qualquer coisa. Como já foi dito, este Apocalypto é basicamente uma perseguição de 2 horas. Mel é genial com a câmara, a montagem e a gestão do tempo e ainda a direcção de actores, nestes campos faz-me muito lembrar um outro cineasta amado pela maioria de nós: Peter Jackson. Veja-se a cena da miudinha doente a lançar pragas aos vilões, não consigo imaginar o que é que Jackson faria diferente a filmar essa cena. E muitas outras, tanto Gibson como Jackson sabem manipular os sentimentos do espectador com constantes mood swings e recurso a câmara lenta e música (ou silêncio). Mas há qualquer coisa no story telling do Gibson que é inferior ao do Jackson (pelo menos na minha opinião).
Apocalypto é um filme que não me arrependo de ter visto, mas também é um filme que não me interessa ter em DVD, ao contrário dos de Peter Jackson. A propósito... quando é que sai a Versão Alargada de King Kong por cá?
Quanto à cena da pantera.... do que raio é que vocês andam a falar? A mim não me pareceu nada assim tão falso. Até foi a cena mais gore do filme, com uma pantera a literalmente comer a cara de um gajo em grande plano.
É só um vislumbre, mas vê-se bem. Acho que o Gibson devia tentar fazer um filme de terror gore, já que ele gosta tanto desses efeitos. Até podia ser que fizesse qualquer coisa boa com zombies ou slashers. Eu sei que ele aponta um pouco mais alto do que isso com o seu cinema, mas não deixa de ser uma hipótese a considerar, poderia ser divertido, e Mel Gibson tem fama de ser um gajo divertido que está sempre a pregar partidas.
PS - E o filme faz-me mais lembrar o Predator do que o primeiro Rambo.
Hmm.... mais um filme de Mel Gibson que deixa um sabor a vazio, embora tenha gostado mais deste do que The Passion. O homem não conta uma história como deve ser desde o Braveheart. Filma tão bem, ou talvez melhor, do que filmou nesse filme, mas os argumentos sofreram qualquer coisa. Como já foi dito, este Apocalypto é basicamente uma perseguição de 2 horas. Mel é genial com a câmara, a montagem e a gestão do tempo e ainda a direcção de actores, nestes campos faz-me muito lembrar um outro cineasta amado pela maioria de nós: Peter Jackson. Veja-se a cena da miudinha doente a lançar pragas aos vilões, não consigo imaginar o que é que Jackson faria diferente a filmar essa cena. E muitas outras, tanto Gibson como Jackson sabem manipular os sentimentos do espectador com constantes mood swings e recurso a câmara lenta e música (ou silêncio). Mas há qualquer coisa no story telling do Gibson que é inferior ao do Jackson (pelo menos na minha opinião).
Apocalypto é um filme que não me arrependo de ter visto, mas também é um filme que não me interessa ter em DVD, ao contrário dos de Peter Jackson. A propósito... quando é que sai a Versão Alargada de King Kong por cá?

Quanto à cena da pantera.... do que raio é que vocês andam a falar? A mim não me pareceu nada assim tão falso. Até foi a cena mais gore do filme, com uma pantera a literalmente comer a cara de um gajo em grande plano.


PS - E o filme faz-me mais lembrar o Predator do que o primeiro Rambo.
