The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
Moderators: waltsouza, mansildv
The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
http://www.imdb.com/title/tt0068638/?ref_=nv_sr_1

Este filme decerto agradará a fãs de filmes heist/crime, vai direto ao assunto sem grandes palhas e de uma forma eficaz. McQueen interpreta um bandido que é libertado após 10 anos da prisão de Huntsville, Texas (delicioso o pormenor das cabras no pátio da prisa), a quem é pedido que faça um novo roubo a um banco.
O início do filme é interessante, pois a montagem de imagens e de sons é muito desorientadora. Um exemplo: quando MacQueen é libertado, vai com a mulher junto a um rio onde andam mais pessoas na margem. Há uma corda das que se usam para servir de baloiço para entrar na água e alguém está a atirar-se Passando os 20/25 min de filme, este torna-se convencional nestes aspetos mais formais. Porque de resto, e do pouco que conheço do realizador, os tiques habituais estão lá, incluindo cenas que dificilmente se fariam hoje em dia. As políticas sexuais do filme são características do seu tempo. Hoje pode aparecer um homem a dar um estalo numa mulher, mas Peckingpah filma a violência de uma forma perturbadora que ainda não perdeu o seu impacto mesmo com torture porn e quejandos e derivados da treta. . O mesmo para os innuendos sexuais, em que o mais famoso é a violação do Cães de Palha. Aqui há uma pistola que é afagada de uma forma nada subtil.
Boas interpretações e um punhado de cenas muito bem escritas e realizadas elevam o filme no seu género. E sim, há uma cena de destruição em slow motion a tiros de caçadeira
O destaque vai para a perseguição no comboio, a principal cena de ação do filme. Pensei imediatamente numa homenagem/roubo de outro, mas não sabia qual. Ainda revi a cena do comboio do Kurosawa no High and Low, mas era diferente. No dia seguinte, revi o The Driver do Walter Hill e lá estava. Walter Hill escreveu o argumento do Getawaye roubou a si mesmo

Este filme decerto agradará a fãs de filmes heist/crime, vai direto ao assunto sem grandes palhas e de uma forma eficaz. McQueen interpreta um bandido que é libertado após 10 anos da prisão de Huntsville, Texas (delicioso o pormenor das cabras no pátio da prisa), a quem é pedido que faça um novo roubo a um banco.
O início do filme é interessante, pois a montagem de imagens e de sons é muito desorientadora. Um exemplo: quando MacQueen é libertado, vai com a mulher junto a um rio onde andam mais pessoas na margem. Há uma corda das que se usam para servir de baloiço para entrar na água e alguém está a atirar-se
Boas interpretações e um punhado de cenas muito bem escritas e realizadas elevam o filme no seu género. E sim, há uma cena de destruição em slow motion a tiros de caçadeira

O destaque vai para a perseguição no comboio, a principal cena de ação do filme. Pensei imediatamente numa homenagem/roubo de outro, mas não sabia qual. Ainda revi a cena do comboio do Kurosawa no High and Low, mas era diferente. No dia seguinte, revi o The Driver do Walter Hill e lá estava. Walter Hill escreveu o argumento do Getawaye roubou a si mesmo

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
-
- DVD Maníaco
- Posts: 5161
- Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm
Re: The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
N vi este mas vi o remake dos anos 90, e na altura lembro-me q gostei mto do filme
Re: The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
Sam Peckinpah em grande estilo. Não tão metafórico e trágico para com a condição humana como costuma ser, mas com um argumento de peso juntamente com aquela realização oldchool top notch. Ver cenários, perseguições, tiroteios, etc... dessa forma ganha tudo uma nova dinâmica visual.
8.5/10
8.5/10
Re: The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
Gostei mas não me deixou maravilhado. Acho que perde algum tempo desnecessariamente mas gostei da realização e tem algumas cenas impecáveis!
8/10
8/10
Re: The Getaway (1972) - Sam Peckingpah
Do Sam Peckinpah não gostei muito do Straw Dogs e achei o The Killer Elite um pouco apalermado, já o The Ballad of Cable Hogue foi uma excelente surpresa e achei o The Wild Bunch fabuloso!