[TV Nostalgia] Cheers

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm
[TV Nostalgia] Cheers

Post by kon-el »

Image

Cheers foi uma das séries de maior sucesso nos EUA e pelo mundo fora, mas será que hoje em dia conseguiria isso? Falo isso pelo facto de que a mesma no começo teve problemas com audiências (foi o último programa em todas as listas) mas devido a uma boa crítica e qualidade vista na mesma decidiu-se apostar na mesma tendo assim durado 11 temporadas sendo que 8 foram passadas no top 10 de audiências e uma delas em primeiro lugar. A série deu inclusive lugar a um spin-off que se tornou também líder de audiências, a série Frasier. A série esteve no ar desde 1982 a 1993 sendo que as únicas personagens a aparecerem em todos os episódios foram as de Ted Danson, George Wendt e Rhea Perlman.

Do tempo em que se dava importância a genéricos, o de Cheers tornou-se memorável e era um excelente pontapé de saída entre os dois actos do show (normalmente a série começava com um pequeno interlúdio cómico e depois sim o genérico) e transmitia a ideia central do show, um bar fundado há bastante tempo e que era um local de encontro para todos aqueles que quisessem passar um bom bocado num ambiente familiar.



A série tinha um elenco fixo que durou as 11 temporadas com pequenas alterações nos atores e atrizes do mesmo e poucas adições a esse elenco. Com o desenrolar das storylines existiam personagens que ficavam pelo Bar durante o desenrolar das mesmas mas depois seguiam o seu rumo, nomeadamente nos romances que aconteciam regularmente com as personagens principais do elenco algo que fazia parte do plot básico do show. Eis a lista das personagens principais:

Sam Malone (Ted Danson): O dono do bar no começo da temporada e uma das personagens que apareceu em todos os episódios da série. Originalmente era para ser um jogador de futebol Americano mas quando o ator Ted Danson foi escolhido optou-se por o mesmo ser um jogador de Baseboll reformado porque adequava-se mais ao seu físico. Sam era um ex-alcoólico em recuperação e um engatatão por natureza, isso foi visto ao longo da série quer pelas suas conquistas breves como pela relação forte com as 2 protagonistas femininas do show. Foi a primeira e última personagem que vimos na série já que esses episódios foram feitos para serem isso mesmo e quem melhor que o dono do bar para estrear a série ou acabar a mesma?

Diane Chambers (Shelley Long): Diane foi contratada para trabalhar como empregada do bar depois de ter aparecido logo no primeiro episódio à espera que o seu namorado a fosse buscar para uma viagem de avião algo que depois não aconteceu com o mesmo a abandoná-la ali. Apesar de ter uma cultura diferente da maioria das pessoas que frequentavam o bar, nem ter o mesmo conhecimento da vida que estes caindo em partidas constantes, ser mais snob e uma estudante universitária a mesma aceita o trabalho para pensar no que fazer da vida. A relação com Sam foi sempre problemática já que a mesma sentia-se atraída por ele fisicamente mas não no aspecto intelectual/psicológico e a relação foi tão atribulada que a mesma teve que ser internada num hospital psiquiátrico onde conheceu e trouxe para o bar o psiquiatra Frasier Crane o qual ela depois abandonou no altar. Deixou a série após a 5ª temporada em 1987 sendo que no final tinha ficado noiva da Sam mas decidiram deixar a relação suspensa para que a mesma escrevesse o livro que sempre quis escrever.

Rebecca Howe (Kirstie Alley): Rebecca apareceu na 6ª temporada como responsável pelo bar representando a empresa que tinha comprado o mesmo a Sam. Foi apresentada também como alguém snob e não pertencente à classe dominante do bar (a trabalhadora) sendo que durante o resto do tempo foi dando a conhecer o seu lado neurótico e desajeitado deixando ela mais ao "nível" dos outros. Foi sempre apresentada uma tensão romântica/sexual entre ela e Sam mas a um menor nível do que com Diane. Ela acabou por ser despedida do seu cargo por volta da mesma altura que Malone voltou a comprar o Bar e contratou-a para ser empregada apesar desta nunca ter servido muito à mesa. Eventualmente ficou como uma espécie de manager ajudando a gerir o bar no dia-a-dia.

Ernie "Coach" Pantusso (Nicholas Colassanto): Ex-treinador do dono do bar no Basebol, foi o primeiro Barmen sendo apresentado como alguém um pouco lento e ingénuo mas muito calmo, meigo e caloroso em contraste com a empregada Carla. Esteve presente na série até à sua morte em 1985.

Image

Woodrow Tiberius "Woody" Boyd (Woody Harrelson): Woody apareceu no começo da 4ª temporada à procura de coach do qual confessou a Sam ser "pen pal" que afinal veio-se a perceber que trocavam canetas e não cartas. Depois de saber da morte do mesmo e confessar que o Coach tinha sido seu patrocinador num curso de Barmen, é-lhe dado esse lugar no bar onde fica até final da série. Woody foi apresentado nos mesmos moldes de Ernie, algo lento (no caso deste mais por ser de uma zona rural) na compreensão das piadas do resto do elenco e com um humor muito próprio.

Carla Tortelli (Rhea Perlman): Carla foi outra das personagens que ficou na mesma do começo ao fim representando a empregada de mesa que tinha desdém por tudo e todos não tendo muito problema em verbalizar isso ou mesmo chegar a vias de facto fisicamente. Para além disso era conhecido o seu gosto sexual estranho que fez com que ao longo das temporadas tivesse mais quatro filhos para juntar aos quatro já existentes.

Norman Peterson (George Wendt): a terceira personagem a aparecer em todos os episódios da série, Norm (como era chamado pelos outros membros do elenco), era um cliente mais que regular do bar sendo sempre saudado à sua entrada no mesmo e com um banco que praticamente tinha o nome do mesmo tal o tempo que ele passava sentado no mesmo. Ele mesmo desempregado conseguia ser o melhor cliente do bar e a sua conta final foi apresentada no último episódio após ter sido calculada pela NASA. Uma das piadas recorrentes foi o facto de ele ter sempre medo da sua esposa, da qual nunca vimos a cara sendo assim desconhecida até o final do show.

Cliff Clavin (John Ratzenberger): Cliff era um carteiro e o melhor amigo de Norm sendo também um cliente regular do site (passando a fazer parte do elenco no genérico a partir da 2ª temporada). Curiosamente o ator tinha feito audições para o papel de Norm e quando não foi escolhido sugeriu aos produtores tomar um papel de um "know it all" ou seja um "sabichão" que se encontra sempre nos bares com factos inúteis e com a mania que sabem de tudo.

Frasier Crane (Kelsey Grammer): Frasier foi das últimas personagens regulares do show (juntamente com a sua futura esposa Lilith) aparecendo como psiquiatra da Diane e ficando pelo bar apesar de não se adequar também ao espírito do mesmo, começou a se entender bem com os protagonistas da série e ficou como cliente semi-regular do mesmo tendo uma curiosa relação em especial com o barmen Woody.

A série apresentava de forma extrapolada as diferentes personalidades das personagens e por isso tão depressa entrava na comédia como resvalava um pouco pelo drama. Existem episódios memoráveis e piadas constantes que nunca deixavam de ter piada. Sempre que Diane dizia algo do género para realçar um ponto de vista "chamem-me doida" Norm respondia sempre "és doida" ou a concorrência que existia entre este bar e outro e como tentavam sempre fazer partidas uns aos outros nas quais o Cheers perdia quase sempre.

Image

Os segmentos iniciais eram sempre muito bons, quer fossem falados quer fossem apenas por gags como o bar inteiro a tocar com pés e objectos a música de "We will rock you" dos Queen. A mesma foi terminada ainda rondando o top 10 de audiências por comum acordo de todos os envolvidos antes que a mesma estagnasse ou atingisse um ponto em que perdesse o respeito e admiração do público. O episódio final foi um evento enorme, com muita audiência e uma festa organizada pela cidade de Boston e os seus maiores responsáveis. Uma comédia como muitas tentam ser mas não conseguem, onde a união do elenco transparecia e onde todos tinham o seu momento para brilhar.

Nota 8 em 10.







Knoxville
Iniciado
Iniciado
Posts: 61
Joined: October 24th, 2006, 10:12 pm
Re: [TV Saudade] Cheers

Post by Knoxville »

Série 5 estrelas, post 5 estrelas!
Image

Post Reply