Na Calha...

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
xingu
Novato
Na Calha...

Post by xingu »

Oi pessoal, mais uma vez conto com a vossa ajuda para mais um problema com que me deparo...
Finalmente coloquei o meu lcd ba parede :-P agora quero ver se arranjo umas calhas que não agridam a estetica para esconder os cabos da prateleira onde tenho o dvd até ao lcd.... Falaram-me daquelas da legrand tipo calha tecnica de electricista mas isso está fora de questão!!! parece que tenho uma instalação electrica do sec.XIX daquelas em que os cabos da electricidade ainda percorriam por fora de toda a parede. Penso que este meu problema não deve ser o primeiro e que hoje em dia existe tudo por isso acho que deve haver uma calha tipo HI-FI só não sei onde!!!!
MTO OBRIGADO
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Neste momento tenho um buraco escavado na parede da sala desde a altura do leitor de DVD até +/- à altura de um futuro Plasma/LCD. A ver se para a semana meto o tubo. Depois é só tapar de novo, tapando o "furo" de cima com gesso, para depois sair facilmente quando comprar o dito.

Só precisas é de ganhar coragem! :wink:
xfab
Novato

Post by xfab »

O que te posso aconcelhar ou partes a parede e metes um tudo do lcd ao dvd e depois voltas a tapar e secalhar vais ter que pintar a parede toda porque deve ficar-se a ver a diferença na cor... ou optas por meter a dita calha tecnica.
a decisão é tua... Conselho de electricista(eu): parte a parede e mete um tubo, sai mais caro e mais trabalhoso mas ficas melhor servido... um dia mais tarde sempre podes tapar os buracos
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

Skywatcher, também estou a tentar arranjar coragem para montar o meu LCD na parede mas só de pensar no resultado final do user xingu... acho que tinha as malas à porta devido ao mau (péssimo) WAF... :lol:
Qual é a largura/diâmetro desse tubo que colocaste na parede ? É que fazer buracos na parede está fora de questão, por isso procuro uma solução viável e estéticamente consensual (dentro do possível) para passar os seguintes cabos:
2 scart´s
1 HDMI
1 s-video
1 audio 2ch
1 antena
1 power
4 power´s dos LED´s: http://www.ikea.com/webapp/wcs/stores/s ... r=00098172

Precisava de um conselho/opinião... não queria colocar uma calha monstruosa... grr-)
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Ainda não comprei o tubo. Devo comprar esta semana, só tenho o buraco feito. E, obviamente exagerei. Vou comprar um tubo que dê para passar scarts à vontade sem desmontar a parte da ficha. Como não vai ficar à vista tenho essa "flexibilidade".
xingu
Novato

Post by xingu »

Partir a parede...era eu a partir a parede e a maria a parti-me a cabeça!!!!
Agora a sério essa é obviamente a melhor opção mas tem varios inconvenientes:
1º - Abrir o roço e colocar um tubo tem de ser um tubo com um diametro ainda grande visto que o só o meu cabo scart que é um profigold que alem de ser grosso, pouco ou nada maliavel, as fichas são banhadas a ouro, têm ferrities, são enormes e o mais grave é que são vulcanizadas, isto é, não dão para desmontar.
2º - Mesmo que conseguisse fazer o roço e colocar lá os cabos tinha de pintar a sala toda porque se só pintar a dita parede vai ficar a destoar das outras três.
3º - Nunca mais poderia mudar a tv de sitio para outra parede, é que de vez em quando mudo um bocado o look á sala, e com o roço na parede ela teria que ficar ali eternamente...
Acho que a solução passa por uma calha não muito feia...Mas não existe nada disso?????
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Existem. Há umas calhas ovaladas, ou semi-circulares, p.ex. Daquelas que se usam para proteger a passagem de fios no chão. Têm um formato mais achatado, para ser mais difícil de tropeçar nelas.

P.S.- Mas não tens desculpas. Vês todos os sítios onde poderás por a TV na sala (Não hão de ser assim tantos). Abres roços em todos eles. Metes os tubos. Tapas os buracos das extremidades com gesso (depois até com uma caneta ou chave de fendas de parte aquilo em meia dúzia de segundos). E pintas as 4 paredes tal como dizias, até porque provavelmente lixaste as 4 mesmo cheias de buracos :twisted: :-)))
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

xingu, eu compreendo-te bem... :mrgreen:

Tenho duas Scart´s da gama Oxypure (Profigold), além dos cabos que referi acima, por isso é que a calha deverá ser bem gordinha :-(

Mas vou tentar ver essa calha que o Skywatcher disse... talvez no AKI/Leroy Merlin, não :oops: ??
sealight
Iniciado
Iniciado

Post by sealight »

Existe outra opção: Evitem os SCARTs e assim podem fazer calhas/furos mais estreitos.
Usem apenas HDMI e AERIAL. Claro está que quem tem Powerbox não deve ter alternativa senão SCART. A não ser que possam fazer passar o sinal por um upscaller com HDMI.
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

sealight, isso só seria possível com um scaler (tipo Iscan ou Cinemateq) :mrgreen:

Ficaria apenas com um cabo HDMI e o cabo power dentro de uma calha/tubo, mas o problema é que esses aparelhos rondam os 1.500-2.000€... :shock:
SubUfer
Iniciado
Iniciado

Post by SubUfer »

Eu pus calha técnica e posso te dizer que nem dou por ela.
Com o tempo deixei de reparar que tá ali, e com as luzes apagadas então nem se vê.
The things you own end up owning you.
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

SubUfer, onde compraste ?? Qual o diâmetro da calha ?? E, já agora, quantos cabos passaste pela calha ??

Obrigado.
hshcv
Novato

Post by hshcv »

pessoal,

Vou amanhã fazer tb a proeza de pendurar o meu samsung de 40'' na parede e o plano já está todo traçado :-)
Preciso de cerca de 50cm de calha para esconder os cabos entre o móvel e o lcd. E vou mesmo escondê-los dentro da parede!
Não, não sou pedreiro, a minha profissão anda bem longe disso, mas já já me tenho aventurado com coisas parecidas.
Desta vez comprei uma calha legrand com forma rectangular com um interior de +/- 6cm x 1,5cm. Esta calha não é própria para embutir, sendo mais indicada para colar na parede, mas como é de abrir posso logo fazer passar os Scart antes de a colocar dentro da parede. Os restantes (HDMI, RCA's, power) já consigo passá-los depois da obra terminada.
Em cada topo da calha vou embutir na parede uma caixa de derivação comum (usadas na electricidade das casas). Quando um dia resolver trocar de casa ou mudar a mobilia basta-me aparafusar as tampas nas caixas e o acabamento fica 5 estrelas.

Material que vou usar:
. Calha rectangular;
. 2 caixas de derivação;
. 1 lata de espuma de expanção (durante a secagem aumenta várias vezes o seu volume);
. escopro (ponteiro) afiado (para não destruir mais parede do que a necessária);
. martelo;
. estuque para bricolage;
. paciência :-)

Antes de mais é necessário ter confiança que a coisa vai correr bem. Pensem que se o acabamento não ficar tão perfeito como pretendem (ou como a Maria exige) podem sempre pagar 50€ a um estucador para ir lá a casa 10 minutos alisar a parede :-)
Depois abrem-se os rossos necessários para encastrar a calha e as 2 caixas, que devem ficar um pouco 'afundadas' face à superficie da parede. Quando tudo está no sitio injecta-se a espuma para as laterais das caixas e calha. Não apliquem na superficie da calha pq a espuma vai aumentar de volume e ainda tem de sobrar espaço para o estuque.
Agora dois truques:
. evitem que a espuma entre em contacto com o estuque da parede onde não 'escavaram' pq entranha-se e depois é mais dificil de alisar;
. a espuma quando seca fica tipo pedra, por isso passadas cerca de 4 horas ela ainda está com uma consistência semelhante a esferovite. Nessa altura utilizem um x-acto para cortar os excessos e dar a forma para depois receber o estuque.
Deixem secar até ao dia seguinte e só depois apliquem o estuque, pois a espuma tem tendência ainda para aumentar um pouco e empurraria o estuque já colocado ligeiramente para fora.
No dia seguinte preparem o estuque (mais pastoso do que liquido) e tapem o rosso. Pode ser necessário deixar secar algumas partes para depois aplicar mais por cima. Alisem o mais possivel.
Passados 1 ou 2 dias passem uma lixadeira eléctrica com lixa fina para madeira por toda a superficie nova e envolvente. Não desesperem pois podem ainda surgir pequenas imperfeições.
Quando a parede estiver completamente seca e lisa apliquem 2 ou 3 de mão por cima do estuque novo e esperem uns dias para que absorva bem a tinta. Se entretanto ainda detectarem pequenas imperfeições repitam o processo para essas áreas.
Quando o estuque já tiver absorvido a tinta apliquem então mais 1 ou 2 de mão e voilá!
Eu sei que dá trabalho mas certamente que vão ficar orgulhosos do resultado final. E a Maria tb...

PS. Apesar desta 'aula' de bricolage ter pouco a ver com este forum espero que seja util para que os vossos novos televisores fiquem literalmente 'na parede'.

Abraços e boas obras!
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

hshcv, correu bem a instalação ??
hshcv
Novato

Post by hshcv »

NFCDS, está a ficar 5*.
Sábado foi o dia da 'destruição' e a espuma ficou a secar; Ontem coloquei o estuque de manhã e a meio da tarde passei a lixa; Hoje vou dar uma pintura para o estuque absorver e lá para o fim da semana já devo ter tudo concluido.
Obrigado por perguntares!

Abraços.

Post Reply