Dúvida sobre home cinema.

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
3xico3
Novato
Dúvida sobre home cinema.

Post by 3xico3 »

Boa tarde.

Tenho um LCD Samsung e um leitor DVD Pioneer 696.

A minha pergunta é a seguinte:
- Para criar um ambiente de Home Cinema necessito de Receptor A/V ou basta ter o Kit de colunas?

A pergunta se calhar é parva mas gostava de ter a certeza, pois só quero para TV e DVD's e não para Audio (CD's, rádio, etc.)

Desde já, obrigado.
RAFP
Iniciado
Iniciado

Post by RAFP »

Boas

O sinal audio que provém de um DVD fonte pode ter duas formas:
ANALÓGICO - sob a forma de saídas RCA´s normais STEREO ou através das chamadas saídas 5.1
DIGITAL - sob a forma de saída óptica ou coaxial
No entanto qq destes sinais NÃO SÃO AMPLIFICADOS. Para se poder ouvir qq coisa ou terás que optar por ligar as saídas analógicas a um amplificador stereo ou amplificador de 5 canais ou então a umas colunas auto-amplificadas (5 colunas + sub).
Poderás ainda ligar as saídas digitais via cabo coaxial ou óptico a um receptor AV.
No teu caso, aconselho-te a adquirires o conjunto auto-amplificado (amplificadores posicionados no sub) LOGITECH Z5400 (custa 175€ na PIXMANIA) que já tem um módulo externo onde poderás ligar via cabo coaxial ou óptico ao teu pio 696 e pronto terás um sistema home cinema pronto a funcionar. Caso tenhas alguma reticências em relação ao conjunto da LOGITECH posso-te dizer que são certificadas THX o que representa bem a qualidade das mesmas. Se fizeres uma busca neste forum sobre estas colunas, vais ver que os comentários são mm muito bons. Tenho dois sistemas AV, um composto exactamente por estas LOGITECH e um outro composto por um amplificador AV MARANTZ, colunas KEF, sub KEF e colunas JBL e posso-te afirmar com toda a certeza que a LOGITECH, não querendo dizer que são iguais ou melhores ao sistema MARANTZ+KEF+JBL, mas que se portam mesmo muito bem.
Estou a vender projector EPSON S3L - 400€

www.rafp-informatica.com
Paulo.g
Iniciado
Iniciado

Post by Paulo.g »

subscrevo a opinião do RAFP, alias foi essa a minha opção, não exactamente esse modelo mas o Z5450 que está na Pixmania a €270.
Sony 40W2000 : Samsung DVD HD860 : Logitech Z5450 Digital : Logitech Harmony 885
3xico3
Novato

Post by 3xico3 »

Bom dia.

Muito obrigado pelas respostas.

Já estive a ver esses dois modelos e gostei, penso que o segundo, por ser sem fios me agrada mais.
E realmente não gostava de gastar mais de 400-500 € mas vou tentar encontrar algo que se enquadre mais na minha sala. Algo tipo, colunas com caixa em madeira ou com um design mais moderno e se possível sem fios, pelo menos nas colunas traseiras.
Mas para esclarecer melhor: o ideal será ter um amplificador e colunas ou um receptor A/V e colunas?

Obrigado.
RAFP
Iniciado
Iniciado

Post by RAFP »

Isto em AV e AUDIO e para quem anda nestas andanças às uns largos anos, existem senpre:

A SITUAÇÃO IDEAL - POWER´S (amplificador de potência) dedicados para cada canal (aqui o ideal seria ter um POWER mono para cada canal, mas isso ficaria muito dispendioso e ocuparia imenso espaço - já imaginaste 5 caixotes empilhados uns sobre os outros mais a catrefada de material adjacente) acompanhado por um PRÉ com decodificação (DD, DTS, etc) para fazer a ponte entre o leitor de DVD (este leitor seria uma máquina que apenas faria a leitura e enviaria o sinal para o prévio que faria a descodificação e enviaria o sinal para os POWER´s que por sua vez alimentariam as colunas.
CONDICIONANTES DESTA CONFIGURAÇÃO: necessário experiencia para instalar sistema correctamente, muitos €€€€ e necessitaria de uma divisão (grande) para instalares e usufruires deste sistema

SITUAÇÃO DE RECURSO À IDEAL - Terias um amplificador de potência de 5 ou mais canais, onde poderia ligar directamente um DVD que tivesse um andar de descodifação (DD ou DTS) de grande qualidade
CONDICIONANTES DESTA CONFIGURAÇÃO - necessário alguma experiência para poder ligar e configurar todos os parâmetros para o sistema ficar a funcionar bem, os equipamentos para estes sistemas continuam a ser mais caros que o tradicional receptor AV

SITUAÇÃO MÉDIA- Adquirir um amplificador/receptor AV gama média e eu prefiro - construir um sistema de colunas AV tb gama média inves de comprar um pack com as colunas AV (se bem que tb existem bons sistemas destes, mas os bons sistemas destes normalmente são mais dispendiosos que uma correcta selecção de colunas), ligar o DVD ao amplificador por via coaxial ou óptico e já está pronto a funcionar.
CONDICIONANTES DESTA CONFIGURAÇÃO - Sem se gastar muito, consegue-se ter um sistema que satisfaz é só necessário estar atento aos produtos que são lançados no mercado, opiniões e, principalmente, experimentar e ouvir os equipamentos.

SITUAÇÃO DE RECURSO - Aquela que eu te falei das LOGITECH

SITUAÇÃO MAIS UTILIZADA - Infelizente por desconhecimento e porque até é a mais fácil e as senhoras normalmente até gostam mais e todos nós sabemos a importância que as mulheres têm no chamado processo de decisão de compra (que por vezes não é a situação mais barata), o sistema chamado "tudo em um" em que nos é apresentado um pack com DVD, amplificador + colunas que têm um som muito fraquinho (empolamento do graves - afinal o que o pessoal quer ouvir são as explosões - , indefinição da gama média e agudos que sei lá !!!, pergunto-me se realmente existe alguém consegue ouvir aquilo durante muito tempo...então para concertos deve ser algo mesmo assustador).

Espero que te tenha sido útil

RAFP

www.rafp-informatica.com
3xico3
Novato

Post by 3xico3 »

Bem, dado já ter um leitor DVD Pio 696 não tenho muito interesse em adquirir um pack que tenha outro.
E como a decisão de compra é minha, quero algo que me satisfaça em termos de qualidade de som e que não exceda muito o orçamento.

Por exemplo, algo do género:
- http://www.son-video.com/Rayons/HomeCin ... VR320.html
ou
- http://www.rebelio.pt/app/urwfilter/cat ... index.html
Aqui teria de adquirir um amp: - http://www.son-video.com/Rayons/HomeCin ... XV359.html

Estes, entre outros, seriam dois exemplos que se enquadravam no que pretendo e penso que também se enquadram bem com o meu LCD e o pio696.

O que te parece?
lumila
Entusiasta
Entusiasta

Post by lumila »

Esse conjunto Logitech parece-me que iria ser o parente (muito) pobre do sistema...

O tecto de 400-500€ parece-me mais apropriado. Mas... que tal ir comprando aos poucos e material usado?
Vi por aí por exemplo:
Receiver Onkyo - TX-DS575 250€
Kit com sub Kef 2005 500€
Frontais Kef iQ5 370€
Sub Rel Quake 350€

Também se encontram cabos...
RAFP
Iniciado
Iniciado

Post by RAFP »

O sistema da ELTAX (lembro-me de ouvir um sistema destes que era representado pela DELAUDIO, e achei o som bom) é mesmo muito apetecível e tem uma boa aparência. Atenção à sala onde vais colocar este sistema, não te esqueças que as colunas principais são de chão e precisam de algum espaço para darem o seu melhor (não as coloques encostadas à parede, nem muito junto aos cantos das paredes senão ficas com um grave empolado e rebolado). Reparei que não tem sub, o que dada as características das colunas frontais não me parece que seja algum problema (as colunas de chão seria interessante saber qual a gama de frequência das mesmas para saber até onde vai o grave, tudo que seja mais de 40Hz é bom pensares num sub ). Já tive as colunas do meu actual sistema de AUDIO dedicado (colunas ROYD DOUBLET (vão até uns 24Hz) +AMPLIFICADOR AUDIOLAB 8000A+ Leitor CD´s Marantz 6000OSE + Dek cassetes DENON, receptor DENON e cablagem KIMBER e STRAIGWIRE) a funcionar em AV e como são umas colunas com as dimensões dessas ELTAX funcinavam até muito bem sem qq sub. Mas tb te digo que quando adicionei um sub da KEF o som (de filmes e concertos que o stereo eu prefiro mm sem sub) ficou mais empolgante. Outra coisa que não deves descorar são as cablagens que vais usar, não vale a pena comprares umas colunas porreiras e depois utilizar aqueles fiozitos de "estender roupa". Tem atenção tb aos cabos de interligação que vais usar.

www.rafp-informatica.com
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

Tenho esse sistema da Eltax (Hollywood), comprado na Maquimsom, e confirmo o que disse o RAFP, vivem bem sem sub, embora quando lhes juntei um BK Gemini ganharam nova vida.

Não me canso de recomendar a Eltax a todos os, que como eu, procuram alguma qualidade sem gastar muitos €€€.
3xico3
Novato

Post by 3xico3 »

Já agora, alguém conhece lojas em Braga onde se pode adquirir este genero de aparelhos sem ser em grandes superficies (MMarket's e afins.).
carlosjmr
Novato

Post by carlosjmr »

boas,

sou novo por estas andanças, mas tb tenho o mesmo problema. em braga não conheço nenhum espaço onde se possa ver e ouvir sem ser o media markt ou algo do genero!

Post Reply