Nell (1994) - Michael Apted

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Nell (1994) - Michael Apted

Post by Cabeças »

Um filme muito "bonito", na minha opinião. Uma Jodie Foster com 32 anos que parece muito mais nova no filme e com um desempenho brilhante, muito bem acompanhada pelo Liam Neeson e pela Natasha Richardson (filha da Vanessa Redgrave), que como sabem foi casada com o actor (casaram precisamente no ano em que fizeram o "Nell") até ela infelizmente falecer em 2009 num acidente de sky (tal como o Michael Schumacher, não usava capacete de proteção).

O filme versa sobre uma jovem, Nell, que após a morte da mãe, vive sózinha na floresta e é descoberta por Lovell (Liam), um médico que a tenta ajudar juntamente com uma psicóloga (Natasha), com quem a princípio não se dá muito bem. Lovell tenta preservar a vida e a integridade de Nell, enquanto o establishment a tenta internar e controlar a sua vida.

O filme tem uma fotografia extremamente bonita, e alguns momentos mesmo poéticos. Pouco a pouco, vamo-nos apercebendo dos segredos e dramas que Nell carrega consigo.

A Jodie tem uma interpretação perfeitamente antológica, que merece ser lembrada. O filme merece ser visto, nem que seja pela interpretação dela. Mas tem também uma história comovente.

A edição portuguesa é de 2003, nos felizes tempos do colecionismo e do mercado nacional de filmes, com impressão na capa interior como podem ver na foto e também acho o label do disco muito bonito. Aliás acho a edição muito bonita mesmo. Os dvds em termos de apresentação são para mim relativamente aos blurays como os vinis são em relação aos cds... sempre achei os dvds muito mais bonitos em termos de coleção. Mas para quem preferir, o bluray espanhol tem legendas portuguesas.

Abraços
Last edited by Cabeças on September 28th, 2025, 1:59 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Nell (1994) - Michael Apted

Post by José »

Lindo, poético e sensível filme sobre as várias dimensões da comunicação e da natureza humana.

Já o vi há imensos anos e tocou-me imenso. Tenho a sorte de o ter em DVD, edição nacional.

A Jodie Foster tem aqui uma das suas mais perfeitas interpretações e até chegou a ser nomeada ao Óscar. No entanto, acho que é um filme pouco conhecido ou que ficou algo esquecido com a passagem do tempo.

Obrigado por o teres relembrado, Cabeças. Um abraço.

Post Reply