Mancha em dois DVD's - será problemático?
Mancha em dois DVD's - será problemático?
Comprei a edição especial do Green Mile hoje na Cash, dei uma olhada aos discos e vi que o disco 1 estava assim:
e o disco 2 assim:
Levei para casa e disseram que, se não funcionasse, que eu fosse lá trocar com o talão.
Até agora o DVD (ainda só experimentei o primeiro, com medo que a mancha maior do 2.º seja prejudicial para o leitor) tem funcionado bem, mas ao que parece (pelo que li na net) esta mancha é de mofo, e pode aumentar... e se assim for, o DVD deixa de funcionar, certo?
Devo ficar com o DVD ou trocar? Ajudem-me sff!
Até agora o DVD (ainda só experimentei o primeiro, com medo que a mancha maior do 2.º seja prejudicial para o leitor) tem funcionado bem, mas ao que parece (pelo que li na net) esta mancha é de mofo, e pode aumentar... e se assim for, o DVD deixa de funcionar, certo?
Devo ficar com o DVD ou trocar? Ajudem-me sff!

Re: Mancha em dois DVD's - será problemático?
Isso parece-me um caso de dvd-rot.... isso foi aqui muito falado no início da década de 2000, ainda não andavas por cá.
Ao que parece, temos uma reinfecção!
Em termos gerais, o dvd-rot são manchas causadas por deficiente qualidade de materiais do dvd. Pode aumentar e ficar tudo manchado. Lembro-me que havia edições nacionais, como O Silêncio dos Inocentes e o Terminator que estavam "infectadas". A minha primeira season da edição nacional dos Ficheiros Secretos, estava toda manchada. E algum tempo depois as manchas podem voltar. Mas já não ligo nenhuma. Porquê?...
Porque a parte mesmo incrível (e experimentada e confirmada por mim, que a relatei na altura, bem como por muitas outras pessoas) é que basta lavares o dvd em água tépida com sabão (sem medos e com força, e depois seca com um pano de algodão, ou algo que não risque também com força) e essa porcaria desaparece toda.

Em termos gerais, o dvd-rot são manchas causadas por deficiente qualidade de materiais do dvd. Pode aumentar e ficar tudo manchado. Lembro-me que havia edições nacionais, como O Silêncio dos Inocentes e o Terminator que estavam "infectadas". A minha primeira season da edição nacional dos Ficheiros Secretos, estava toda manchada. E algum tempo depois as manchas podem voltar. Mas já não ligo nenhuma. Porquê?...
Porque a parte mesmo incrível (e experimentada e confirmada por mim, que a relatei na altura, bem como por muitas outras pessoas) é que basta lavares o dvd em água tépida com sabão (sem medos e com força, e depois seca com um pano de algodão, ou algo que não risque também com força) e essa porcaria desaparece toda.

Cabeças

Aaaah então isto é que é o DVD-rot...Cabeças wrote:Isso parece-me um caso de dvd-rot.... isso foi aqui muito falado no início da década de 2000, ainda não andavas por cá.Ao que parece, temos uma reinfecção!

Estranho, mas esta edição é de 2006, como é que isso é possível?
E as manchas parecem diferentes... não são só "manchas"... sinceramente não sei o que fazer

Lava bem lavadinho com água morna e sabonete líquido, esfrega bem, passa por água no fim, seca com rolo de cozinha e fica como novo! 
Abraço,
Tocoelho

Abraço,
Tocoelho
Obrigado! :)
mas se não o fizer, estas manchas vão afectar o disco? É que eu sou um bocadinho desajeitado com "limpezas" destas e só a queria fazer se fosse mesmo necessário :(
mas se não o fizer, estas manchas vão afectar o disco? É que eu sou um bocadinho desajeitado com "limpezas" destas e só a queria fazer se fosse mesmo necessário :(
Para quê arriscar? Eu não ficava com os discos...
Eu já ando a pensar que isto dos discos é completamente relativo e imprevisível. Eu tenho alguns discos todos riscados que funcionam na perfeição e já tive problemas com outros que aparentavam estar como novos e sem defeitos. Se funciona bem, eu não me preocupava em ir lá trocar (até porque volta e meia é um sintoma da própria distribuição e todos os discos desse filme estão assim, como já me aconteceu). E depois tens a solução do Cabeças e do tocoelho que eu próprio também confirmo de lavar os discos e de isso não provocar nenhuma consequência negativa. 

Sim, mas não vale a pena estar a experimentar sem saber bem. Nem cheguei a tocar no 2.º disco porque o primeiro, apesar de funcionar bem, às vezes fazia uns barulhos esquisitos...advdgeek wrote:Eu já ando a pensar que isto dos discos é completamente relativo e imprevisível. Eu tenho alguns discos todos riscados que funcionam na perfeição e já tive problemas com outros que aparentavam estar como novos e sem defeitos. Se funciona bem, eu não me preocupava em ir lá trocar (até porque volta e meia é um sintoma da própria distribuição e todos os discos desse filme estão assim, como já me aconteceu). E depois tens a solução do Cabeças e do tocoelho que eu próprio também confirmo de lavar os discos e de isso não provocar nenhuma consequência negativa.
Por isso tenho de concordar com o Helldr:
Não vou ficar com esta edição, com certeza que na Cash irá aparecer outra de dentro em breve.Helldr wrote:Para quê arriscar? Eu não ficava com os discos...
-
- DVD Maníaco
Se optares por lavar, usa sabonete liquido, como referido, mas lava com panos de limpar óculos (ou semelhante), um para lavar, e outro seco para secares.
Lavei dezenas e dezenas qd tinha o meu video clube, passava mais tempo a lavar "pratos" q a alugar filmes
A qd da lavagem, coloca o dedo no buraco do DVD para q n passe água para "dentro" do DVD, pois o DVD é composto por duas rodelas plásticas e uma espécie de folha de papel de aluminio (onde estão gravados os dados) q é prensada por essas mesmas duas rodelas plásticas, assim evitas q fique água dentro das duas rodelas junto à tal "folha".
É q se o disco lê normalmente, os gajos podem embirrar e n te querer trocar isso...
Mas em primeiro análise tenta trocar...
Lavei dezenas e dezenas qd tinha o meu video clube, passava mais tempo a lavar "pratos" q a alugar filmes

A qd da lavagem, coloca o dedo no buraco do DVD para q n passe água para "dentro" do DVD, pois o DVD é composto por duas rodelas plásticas e uma espécie de folha de papel de aluminio (onde estão gravados os dados) q é prensada por essas mesmas duas rodelas plásticas, assim evitas q fique água dentro das duas rodelas junto à tal "folha".
É q se o disco lê normalmente, os gajos podem embirrar e n te querer trocar isso...
Mas em primeiro análise tenta trocar...
Tentei e consegui. Preferi fazer assim, mais tarde ou mais cedo volta a aparecer por lá.