Ajuda na escolha de alternativa a LCD

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Rookie
Entusiasta
Entusiasta

Post by Rookie »

daffyduck wrote:Tiveste sorte. Olha que muitas lojas vão por objecções a ires entregar um produto perfeitamente funcional só porque te apetece.

Isso dá azo a que possas chegar a uma loja e comprares 5 projectores ou tvs plasma... Chegas a casa fazes o teste e depois devolves as 4 que menos gostas...

Até pode ser legal fazeres isso, mas não é muito ético porque a loja vai ficar com material que já não é novo. E não o pode vender como novo e usado tem de levar com um desconto bem grande...

Desculpa, mas não posso crer e aceitar que se apelide de falta de ética....cumprir a lei!!...É falta de ética cumprir a lei?!?...Era só o que faltava.

Sorte não! Eu sou uma pessoa de boa fé e a loja que me trocou o produto agiu de igual modo e de acordo com a lei. Quem não deve não teme!

Não é novo?! As condições impostas para proceder á troca ou reembolso, são que o material seja devolvido nas mesma condições e na mesma forma que foi vendido, aquando de venda essa regra é sempre lembrada e sublinhada por parte da loja.

Eu já adquiri algum material informático em lojas de grande superficie, que uma vez aberta a embalagem, notei ou desconfiei que seria material já trocado (ausencia de plásticos) e não tive qualquer problema com esse material. Aliás as proprias lojas abrem as embalagens de modo a que o cliente possa ver e se possivel testar. É assim que uma loja deve funcionar e prestar um serviço digno ao cliente.

Felizmente hoje existe concorrência e os tempos em que o cliente tinha que levar com um sorriso pepsodent por parte de vendedor, adquiria o produto e depois a loja lavava as mãos como Pilatos face a defeitos do produto ou perante desilusão do cliente.... Já são coisa do passado na sua maioria.

Só cai quem quer....

Cumps!
pmladeira
Iniciado
Iniciado

Post by pmladeira »

Há um ou dois anos atrás marquei um teste com dois subwoofers num loja de AV em Lisboa. Quando cheguei lá, o amigo só queria fazer o teste com música, mas eu também queria com filmes. Como não estavamos a chegar a consenso, propôs que eu levasse os dois subwoofers para casa, deixando um cheque de caução no valor dos dois subwoofers. Tive os subwoofers em casa durante um semana e passado esse período, voltei à loja para devolver os dois subs e devolverem-me o cheque. Não fiquei com nenhum e um deles nem sequer estava em condições. Não foi levantado qualquer problema pela loja.
Imagina que compras um plasma de 42'' mas chegas a casa e apercebes-te que é muito grande para a tua sala. Preferes ficar com o plasma e insatisfeito ? Não me parece.
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

Rookie, usas a tv 14 dias... não a entregas tal como a levaste pois vai ter N horas de uso e desgaste de cinecópio (se for um projector pior ainda pois as horas para a lâmpada contam em muito).

Eu estou a favor da lei, mas lembro que não me parece assim tão fácil para a loja aceitar pois ela é que vai arcar com os custos...

Senão para quê pedir aos logistas demos em casa? basta comprar e depois devolver sem nunca comprar nada.

aliás podemos ter equipamento sempre recente em casa, desde que o entreguemos ao fim de 14 dias e depois trazemos outro.

Já vi em várias lojas nas condições que ao fazeres isso, eles reservam o direito de não te vender mais nada.
HTPC->PJ=WOW
Rookie
Entusiasta
Entusiasta

Post by Rookie »

daffyduck wrote:Rookie, usas a tv 14 dias... não a entregas tal como a levaste pois vai ter N horas de uso e desgaste de cinecópio (se for um projector pior ainda pois as horas para a lâmpada contam em muito).

Eu estou a favor da lei, mas lembro que não me parece assim tão fácil para a loja aceitar pois ela é que vai arcar com os custos...

Senão para quê pedir aos logistas demos em casa? basta comprar e depois devolver sem nunca comprar nada.

aliás podemos ter equipamento sempre recente em casa, desde que o entreguemos ao fim de 14 dias e depois trazemos outro.

Já vi em várias lojas nas condições que ao fazeres isso, eles reservam o direito de não te vender mais nada.
Duffy, como é evidente partimos do principio que o cliente e a loja estão ambos de boa fé como é desejavel. Sem este princiipio não existe condições de qualquer especie de negócio para ambas das partes.

E claro a loja tem o direito de recusar o negócio e salvaguardar os seus interesses perante má fé do cliente. Caso contrário a loja não pode recusar-se a cumprir a lei e só tem a perder para a concorrência.

Dai eu ter referido, quem não deve não teme, estando ambas as partes de boa fé!...

Mas loja que me recuse o direito de troca ou reembolso não chegará nunca a ver a "cor do meu dinheiro"...Sorriso pepsodent não, obrigado!mau-)

Cumps
morg2k2
Iniciado
Iniciado

Post by morg2k2 »

Daffy,

uma coisa tenho a certeza. O equipamento sai da loja novo para o cliente, ele sente-se insatisfeito e a lei concede-lhe esse direito (de devolução contra reembolso ou troca). Relativamente ao equipamento usado, fica descansadinho da silva que é entregue a um novo cliente empacotadinho como novo.
Se o lojista não fizer a exposição dessa situação tu tb não saberás e acredita que vi conhecidos a comprarem produtos que estavam expostos (com meses possivelmente) sem saberem.... um amigo meu verificou que um amp arcam tinha um risco quando o viu em exposição, e esse mesmo risco apareceu no seu novo amplificador.
Ora, existem muitas lojas sem escrupulos e outras que entregam um equipamento com poucos dias de uso (demos a clientes insatisfeitos) como novos e não acho isso nada de repreensivel (o caso dos demos de 14 dias), apenas se comparar com alguns paises europeus em que isso seria inadmissivel, mas neste tipo de situações como em muitas outras Portugal está a anos luz dos seus parceiros comunitários.
Infelizmente.
Cumps,

Morg2k2
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Ou então como na loja onde trabalha um amigo meu.

Em agosto iam estar cá 8 dias em casa de um cliente os familiares emigrantes, e para mostar que não precisou de emigrar para mudar de vida, comprou todo um grande sistema, ao fim de uma semana e meia, os "impressionáveis" foram gozar o resto das ferias noutro sitio antes de voltarem lá para o país onde estão emigrados e ele devolveu tudo, com a justificação de que não dava o efeito pretendido e não estava satisfeito. (A verdade só se veio a descobrir já em setembro através de outro cliente que era vizinho)

Apesar de ser um cliente exigente, conheço ambos os lados da "barricada" e há um sem-número de clientes literalmente a abusarem dos direitos que têm, com uma clara falta de ética.

Um abraço,
MikeF
Entusiasta
Entusiasta

Post by MikeF »

primeiro: um projector é para ver às escuras!! não é com pouca luz na sala; um mínimo de luz na sala estraga-te os pretos que ficam cinzentos. até a luz reflectida nas paredes à volta da tela estraga, por isso nada como uma boa moldura grossa de veludo preto à volta da dita cuja.
segundo: para uma sala com muita luz o ideal seria um plasma, que é o display que funciona melhor em zonas claras por ser mais luminoso (mais que um lcd...)
terceiro: para tamanhos grandes nada substitui um projector

eu para ver a 5 metros uso um projector numa tela de 2.20x1.35; mas vejo às escuras, com os estores todos fechados; para ver o telejornal à hora de jantar arranja-se uma solução mais barata e mais pequena (eu arranjei um plasma de 42 mas há coisas mais baratas).

parece-me que estás a querer as 2 coisas... uma para ver filmes à noite em tamanho grande e outra para ver com luz na sala... e que terá de ser pequena, a não ser que resolvas gastar a sério num plasma grande, e que mesmo assim...
bem, a samsung já tem um plasma de 100 pols (é o tamanho da minha tela) mas nem faço ideia de quanto custa...
morg2k2
Iniciado
Iniciado

Post by morg2k2 »

Para ser sincero, eu vejo mais o quer que seja á noite, excepto aos fins de semanas que gosto de por vezes fer tv durante o dia. Ai o projector iria pecar, mas como os estores sao eletricos , lá teria que os descer. Mas nao seria nada de impossivel.
Talvez o mitsubishi tx100 que me parecer ser bom e nao é muito caro
Cumps,

Morg2k2
MikeF
Entusiasta
Entusiasta

Post by MikeF »

vê outras coisas, deves gostar mais que mistubishi... optoma por exemplo; e não compres sem ver um sim2, pode-te apetecer esticar mais um bocado...
johnzap
Entusiasta
Entusiasta

Post by johnzap »

daffyduck wrote:Tiveste sorte. Olha que muitas lojas vão por objecções a ires entregar um produto perfeitamente funcional só porque te apetece.
Continuo :shock: . Desculpa lá as analogias e faço-as exagerando notoriamente, mas também deves ter achado errado ter sido dado direito de voto às mulheres ou o direito à greve e por aí fora? :wink: Esta possibilidade de testar e verificar se uma coisa, que se compra, afinal serve e nos agrada, é um direito que foi dado, e muito bem, aos consumidores. Há lojas que até alargam o prazo legal de 15 dias para 30 (lembro-me de me terem dado 30 dias numa loja Worten). Mas o que interessa é que este é um direito importantissimo e deve ser accionado sempre que não estejamos 100% satisfeitos com a compra.

Sempre que compro uma coisa sobre a qual não estou 100% seguro de me ir servir bem, pergunto quais as condições de devolução. Até agora, nunca tive qualquer problema. Se numa loja me dizem que sim senhor, não há problema e depois colocam entraves: afinal onde está/estaria a ética? Claro que se me dizem que não posso devolver: bom dia, até mais nunca.
Isso dá azo a que possas chegar a uma loja e comprares 5 projectores ou tvs plasma... Chegas a casa fazes o teste e depois devolves as 4 que menos gostas...

Até pode ser legal fazeres isso, mas não é muito ético porque a loja vai ficar com material que já não é novo. E não o pode vender como novo e usado tem de levar com um desconto bem grande...
Pareces estar muito preocupado com as lojas... Não achas que, se alguém abre ou tem aberta uma loja, tem de contar com as regras do jogo? Se esta possibilidade de devolução é uma regra do jogo, não vejo onde está o problema. Se a loja dá prejuízo tem bom remédio. Remédio que não passa por negar direitos fundamentais (e legais!) dos consumidores!

E há muitos produtos que não se conseguem testar devidamente nas lojas. Há material ainda mais problemático, mas falemos apenas de electrónica de consumo. Um exemplo, TVs. Se fosse comprar uma TV olhando para o que está exposto em muitas (todas????) lojas, acho que não comprava nada. Está quase tudo com uma imagem próxima do horrível.

E se não tiverem a TV em exposição, que faço? Olhe vá ao armazém e traga-me aqui, desempacote e vamos lá testar isto com TV Cabo terrestre e satélite, TV terrestre, DVD, VCR, vamos testar todas as possibilidades de ligação, etc, etc. Está-se mesmo a ver que, se todos os consumidores decidissem testar exaustivamente, na loja, tudo aquilo que compram, o melhor era quintuplicarem o pessoal demonstrador, colocar senhas para o pessoal que iria ter de ficar à espera de vez, colocar umas máquinas de água, de café, umas cadeiras confortáveis, etc. Não estou a ver outra hipótese de isto funcionar de outro modo.

Se calhar estás a pensar em pequenas e seleccionadas lojas, com muito pouco movimento (lojas que não uso), e mesmo assim não estou a ver como conseguiriam providenciar condições de testar tudo exaustivamente. Em grandes superfícies, a tua ideia de testar tudo na loja seria totalmente impraticável. Levando a coisa ao extremo, imagina uma abertura de loja, como foi agora a da Media Markt Sintra. Tudo apinhado de gente. Agora pensa que desatava tudo a testar exaustivamente tudo aquilo que comprava. :lol: :lol: :lol:

Conclusão: se querem jogar têm de aceitar as regras do jogo. Se não gostam das regras: não joguem. "Mai nada!". :twisted:
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

Tu escrever escreveste muito, mas ler, leste muito pouco.

Clara posta de pescada que resolveste atirar... eh-)
daffyduck wrote: Eu estou a favor da lei, mas lembro que não me parece assim tão fácil para a loja aceitar pois ela é que vai arcar com os custos...

HTPC->PJ=WOW
johnzap
Entusiasta
Entusiasta

Post by johnzap »

daffyduck wrote:Tu escrever escreveste muito, mas ler, leste muito pouco.

Clara posta de pescada que resolveste atirar... eh-)
daffyduck wrote: Eu estou a favor da lei, mas lembro que não me parece assim tão fácil para a loja aceitar pois ela é que vai arcar com os custos...

Nah, acho que até li tudo com atenção. E postas de pescada parece-me que não estão a ser lançadas deste lado... A tua postura foi sempre que existe a lei mas...........

Dizes que estás a favor da lei mas depois dizes isto:
Se o que estás a dizer não é que: "sim, existe uma lei, mas se a usarem estão a ser pouco éticos", não sei o que queres dizer, afinal. É contra a tua opinião, da falta de ética, que eu respondi, não contra a tua suposta concordância com uma lei que, afinal, não achas ética. E afinal em que ficamos? Concordas com uma lei mas achas que ela não tem ética? Não haverá aqui alguma falta de coerência da tua parte? Estás de acordo com coisas sem ética?
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

Concordo plenamente com a lei, e não acho falta de ética, nos casos onde não é possível fazer demo na loja (por exemplo a venda pela net).

Como as nossas lojas estão normalmente disponíveis para o fazer (hipermercados não são lojas)...

revejo-me nas palvras do Skywatcher:
Apesar de ser um cliente exigente, conheço ambos os lados da "barricada" e há um sem-número de clientes literalmente a abusarem dos direitos que têm, com uma clara falta de ética.
HTPC->PJ=WOW
johnzap
Entusiasta
Entusiasta

Post by johnzap »

Pronto, ainda bem que agora ficámos a perceber exactamente a tua posição precisa sobre o tema. Conviria ser mais explicito, coisa que considero não teres sido e não meter tudo dentro do mesmo saco, como meteste, até terem aparecido, agora, os esclarecimentos adicionais.

E Worten, Rádio Popular e Conforama são lojas ou são hipers, no teu entendimento? A achares que não são lojas, não concordo. A achares que são lojas, vai lá ver a resposta que me deste, sobre a minha pretensa sorte e sobre as "faltas de ética".

Ainda em relação a fazer demos: será mesmo? Que loja tem, por exemplo, para teste de TVs, sinal de satélite, TV cabo terrestre, TV terrestre normal, etc? Ou queres-me dizer que, testo uma TV com um DVD e depois chego a casa, coloco-lhe o meu sinal específico de TV, que não tive hipótese de testar na loja, não fico satisfeito e pronto, já não posso devolver, porque existe uma pseudo falta de ética? Ainda hoje li um tópico dum colega do forum que comprou um LCD, que provavelmente terá testado na loja (imagem de DVD?) mas, chegando a casa, parece estar bastante insatisfeito com a imagem que tem via Powerbox. Anda agora a perguntar se via satélite terá melhor imagem. Lá está, é o que dá não se poder testar em condições.
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

Olá a todos... :-)

Só uma perguntita... :-?

Como é!?
Se comprar numa Grande Superfície tenho um tempo para experimentar o equipamento durante o qual posso devolver com direito a troca e/ou reembolso!?

Por acaso não estão a confundir isso com o "caso" das Vendas à Distância (no qual as compras pela NET estão incluídas)!? :roll:

É que eu também já tive essa dúvida em tempos, mas segundo informação de fonte limpa há algum (pouco) tempo, tirando as Vendas à Distância, sendo a loja uma loja física, comprou-se, comprou-se!!!!!!!!!

Fiquei convencido na altura que o facto de as Grandes Superfícies facilitarem nesse aspecto se deve a outros factores que não interessa aqui desenvolver!... Mas só o fazem porque querem!!!

Ou não!? :roll:
TV Sony KV-36FS70; Sony PS2; Sony SLV-E850(VHS); Denon AVR-2105; Acoustic Energy Aegis EVO 1 + EVO Central + Compact; REL Quake

Post Reply