A minha viagem até França

Coloquem aqui as vossas fotografias de viagens, viagens de sonho, ou as vossas fotografias
Post Reply
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
A minha viagem até França

Post by ZédaAdega »

Na minha lua de mel, tive de fugir do mau tempo na Península Ibérica, indo para um Resort no sul de Espanha, antes de irmos até França.

Image

Infelizmente esse desvio impediu que eu fosse à Alsácia no Nordeste de França, conhecer a aldeia francesa, onde a minha mulher nasceu e viveu até aos 10 anos. Também não pude ir espreitar a Itália, pois uma semana de automóvel não chega para muito.

Na verdade se eu fosse até lá, iria querer passar a fronteira com a Alemanha, para comer uma salsichona enorme no prato, numa tasca alemã, conforme o meu pai fazia e ele dizia que isso era muito barato e ficava de barriga cheia.

Espanha conheço muito bem, mas comecei logo a "anhar" quando a minha mulher liga para um hotel francês a um domingo e a gaja francesa responde que o hotel não trabalha aos domingos! Epá! Revolução Francesa e tal, sim senhor! Mas daí aos hotéis franceses fecharem aos domingos por causa dos direitos dos trabalhadores, pareceu-me bizarro.

A gaja do hotel explicou que os hóspedes que fizeram checkin ao Sábado, podem sair na 2ª-Feira e pernoitar no domingo, mas sem qualquer suporte do staff, que fica em casa na aldeia francesa a gozar dos direitos de "não fazer a ponta de um corno" aos domingos, ganho na Revolução Francesa. Isto havendo hotéis Ibis a operarem aos domingos em França.

Essa filosofia da treta e mentalidade de aldeiazinha francesa faz-me lembrar o jogo infantil português da "apanhada": "Quem está está! Quem não está, não está!" What the fuck!? :-?

(Nós a chegarmos a França a um Domingo, pelo túnel de Somport)

Nas aldeias francesas que passámos, estava tudo fechado (cafés, restaurantes, hotéis e o camandro).

A minha mulher dizia que isso era normal em França e eu dizia que devíamos voltar para Espanha, e re-entrar em França na 2ª-Feira, pois isso não é país que se apresente ou que seja funcional, e já me estava a meter nojo. Para não falar de que ainda não tinha arranjado hotel.

Encontrámos uma "Venda" aberta numa vila em França, um misto de taberna e mini-mercado! A Madalena foi toda contente comprar uma lata de Orangina (ela não sabe que isso havia em Portugal nos anos 80, sob o nome de Larangina C, ela não vivia cá), eu pedi um Cognac e o motard que geria a Venda explicou que não tinha licença para vender bebidas alcoólicas com grau de Cognac. What the fuck!? França está armada em USA? É preciso uma hard liquor license!? Qualquer taberna ou pastelaria da Estrada de Benfica em Lisboa vende o brandy Macieira...

O gajo francês apenas tinha Martini, pedi um copo, mas vinha com 50 formigas no fundo, o francês exclamou "Putain!" e disse que só tinha essa garrava infestada de formigas.

Nesse mesmo dia, de noite tentei pedir um cognac noutro sítio e por azar disseram que não tinham, no entanto tinham mini's Sagres e Superbock pela módica quantia de 3,5 Euros. Cognac é que não...

Não consegui beber um cognac nesse dia...

Continua no próximo post... :-) :badgrin:
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
ZédaAdega
Iniciado
Iniciado
Re: A minha viagem até França

Post by ZédaAdega »

Parte II

A Madalena decidiu guiar até Lourdes, por ser uma cidade turística, e de repente estava tudo aberto ao Domingo, lojas, esplanadas e restaurantes. Aquilo parecia outro país, ou seja, um país normal como Portugal.

Espreitámos o santuário, que tinha placards cheios de proibições à entrada, do estilo:

- Proibido fumar
- Proibido vestir roupa sexy
- Proibido comer gelados

etc.

Eu não sou uma jovem francesa que queira vestir um top e não possa, mas incomodou-me não poder fumar ao ar livre. Será assim também em Fátima?

Image

Image

Image

Image

Na manhã seguinte fui a pé em Lordes em busca de um croissant, cortado ao meio, com manteiga e fiambre. Eu comia isso nas pastelarias de Lisboa em criança e gostaria de provar um croissant caseiro em França.

Mas os sacanas dos franceses diziam que isso não são formas de comer um croissant. Os sacanas diziam, que se eu queria algo com manteiga e fiambre, tinha de ser um pão normal e nunca um croissant. O que eu estava a pedir era algum sacrilégio em França. Eu lá encontrei uma foto na net, e consegui persuadir uma gaja francesa, dona de um pequeno cafézinho com esplanada, que após muito protesto, pegou na faca, cortou o croissant ao meio, e lá meteu manteiga e fiambre. Paguei 5 euros... :-( Tirei foto:

Image

O croissant francês afinal era igualzinho aos croissants que compramos no Auchan ou Intermarché... Que desilusão... :-(

Agora falando de brandy e cognac, coisas sérias...

Image

A foto acima foi de um Brandy espanhol que pedi no resort no sul de Espanha, antes de visitar França curioso por experimentar o verdadeiro Cognac da região denomidada, que em Portugal é caríssimo.

Os meus sobrinhos e cunhados franceses dizem que em França não se vende Brandy, qua não seja da região de Cognac. Isso é muito estranho pois se nem todos os espumantes são da região de Champagne, porque todos os brandys têm de ser da região de Cognac? Eu fui pessoalmente aos carrefours e supermercados afins em França e realmente eles só vendem brandys da região de Cognac! E São todos caros por causa disso!

O problema é que eu não gostei dos cognacs franceses, aquilo tresanda (cheiro) a aguardente bagaceira e deixa-me mal disposto do estômago. Para mim aquilo é igual à aguardente de cor transparente, mais rasca, servida nas tabernas portuguesas. Não tem o requinte e a suavidade de uma Macieira portuguesa ou de um Brandy Magno ou Osbourne espanhol, mas suponho que gostos não se discutem. Seja como for, os supermercados franceses, devido a esse fanatismo da região da Comuna de Cognac, não vendem nenhum brandy a preço acessível (abaixo de 20 euros a garrafa de 7,5 Dl). Mais uma vez os franceses têm de ir a Espanha comprar Tabaco, Brandy e gasolina mais barata. :biggrin:
Sou o JoséMiguel.

Esqueci-me da minha password... :wink:
Rui Santos
Site Admin
Re: A minha viagem até França

Post by Rui Santos »

Só para te sinalizar que está aqui um leitor atento e que já me fartei de rir com a tua viagem.

A parte do Croissant... quase que me fizeste lembrar a sequência do Pulp Fiction com a sequência:Mc Royal vs Quarter Pounder with Cheese.
Mas sim, os franceses comem o croissant simples, raramente o cortam... quando muito despedaçam à mão e colocam mel por exemplo mas sem partir o mesmo com uma faca. Nós é que por termos diversos tipos de croissant (como os do Porto) temos o hábito de o "rechear"...
Agora os croissants tipo francês da padaria portuguesa, ou mesmo do supermercado são tão bons como os normais franceses :)

São também muito defensores dos seus direitos... e isso é ver a quantidade de vezes que estão na rua... a protestar.
Mas isso é uma discussão política... mais complicada, que não para este tópico.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT

Post Reply