Aos senhores da alfandega que leiem este forum... (e ñ só)

Sugestões de sites, comentários a páginas.
Post Reply
Pimpolho
Iniciado
Iniciado
Aos senhores da alfandega que leiem este forum... (e ñ só)

Post by Pimpolho »

Exmos Srs

Vocês fazem o que bem entendem não fazem ? mesmo que uma pessoa apresente as facturas do que pagou os srs pensam q é muito barato e taxam mais ? é pelo peso ? ou é pelas coisas q se têm um papel mais brilhante taxam mais?
Eis o porquê desta questão, pelo q eu tenho lido e peço aos moderadores e utilizadores mais experientes q me corrijam, a taxa a aplicar (nomeadamente a dvds q é do q este forum se trata) é de 19% (IVA) + uma serie de papeis (inuteis q so nos fazem gastar dinheiro) + qq coisa pos correios. O que ronda a grosso modo os 25% sobre o valor GASTO E APRESENTADO PELAS FACTURAS À ALFANDEGA (corrijam.me se cometi um erro por favor).
Então eu apresento uma factura conforme solicitado para o dvd em questão de $37 (25€ aproximadamente) que tinha comprado numa online ebay store, pelas minhas contas 25% desse valor são 5€... No entanto tive de pagar nada mais nada menos do que €12.42 é só QUASE O TRIPLO!!!! eu por acaso nao sou como mtos dakeles q falsificam as facturas etc... apresento o que realmente gastei... mas pelos vistos ISSO NAO INTERESSA pq os srs taxam como bem lhes apraz...
E é por estas e por outras q este país está no estado que está...

Agradeço a todos os que lerem este post me corrijam se eu em algum momento cometi um erro e uma injustiça para com os Exmos Srs Alfandegários

UM FELIZ ANO NOVO PARA OS SRS E PARA TODO O FORUM :-D
Horrendus
Entusiasta
Entusiasta

Post by Horrendus »

Procura no fórum uma mensagem já com algum tempo sobre a fórmula de cálculo do valor a a pagar na alfândega. Tens de ter em atenção que deve haver valores fixos e outros variáveis, mas nessa mensagem está lá tudo.

Dá uma olhadela nesta calculadora:

http://www.manimation.pt/jguerra/alfandega.asp
Cumprimentos.
Horrendus Horribilis

A minha colecção.
maf2
Entusiasta
Entusiasta

Post by maf2 »

Podem ter-se enganado na moeda de origem e respectivo câmbio, podem ter presumido um valor superior, podem ter-se enganado a escrever o valor. Mas tens sempre direito de recurso mesmo depois de levantar a coisa, durante 30 dias, se puderes provar o que pagaste e achares que vale a pena.
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Enganos acontecem.
Neste momento está apenas uma (sim, uma) funcionária na alfândega postal. Todos os outros colegas resolveram (solidáriamente) meter férias nesta semana do ano em que há bastante serviço. A minha crítica vai directamente ao chefe de serviço que o permitiu. Sim, está caótico e tens uma senhora (muito simpática por sinal, ainda na semana passada falei com ela por causa de 2 encomendas que lá tenho) a tentar trabalhar por 5 ou assim qualquer coisa.
Como tal, é compreensível que algo de errado tenha acontecido, desde uma conta mal feita, a uma taxa de câmbio/moeda errada. Precisamante para isso é que tens o recibo da alfândega com todas as parcelas discriminadas, para poder verificar se tudo está correcto ou, em caso de erro, onde é que ele se encontra (é a folha branca e cor-de-rosa, daquelas que os ctt te entregam quando pagas).
Se o que pagaste for muito diferente do resultado dado pela "nossa" calculadora referida uns posts acima, então ocorreu um erro. Verifica as parcelas no recibo a ver qual foi e reclama de forma a que te devolvam o dinheiro que te cobraram a mais. O que tens a pagar são de facto o IVA (19%) + taxas de importação (no caso dos dvd's se bem me lembro andam pelos 3,5%) + impressos + emolumentos (Tabela I) + taxa de apresentação (CTT) + entrega em casa (só se escolheres essa opção, senão vais pagar à estação CTT).
Isto não é (embora às vezes pareça) uma república das Bananas 8)
Se tens dinheiro a haver, vai buscá-lo.

Um abraço,
Pimpolho
Iniciado
Iniciado

Post by Pimpolho »

@Skywatcher

O mais engraçado disto tudo sabes o q é Skywatcher? é q os meus correios n me deram QUALQUER PAPEL BRANCO E COR DE ROSA :)
O problema deste país é a mentalidade... pq uma pessoa n reclama... pq n esta pa ter esse trabalho ou pq pensa q a reclamaçao vai cair em saco roto ( o q acontece em tipo 95% dos casos ) quanto a Srª sozinha na alfandega vai a minha solidariedade :)
Quanto a todos os outros funcionarios publicos q COÇAM UM TOMATE DE CADA VEZ... VAI O MEU REPUDIO!!!

Cumprimentos pessoal :)
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

Eu tenho uma encomenda lá parada que foi feita a 23 de Novembro... Não são DVD's e já sabia que ia pagar taxas... mas pensei que chegasse entes do Natal pois era um prenda... enfim... um mês já lá vai.... Espero que pelo menos chegue...
HTPC->PJ=WOW
classics
Entusiasta
Entusiasta
Re: Aos senhores da alfandega que leiem este forum... (e ñ s

Post by classics »

Pimpolho wrote:Exmos Srs

eu por acaso nao sou como mtos dakeles q falsificam as facturas etc... apresento o que realmente gastei... :-D
Percebo perfeitamente a tua indignação e sou solidário.... :wink:
Mas deves ter cuidado com o tipo de afirmações acima reproduzidas.....são desabafos, mas só servem para alimentar, desnecessáriamente, suspeições. :wink:

Classics
Pimpolho
Iniciado
Iniciado

Post by Pimpolho »

@classics

Meu caro amigo, esse alimento devem tar os exmos srs alfandegarios fartos... Eu n implico ng, digo apenas aquilo q toda a gente sabe...
SE AS ALFANDEGAS FOSSEM COMO DIZER "DECENTES" e o nosso país fosse, como dizer :shock: , UM PAÍS NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA, se calhar ng "falsificava" nada... mas o bom português pensa sempre é muito à frente a evitar todo o tipo de situaçoes, está no sangue e nos genes...

Cumps :)
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

Pimpolho:

Passa pela tua estação dos CTT. O normal é que os funcionários da tua estação não estejam habituados a fazer desalfandegamentos (também tive que ensinar os "meus" 8) ).
Fica então a informação do procedimento correcto para que possas explicar.
Quando pagas tens que receber 3 papéis A4, a saber:

1 recibo dos CTT emitido pelo departamento de contabilidade - Exactorias, do qual recebes a folha que diz de lado "ORIGINAL - Para o cliente". Eles ficam com o duplicado para arquivar na estação. O teu recibo só é válido após carimbado pelo funcionário, tal como diz no próprio recibo.

1 recibo do Ministério das Finanças - Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais Sobre o Consumo, intitulado Declaração Verbal. A cópia que recebes desse papel branco com letras cor-de-rosa é o triplicado que diz em cima de lado "3 - Declarante" eles ficam com o duplicado que diz de lado " 2 - outra coisa qq", o original ficou na alfândega. É neste que verificas as parcelas todas, e quanto te foi cobrado por cada uma.

1 cópia do impresso que recebeste originalmente e que enviaste para a alfândega (normalmente vem agrafado à "Declaração Verbal"). Isto não te interessa para nada, era a cópia do que recebeste e que estava na alfândega colado à tua encomenda para a encontrarem quando recebessem o teu impresso preenchido.

Ou seja, como tudo o que não te é dado fica arquivado ad aeternum na tua estação local dos CTT, de certeza que o teu triplicado da DV está lá, agrafado ao duplicado, só que eles sabendo que é suposto arquivar "os papéis" que vêm da alfândega, ficaram com tudo.
Passa por lá a buscá-lo. Se tens dinheiro a receber, não hesites.

Quanto ao típico Chico-Espertismo portuga, pois. Ando com grande medo que um dia destes a simpatia do pessoal da Alfândega Postal se esgote e passem a dizer "Meus meninos, foi comprado a uma loja, não foi? Atão venha de lá a facturinha original, não queremos saber se eles não mandam, têm que mandar, desenrasquem-se! Estamos fartos de mails alterados!"
E sim, tal como tu, não tenho dúvidas que haja quem o faça e se ache muito "à frente" por isso... :-?

Um abraço,
runner
Entusiasta
Entusiasta

Post by runner »

Confirmo as taxas maradas.
Paguei 11 euros por um DVD que comprei por 20 euros, entrega em casa incluída.
Vou reclamar e dizer que, de facto, comprei por 20 euros?
Não vou perder tempo com isso, eles já ignoraram a prova de pagamento apresentada.
Afinal só paguei mais de 50%. :wink:
cumps
runner
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Skywatcher »

hmm.. Façamos as contas (presumindo que nesses 20€ já estão incluidos os portes):

IVA: 3.8€ (19%)
Direitos: 0.7 (3,5%)
imp. Selo: 1.5
Impressos: 1.5
Emolumentos: 0.15
desalfandegamento: 0.15
CTT (honorários): 2.15
Taxa de entrega em casa: +/- 2€

Total: 11,95€

Acho que ainda ficaste a lucrar cerca de 1 eur. em relação ao que devias ter pago... E se os 20€ nao incluiam os portes ainda ficaste a lucrar mais... como?-)

Façam lá as continhas :wink:

Um abraço,
ICE-Angel
Entusiasta
Entusiasta

Post by ICE-Angel »

Pimpolho, acho muito bem que os contactes e peças para rever as contas se tens dúvidas, mas antes de o fazer nota que, de acordo com a fórmula, o valor parece à volta do que seria de esperar.

Da parte dos SA propriamente ditos tens quase 9€ a pagar (uma pequena correcção, 37 dólares americanos são cerca de 27,30€ pela cotação actual).

Continuando a arredondar para não complicar, acresce a esse valor uns 4€ para os CTT, que incluem a reexpedição do pacote para a tua morada (podes tentar explicar que já pagaste ao comerciante pelos custos de envio e que não tens culpa que o pacote tenha sido desviado por forças alheias à tua vontade, e que achas injusto que ainda por cima essas mesmas forças te cobrem novamente custos de envio para simplesmente remeter o mesmo pacote ao seu trânsito inicial, por elas interrompido... talvez fiquem com remorsos e te façam um desconto :mrgreen: ).

A propósito e como referido, a entrega pelos CTT nesta última fase é opcional (decide-se no preenchimento do papel de desalfandegamento). É possível fazer o levantamento da encomenda na estação da área de residência para poupar os cerca de 2€ respectivos.

Enfim, aí tens os teus 12-13€ finais. Uma chulice... mas dura lex, sed lex.
Pimpolho
Iniciado
Iniciado

Post by Pimpolho »

@ICE-Angel
"acresce a esse valor uns 4€ para os CTT, que incluem a reexpedição do pacote para a tua morada" -> Mas qual reexpedição???? LOL eu tenho de ir levantar SEMPRE à estação dos correios, eles metem ao bolso os 4€ de nós "pobres ignorantes" e depois pegas em ti ficas de seca na estação meia hora e depois dizem-te assim (como me fizeram a mim VEREDICTO) "AH!!! a sua encomenda está na outra estação de correios" e eu "Desculpe? mas o aviso tem a morada desta estação" resposta "Pois... foi um erro da distribuição lá em cima (TIPO 1º ANDAR) vou já tirar uma fotocopia deste aviso para lhes dizer para n cometerem mais nenhum erro deste genero"
BEM BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Por favor riam-se :-D pq só assim é q se pode levar este tipo de coisas do nosso lindo e maravilhoso país :mrgreen:

@Skywatcher

Obrigado pela explicação e da próxima peço os papeis (espero q n aja uma proxima brevemente) TODOS e nao saio de lá enquanto n os tiver na mão, em relação às contas o valor q paguei n foge mto do q paguei no entanto sinto.me lesado mas como todo o bom gene português e devido ao MAU FUNCIONAMENTO de tudo e DA POUCA EFICIÊNCIA DE MAIS TUDO não me vou chatear por 2€ ou 4€ ou whatever... Ainda me acabavam mandando à M#$$#% e chamando.me forreta ROTFL.

Cumps a todos :)

Post Reply