escolha de sistema de som para ver filmes e ouvir musica

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
carlosjmr
Novato
escolha de sistema de som para ver filmes e ouvir musica

Post by carlosjmr »

boas pessoal,

eu sou mt novo neste mundo, e por isso mesmo venho aqui pedir algum auxilio em relação à escolha de um receptor AV e de colunas de som+subwoofer.

antes de mais, não queria gastar mais de 600/700 eur no conjunto colunas+receptor.

andei a ver e a ler, e aconselharam-me um receptor denon avr1907 com uma colunas monitor audio bronze reference 2! é uma boa escolha?

outra das minhas grandes duvidas é: devo adquirir um sistema de colunas 5.1, ou devo optar por um sistema 2.1?
já me disseram que os sistemas 5.1 poderao perder alguma qualidade de som quando ouvimos cd's de musica.!

peço a vossa ajuda mais técnica e, pelo que li, pela experiencia que algumas pessoas têm neste ramo da alta fidelidade.

cumprimentos a todos. :-)
Gayjin
Iniciado
Iniciado

Post by Gayjin »

Boas,
na minha opinião, quem vai comprar é que pode arranjar a justificação para adquirir um sistema 5.1 ou estéreo, já que convém ouvir, comparar e tirar daí as ilações devidas.
Pegando nesse orçamento, deverá haver uma pesquisa (seja em revistas da especialidade, seja na internet, que é o caso, ou, mais importante, audições em casas da especialidade).
Importa, depois de tudo isto, tentar perceber qual o contexto em que o sistema se vai inserir, ou seja, qual o uso que vamos dar, o espaço físico e acustico da sala, etc...
Todos nós temos um sistema preferido, todos nós conseguimos argumentar com alguma veracidade sobre as virtudes de cada sistema, por isso, a tua compra deve ser baseada, além do orçamento, além do contexto, além dos conselhos, numa questão fulcral: conforto pessoal.
De facto, existem muitas composições de sistemas que se podem fazer, podendo haver critério na maior parte delas. Para quem procura certezas não se pode esquecer que aqui lida com subjectividades e limitações e o ideal é saber conviver com as limitações de cada sistema e apreciar o melhor que eles têm.
Portanto, em vez de eu estar aqui a dizer-te que isto ou aquilo é que é bom, convém ouvir e comparar sistemas dentro do mesmo plafond, sempre que possível, e encontrar pelo caminho, as nossas prioridades, o nosso gosto e a nossa justificação para o gasto.
Abraço e boa sorte.

Ricardo
Quem peixe procura, peixe acha...

http://www.youtube.com/watch?v=-pUGDYP-uX8
carlosjmr
Novato

Post by carlosjmr »

Boas,

Obrigado pela resposta Gayjin.

A questão é que sou de tal forma "leigo" na matéria, que gostaria de ter algumas sugestoes, de forma a poder, posteriormente "testar" (digo ouvir :)) algumas delas, ou pelo menos aquelas que me sejam facultadas as audições.

A funcionalidade será uma conjugação de tudo em 1! mas sei, isto porque sou um viciado em musica, que grande parte das vezes será para ouvir musica, e ver uns filmes de vez em quando!

É claro que a sala (com cerca de 40m^2) e o ambiente acustico é importante, mas, para mim, o mais importante é ter um sistema razoavel, a um custo relativamente baixo, isto pelos preços que algumas pessoas mencionam por aqui, e pelo que tenho visto em sites da especialidade!

Eu compreendo que cada um tem o seu gosto pessoal, e que tudo isto é mt subjectivo. por exemplo, eu ouvi, alguns anos atrás, na casa de um amigo, um sistema hi-fi da denon (não faço ideia o modelo) e tinha um som estrondoso! adorei, e por isso vim aqui perguntar se este receiver é "jeitoso", porque sei que existem mt melhores! :)

Abraço e mais uma vez obrigado.
nmoc dvd
Fanático
Fanático

Post by nmoc dvd »

carlosjmr, sim, a tua questão é de facto pertinente, pois, podes adquirir um sistema que seja bom para HiFi, mas tenhas as suas lacunas em A/V, ou vice-versa.

O que tens realmente de ponderar é onde pretendes usufruir mais dele. Se é maioritáriamente para ouvires musica, então ai sim, sou pessoalmente, da opinião, que um bom sistema stéreo (2.0) faz o serviço na perfeição, ou até um 2.1, se lhe acrescentares um Sub-woofer, e ai também tiras partido de um dos efeitos mais predominantes nos som de DVD. Agora, se queres maioritáriamente o sistema para ver e ouvir os DVDs de filmes, ai já seria engraçado, ter um 5.1, se bem que, o principal estaria sempre nas colunas frontais, as traseiras, resumem-se a alguns efeitos sonoros, não constantes.

Tem presente isto na escolha do Amplificador/Receptor, se vais por um AV, ou por um HiFi stéreo, pois um AV muito bom, e mais caro, não tem, na maior parte das vezes o mesmo desempenho em musica, que um, mais modesto HiFi, que é na maior parte das vezes superior. Já com o Amp. Stereo, perdes a possibilidade de ligar um sistema de 5.1 (podes no entanto ligar um subwoofer em série com as colunas, acho eu, mas não sou a pessoa mais indicada para te explicar isto).

E também, a escolha as colunas é importante, porque para musica, requer-se umas já mais "jeitosinhas", enquanto que para DVD, qualquer coluna satélite faz o serviço, claro, que com a suas devidas limitações.

Eu por exemplo tenho umas Wharfedale 9.5, para ouvir musica, e um Amp. Pioneer "baratuxo" que têm um desempenho formidável, no leitor de CDs é que optei por um bastante bom aparelho, o Cambridge Audio Azur 640C, isto para um sistema Audio, e estou bastante contente com ele. Já para o sistema AV tenho um Amp. Denon 1906, um leitor Pioneer 696-AV, e como colunas, umas "satelites" bem modestas, com um sub Wharfedale SW-150.

:wink:
Genesis
Novato

Post by Genesis »

carlosjmr, eu também ando como tu, à procura de um sistema bom e barato (era porreiro, não era?). Falaram-me nas wharfedale 9.1 e nas Q Acoustics série 1000. Estou a pensar comprar um desses sistemas, mas ainda não os ouvi. Além disso, não precisas de comprar tudo de uma vez, podes ir comprando aos poucos.

Vê aqui: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?t=30754
krell22
Novato

Post by krell22 »

Boas,

Pois é, a questão fundamental...comprar o melhor possível e claro, barato...na minha opinião e como já foi referido por anteriores opiniões, acho que deves primeiro que tudo saber para que queres o sistema de som. Se a tua prioridade é ouvir música (audio 2 canais), procura aliar uma amplificador/receiver que te transmita uma boa sonoridade (claro que que cada pessoa tem a sua preferência acústica) em audio 2 canais, com umas colunas que igualmente tenham um bom desempenho para audio 2 canais, deixando a vertente do cinema em casa (audio 6 canais) para segundo plano. Não estou por dentro dos sistemas que foram referidos anteriormente, mas pela minha experiência, a nível de colunas estou muito contente com a Monitor Audio (Silver 6 e Silver 5i), já que esta marca, oferece uma excelente relação preço/qualidade. Na amplificação comecei por um Nad T561 A/V Receiver, o que me agradou muito, tendo uma nota acima do normal no que se referia ao desempenho em audio 2 canais (testado na revista Audio).
Actualmente tenho um AV-30 R da TagMaclaren, como processador e a cargo da amplificação uso um Roksan Caspian de 5 canais + subwoofer Energy XL-S10 com uma coluna central B&W CDM C Special Edition. O leitor de DVD utilizo um Pioneer DV-535 (muito modesto),mas que por enquanto vai chegando.
No que respeita à amplificação não te posso dar grandes conselhos visto não conhecer essas gamas de produtos, mas aconselho vivamente as colunas da Monitor Audio, até porque têm séries mas baixas e claro mais baratas. Ouve a série Bronze que certamente vais achar interessante e depois compara com outras marcas que tenhas como referência, dentro do mesmo patamar de preços claro.

No fim, o teu ouvido vai ditar a escolha....

Boas audições,
Pedro Silva
carlosjmr
Novato

Post by carlosjmr »

boas!
depois de muito procurar, acabei por comprar o amplificador denon avr1907 + colunas frontais monitor audio br1. foi o que deu com os €€ disponiveis. mas mesmo assim, aconselho vivamente o av da denon! mt bom em termos musicais!! aqs colunas têm um som agradavel, pelo que estou contente com efeito da combinação destas duas boas compras!.

obrigado pelos conselhos de todos.

abraço e boas audições musicais.
www.recortesdosilencio.blogspot.com
pvox
Entusiasta
Entusiasta

Post by pvox »

Não te esqueças dos cabos, também então no orcamento e custam algum dinheiro. Se o sistema for 5.1 e a tua sala tem 40m2 o investimento em cabos pode ser considerável. Cabo para sub, mais para colunas, mais para ligar amp ao dvd, mais para ligar à tv.......
Image
O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...
Image
carlosjmr
Novato

Post by carlosjmr »

boas,

os cabos, para já, ainda são aqueles que vinham por defeito. ligação coaxial dvd-receiver e ligação dvd-tv directa.
a ligação das colunas ao receiver é feita atraves de cabo que comprei na altura da compra do conjunto! pelo menos parece portar-se bem, mas nao sei qual é a marca! mas é algo que vou apostar agora! comprar uns bons cabos de forma a optimizar o material que tenho.

abraço.
boas audições musicais
carlosjmr
Novato

Post by carlosjmr »

o cabo du sub é que vai dar mais trabalho! isto porque o sub tá preparado para ligar directo ao pc (é um sub antigo da cambridge soundworks). como tem saida tipo spdif, tenho de fazer alteração para funcionar na entrada do receiver. mas para já, como disse, está com cabos normalissimos e estou aparentemente satisfeito! claro que ainda nao experimentei comprar cabos melhores! poderei ter grande surpresa!! ehehe..

já agora, que cabos recomendas pvox? :)

abraço..
boas audições musicais

Post Reply