A Bússola (2008) - Alberto Rocco

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
A Bússola (2008) - Alberto Rocco

Post by siroco »

O filme «A Bússola», de Alberto Rocco, vai ser exibido em antestreia esta terça-feira, 18 de Novembro, pelas 20:30 no cinema São Jorge, em Lisboa, trazendo ao grande ecrã Sónia Brazão, Pitacas Antunes, Eric Santos, Maurício Diez e Alberto Rocco.
Trata-se de uma produção internacional, filmada na Quinta da Regaleira, em Sintra; e nos recintos ocultos das Ordens clandestinas na Europa.

Nesta história de ficção, em que a narrativa tem lugar no ano de 2168, a Bússola une passado, presente e futuro, na tentativa de descobrir o que é que, no ano de 2008, levou a Humanidade a superar as suas divergências e construir um mundo harmonioso.

Com cerca de 80 minutos de duração, a obra leva-nos a acompanhar as aventuras de Rocco numa viagem em busca do significado de «A Bússola», depois de descobrir um mapa e outros documentos com centenas de anos.

Será brevemente editada uma versão em livro pela Via Occidentalis, com 232 páginas impressas a quatro cores, sendo acompanhada pelo DVD, com um preço de venda a público recomendado de 29,90€.

mmarco1970

Post by mmarco1970 »

Há já algum tempo que tenho ouvido falar deste livro + filme: A Bússola de Alberto Rocco. E há 15 dias chegou no meu E-mail um convite para a ante-estreia do filme, Lá está: a lei da atracção a funcionar. Com alguma preguiça, visto ser 3a feira à noite, fui lá ver! Quando cheguei ao São Jorge, nem queria acreditar, deviam estar lá umas 800 pessoas, parecia uma estreia de hollywood com enormes seguranças à porta (tipo Kapital) mas até deram uma rosa à minha mulher. Imediatamente pensei: A Bússola deve ser um grande barrete... conforme ia entrando no São Jorge, ia dando de caras com alguns colunáveis (Lili caneças, Carlos Ribeiro, Fernando Pereira, que por sinal parecia o seu filho, Claudio Ramos & ca) e uma dezena de fotógrafos enfurecidos... virei-me para a Lurdes (minha mulher) que entretanto estava deslumbrada com todo aquele aparato e disse: Vamos embora que com tudo o que está aqui montado o filme "não deve valer a ponta de corno". Mas ela insistiu para ficarmos e lá fomos, entre aquela multidão ver a tal "Bússola de Alberto Rocco".

Ao início fiquei um pouco baralhado, mas depois de 10 minutos, a história começou a prender-me, e com ela uma infinidade de mensagens de valorização pessoal. Os locais e a fotografia realmente eram espectaculares... Passado 1h20 acabou e na verdade fiquei com vontade de vê-lo novamente, na saída cruzei-me com o tal Alberto Rocco. Um homem de trinta e poucos anos, bom aspecto e muito simpático. Dei-lhe os parabéns e ele com um sorriso agradeceu. Aproveitei e comprei o livro e o filme (até estavam com um descontinho porreiro). É um livro de 200 e tal páginas, li em 3 dias... adorei! Assim como o filme... Aconselho vivamente, porque encontrei um novo formato de literatura sobre valorização pessoal, que vai deixar sem mercado todos aqueles títulos de auto-ajuda repetitivos e aborrecidos. O melhor de tudo é que é um produto nacional de grande qualidade, que não fica nada atrás dos tais bestsellers americanos. O único senão é que o Alberto Rocco é italiano, mas disse-me que vive há tantos anos em Portugal, que se sente um bocadinho português.

Um bem haja e boas leituras...

Já encontrei um blog : http://abussola2008.wordpress.com

p.s. Não, não sou nem amigo, nem da sua família. :-)))
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: A Bússola (2008) - Alberto Rocco

Post by Shivers »

Mensagem movida para o tópico já existente. :arrow:
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
CVarela

Post by CVarela »

Já vi o filme "A Bússola de Alberto Rocco" e adorei....

O Argumento é a valorização pessoal, as imagens lindas: Veneza, Roma; Barcelona... Fiquei com vontade de as visitar (excepto Barcelona que já lá estive) e por fim a nossa Sintra, a magnífica Quinta da Regaleira.

Aconselho toda a gente a ver... a mim fez muito bem!

Beijos

Carla
MGalvão
Disse o Miguel Rocha (CQC): Um Segredo à portuguesa?

Post by MGalvão »

Eu vi o filme e quando sair para venda tenciono comprar o livro. O Miguel Rocha dos CQC já que estava lá, podia-se ter dado o trabalho de ver o filme, demonstrando que esse programinha da TVI... (Caia quem Caia ou como é que se chama. eu vi na net, nem sabia da sua existência), é realmente um programa de desinformação, porque a Bússola não tem nada a ver com o documentário The Secret (que eu também vi). Sinceramente gostei dos 2, mas se tivesse que eleger um para entregar o prémio, claro que escolhia a Bússola, um bom filme e ainda por cima português. Acho que vai ser desta vez que o cinema português vai dar que falar em todo o mundo.

Oh Miguel, até poderia ser simpático e engraçado se mantivesse a boca fechada! grr-)
Pusher
Iniciado
Iniciado

Post by Pusher »

Mas que raio é isto? Faz-me lembrar aqueles emails sobre "um medicamento revolucionário para <inserirtretaqualquer>. Não perca esta oportunidade única, eu experimentei e funciona mesmo!"

Esta quantidade de gente que se acabou de registar só para "apoiar" este filme faz-me lembrar uma seita qualquer... eles andem ai.

Mas afinal sobre o que raio é o filme? É que esta gente que veio praqui fazer propaganda descarada, com o típico discurso vazio dos cultos, onde claramente não interessa dizer a história ou qualquer promenor do filme, apenas que "O Argumento é a valorização pessoal" e que todos adoraram...
demonstrando que esse programinha da TVI... (Caia quem Caia ou como é que se chama. eu vi na net, nem sabia da sua existência), é realmente um programa de desinformação, porque a Bússola não tem nada a ver com o documentário The Secret (que eu também vi). Sinceramente gostei dos 2, mas se tivesse que eleger um para entregar o prémio, claro que escolhia a Bússola, um bom filme e ainda por cima português. Acho que vai ser desta vez que o cinema português vai dar que falar em todo o mundo.
Tábem abelha... "ópá.... o que tu queres sei eu pá..."

É banir esta gente toda o mais rápido possivel.
He who knows both knowledge and action, with action overcomes death and with knowledge reaches immortality.
- < Isa Upanishad 11 >
Rui Santos
Site Admin

Post by Rui Santos »

Fica o tópico para opiniões isentas sobre o filme... De resto já foi tudo tratado.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Carla Varela
Novato

Post by Carla Varela »

Visto a vossa dinâmica de trabalho, nem sei se esta mensagem será publicada... mas não importa, o que importa é que você leia!

Vou responder por ordem:

1. Inscrevi-me no vosso fórum na sexta-feira, com a intenção clara de divulgar A Bússola de Alberto Rocco. É óbvio que também seria minha intenção comentar e divulgar mais filmes portugueses que tenha visto e que tenha gostado. (mas como é óbvio nem me deram tempo)

2. Um dos comentários que recebi foi: "Mais tarde veremos, se realmente temos novos membros ou se foi uma aparição com um objectivo especifico." e o do administrador foi: "que tal comentar uma série de tópicos que por aqui existem sobre o cinema Português?" como poderei fazê-lo se fui bloqueada?

3. Esta atitude vossa pode definir-se de várias formas, que com certeza nada tem a ver com democracia.

4. Eu defendo e defenderei todo o produto nacional que ache com qualidade e se isso chateia algum menino desculpe lá qualquer coisinha.

5. Referente àquela pessoazinha que deixou um comentário sobre seitas... então e o que vocês fazem aqui, não é uma seita hermética em que não deixam as pessoas manifestar a sua própria opinião. Isto que vocês fazem vai contra qualquer ética da internet, onde a informação tem direito a circular livremente, sobretudo neste caso em que apenas se trata de promover um filme.

Se calhar se eu dissesse que no filme aparecia a Sónia Brazão com as mamas de fora, já todos achavam interessante e iam ver... não é?

Não vou perder mais tempo...

Carla
caruncho
Novato

Post by caruncho »

Carla Varela wrote:Visto a vossa dinâmica de trabalho, nem sei se esta mensagem será publicada... mas não importa, o que importa é que você leia!

Vou responder por ordem:

1. Inscrevi-me no vosso fórum na sexta-feira, com a intenção clara de divulgar A Bússola de Alberto Rocco. É óbvio que também seria minha intenção comentar e divulgar mais filmes portugueses que tenha visto e que tenha gostado. (mas como é óbvio nem me deram tempo)
Não é o que se faz, mas sim como se faz. Se conhecesse minimamente o método de funcionamento de um fórum de discussão saberia que as suas acções iriam ter o desfecho que tiveram. Poderia ter-se apresentado inicialmente, lido um pouco do que já foi escrito, talvez comentar um ou outro tópico, procurar tópicos já criados que se enquadrassem nos propósitos da sua agenda original e dar-lhes seguimento com a sua opinião. Se fizesse isto, o culminar da situação poderia ser diferente. Lembre-se, o respeito ganha-se, não se impõe.
Carla Varela wrote:2. Um dos comentários que recebi foi: "Mais tarde veremos, se realmente temos novos membros ou se foi uma aparição com um objectivo especifico." e o do administrador foi: "que tal comentar uma série de tópicos que por aqui existem sobre o cinema Português?" como poderei fazê-lo se fui bloqueada?
Ver ponto 1.
Carla Varela wrote:3. Esta atitude vossa pode definir-se de várias formas, que com certeza nada tem a ver com democracia.
Onde é que leu, onde é que ouviu ou quem é que lhe disse que nos serviços online se praticava democracia? Oligarquia, quase sempre, democracia? nem pensar.
Carla Varela wrote:4. Eu defendo e defenderei todo o produto nacional que ache com qualidade e se isso chateia algum menino desculpe lá qualquer coisinha.
Faz você muito bem, é também do nosso interesse que assim seja. Desde que seja dentro dos limites aceitáveis de conduta da comunidade em questão (ver ponto 1 e 5)
Carla Varela wrote:5. Referente àquela pessoazinha que deixou um comentário sobre seitas... então e o que vocês fazem aqui, não é uma seita hermética em que não deixam as pessoas manifestar a sua própria opinião. Isto que vocês fazem vai contra qualquer ética da internet, onde a informação tem direito a circular livremente, sobretudo neste caso em que apenas se trata de promover um filme.
Ver ponto 3.

Se quiser promover um filme, porque não cria um blog? faça como tantas centenas de pessoas já fizeram. Percebo que isto não teria o mesmo impacto do que promover um produto (sabe que um filme é um produto, não sabe?) num fórum com centena de utilizadores que o visitam regularmente. Se lesse um pouco do fórum (ver ponto 1) iria perceber que todos nós estamos cansados de marketing, fartamos-nos de ver promoções geniais apenas para se revelarem anti-climáticas e é precisamente por esse motivo que voltamos a este espaço de discussão, para saber concretamente o que se esconde por trás da cortina do marketing. Começa a perceber o porque da sua expulsão?
Carla Varela wrote:Se calhar se eu dissesse que no filme aparecia a Sónia Brazão com as mamas de fora, já todos achavam interessante e iam ver... não é?
Se calhar se fosse mais humilde e percebesse que fez merda, não estivéssemos a ter esta discussão.
Carla Varela wrote:Não vou perder mais tempo...
Nem nós.

caruncho.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

Carla Varela wrote:Se calhar se eu dissesse que no filme aparecia a Sónia Brazão com as mamas de fora, já todos achavam interessante e iam ver... não é?
Carla
Aparece ? tenho de ir ver o filme... pato-)

Agora a sério, já estou arrependido de ter aberto o tópico, não vi o filme, nem tenciono ver, e daí não sei... as mamas da Sónia Brazão... ooops, continuando, não sabia que "tipo" de filme era, como falava em Sintra, Regaleira etc. achei que poderia ser interessante, e afinal sai mais uma auto-ajuda a la segredo. :-?
Rui Santos
Site Admin

Post by Rui Santos »

Acho que o Caruncho respondeu e bem ao que disse.

Existem várias formas de promover um filme, e até encontra por aqui alguns posts desses. No entanto 3 pessoas registam-se no mesmo dia, na mesma localização e todos só para promover o filme?? Mas julga que andamos todos a dormir?
Agora caso fique por cá, claro que será bem vinda e até a convido a apenas "opinar" sobre o cinema Português. Assim sendo estaremos todos para a ajudar.

Quanto à questão das mamas... basta uma leitura atenta do fórum para perceber que foi um tiro ao lado...
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Carla Varela
Novato

Post by Carla Varela »

Ao caruncho nem vou responder... mas a você sr. administrador sim! O facto de todos termos o mesmo ip, meu caro, é porque todos trabalhamos na mesma empresa, a MediaShopping e aqui vai mais um pouco de "propaganda" :-) E nada temos a ver com a comercialização deste filme. Apenas fomos à estreia e gostámos, mas esta é só a nossa opinião. Se não me expulsarem de novo ficarei por cá com as minhas críticas e opiniões. E o tempo irá repor a verdade em relação às minhas intenções e à aceitação do público.

Entretanto outro filme que decididamente gostei e mais uma vez acho que não somos capazes de promover o cinema português é "O mistério da estrada de Sintra" mais um filme com uma fotografia espectacular, uns cenários lindos de morrer e um argumento intrigante.

Mas para os cineastas portugueses fazer um filme em Portugal é mais "um tiro ao lado"... talvez porque Portugal ainda esteja cheio de caruncho aristocrático! :biggrin: (desculpe lá a pequena brincadeira, mas não consegui evitar)

Melhores cumprimentos

Carla
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

Hey, gente! Posso fazer um filme sobre isto??? :mrgreen: :twisted: Ando há que tempos à procura de um tema interessante de ser filmado e esta discussão gerou-me toda uma série de ideias geniais. Isto é melhor do que o reboliço gerado pela ida do Moretto p'ró Benfica!!! :-)))

Adiante... onde está este filme em exibição? Pergunto porque nunca ouvi falar dele, e olhem que ando bem informado... Mas chamam-me sempre a atenção este tipo de projectos levados a cabo pela genuína vontade de fazer cinema. Ainda hoje espero pelo quase mítíco João Rambo que um dia foi prometido por estas bandas...
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
TrinityA
Fanático
Fanático

Post by TrinityA »

Cara Carla,
Falo por mim, mas o que mais chateia nos teus posts não é só o mau gosto nem a vontade de o partilhar: basta fazer uma pequena pesquisa na net para perceber o proselitismo forçado que é impingido com o filme:

"Você também pode ajudar, comunique à sua câmara municipal que existe esta iniciativa que se chama “A Bússola 12 meses 12 causas” ou faça o mesmo com uma associação que conheça e que ache merecedora de ser beneficiária desta campanha. Para saber mais poderá visitar a página http://www.thecompassbook.eu , procure no apartado notícias ou informe-se através do E.mail info@thecompassbook.eu . Veja bem… não era você que achava complicado ajudar… Pois “A Bússola de Alberto Rocco” vai facilitar-lhe a vida."
(tirado do blog do filme)

Ok, já deu para perceber que algumas pessoas saem do filme com mais vontade de mostrar a luz e ajudar o próximo que uma Testumás de Jeovunha, e que têm uma necessidade compulsiva de o mostrar aos outros com essa candura de partilha deslumbrada. Por exemplo aqui o vosso amigo, tirado de outro forum:

"Há poucos dias atrás fui ao São Jorge ver um filme "A Bússola de Alberto Rocco" foi um amigo meu a convidar-me, ele trabalha na mediashopping e conhecia o director do filme e escritor do argumento, o tal Alberto, porque já foi dar umas palestras de organização e motivação dentro da empresa.
Para já, estava tudo muito bem organizado, o filme começou a horas e tive direito a um copo de champanhe antes da projecção. Não tinha ideia do que ia ver, mas devo admitir que fiquei bem impressionado...."
(tirado do forum webtuga - coitados, não somos só nós a levar com esta praga)

Nem sequer o que mais chateia é a ingenuidade, mas principalmente a chico-espertice. O achar que basta uma pessoa se increver e parecer que está a elogiar a margarina planta para fazer com os outros larguem tudo e vão a correr ver o fenómeno, sobretudo se a seguir alguém também por coincidência o colega do lado comentar "oh, a sério, também viste o filme! Oh, my! What are the odds?!? por acaso até temos o mesmo IP, mas agora que falas eu também acho que te vi lá na estreia... Era mesmo bom, o filme, não era? Olha, queres ir ao café?"
Escrevam o que quiserem mas com sinceridade e sem artimanhas.
Primeiro porque essas topam-se à légua. Segundo, porque de certeza que a grande bússola que está no céu e que zela por todos nós, mesmo os hereges do dvdmania, não ia gostar que se quebrassem as regras de cordialidade e de respeito.
Bem hajam, e um grande Norte magnético para você, amén.
-----------------------
Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
Rick: Oh, he's just like any other man, only more so.
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by p_alucinado »

Ouve lá, ó TrinitA,

tou lixado convosco que participais aqui no fórum. Então aqui há uns meses abri um tópico sobre a minha última produção, Pipoca On Fire, dei-vos o link p'ra ver o filme, e tirando o Rui Santos e mais uma ou duas pessoas, ninguém se dignou a escrever uma linha aqui sobre ele. E agora que surge este filme (será um vídeo de auto-ajuda? pelos comentários parece...) vocês escrevem testamentos?? Ai ai ai... Assim é que descredibilizam o fórum... teimoso-) :-))) :twisted:
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)

Post Reply