Electricidade e Home Theater - Ajuda

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
Uforia
Iniciado
Iniciado
Posts: 97
Joined: January 13th, 2003, 1:58 pm
Electricidade e Home Theater - Ajuda

Post by Uforia »

Boas,

Como já tenho assistido a alguns debates bastante acérrimos aqui pelo fórum respeitantes a electricidade, potências, tipos de tomadas, fichas, etc, gostaria de pedir a vossa opinião/conselho sobre alguns pontos.

1 – Que tipo de instalação deverei pedir para uma vivenda / sala de home theater?

2 – Qual a amperagem?

3 – Colocar o sistema do home theater numa só fase (independente)?

4 – Imaginemos que tenho seis aparelhos para ligar. Deverei pedir que coloquem seis tomadas de corrente ou apenas uma/duas e ligar depois uma régua?

5 – Alguma dica para evitar que o sistema de home theater venha a ter problemas a este nível?

Obrigado a todos
Dimebag Darrell
1966 - 2004
Rest In Peace
lumila
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 395
Joined: February 6th, 2002, 10:33 am
Location: Portugal

Post by lumila »

Não sendo muito sensível a esses assuntos (influência dos cados de potência, fichas e tomadas niquelasdas, ...) cá vai:

1 - Normal: monofásica 220V, cabos com 2.5mm2 de secção, embutida, tomadas com terra. Não sei a que mais se refere a questão.

2 - Somar a potência dos vários aparelhos e dividir por 220

3 - Dizem pelos foruns que é preferível (nunca testei as diferenças entre o independente e a partilha com os demais electrodomésticos). No entanto creio estar em posição de garantir uma substancial degradação no som (mesmo em double blind test) se partilharmos a fase com um aspirador ou um berbequim :wink:

4 - A minha tentação é dizer tanto faz. No entanto, caso os 6 aparelhos fiquem muito próximo 6 tomadas embutidas na pareda não fica lá muito estético. Eu espalharia umas 4 ou 5 tomadas pelas diversas paredes (e tecto, no caso de fazer falta ao projector) e usaria uma régua. Para o meu sistema comprei uma baratuxa com protecção contra sobretensões que trazia um filtro RFI (nem testei com uma régua normal para comparar o efeito do filtro). Assim se se preferir pode-se comprar uma régua mais ou menos exótica.

5 - Como em tudo o resto a instalação feita por pessoal credenciado tem maior probabilidade de ser bem executada.
User avatar
kraal
Fanático
Fanático
Posts: 983
Joined: May 8th, 2003, 1:09 pm
Location: Castelo Branco - Portugal

Post by kraal »

1 – Que tipo de instalação deverei pedir para uma vivenda / sala de home theater?

Não sei como vais ser o resto da instalação para estar a dizer mono ou trifásica. Mono, uns 6,6kVA devem ser suficientes, porque quanto mais pedires mais tens de pagar.


2 – Qual a amperagem?

Deves fazer um circuito independente para o sistema, protegido por um disjuntor diferêncial de 10/16A.

3 – Colocar o sistema do home theater numa só fase (independente)?

Sim.

4 – Imaginemos que tenho seis aparelhos para ligar. Deverei pedir que coloquem seis tomadas de corrente ou apenas uma/duas e ligar depois uma régua?

O ideal seria vir o cabo/condutores e ligar directamente numa régua, mas não sendo assim, colocava duas tomadas de boa qualidade e depois ligava uma ou duas réguas, conforme a quantidade de equipamentos.

5 – Alguma dica para evitar que o sistema de home theater venha a ter problemas a este nível?

Nada de especial, apenas um circuito de terra independente da restante instalação.
Nuno
Tag AV30R7.1; Bryston 3BST; Parasound 1205A; Denon 2200; TV Panasonic; B&W CM2; B&W CMC; REL Strata III; Cabos Van den Hul, Kimber, QED, SUPRA, ... WBT.As minhas fotos (actualizado o HC)

Post Reply