Nostalgia (1983) - Andrei Tarkovsky
Moderators: waltsouza, mansildv
Nostalgia (1983) - Andrei Tarkovsky

Bom, comprei finalmente a caixa com a obra integral do Tarkovsky e vi hoje este filme e sinceramente acho que é dos filmes que mais me impressionou em termos de realização/fotografia.
Acho que nunca disse o que vou dizer de nenhum filme, mas se isto não é uma obra-prima em termos artísticos, então penso que não haverá obras-primas no género.
A fotografia é pura e simplesmente assombrosa!

Mais do que com a história, fiquei absolutamente fascinado com a fotografia, com o modo como o Andrei Tarkovsky move a câmara, com os planos que cria, com as aproximações, movimentos, planos, e recuos que faz.

Em termos de fotografia acho sinceramente que é das coisas mais bonitas que já vi em Cinema. E nalgumas partes fez-me lembrar das "Asas do Desejo" pela narrativa e pela fotografia.

Basicamente a história versa sobre um poeta russo, que acompanhado por uma intérprete vai a Itália fazer pesquisa sobre um compositor do século XVIII. A aldeia onde vão é estranha, e logo as relações se tornam também estranhas. O elemento de surrealidade vai-se instalando progressivamente. No meu entender a história não é o mote do filme. A história serve apenas de veículo para a verdadeira obra, que é um encanto estético absoluto em termos de imagem e fotografia, com o som também a desempenhar um papel muito importante.
Absolutamente fantástico!

Este tipo de filmes, transmite-me também uma calma espantosa. É um "respirar" diferente. Acho este filme uma obra de arte maior, no género cinematográfico, pelas razões que referi. Sinceramente, adorei!
Quando à caixa da Leopardo filmes, li algumas críticas negativas quanto a imagem, mas a mim parece-me bastante boa, nada a apontar. Há também muitos extras de muito boa qualidade em vários dos filmes. Estou muito contente por a ter comprado, recomendo, acho que vale a pena. Para quem gostar da História do Cinema e de Cinema de Autor, isto é absolutamente incontornável
https://www.imdb.com/title/tt0086022/?ref_=ttfc_fc_tt
Cabeças

Re: Nostalgia (1983) - Andrei Tarkovsky
Excelente publicação
Fiquei cheio de curiosidade e vontade de ver o filme!

Fiquei cheio de curiosidade e vontade de ver o filme!
O Tarkovsky foi um dos maiores génios do cinema. A seguir vê o Andrei Rublev e o Stalker. 

Só vi dois filmes do Tarkovsky, o Solaris traumatizou-me de uma maneira que nem quis pegar noutro dele
O outro que vi dele até gostei (The Sacrifice), mas achei uma cópia do Bergman.

O outro que vi dele até gostei (The Sacrifice), mas achei uma cópia do Bergman.