Child 44 (2015) - Daniel Espinosa
Moderators: waltsouza, mansildv
- waltsouza
- Moderador
Child 44 (2015) - Daniel Espinosa

http://www.imdb.com/title/tt1014763/?ref_=fn_al_tt_1
TRAILERA disgraced member of the military police investigates a series of nasty child murders during the Stalin-era Soviet Union.
Estreia dia 17 de Abril nos E.U.A
Re: Child 44 (2015) - Daniel Espinosa
Alguém viu este filme? (e tem algo a partilhar sobre o mesmo...?)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Não tenho muito tempo, pelo que vou colocando comentários espaçado, sobre os diversos assuntos que tenho para partilhar sobre este filme.
1 - Temas do filme. Expectativas e choque com a factualidade.
Estava à espera de um thriller centrado na caça ao assassino de crianças (com as voltas e reviravoltas do costume), e com algum exploração da vida pessoal do investigador e do contexto político e social em que vivia, mas levei com o exacto contrário em termos peso dos factores. Neste filme, o mais importante, e o foco principal, é mesmo a sociedade soviética da época (anos 50 - pós-guerra - Estaline - clima de forte terror social) e o contexto particular do investigador (chefe de secção no MGB - a polícia de regime que antecedeu o KGB), com forte incidência no seu casamento e vida pessoal. A intriga secundária é mesmo a caça ao criminoso - embora seja ela o motor que mantém o fio narrativo. Uma grandes críticas que apontam a este filme é precisamente essa - como thriller policial é decepcionante. Concordo 100% com isto, mas não fiquei desiludido, pois a riqueza social da outra vertente mais que compensa esta "falha".
A premissa, no entanto, é muito interessante: o regime Estalinista impunha que a vida em sociedade era o paraíso, e como tal não admitia que pudesse haver assassinatos ("não há assassinos no paraíso"). Quando começam a surgir crianças torturadas e assassinadas junto às linhas ferroviárias, as autoridades tentam mascarar a realidade, colocando nos relatórios que se trataram de acidentes. Até que uma dessas crianças é filha de um agente do MGB...
O Tom Hardy é o chefe desse agente, e face ao relatório de autópsia (que indica que a morte foi um acidente) vê-se obrigado a ter de o pôr na ordem (e mais à família), para que possa continuar vivo. Se esse agente teimasse em insistir na tese de assassinato, seria preso e provavelmente morto. Ele e a família.
Só que o Hardy fica com a pulga atrás da orelha, e decide seguir com a investigação para a frente, à revelia do sistema. Entretanto a sua mulher é apontada como "espia" por um preso do regime...
1 - Temas do filme. Expectativas e choque com a factualidade.

Estava à espera de um thriller centrado na caça ao assassino de crianças (com as voltas e reviravoltas do costume), e com algum exploração da vida pessoal do investigador e do contexto político e social em que vivia, mas levei com o exacto contrário em termos peso dos factores. Neste filme, o mais importante, e o foco principal, é mesmo a sociedade soviética da época (anos 50 - pós-guerra - Estaline - clima de forte terror social) e o contexto particular do investigador (chefe de secção no MGB - a polícia de regime que antecedeu o KGB), com forte incidência no seu casamento e vida pessoal. A intriga secundária é mesmo a caça ao criminoso - embora seja ela o motor que mantém o fio narrativo. Uma grandes críticas que apontam a este filme é precisamente essa - como thriller policial é decepcionante. Concordo 100% com isto, mas não fiquei desiludido, pois a riqueza social da outra vertente mais que compensa esta "falha".
A premissa, no entanto, é muito interessante: o regime Estalinista impunha que a vida em sociedade era o paraíso, e como tal não admitia que pudesse haver assassinatos ("não há assassinos no paraíso"). Quando começam a surgir crianças torturadas e assassinadas junto às linhas ferroviárias, as autoridades tentam mascarar a realidade, colocando nos relatórios que se trataram de acidentes. Até que uma dessas crianças é filha de um agente do MGB...
O Tom Hardy é o chefe desse agente, e face ao relatório de autópsia (que indica que a morte foi um acidente) vê-se obrigado a ter de o pôr na ordem (e mais à família), para que possa continuar vivo. Se esse agente teimasse em insistir na tese de assassinato, seria preso e provavelmente morto. Ele e a família.
Só que o Hardy fica com a pulga atrás da orelha, e decide seguir com a investigação para a frente, à revelia do sistema. Entretanto a sua mulher é apontada como "espia" por um preso do regime...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Sobre o MGB, na wiki:
Isto é basicamente o que vemos suceder ao longo de grande parte do filme. O MGB a agir com rédea solta, tendo por "provas" apenas o desejo dos seus oficiais...he Ministry retained a high level of autonomy and a remarkable amount of freedom of operation within the Soviet system, as the agency was only responsible to the Central Committee. MGB agents had the power to arrest and sentence opponents upon receiving approval from a higher authority, a clause oft ignored. The OSO (the Special Council of the State Security Ministry) convicted arrestees charged with committing political crimes, including espionage and could banish them from certain areas, or from the USSR entirely.[4] In Stalin’s last years, between 1945 and 1953, more than 750,000 Soviet citizens were arrested and punished.[5] Many of the arrests made by the MGB were founded on flimsy or fabricated evidence, most notably on the "suspicion of espionage" (podozreniye shpionazha, or PSh). Since in many cases it is impossible to prove any espionage activities or even an intention to spy, the case is built on the "suspicion of espionage", making acquittal impossible.[6]
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
LOL - nada disso. Apenas mencionei este filme porque tu és o principal interessado por aqui em filmes de leste. Este filme não foi feito no leste, mas foca o leste, e podes talvez comparar o tipo de abordagem e contextualização com outros de que te recordes (já mencionas aí uma obra, mas não sei se terá alguma coisa a ver com este).Nota: Sam, já espreitei o que escreveste do tal filme moderno sobre o regime de terror estalinista, se for estilo A Lista De Schindler gostava de ver. Qualquer ditador merece um filme de choque a denunciar as atrocidades que cometeu, só espero que isso não seja estilo aquele filme português das amantes do Salazar, em que o cineasta portuga não teve tomates para lhe dar o tratamento à "Lista de Schindler". Já existe o filme muito bom "Chequista" de 1992 que dá o tratamento ao Lenine igual à "Lista de Schnindler". Não julgues que sou algum fan boy da ditadura soviética só porque estou sempre a resmungar com os psicopatas dos americanos. Basicamente eu sou neutro porque assumo que todos os políticos são corruptos, vigaristas e psicopatas.Assim não tomo partidos e ninguém se zanga comigo.
Não creio que este Child 44 seja de um estilo semelhante à Lista de Schindler, porque é outro tipo de filme bem diferente - a sua intenção principal não é mostrar as atrocidades do sistema, embora o contexto seja esses: um regime de terror social, em que nem a própria polícia política se sente "segura".
Reconheço que é um filme algo desequilibrado, que não se sabe muito bem o que pretende, que linha em concreto pretende seguir (porque vai alternando o foco de atenção, e a própria importância que dá às várias vertentes), e que conjuga uma enormidade de temáticas. Por conta disso, acaba por tratar de muitas delas "de raspão", muito superficialmente, mas ainda assim gostei francamente do resultado final - o que sobra no fim é uma história de amor (!?) muito pouco convencional...
Logo no início (e isto também te pode interessar, José Miguel), filmam a tomada do Reichstag pelas tropas soviéticas no final da WW2, e recriam a famosa fotografia do erguer da bandeira no cimo do edifício (esta aqui). Um pormenor que tem uma intenção específica para a história, e que não fazia falta nenhuma ao filme, mas que acaba por cair bem para a contextualização narrativa posterior.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- Iniciado
Eu gostei do filme, só lamento que hollywood prefira por os actores a falar inglês com sotaques horrendos, a história seria muito melhor contada em russo!
Concordo. É muito estranho, de facto, e pode ser um factor incomodativo para bastante gente - porque atravessa o filme de uma ponta a outra, e bate a todas as interpretações. Essa é a terceira grande crítica que vejo apontarem ao filme. Pelo meio desses "inglês sovietizado", tens inclusivamente uns "Da!" pelo meio, o que acentua ainda mais a estranheza. Mas não é coisa nova ou exclusiva - o Schindler's List, por exemplo, tem os diálogos em inglês, e do lado alemão também decidiram colocar um sotaque germânico nalgumas personagens...João Ferreira wrote:Eu gostei do filme, só lamento que hollywood prefira por os actores a falar inglês com sotaques horrendos, a história seria muito melhor contada em russo!
Em contrapartida, as duas interpretações principais, Hardy e Rapace, estão bastante sólidas e conseguidas.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- DVD Maníaco
Eu andei a investigar o wikipedia, há uns dias quando o Samwise me chamou a atenção para este tópico, mas já não tive tempo de comentar nessa altura.
Este é o psicopata em que o filme se baseia, filmagens reais com ele numa jaula num tribunal da Federação Russa (imediatamente após o colapso da URSS):
A jaula era para protecção do réu, que enterrava criancinhas vivas, para evitar linchamento pelos familiares das vítimas.
Informação acerca do psicopata: https://en.wikipedia.org/wiki/Andrei_Chikatilo
Existe um tele-filme americano da HBO, baseado nos factos verídicos, que está no You Tube em HD, e que eu tenciono ver, chama-se "Citizen X".
Trailer do Citizen X:
Existe um segundo trailer, com legendas escandinavas, que refere o tal aspecto indicado pelo Samwise do outro filme "Child 44" das autoridades soviéticas negarem a existência de serial killers na URSS dos anos 80 (O child 44 é passado nos anos 50). Isto se calhar terá apenas interesse para o Samwise:
https://www.youtube.com/watch?v=LSHrrqQqoT0
Eu sou fã dos tele-filmes norte-americanos, devido à sua semelhança com o cinema soviético no campo da liberdade criativa do argumento. Ao passo que o produtor Ridley Scott (que produziu este Child 44), por vezes é um vilão da 7ª Arte, que representa a idade das trevas do cinema, mas noutras vezes produz/realiza filmes bons (Alien, Kingdom of Heaven, Gladiador). O Ridley Scott ultimamente tem andado armado em "macaquinho" a criar filmes pobrezinhos com fórmula previsível, e eu estou um bocado de pé atrás com ele.
Eu já percebi que o filme do tópico (cujo livro em que se baseia é uma versão deturpada dos factos, mas foi premiado) ao transferir a acção para os anos 50 vai focar o estado de terror estalinista, mas por outro lado o escritor é um jovem ocidental que não viveu na URSS, e que é mais novo do que eu e o Samwise. Este factor não inspira grande confiança...
Por acaso sou capaz de querer ver este Child 44, nem que seja para trocar aqui impressões com o Samwise. Eu já vi cenas de um ou dois filmes de leste no You Tube (provavelmente filmes polacos ou russos dos anos 80), acerca do estado de terror estalinista dos anos 50, que até a mim me causaram impressão (e cuidado porque é difícil um filme fazer-me impressão). Não cheguei a ver esses filmes (acho que por causa de não haverem legendas), mas as cenas que vi eram imagens de choque. Vou tentar ver se consigo descobrir que filmes eram esses, pois o Samwise pode estar interessado em espreitar algum clip do You Tube.
Mas como o Samwise diz, este Child 44, foca uma diversidade de temas diferentes e pode ser que eu goste do filme... a propósito essa famosa foto da tomada do Reichstag em 1945, que ele colocou, foi adulterada a pedido do Estaline. O soldado soviético que içou a bandeira tinha 5 ou 6 relógios no braço que roubou a alemães mortos, no "photoshop" de 1945, apagaram os relógios roubados do braço dele.
Vou tentar ver ambos os filmes, embora a versão da HBO seja mais fácil, pois basta fazer um clique no You Tube.
Este é o psicopata em que o filme se baseia, filmagens reais com ele numa jaula num tribunal da Federação Russa (imediatamente após o colapso da URSS):
A jaula era para protecção do réu, que enterrava criancinhas vivas, para evitar linchamento pelos familiares das vítimas.
Informação acerca do psicopata: https://en.wikipedia.org/wiki/Andrei_Chikatilo
Existe um tele-filme americano da HBO, baseado nos factos verídicos, que está no You Tube em HD, e que eu tenciono ver, chama-se "Citizen X".
Trailer do Citizen X:
Existe um segundo trailer, com legendas escandinavas, que refere o tal aspecto indicado pelo Samwise do outro filme "Child 44" das autoridades soviéticas negarem a existência de serial killers na URSS dos anos 80 (O child 44 é passado nos anos 50). Isto se calhar terá apenas interesse para o Samwise:
https://www.youtube.com/watch?v=LSHrrqQqoT0
Eu sou fã dos tele-filmes norte-americanos, devido à sua semelhança com o cinema soviético no campo da liberdade criativa do argumento. Ao passo que o produtor Ridley Scott (que produziu este Child 44), por vezes é um vilão da 7ª Arte, que representa a idade das trevas do cinema, mas noutras vezes produz/realiza filmes bons (Alien, Kingdom of Heaven, Gladiador). O Ridley Scott ultimamente tem andado armado em "macaquinho" a criar filmes pobrezinhos com fórmula previsível, e eu estou um bocado de pé atrás com ele.

Eu já percebi que o filme do tópico (cujo livro em que se baseia é uma versão deturpada dos factos, mas foi premiado) ao transferir a acção para os anos 50 vai focar o estado de terror estalinista, mas por outro lado o escritor é um jovem ocidental que não viveu na URSS, e que é mais novo do que eu e o Samwise. Este factor não inspira grande confiança...
Por acaso sou capaz de querer ver este Child 44, nem que seja para trocar aqui impressões com o Samwise. Eu já vi cenas de um ou dois filmes de leste no You Tube (provavelmente filmes polacos ou russos dos anos 80), acerca do estado de terror estalinista dos anos 50, que até a mim me causaram impressão (e cuidado porque é difícil um filme fazer-me impressão). Não cheguei a ver esses filmes (acho que por causa de não haverem legendas), mas as cenas que vi eram imagens de choque. Vou tentar ver se consigo descobrir que filmes eram esses, pois o Samwise pode estar interessado em espreitar algum clip do You Tube.
Mas como o Samwise diz, este Child 44, foca uma diversidade de temas diferentes e pode ser que eu goste do filme... a propósito essa famosa foto da tomada do Reichstag em 1945, que ele colocou, foi adulterada a pedido do Estaline. O soldado soviético que içou a bandeira tinha 5 ou 6 relógios no braço que roubou a alemães mortos, no "photoshop" de 1945, apagaram os relógios roubados do braço dele.

-
- DVD Maníaco
Sempre que eu o e Samwise começamos a trocar impressões no DVD Mania, ele coloca logo questões de grande alcance (muito inteligentes), em que para eu responder a um tópico colocado por ele, teria de abordar 19 off-topics... como não o consigo fazer, costumo desistir entre o off-topic nº 5 e 7. Ok, eu estou a exagerar e um bocado na brincadeira.
Desta feita venho apenas comentar a polícia secreta soviética, em reposta ao que o Samwise escreveu sobre uma tal de M.G.B., de que eu nunca tinha ouvido falar.
Pelo que li no wikipedia, essa polícia secreta começou em 1917 como "Cheka", e mudou de nomes várias vezes até se estabilizar em K.G.B.
Existe um excelente filme de 1992 acerca de Cheka, já apresentado aqui num tópico meu de 2013. Como o único trailer existente foi eliminado pelo seu autor, estive agora entretido a criar o meu próprio trailer, que não é grande coisa, mas acho que é o único trailer existente no You Tube. Ainda não editei o tópico do filme, para o colocar lá, e vou mostrá-lo aqui primeiro.
De certeza que o Samwise irá estar interessado em ver isto, se ele gosta ou não é outra questão e até acho que ele não irá gostar, mas julgo que terá interesse em ver, para ficar com a referência e noção do efeito de choque do cinema soviético/russo em 1992. Isto são 9 minutos de violência e nudez interminável, que causam mal estar (o objectivo do filme é esse, e nesse campo ultrapassa A Lista de Schindler). O filme completo ainda é pior.
Aviso antes de espreitarem este trailer feito por mim: O filme possui grande qualidade e participou no Festival de Cinema de Cannes, por isso estou à vontade para o mostrar aqui, apesar de ultrapassar os limites de nudez e violência do cinema "normal", devido à quantidade apresentada.
Nota: Isto não é para dizer mal do Child 44 que ainda nem sequer vi, e que segundo o Sam, possui uma diversidade de abordagens a que ele chamou desequilíbrio (mas que para mim pode ser bom sinal de estar livre da fórmula de enredo previsível). Apenas queria mostrar o melhor fime que conheço acerca da polícia secreta soviética, que não está à venda, nem comercializado e apenas pode ser visto no You Tube e afins, e por isso a malta do coleccionismo e Blu-Ray nem se aproxima dele, pois preferem a apresentação ao conteúdo.

Desta feita venho apenas comentar a polícia secreta soviética, em reposta ao que o Samwise escreveu sobre uma tal de M.G.B., de que eu nunca tinha ouvido falar.
Pelo que li no wikipedia, essa polícia secreta começou em 1917 como "Cheka", e mudou de nomes várias vezes até se estabilizar em K.G.B.
Existe um excelente filme de 1992 acerca de Cheka, já apresentado aqui num tópico meu de 2013. Como o único trailer existente foi eliminado pelo seu autor, estive agora entretido a criar o meu próprio trailer, que não é grande coisa, mas acho que é o único trailer existente no You Tube. Ainda não editei o tópico do filme, para o colocar lá, e vou mostrá-lo aqui primeiro.
De certeza que o Samwise irá estar interessado em ver isto, se ele gosta ou não é outra questão e até acho que ele não irá gostar, mas julgo que terá interesse em ver, para ficar com a referência e noção do efeito de choque do cinema soviético/russo em 1992. Isto são 9 minutos de violência e nudez interminável, que causam mal estar (o objectivo do filme é esse, e nesse campo ultrapassa A Lista de Schindler). O filme completo ainda é pior.
Aviso antes de espreitarem este trailer feito por mim: O filme possui grande qualidade e participou no Festival de Cinema de Cannes, por isso estou à vontade para o mostrar aqui, apesar de ultrapassar os limites de nudez e violência do cinema "normal", devido à quantidade apresentada.
Nota: Isto não é para dizer mal do Child 44 que ainda nem sequer vi, e que segundo o Sam, possui uma diversidade de abordagens a que ele chamou desequilíbrio (mas que para mim pode ser bom sinal de estar livre da fórmula de enredo previsível). Apenas queria mostrar o melhor fime que conheço acerca da polícia secreta soviética, que não está à venda, nem comercializado e apenas pode ser visto no You Tube e afins, e por isso a malta do coleccionismo e Blu-Ray nem se aproxima dele, pois preferem a apresentação ao conteúdo.

Por acaso o filme foca essa situação dos relógios, só que trata do assunto à sua maneira (digamos que o fotógrafo menciona o assunto ao soldado, e o soldado pede a outro soldado que não tem relógios para erguer a bandeira...JoséMiguel wrote:Mas como o Samwise diz, este Child 44, foca uma diversidade de temas diferentes e pode ser que eu goste do filme... a propósito essa famosa foto da tomada do Reichstag em 1945, que ele colocou, foi adulterada a pedido do Estaline. O soldado soviético que içou a bandeira tinha 5 ou 6 relógios no braço que roubou a alemães mortos, no "photoshop" de 1945, apagaram os relógios roubados do braço dele.Vou tentar ver ambos os filmes, embora a versão da HBO seja mais fácil, pois basta fazer um clique no You Tube.

Podes dizer mal à vontadeNota: Isto não é para dizer mal do Child 44 que ainda nem sequer vi, e que segundo o Sam, possui uma diversidade de abordagens a que ele chamou desequilíbrio (mas que para mim pode ser bom sinal de estar livre da fórmula de enredo previsível).

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva