Pirataria vs. Aluguer
Pirataria vs. Aluguer
Estava eu e o dono do clube de video a analisar os próximos lançamentos e dizia-me ele, é a semana da pirataria... c um ar consternado... n pq tivesse alguma coisa contra ela, mas como empreendedor tira-lhe clientela.
POr vezes discutimos aqui os originais vs copias, e se vale a pena ou n, mas realmente que sofre consequencias directas a meu ver, são os cinemas e os clubes de video, por ex, na proxima seman vai sair o K-19 e o 8 mile, eu atrevo-me a dizer q ja n são novidade para ninguém... Há q lembra q o consumidor compulsivo de cópias n liga a 1% dos pormenores q liganmos, tem é qter imagem... dps da blockbuster mais uma ameaça...
POr vezes discutimos aqui os originais vs copias, e se vale a pena ou n, mas realmente que sofre consequencias directas a meu ver, são os cinemas e os clubes de video, por ex, na proxima seman vai sair o K-19 e o 8 mile, eu atrevo-me a dizer q ja n são novidade para ninguém... Há q lembra q o consumidor compulsivo de cópias n liga a 1% dos pormenores q liganmos, tem é qter imagem... dps da blockbuster mais uma ameaça...
- Fanático
e mesmo assim os preços não descem... e não me digam que não podem descer porque se fosse assim não comprávamos dvd's na australia às vezes a metade do preço para produtos iguais.
Na minha opinião existem algumas possíves medidas de combater a pirataria:
- descida de preços
- extras de qualidade e em quantidade
- capas dificeis (ou cara) de imprimir numa hp fotográfica e com qualidade artistica
Um exemplo conseguido disto, goste-se ou não, é o novo duplo dvd dos Led Zeppelin: capas de grande qualidade, dois booklets de qualidade e interssantes (não com publicidade a outros títulos), enfim, impossível de repoduzir em casa.
Quando se paga 30 euros por um dvd com uma capa manhosa que qualquer um consegue scanear e imprimir em casa e que lá dentro vem uma lista de outros títulos daquela editora, como é que se impede muita gente de pensar em comprar no estrangeiro ou mesmo em descarregá-lo da net, a 1/3 do preço.
Claro que existem aqueles que preferem sempre pirata, mas esses não são a grande maioria dos que compram pirata. Os apreciadores valorizam, além do conteúdo do título, a embalagem e os extras. Eu acho que é nesta parte que as editoras falham.
João.
Na minha opinião existem algumas possíves medidas de combater a pirataria:
- descida de preços
- extras de qualidade e em quantidade
- capas dificeis (ou cara) de imprimir numa hp fotográfica e com qualidade artistica
Um exemplo conseguido disto, goste-se ou não, é o novo duplo dvd dos Led Zeppelin: capas de grande qualidade, dois booklets de qualidade e interssantes (não com publicidade a outros títulos), enfim, impossível de repoduzir em casa.
Quando se paga 30 euros por um dvd com uma capa manhosa que qualquer um consegue scanear e imprimir em casa e que lá dentro vem uma lista de outros títulos daquela editora, como é que se impede muita gente de pensar em comprar no estrangeiro ou mesmo em descarregá-lo da net, a 1/3 do preço.
Claro que existem aqueles que preferem sempre pirata, mas esses não são a grande maioria dos que compram pirata. Os apreciadores valorizam, além do conteúdo do título, a embalagem e os extras. Eu acho que é nesta parte que as editoras falham.
João.
gnu, para quem pirateia fica sempre mais barato do que comprar um original. As pessoas que eu conheço que pirateiam filmes (em DivX normalmente) tão pouco se lixando para capas, extras ou afins. Como disse o Insano, o que interessa é ter a imagem (e o som[:D]).
O problema é absolutamente circular: os consumidores "dizem" que pirateiam porque os originais são caros / má qualidade e as editoras dizem que os preços são caros / as edições de não tão boa qualidade porque a pirataria lhe destrói a margem de lucro. E nenhum dos lados parece disposto a dar o primeiro passo...
Oderint dum metuant
O problema é absolutamente circular: os consumidores "dizem" que pirateiam porque os originais são caros / má qualidade e as editoras dizem que os preços são caros / as edições de não tão boa qualidade porque a pirataria lhe destrói a margem de lucro. E nenhum dos lados parece disposto a dar o primeiro passo...
Oderint dum metuant
Eu acho que é uma escandaleira do caraças, um amigo meu conhece um amigo que por sua vez tem um amigo..( sic )... que, à pala de vender filmes piratas comprou um ganda motão. Agora vejam lá o guito que a pirataria não rende, bem como a fuga descarada ao fisco que isto representa. Ainda me veem com tretas que a pena máxima para pirataria são três anos e como é um crime menor as autoridades tapam os olhos. Crime menor? Então e a tão proclamada luta contra a evasão fiscal? Porra, chupam onde podem chupar nos trabalhadores dependentes, independentes, sociedades, com leis absurdas como o é o Pagamento Especial por Conta, mas quando toca a crime, como é menor tapa-se os olhos!!! Fónix...quanto a mim as grandes editoras e os Governos deviam contratar uns Hackers marados para deitar abaixo todos os sites dos piratas ( mas de vez ).[}:)]
"I love the smell of napalm in the morning"
fidel, as editoras é que não querem quebrar o circulo. até o conceito cretino de região é um problema de dinheiro e de alfândega. as regiões foram inventadas pelas editoras para evitar intromissão das editoras no «território» umas das outras. de certeza que a lusomundo não acha grande piada às compras na austrália (por exemplo).
Eu sou contra a pirataria mas não posso censurar quem aproveita os preços estupidamente altos que se praticam em Portugal. E também não me faz confusão emprestar os dvd dos Led Zep para que possa ser gravado, embora eu tenha pago 7 contos. Também admito que um não fanático dos Led Zep ache caro e compre pirata.
Resumindo, cada um compra onde quer, nada me faz confusão. Eu mantenho a minha filosofia: só compro quando é tudo de qualidade (título, embalagem e booklet)ou quando a qualidade de um dos parâmetros é excepcional e se sobrepõe à falta de qualidade do resto
João.
Eu sou contra a pirataria mas não posso censurar quem aproveita os preços estupidamente altos que se praticam em Portugal. E também não me faz confusão emprestar os dvd dos Led Zep para que possa ser gravado, embora eu tenha pago 7 contos. Também admito que um não fanático dos Led Zep ache caro e compre pirata.
Resumindo, cada um compra onde quer, nada me faz confusão. Eu mantenho a minha filosofia: só compro quando é tudo de qualidade (título, embalagem e booklet)ou quando a qualidade de um dos parâmetros é excepcional e se sobrepõe à falta de qualidade do resto
João.
as regiões foram criadas a pedido dos estudios para poderem manter o controlo sobre os padrões de lançamentos dos filmes - por vários motivos (aproveitar a publicidade, evitar produzir mais cópias, etc)os estudios gostam de escalonar os lançamentos dos filmes nos diversos países, o que leva a que, quando a primeira edição DVD sai ainda hajam muitos países onde o filme não foi esteado em sala. Esse escalonamento é posto em causa a partir do momento em que a primeira edição DVD possa ser livremente difundida.
De qualque modo as regiões devem ter os dias contados:
- os estudios já perceberam que é uma batalha perdida
- a imediaticidade dos media actuais está a criar a situação inversa (ou seja é mais eficaz lançar em todo o mundo ao mesmo tempo, para a aproveitar ao maximo o impulso gerado pela publicidade criada à volta do lançamento do filme)
- as associações de consumidores e a própria CE vêm cada vez mais as regiões como um entrave aos direitos dos consumidores (barreiras artificiais, inflacionamento de preços, etc) e ao comércio livre
http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Miguel%20T
De qualque modo as regiões devem ter os dias contados:
- os estudios já perceberam que é uma batalha perdida
- a imediaticidade dos media actuais está a criar a situação inversa (ou seja é mais eficaz lançar em todo o mundo ao mesmo tempo, para a aproveitar ao maximo o impulso gerado pela publicidade criada à volta do lançamento do filme)
- as associações de consumidores e a própria CE vêm cada vez mais as regiões como um entrave aos direitos dos consumidores (barreiras artificiais, inflacionamento de preços, etc) e ao comércio livre
http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Miguel%20T
É, pessoalmente acho que as regiões têm os dias contados. O controlo vai ser mais na base do distribuidor. Ou seja, a localização de cada filme será feito pelo distribuidor nacional (excepto quando este abrage mais que um país). Assim, a distribuidora XYZ que apenas vende para o país W, apenas vai vender o DVD com a língua (dobrado e/ou legendado) W (para além da original), mas a distribuidora ABC, que vende para os paíse F, G e H irá fazer uma edição única nas três línguas desses países.
Para mim, como dispenso (normalmente) legendas e quando preciso ponho-as em inglês, não me faz diferença.
Oderint dum metuant
Para mim, como dispenso (normalmente) legendas e quando preciso ponho-as em inglês, não me faz diferença.
Oderint dum metuant
- gnu_prensado
- Fanático
claro que têm os dias contados pois subvertem completamente o conceito de economia livre. os tempos do proteccionismo já la vão (excepto para o mercado português de venda de automóveis que continua em regime «transitório» desde 1986). pessoalmente continuo a achar que as regiões são uma forma de ganhar dinheiro por parte das editoras, porque no fundo, se perdessem dinheiro com as regiões de certeza que não existiriam...
eu também não preciso de legendas nas principais línguas e pergunto-me porquê é que sendo nós um povo que se desenrasca bem em várias linguas (livrem-nos das dobragens!!!) não compramos mais títulos na net? eu é sempre que posso...
João.
eu também não preciso de legendas nas principais línguas e pergunto-me porquê é que sendo nós um povo que se desenrasca bem em várias linguas (livrem-nos das dobragens!!!) não compramos mais títulos na net? eu é sempre que posso...
João.
gnu, o problema é o Zé dos Anzóis [:D]que vai à Worten/Jumbo/FNAC comprar o seu DVD. Ele não sabe (nem quer saber) como se compra no estrangeiro e se calhar nem acha os preços caros! E graças ao imposto de selo do ICAM, não podes pura e simplesmente montar um estaminé que "revenda" filmes vindos de fora (mesmo da UE!!!).
Oderint dum metuant
Oderint dum metuant
Este tópico era para ser mais especifico, como a Pirataria pode afectar o mercado de aluguer... Sobre os originais já há mtos...
"I Exist, I can!"
Insano's Top Ten - Dead Poets Society; Lord of the Rings; Cidade de Deus; Happiness; Braveheart; Magnolia; La Vitta é Bela; L'Ours; Pulp Fiction; Star Wars
Insano, o efeito é exactamente o mesmo. Quem tem cópia nem compra nem aluga! Pode eventualmente ser mais marcado no aluguer por dois motivos: o aluguer tem um margem de lucro mais baixa (por aluguer) face a venda e há pessoas que estão dispostas a comprar uma edição especial qualquer (e.g. LOTR) porque são fãs, mas não vão aluga-la (a não ser para fazer cópias, o que nos leva ao início).
É muito bonito dizer que os distribuidores são chulos blah blah blah mas quem sofre (sempre) é o gajo pequeno, ao estilo do dono do clube de vídeo. A título de exemplo: o pessoal achou por bem boicotar a McDonalds sabe-se lá porquê (a comida ser má não é desculpa[:D]) e as vendas caem 60%. Para a McDonalds não aquece nem arrefece. Eles trabalham em franchising, logo em vez de terem um lucro de 10000 têm um lucro de 4000. Mas para os "franchisantes" pode implicar o fecho. Ou seja, quem se lixa é o gajo pequeno.
Oderint dum metuant
É muito bonito dizer que os distribuidores são chulos blah blah blah mas quem sofre (sempre) é o gajo pequeno, ao estilo do dono do clube de vídeo. A título de exemplo: o pessoal achou por bem boicotar a McDonalds sabe-se lá porquê (a comida ser má não é desculpa[:D]) e as vendas caem 60%. Para a McDonalds não aquece nem arrefece. Eles trabalham em franchising, logo em vez de terem um lucro de 10000 têm um lucro de 4000. Mas para os "franchisantes" pode implicar o fecho. Ou seja, quem se lixa é o gajo pequeno.
Oderint dum metuant
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Mas para os "franchisantes" pode implicar o fecho. Ou seja, quem se lixa é o gajo pequeno.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Pequeno??? Presumo que saibas +- o valor dos royalties p teres dto a um franchise dessa marca...
Pequeno??? Presumo que saibas +- o valor dos royalties p teres dto a um franchise dessa marca...
- Fanático
eu acho que o maior problema que as versões de aluguer têm é o tempo que levam a chegar aos clubes (quer por opção do dono do clube quer por não estar disponível para os clubes), isto é: quando quero ver (apenas ver e não, ter)não vou comprar uma cópia pirata, espero pelo clube de video ou peço emprestado. Eu acho que a pirataria tem um impacto maior no número de originais vendidos do que no número de alugueres. Outro problema que vejo, nomeadamente para mim que não vivo numa grande cidade, é que ou o dono do clube é pouco diversificado nos titulos disponíveis ou pura e simplesmente tem poucas cópias do título que quero ver (enquanto é novidade). Portanto não vejo que a pirataria seja um grande problema para o mercado do aluguer (mas não deixa de ser um problema). Imagine-se o Cartaxo (onde vivo) se houver 100 (não sei quantas há mas serão muito poucas porque a tv cabo ainda não disponibiliza esse serviço; só a PT) pessoas com ADSL é muito, logo o download fica descartado. depois há a cópia pirata (o dvd r ainda é caro) e custa + - 10 euros; o aluguer é muito mais barato. posso estar a descurar algum dado importante mas a percepção que tenho é que a pirataria não tem um grande impacto no número de alugueres de um clube de video de província
João.
João.