Os Imortais (2003) - António-Pedro Vasconcelos
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Os Imortais (2003) - António-Pedro Vasconcelos
Os Imortais - 2003
António-Pedro Vasconcelos

IMDB
Hum pelos vistos ainda ninguem falou deste filme do António Pedro Vasconcelos.
Fui ver e gostei!
Um bom argumento uma realização segura e umas quantas performances de actores a reter.
Nicolau Breyner- excelente no papel de "Poirot" português.
Rui Unas - uma revelação (nunca me enganáste rapaz! [;)])
Joaquim de Almeida - ao seu nivel! (já agora pq é que entra em quase todos os filmes portugueses? )
Ana Padrão - é actriz portuguesa que mais gosto de ver representar em cinema!
No entanto falta qualquer coisa a este filme para ser um grande filme....
***1/2/*****
http://www.imdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
Os meus 20 filmes preferidos
António-Pedro Vasconcelos

IMDB
Hum pelos vistos ainda ninguem falou deste filme do António Pedro Vasconcelos.
Fui ver e gostei!
Um bom argumento uma realização segura e umas quantas performances de actores a reter.
Nicolau Breyner- excelente no papel de "Poirot" português.
Rui Unas - uma revelação (nunca me enganáste rapaz! [;)])
Joaquim de Almeida - ao seu nivel! (já agora pq é que entra em quase todos os filmes portugueses? )
Ana Padrão - é actriz portuguesa que mais gosto de ver representar em cinema!
No entanto falta qualquer coisa a este filme para ser um grande filme....
***1/2/*****
http://www.imdb.com/user_top20_view.asp?usersid=9352
Os meus 20 filmes preferidos
Last edited by Rui Santos on March 12th, 2019, 1:17 pm, edited 1 time in total.
Bem... este filme até não é mau, mas não é grande coisa. É de louvar as tentativas de fazer cinema menos chato (é assim mesmo [:D]) em Portugal mas caem em tantos erros...
O que mais me irritou neste filme foi o constante overacting! Porra, o Unas e o Samora até metiam impressão! O Samora é um excelente actor, eu sei disso, mas neste filme está com um overactibg de meter dó! Aquilo não são personagens, são caricaturas! Parecia que estava a ver um episódio dos Malucos do Riso! [XX(] Aqueles tiques que têm a falar e coiso e tal, não consigo bem explicar por escrito. A narração inicial do Unas estragou-me logo o ambiente que o excelente genérico inicial tinha criado. A maneira como ele lê o texto, a voz, tudo, irrita-me à brava.
Mas nem todas as interpretações são más. O Nico está bom e o Joaquim está excelente. A Maria Rueff está mal, a Seigner está igual a si própria, a Lencastre espantou-me, está muito bem.
Há certas cenas no filme que imploram por um close up, mas ele nunca vem... É triste... Continua-se com medo de filmar close ups, de usar montagem, etc. Não. Aqui reina o plano geral e o plano fixo.
A música está boa.
**1/2 / *****
Ludovic Mestre
"People scare better when they're dying."
O que mais me irritou neste filme foi o constante overacting! Porra, o Unas e o Samora até metiam impressão! O Samora é um excelente actor, eu sei disso, mas neste filme está com um overactibg de meter dó! Aquilo não são personagens, são caricaturas! Parecia que estava a ver um episódio dos Malucos do Riso! [XX(] Aqueles tiques que têm a falar e coiso e tal, não consigo bem explicar por escrito. A narração inicial do Unas estragou-me logo o ambiente que o excelente genérico inicial tinha criado. A maneira como ele lê o texto, a voz, tudo, irrita-me à brava.
Mas nem todas as interpretações são más. O Nico está bom e o Joaquim está excelente. A Maria Rueff está mal, a Seigner está igual a si própria, a Lencastre espantou-me, está muito bem.
Há certas cenas no filme que imploram por um close up, mas ele nunca vem... É triste... Continua-se com medo de filmar close ups, de usar montagem, etc. Não. Aqui reina o plano geral e o plano fixo.
A música está boa.
**1/2 / *****
Ludovic Mestre
"People scare better when they're dying."
Ainda não fui ver mas é um dos que me interessa por isso nos próximos dias não escapa.
Não vou portanto criticar o filme em si mas sim a forma de fazer cinema em Portugal. Mais concretamente de escrever argumentos. Será que não há mais temas para falar para além da guerra colonial?!?! É que p'raí metade dos filmes portugueses ou estão directamente relacionados com a guerra colonial ou tratam o assunto.
Com uma história tão rica como a nossa porquê pegar sempre no mesmo tema? Não consigo perceber!
Casimiro
Não vou portanto criticar o filme em si mas sim a forma de fazer cinema em Portugal. Mais concretamente de escrever argumentos. Será que não há mais temas para falar para além da guerra colonial?!?! É que p'raí metade dos filmes portugueses ou estão directamente relacionados com a guerra colonial ou tratam o assunto.
Com uma história tão rica como a nossa porquê pegar sempre no mesmo tema? Não consigo perceber!
Casimiro
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Se não for o melhor filme do ano, anda lá perto.
Acho que pela primeira vez num filme Português não houve nada de que não tivesse gostado.
As interpretações estão acima de tudo o que estava á espera e realmente surpreendentes por uma simples razão. Foi talvez a primeira vez que vi um filme português cheio de caras conhecidas em que me consegui abstrair completamente dos actores. Havia momentos em que me tinha de recordar que eram os actores do costume pois os personagens estão realmente bem conseguidos.
O destaque vai mesmo para o Nicolau Breyner que está realmente incrivel e com um personagem realmente humano e inesquecivel pela sua simplicidade e naturalidade conseguindo até uma perfeita química romântica com a actriz que faz de sua namorada e transmitindo emoções nada forçadas aos espectadores. Um trabalho fantástico.
Fantástico e acima de tudo surpreendente está o Rui Unas. Se calhar tendo em conta a experiência dos outros actores o Unas é que rouba o filme todo apesar do seu personagem secundário ser á partida discreto. Durante o filme todo tinha de me estar a recordar a mim mesmo que aquele tipo no ecran era o Rui Unas, tal foi a transfiguração psicológica que ele conseguiu transmitir. Este tipo tem um futuro fantástico como actor dramático e cada bocadinho em que entra é uma cena que fica na memória.
Em relação ao Joaquim de Almeida, eu que normalmente me irrito com o facto dele parecer estar sempre a fazer de Joaquim de Almeida aqui tenho de dizer que faz um trabalho notável com o seu personagem. Apesar de no inicio do filme parecer que vamos mais uma vez ver o estereotipo do costume, o seu personagem vai sofrendo uma evolução e no final consegue transmitir um dos melhores momentos dramáticos do filme que o torna completamente marcante. Tem um personagem daqueles que começamos por detestar mas depois no fim já estamos a torçer para que tenha um final feliz. Fez-me lembrar a estrutura do fabuloso Monsters Ball.
Os restantes actores estão impecáveis e ultrapassam tudo o que vi até hoje em cinema português moderno em termos de composição de personagens, desde o mais pequeno personagem da Maria Rueff até ao Rogério Samora e á estrangeira Emmanuele Seigner.
Mas ha uma coisa que ajuda a todas estas interpretações. Os dialogos do filme estão fantasticos e extremamente naturais, contendo desde partes hilariantes a momentos dramáticos que nos fazem pensar. Foi talvez um dos trabalhos portugueses mais bem escritos que vi até hoje num ecran. Simplesmente porque ajuda á naturalidade dos actores e só nos lembramos que aquilo é um argumento escrito quando o filme acaba.
E depois a ajudar a tudo isto, temos uma história impecável. Complexa e com varias pequenas surpresas finais que a tornam em algo especial. E pasmem-se, um filme português que até conta uma história com principio meio e fim !!! E nunca por um segundo entra em considerações intelectuais de forma a tentar ganhar prestigio á força como é habitual.
Nisto tudo só houve uma coisa péssima. Estavam 10 pessoas na sala.
No fim do filme só se ouvia toda a gente comentar como é injusto uma situação destas com tanto publico a ir ver as piores merdas em exibição nas salas ao lado.
Ao menos deu para ver o filme sem aturar putos, mas sinceramente acho que este filme merecia ter a sala cheia, pois não é de forma nenhuma a habitual seca de filme portuga á intelectualoide pretencioso.
Divertido, dramatico e com fantasticos momentos de representação.
Obviamente não é um blockbuster cheio de porrada mas uma historia com uma estrutura curiosa mas com um detalhe em termos de argumento como ainda não tinha visto no cinema Português.
Quanto a mim, cinco estrelas e finalmente temos um trabalho Português sem ser do realizador do A Selva mas que vale a pena ver.
O António Pedro de Vasconcelos está de parabens pois finalmente alguem mostra a direcção que o cinema portugues comercial deveria seguir. Agora só falta o público que espero que ao menos em outras partes do país esteja a acorrer ás salas pois este filme pode ser um ponto de viragem no enfadonho cinema português.
Se não for o melhor filme do ano anda lá perto.
Luis Peres (33 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
Acho que pela primeira vez num filme Português não houve nada de que não tivesse gostado.
As interpretações estão acima de tudo o que estava á espera e realmente surpreendentes por uma simples razão. Foi talvez a primeira vez que vi um filme português cheio de caras conhecidas em que me consegui abstrair completamente dos actores. Havia momentos em que me tinha de recordar que eram os actores do costume pois os personagens estão realmente bem conseguidos.
O destaque vai mesmo para o Nicolau Breyner que está realmente incrivel e com um personagem realmente humano e inesquecivel pela sua simplicidade e naturalidade conseguindo até uma perfeita química romântica com a actriz que faz de sua namorada e transmitindo emoções nada forçadas aos espectadores. Um trabalho fantástico.
Fantástico e acima de tudo surpreendente está o Rui Unas. Se calhar tendo em conta a experiência dos outros actores o Unas é que rouba o filme todo apesar do seu personagem secundário ser á partida discreto. Durante o filme todo tinha de me estar a recordar a mim mesmo que aquele tipo no ecran era o Rui Unas, tal foi a transfiguração psicológica que ele conseguiu transmitir. Este tipo tem um futuro fantástico como actor dramático e cada bocadinho em que entra é uma cena que fica na memória.
Em relação ao Joaquim de Almeida, eu que normalmente me irrito com o facto dele parecer estar sempre a fazer de Joaquim de Almeida aqui tenho de dizer que faz um trabalho notável com o seu personagem. Apesar de no inicio do filme parecer que vamos mais uma vez ver o estereotipo do costume, o seu personagem vai sofrendo uma evolução e no final consegue transmitir um dos melhores momentos dramáticos do filme que o torna completamente marcante. Tem um personagem daqueles que começamos por detestar mas depois no fim já estamos a torçer para que tenha um final feliz. Fez-me lembrar a estrutura do fabuloso Monsters Ball.
Os restantes actores estão impecáveis e ultrapassam tudo o que vi até hoje em cinema português moderno em termos de composição de personagens, desde o mais pequeno personagem da Maria Rueff até ao Rogério Samora e á estrangeira Emmanuele Seigner.
Mas ha uma coisa que ajuda a todas estas interpretações. Os dialogos do filme estão fantasticos e extremamente naturais, contendo desde partes hilariantes a momentos dramáticos que nos fazem pensar. Foi talvez um dos trabalhos portugueses mais bem escritos que vi até hoje num ecran. Simplesmente porque ajuda á naturalidade dos actores e só nos lembramos que aquilo é um argumento escrito quando o filme acaba.
E depois a ajudar a tudo isto, temos uma história impecável. Complexa e com varias pequenas surpresas finais que a tornam em algo especial. E pasmem-se, um filme português que até conta uma história com principio meio e fim !!! E nunca por um segundo entra em considerações intelectuais de forma a tentar ganhar prestigio á força como é habitual.
Nisto tudo só houve uma coisa péssima. Estavam 10 pessoas na sala.
No fim do filme só se ouvia toda a gente comentar como é injusto uma situação destas com tanto publico a ir ver as piores merdas em exibição nas salas ao lado.
Ao menos deu para ver o filme sem aturar putos, mas sinceramente acho que este filme merecia ter a sala cheia, pois não é de forma nenhuma a habitual seca de filme portuga á intelectualoide pretencioso.
Divertido, dramatico e com fantasticos momentos de representação.
Obviamente não é um blockbuster cheio de porrada mas uma historia com uma estrutura curiosa mas com um detalhe em termos de argumento como ainda não tinha visto no cinema Português.
Quanto a mim, cinco estrelas e finalmente temos um trabalho Português sem ser do realizador do A Selva mas que vale a pena ver.
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Luis Peres (33 anos)
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Será que só nós os cinco é que fomos ver este filme ?
Luis Peres (33 anos)
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é hoje que passa no canal 1 (horário nobre) o making of com entrevistas a todos os intervenientes... penso que é programa a incluir num futuro DVD!
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">o filme é do vasconcelos? esse benfico-maniaco irritante...cegamente absurdo...boa...obrigado pelo aviso...ja nao vou ver<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Só podes estar a gozar? não vês os filmes do Vasconcelos por ele ser do Benfica?
Já agora o horário nobre anunciado pela RTP para a transmissão do making of é 00:40... posto isto pergunto afinal o que raio é o horário nobre?
www.sysnewton.com/forum
<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">o filme é do vasconcelos? esse benfico-maniaco irritante...cegamente absurdo...boa...obrigado pelo aviso...ja nao vou ver<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Só podes estar a gozar? não vês os filmes do Vasconcelos por ele ser do Benfica?
Já agora o horário nobre anunciado pela RTP para a transmissão do making of é 00:40... posto isto pergunto afinal o que raio é o horário nobre?
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Eu nem sei que filmes é que ele fez antes. E siceramente o que quer que tenha sido, para mim está perdoado.
Futebol não me interessa em absoluto por isso por mim o tipo até pode ser do Fulminense se lhe apetecer. Mas o que tem isso a ver com o filme em si ?
Luis Peres (33 anos)
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Futebol não me interessa em absoluto por isso por mim o tipo até pode ser do Fulminense se lhe apetecer. Mas o que tem isso a ver com o filme em si ?
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tem tudo a ver com o filme...se não aceito o que o realizador diz, as suas ideias, seguramente não gostarei do filme...
já agora os meus restantes odios de estimação: Manuel Botelho e Leonor Pinhão...esta pagava para a defrontar em discussão aberta - nunca vi ninguém tão obcecado com algo, não diz bem daquilo em que acredita mas antes mal daquilo em que não acredita
já agora os meus restantes odios de estimação: Manuel Botelho e Leonor Pinhão...esta pagava para a defrontar em discussão aberta - nunca vi ninguém tão obcecado com algo, não diz bem daquilo em que acredita mas antes mal daquilo em que não acredita
