Duvida - Colunas todas da mesma marca ou não?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
oskar
Novato
Duvida - Colunas todas da mesma marca ou não?

Post by oskar »

Bom dia.
Esta questão sempre me levantou dúvidas, porque se por um lado sempre ouvi dizer (ou li) que as colunas devem ser as 5 da mesma marca para evitar as diferenças de timbre existentes entre marcas, por outro lado, já estou farto de ler análises a dvd's ou av's em que a pessoa que fez a análise diz que usou uma frontal x, uma central y e trazeiras z. Isto só é válido para colunas de top?
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

O facto de ser preferível utilizar colunas da mesma marca pelo motivo que apontaste, não significa que não consigas integrar perfeitamente colunas de marcas diferentes!...
É a facilidade do processo que está em causa...

Aquela integração requer muita atenção, muito tempo em audições e é das coisas em que se deve começar por analizar as características (expecificações técnicas) das colunas... Mesmo assim é muito fácil fazer asneira!!! :wink:
shiseido
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by shiseido »

o ideal sera pelo menos as 2 frontais e central serem da mesma gama ou marca. porem no meu caso e tudo marcas diferentes :-P :oops: (embora as 3 frontais fossem iguais, porem comprei umas novas para a frente e a central ainda é a mesma)
Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"
Image
oskar
Novato

Post by oskar »

Pois, essa é a minha questão. Há 2 anos comprei o sistema que podia na altura. Optei por comprar tudo de uma vez. Agora gostaria de ir melhorando o sistema, já que mudei de casa, a sala é maior e agora à qualquer coisa que não me agrada. Tenho vários problemas de acustica devida à sala ser grande e ainda estar muito vazia, não ter elementos de absorção do som. No entanto, no meu sistema o elo mais fraco é a coluna central. Esse seria o meu primeiro up-grade, só que as minhas colunas são Pionner (eu sei que não é grande espingarda) e agora ou invisto na Pionner da gama seguinte, que já considero ser uma boa coluna (é o modelo abaixo das topo de gama da Pionners, as S-C80. Estas não as poderia comprar pois têm uma impedancia de 6 Ohm e o meu AV é de 8) ou então comprar uma central de outra marca, como por exemplo uma Celestion ou uma Monitor audio.
A verdadeira bravura e coragem está em chegar a casa de madrugada, podre de bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão, e ainda ter peito para perguntar:

"Vais varrer ou vais voar?"
Xavier
Entusiasta
Entusiasta

Post by Xavier »

Oskar,

A grande questão é que tens que difinir o teu patamar e, eventualmente , viver com uma solução mista até concluires a substituição de todas as colunas. Concordo que o canal central em HC é muito importante, mas, não sei se evoluir na Pioneer será uma boa opção.

Qual é a teu sistema e o teu Budget para o canal central.
J Xavier
TAG AV32R SP + 100x5R:5 + Arcam DV27A; Spkrs: SF Concerto(F), Concertino(S), Solo(C); REL Q150e
O meu Site
oskar
Novato

Post by oskar »

DVD - Pionner 444
AV - Pionner 511
Kit Colunas Pionner - S-V310-QL ( as 2 frontais satisfazem-me , a central e os satelites é que são fracos)
Sub Pionner S-W100S

O budget para a central é de 250€
A verdadeira bravura e coragem está em chegar a casa de madrugada, podre de bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão, e ainda ter peito para perguntar:

Falp
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Falp »

Mais vale 250€ num bom par de frontais...
FALP

-Arcam Solo Movie 2.1, Acoustic Reality eAR202Ref, B&W CM1, BK Gemini, Panasonic 37PX80, Western Digital TV, PlayStation2 Slim
-Denon D-100, Celestion 3MkII
-iPod Shuffle 2, Sennheiser CX300
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DeltaFox »

Não sei o preço da S-C80, mas é opção ! (continuando na Pioneer e mantendo a mesma cor das tuas), ou então as S-LF5-F mais a S-LF5-CR . Estas provavelmente só vendem o conjunto central + surround.
David Ferreira
Image
Falp
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Falp »

Para isso espera para comprar algo minimamente melhor mesmo que de nível de entrada...
FALP

-Arcam Solo Movie 2.1, Acoustic Reality eAR202Ref, B&W CM1, BK Gemini, Panasonic 37PX80, Western Digital TV, PlayStation2 Slim
Miguel Linhares
Fanático
Fanático

Post by Miguel Linhares »

o Ideal é mesmo ter colunas da mesma marca, e mesmo assm há diferenças de "voz" de coluna para coluna. Ainda bem que o António não "está ca" senão tinhamos "cumbersa". Aliás basta um pouco de "pink noise" para mesmo um "surdo", como eu, se aperceber das diferenças, mesmo dentro da mesma marca se notam diferenças.
kraal
Fanático
Fanático

Post by kraal »

Basta os cabos serem diferentes que já se nota alguma diferença ou mesmo a colocação.
Nuno
Tag AV30R7.1; Bryston 3BST; Parasound 1205A; Denon 2200; TV Panasonic; B&W CM2; B&W CMC; REL Strata III; Cabos Van den Hul, Kimber, QED, SUPRA, ... WBT.As minhas fotos (actualizado o HC)
AC DC
Fanático
Fanático

Post by AC DC »

O que eu vou dizer é tudo teórico, mas!...

Só para exemplificar:
- A marca XXX tem um leitor de CDs muito bom mas, o receptor e o leitor de DVDs ao mesmo nível deixam a desejar ou há manifestamente melhor ao mesmo nível;
- A marca YYY tem um leitor de DVDs excelente, mas o mesmo se passa relactivamente ao receptor e ao leitor de CDs da marca...
- A marca ZZZ tem um receptor excelente mas os leitores das marcas XXX e YYY é que são bons!!!

Num caso destes, a não ser que alguém ligue mais à estética ou ao facto de poder ter só um comando que ao som, penso que todos serão abertos à ideia de que uma situação a ponderar numa compra é a audição do Leitor de CDs de XXX e o Leitor de DVDs de YYY, ligados ao receptor de ZZZ...

Qual sería então a ideia!?
Ficar mais bem servido (com melhor som) do que comprando tudo da mesma marca (XXX, YYY ou ZZZ)!!!

Ora, como disse, TEORICAMENTE, se tivermos em conta alguns pormenores à priori, parece-me perfeitamente possível fazer uma compra de colunas pelo mesmo critério!!!
Há uma central muito boa da marca XXX, umas frontais excelentes da marca YYY e umas Surround expectaculares da marca ZZZ...
Parece-me que este é dos poucos casos em que se deve ligar e com atenção, à priori, às características (números), principalmente aos limites de frequências...

Eu já disse mais acima que é preferível colunas da mesma marca, mas pelas dificuldades que isto acarreta... Não acredito que seja impossível, tal como na electronica, acabar por ter um sistema de colunas melhor, completamente integrado, comprando desta forma do que comprando todas da mesma marca!...

No entanto é exaustivo, as audições devem ser feitas na sala da pessoa e continua a ser um risco enorme porque há pormenores que se podem vir a notar apenas mais tarde!!!...

MAS É POSSÍVEL!... É só isso que eu digo!!!
No entanto, eu não o faría!!!
DeltaFox
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DeltaFox »

Falp wrote:Para isso espera para comprar algo minimamente melhor mesmo que de nível de entrada...
A S-C80 que referi já não é exactamente de "nivel de entrada".
No entanto tive em conta a marca das outras colunas e até a cor.

(só agora reparei que o oscar já tinha colocado a hipotese da S-C80, mas existe o problema da impedancia)
David Ferreira
Image
Falp
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Falp »

DeltaFox wrote:
Falp wrote:Para isso espera para comprar algo minimamente melhor mesmo que de nível de entrada...

(só agora reparei que o oscar já tinha colocado a hipotese da S-C80, mas existe o problema da impedancia)
OK... desculpa a sugestão incompleta...

Nem que seja de nível de entrada de uma marca reconhecidamente boa em colunas...
O que normalemente quer dizer, esquece quase todas (todas mesmo) as japonesas e a maior parte das marcas de electrónica de consumo...
FALP

oskar
Novato

Post by oskar »

Falp wrote:
DeltaFox wrote:

OK... desculpa a sugestão incompleta...

Nem que seja de nível de entrada de uma marca reconhecidamente boa em colunas...
O que normalemente quer dizer, esquece quase todas (todas mesmo) as japonesas e a maior parte das marcas de electrónica de consumo...
A S-C80 estão longe de ser um conjunto de entrada. Todas as revistas da especialidade já fizeram análise ao conjunto S-V810 onde está inserido esta central e só disseram bem. A DVD Review na parte final da revista qualifica-as como a melhor relação preço qualidade (atenção que estamos a falar de um conjunto, que no total fica acima dos 1500 €. Só a dita central custa 370 €). Na loja em que me deram o preço, levantei a questão da impedancia devido ao meu AV ser de 8 Ohm e a coluna de 6 e disseram-me que como o AV tem 75W de potencia e a coluna 130 não havia problema. É mesmo assim?
Em relação ao conjunto S-LF5-CR que me foi sujerido, penso que ficava melhor servido com o conjunto S-V510.

Post Reply