TV Widescreen vs 4:3

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Cinedie
Entusiasta
Entusiasta

Post by Cinedie »

Por causa da tolerância à distorção é que apesar das TVs 16:9 serem standard em cafés, lojas e nos fundos dos programas de TV, a emissão continua a ser 4:3. 16:9 não é standard, realmente. O standard é 4:3 distorcido em 16:9. Espanta-me é porque é que tanta gente compra um televisor wide e depois passa o tempo a ver TV balofa (*). Mais uma aberração cultural nacional... No cima de tops de vendas de carros de luxo, telemóveis, TVs 16:9 (?), etc., mas top menos em qualidade de vida, salários, poder de compra,... O que parece é que é.

Não é estranho que em 50 canais no cabo não exista um puro 16:9? Temos o que pedimos?

(*) Não me refiro necessariamente aos utilizadores do fórum que têm a TV primariamente para ver DVD em condições, note-se.
--
Luis Canau
luis at canau net
Cinedie Asia
Horrendus
Entusiasta
Entusiasta

Post by Horrendus »

Eu não tenho TV 16:9 mas vi em algum lado anunciadas TVs com uma função para atenuar a distorção quando se viam emissões 4:3 em formato 16:9. Já não me lembro da marca, mas lembro-me que a distorção era mínima.
Cumprimentos.
Horrendus Horribilis

A minha colecção.
z0mbi3
Fanático
Fanático

Post by z0mbi3 »

eu comprei uma TV LCD para o quarto de 17" (e uma XBox para lhe ligar) e vejo TV em 4:3 e DVDs (e jogos) em 16:9.
tou satisfeitíssimo!
Powered by Geekness and Apple computers!
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Ricardo Ribeiro »

Espanta-me é porque é que tanta gente compra um televisor wide e depois passa o tempo a ver TV balofa
Em boa parte, por ignorância, suponho; noutra parcela por pretensiosismo. Mas penso que não é importante julgar os hábitos alheios; cada qual viverá com a sua TV. Durante um par de anos tive apenas uma 16:9 e via TV "achatada"; ao fim de uns dias, o hábito tapa-nos a vista, deixa de parecer estranho. Como alguém disse, depois a imagem normal é que parece estranha. Claro que como o companheiro Percebe diz, o ideal é ter duas. Mas no meu caso, trata-se da escolha para uma posição e missão específica: ter uma pequena TV no escritório. Contudo o dilema mantém-se: dar preferência ao universo widescreen ou 4:3? Suponho que irei mesmo para a 4:3 mas há sempre algo que fica a faltar: sou completamente alérgico às barras pretas, o que significa que com esta situação ficarei impedido de ver filmes em DVD. Enfim.....
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DeltaFox »

Eu continuo com uma 4:3, as barras não me fazem qualquer diferença. Conheço quem veja sempre os DVD's em Pan-Scan para não ver as barras !!!...
David Ferreira
Image
miguelj
Entusiasta
Entusiasta

Post by miguelj »

Eu comprava 4x3, pois para ver filmes em DVD é na sala com todo o equipamento sorround ligado. Se me apetecer ver um DVD vou para a sala e mesmo assim ás vezes ainda me deixo dormir.

Eu para ver TV na sala optei pelo modo de +- 14:9, ou seja, barras pretas (pequenas) ao lado e cortar a imagem um pouco em baixo e em cima.

Se as estações passam a vida a cortar os lados dos filmes eu vingo-me e corto os topos das emissões deles. :mrgreen:

Post Reply