Cinema em Portugal volta a perder espectadores em 2008
Moderators: waltsouza, mansildv
Cinema em Portugal volta a perder espectadores em 2008
Cinemas portugueses perderam 400 mil espectadores em 2008
Apesar de dados do ICA mostrarem aumento das receitas
Lusa
Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
De acordo com dados preliminares do ICA, em 2008 passaram 15,9 milhões de pessoas pelas salas de cinema, o que representa menos 400 mil espectadores do que em 2007.
No entanto, exibidores e distribuidores contabilizaram 69,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, ou seja, mais 800 mil euros do que no ano anterior, um acréscimo que o ICA justificou com a possível subida do preço dos bilhetes.
Em 2008 estrearam-se 233 longas-metragens, 14 das quais portuguesas e 106 de produção norte-americana.
O musical "Mamma Mia!" foi o filme mais visto em Portugal, com 851 mil espectadores e 3,7 milhões de euros de receita de bilheteira, seguindo-se "Madagascar 2" (731.427 espectadores) e "Kung Fu Panda" (604.489).
Apesar de ter estreado a 20 de Dezembro de 2007, "Call Girl", de António Pedro Vasconcelos, liderou o "ranking" dos filmes portugueses mais vistos de 2008, com 175.808 espectadores. Em segundo lugar figurou "Amália, o filme", de Carlos Coelho da Silva (136.798 espectadores), e em terceiro "Arte de roubar", de Leonel Vieira (28.917 espectadores).
A Lusomundo, que detém 51 por cento da quota de mercado na exibição em Portugal, foi a que mais lucrou em 2008, com 35,7 milhões de euros - uma receita bastante superior à das restantes exibidoras do "ranking". A Socorama - Castello Lopes Cinemas arrecadou 13 milhões de euros e a UCI 9,3 milhões de euros.
A lista dos cinco filmes mais vistos em 2008 nas salas portuguesas:
1 - "Mamma mia!" - Phyllida Loyd (851.085 espectadores)
2 - "Madagáscar 2" - Eric Darnell/ Tom McGrath (731.427)
3 - "Kung Fu Panda" - Mark Osborne/John Stevenson (604.489)
4 - "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" - Steven Spielberg (573.017)
5 - "Astérix nos Jogos Olímpicos" - Frédéric Forestier/Thomas Langmann (438.014)
A lista dos cincos filmes portugueses mais vistos em 2008:
1 - "Call girl" - António-Pedro Vasconcelos (175.808 espectadores)
2 - "Amália, o filme" - Carlos Coelho da Silva (136.798)
3 - "Arte de roubar" - Leonel Vieira (28.917)
4 - "Aquele querido mês de Agosto" - Miguel Gomes (20.073)
5 - "Cristóvão Colombo - O enigma" - Manoel de Oliveira (5577)
Apesar de dados do ICA mostrarem aumento das receitas
Lusa
Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
De acordo com dados preliminares do ICA, em 2008 passaram 15,9 milhões de pessoas pelas salas de cinema, o que representa menos 400 mil espectadores do que em 2007.
No entanto, exibidores e distribuidores contabilizaram 69,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, ou seja, mais 800 mil euros do que no ano anterior, um acréscimo que o ICA justificou com a possível subida do preço dos bilhetes.
Em 2008 estrearam-se 233 longas-metragens, 14 das quais portuguesas e 106 de produção norte-americana.
O musical "Mamma Mia!" foi o filme mais visto em Portugal, com 851 mil espectadores e 3,7 milhões de euros de receita de bilheteira, seguindo-se "Madagascar 2" (731.427 espectadores) e "Kung Fu Panda" (604.489).
Apesar de ter estreado a 20 de Dezembro de 2007, "Call Girl", de António Pedro Vasconcelos, liderou o "ranking" dos filmes portugueses mais vistos de 2008, com 175.808 espectadores. Em segundo lugar figurou "Amália, o filme", de Carlos Coelho da Silva (136.798 espectadores), e em terceiro "Arte de roubar", de Leonel Vieira (28.917 espectadores).
A Lusomundo, que detém 51 por cento da quota de mercado na exibição em Portugal, foi a que mais lucrou em 2008, com 35,7 milhões de euros - uma receita bastante superior à das restantes exibidoras do "ranking". A Socorama - Castello Lopes Cinemas arrecadou 13 milhões de euros e a UCI 9,3 milhões de euros.
A lista dos cinco filmes mais vistos em 2008 nas salas portuguesas:
1 - "Mamma mia!" - Phyllida Loyd (851.085 espectadores)
2 - "Madagáscar 2" - Eric Darnell/ Tom McGrath (731.427)
3 - "Kung Fu Panda" - Mark Osborne/John Stevenson (604.489)
4 - "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" - Steven Spielberg (573.017)
5 - "Astérix nos Jogos Olímpicos" - Frédéric Forestier/Thomas Langmann (438.014)
A lista dos cincos filmes portugueses mais vistos em 2008:
1 - "Call girl" - António-Pedro Vasconcelos (175.808 espectadores)
2 - "Amália, o filme" - Carlos Coelho da Silva (136.798)
3 - "Arte de roubar" - Leonel Vieira (28.917)
4 - "Aquele querido mês de Agosto" - Miguel Gomes (20.073)
5 - "Cristóvão Colombo - O enigma" - Manoel de Oliveira (5577)
Re: Cinema em Portugal volta a perder espectadores em 2008
Mamma Mia é um autentico fenomeno em certos paises. Impressionante como um filme tao mau leva tanta gente ás salas (e nao estamos a falar de algo que tem como target os miudos). Quanto aos filmes portugueses , mamas e publicidade é mais do que suficiente para levar 100 e tal mil espectadores ás salas...nao tem que enganar! .
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Acho que é esperado que os números continuem a descer, à medida que o home cinema melhora a sua oferta. Claro que ir ao cinema há-de sempre ser algo diferente, mas a tendência é clara.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
-
- Entusiasta
Acabem com as pipocas e com os refrigerantes nas salas de cinema.
Proponho também, que para quem faça barulho seja imediatamente convidado a sair.
Proponho também, que para quem faça barulho seja imediatamente convidado a sair.
-
- Fanático
jimmy wrote:Mamma Mia é um autentico fenomeno em certos paises. Impressionante como um filme tao mau leva tanta gente ás salas (e nao estamos a falar de algo que tem como target os miudos). Quanto aos filmes portugueses , mamas e publicidade é mais do que suficiente para levar 100 e tal mil espectadores ás salas...nao tem que enganar! .
Falo com amigos que deixam de ir ver o filme "x" porque têm um bom lcd, o "dvdrip" etc. Para mim nada se compara a um cinema.
Von Paulus, isso nunca vai acontecer. Falas em acabar com uma parte vital das receitas deles.

Tendo em conta a fraca qualidade dos filmes estreados em 2008, é natural que tenha havido uma redução de visitantes!
A culpa não é só dos downloads!!!!!
A culpa não é só dos downloads!!!!!
A frase-chave é esta...Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Precisamente, preços elevados para uma fraca oferta de filmes e de qualidade de projeção. Assim não admira que os espectadores prefiram o seu lcd.Insano wrote:A frase-chave é esta...Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
-
- DVD Maníaco
Assim tb eu era gestor. Como combater a baixa de lucros pela falta de publico nas salas? Resposta: Aumenta-se os preços
Alem do preço, os novos filmes dos ultimos anos na sua maioria são fracos. Por isso digo e repito gastei mais dinheiro o ano passado a ir ver classicos do cinema na Cinemateca Portuguesa .

Alem do preço, os novos filmes dos ultimos anos na sua maioria são fracos. Por isso digo e repito gastei mais dinheiro o ano passado a ir ver classicos do cinema na Cinemateca Portuguesa .
Close your eyes, look into the dream
Winds of change will winds of fortune bring
[VENDO] DVD's e Boxsets
Winds of change will winds of fortune bring
[VENDO] DVD's e Boxsets
A receita ideal para as salas de cinema abrirem falencia rapidamenteAcabem com as pipocas e com os refrigerantes nas salas de cinema.
-
- DVD Maníaco
Verdade. Infelizmente, nós, os que gostamos desse tipo de salas, somos já um nicho de mercado.Wickedbug wrote:A receita ideal para as salas de cinema abrirem falencia rapidamenteAcabem com as pipocas e com os refrigerantes nas salas de cinema.
Insano wrote:A frase-chave é esta...Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Sem dúvida. Eu já venho fazendo referência a esse autêntico escândalo.
Sinceramente, já nem sei a que preço vai um bilhete normal aqui em Coimbra!
Se menos vezes vou aparecendo é por os bilhetes já estarem carissimos. E parece que cada vez que vou, acabou de haver um novo aumento...
Da última vez acho que paguei 5.60 Euros por um bilhete normal! Mas que é isto?
Não me admira nada que os números baixem e sinceramente acho que a partir de certa altura até a mama vai terminar porque a roubalheira não vai durar sempre...
Pagar quase 1200 paus para me sentir como um cliente na McDonalds (já nem falo nas cadeiras, desconfortáveis para muitos, pois até hoje aguentei-as bem), em projecções às vezes de péssima qualidade (num recente «Vicky Cristina Barcelona»a fita literalmente ardeu por descuido do projeccionista! - btw, não era suposto já estar tudo "digitalizado"?), sujeito a levar com barulhos de baldes de pipocas a cair, telemóveis a tocar, grunhos a falar... enquanto posso ficar no conforto de minha casa e passado pouco tempo ver o mesmo filme descansado e em boas (para outros, se calhar, muito boas) condições?

Enigma Files
A culpa é da crise economica!
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
O meu caso é paradigmádico.
Vivo a cerca de 30km do complexo de salas de cinema que costumava frequentar semanalmente, UCI Arrábida Shopping o qual considero o único digno para se ver cinema na minha zona.
Claro que embora o referido complexo possua 20 salas, só 3 ou 4 é que oferecem condições de decência.
O resto é mesmo um nojo.
Para ir ver um filme, só se for ao fim-de-semana ( sábado ou domingo à primeira sessão, antes que cheguem as manadas ).
6€ de gasolina
5€ bilhete
6€ almoço
e mais uns trocados para portagens ou compras de ocasião, já que o consumismo ataca sempre que entro num shopping...
São 20€ para ver um filme, por vezes em condições deficientes de visualização.
80€ por mês para ver 4 filmes...
Por 80€, compro sete blu-ray em lojas UK, filmes com excelente qualidade de som e imagem, superiores à esmagadora maioria das salas de cinema.
E não tenho que aturar merdas de ninguém, porcos a comer alarvemente ao meu lado, miudagem acéfala a falar ao tlm, etc...
É com grande pena minha que sou obrigado a fazer estas contas, pois sempre fui daqueles que defendi que o cinema só pode ser apreciado completamente numa sala de cinema.
E com o meu actual boicote a hipermercados e shoppings ( lutar contra o consumismo galopante, camaradas
), também os cinemas inseridos nesse tipo de antros consumistas levam por tabela.
Mas face à realidade
Vivo a cerca de 30km do complexo de salas de cinema que costumava frequentar semanalmente, UCI Arrábida Shopping o qual considero o único digno para se ver cinema na minha zona.
Claro que embora o referido complexo possua 20 salas, só 3 ou 4 é que oferecem condições de decência.
O resto é mesmo um nojo.
Para ir ver um filme, só se for ao fim-de-semana ( sábado ou domingo à primeira sessão, antes que cheguem as manadas ).
6€ de gasolina
5€ bilhete
6€ almoço
e mais uns trocados para portagens ou compras de ocasião, já que o consumismo ataca sempre que entro num shopping...
São 20€ para ver um filme, por vezes em condições deficientes de visualização.
80€ por mês para ver 4 filmes...
Por 80€, compro sete blu-ray em lojas UK, filmes com excelente qualidade de som e imagem, superiores à esmagadora maioria das salas de cinema.
E não tenho que aturar merdas de ninguém, porcos a comer alarvemente ao meu lado, miudagem acéfala a falar ao tlm, etc...
É com grande pena minha que sou obrigado a fazer estas contas, pois sempre fui daqueles que defendi que o cinema só pode ser apreciado completamente numa sala de cinema.
E com o meu actual boicote a hipermercados e shoppings ( lutar contra o consumismo galopante, camaradas

Mas face à realidade
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/
Tinha por habito, ir 1 a 2 (por vezes 3 ) vezes por semana ao cinema. A 5ª feira então era sagrada. Lá se juntava o grupinho e lá ia tudo ao cinema. Chegávamos a ir aos 10, 12 ver um filme.
Actualmente, devido à fraca qualidade dos filmes em exibição e ao elevado preço dos bilhetes, vou apenas como compromisso social e/ou ver um filme que tenha a certeza que não me vai desiludir.
Basicamente, passei das 1 a 3 vezes por semana, a 2 a 3 vezes (no máximo) por mês.
Actualmente, devido à fraca qualidade dos filmes em exibição e ao elevado preço dos bilhetes, vou apenas como compromisso social e/ou ver um filme que tenha a certeza que não me vai desiludir.
Basicamente, passei das 1 a 3 vezes por semana, a 2 a 3 vezes (no máximo) por mês.