Completismo
Completismo
Desde que me iniciei nisto dos dvd's estabelecí 2 objectivos:
Ter tudo em que o Clint Eastwood entra ou realiza. É o meu actor preferido e como realizador ele não para de me surpreender.
Ter todos os filmes da Disney (filmes só, não esses derivados feitos para televisão).
Alguém mais tem pancas destas?
Ter tudo em que o Clint Eastwood entra ou realiza. É o meu actor preferido e como realizador ele não para de me surpreender.
Ter todos os filmes da Disney (filmes só, não esses derivados feitos para televisão).
Alguém mais tem pancas destas?
Sim! Mas não estabeleci no inicio, foi-me crescendo á medida que ia aumentando a minha colecção, isso acontece-me principalmente com varios realizadores: David Lynch, David Fincher (menos o Panic Room), Tim Burton, Spielberg (todos de sci-fi) e igualmente para James Cameron entre outros... E por generos também é claro... E são estas pequenas 'pancas' que nos fazer alargar ainda mais a nossa colecção...

Por acaso... ter tudo do Tarantino (actor/realizador) e mais recentemente do Samuel L. Jackson.
My Collection
Clique na publicidade do google. Um click por dia nem sabe o bem que lhe fazia.
_____________________ _____ ___ __ _ _
Clique na publicidade do google. Um click por dia nem sabe o bem que lhe fazia.
_____________________ _____ ___ __ _ _
"Pancas" todos nós temos...
Mas não no sentido depreciativo, muito pelo contrário, até acho saudável... até um certo ponto.
Há uns anitos tinha a panca do Ridley Scott e do Rutger Hauer. O que eu vibrei com autênticas obras de arte do R. Scott; "The Duellists", "Alien", "Blade Runner" e "Legend".
Practicamente já tinha elevado o homem a um pedestal cinematográfico elevadíssimo, ou seja, as minhas espectativas eram tão altas que tudo o que o homem realizava era uma obra-prima.
E lá comprei todos os VHS, se não havia, gravava, copiava, matava...(just kidding)
Até que um certo dia, olho para o espelho (TV) e ponho-me a re-re-re-re (x infinito) ver os filmes; "Someone to watch over me", "Black Rain" e "Thelma & Louise", "1942: Conquest of paradise", e verifico que apesar serem bons, não estão nem de perto nem de longe à altura dos anteriores.
Criei demasiadas espectativas...
Na minha modesta opinião acho que o tópico do Shivers é o mais coerente e sensato, (respeitando, claro, as opiniões do Mad Doq e do ArturF). No meu caso, não dou mais tiros no pé por realizadores que ainda estejam no activo, se me falarem de um Kubrick, Hitchcock, Welles, Ford ou outros, tudo bem...
Em relação a actores, já é mais complicado, a não ser que sejam o James Dean, Brandon Lee ou River Phoenix...
Atenção que eu não estou aqui para ferir susceptibilidades, só estou a referir o facto de que antes de ser dvdmaníaco já era VHSmaníaco, e às vezes um tipo entusiasma-se de tal maneira que daqui a uns anos tem para aí uns dois mil DVD's e depois só dá valor a uns quinhentos.
Um abraço a todos e bons filmes.
Mas não no sentido depreciativo, muito pelo contrário, até acho saudável... até um certo ponto.
Há uns anitos tinha a panca do Ridley Scott e do Rutger Hauer. O que eu vibrei com autênticas obras de arte do R. Scott; "The Duellists", "Alien", "Blade Runner" e "Legend".
Practicamente já tinha elevado o homem a um pedestal cinematográfico elevadíssimo, ou seja, as minhas espectativas eram tão altas que tudo o que o homem realizava era uma obra-prima.
E lá comprei todos os VHS, se não havia, gravava, copiava, matava...(just kidding)
Até que um certo dia, olho para o espelho (TV) e ponho-me a re-re-re-re (x infinito) ver os filmes; "Someone to watch over me", "Black Rain" e "Thelma & Louise", "1942: Conquest of paradise", e verifico que apesar serem bons, não estão nem de perto nem de longe à altura dos anteriores.
Criei demasiadas espectativas...
Na minha modesta opinião acho que o tópico do Shivers é o mais coerente e sensato, (respeitando, claro, as opiniões do Mad Doq e do ArturF). No meu caso, não dou mais tiros no pé por realizadores que ainda estejam no activo, se me falarem de um Kubrick, Hitchcock, Welles, Ford ou outros, tudo bem...
Em relação a actores, já é mais complicado, a não ser que sejam o James Dean, Brandon Lee ou River Phoenix...
Atenção que eu não estou aqui para ferir susceptibilidades, só estou a referir o facto de que antes de ser dvdmaníaco já era VHSmaníaco, e às vezes um tipo entusiasma-se de tal maneira que daqui a uns anos tem para aí uns dois mil DVD's e depois só dá valor a uns quinhentos.
Um abraço a todos e bons filmes.
"Fear is the mind killer..."
Eu tenho algumas.
Ter todos os filmes em dvd com o Colin Firth (ainda só tenho 11), e coleccionar dvds de época, especialmente adaptações de obras de Jane Austen

Ter todos os filmes em dvd com o Colin Firth (ainda só tenho 11), e coleccionar dvds de época, especialmente adaptações de obras de Jane Austen

Last edited by Chloê on September 11th, 2004, 10:58 pm, edited 1 time in total.
Bretes, o facto de existirem filmes menores na carreira dos actores/realizadores é perfeitamente normal.
O facto de apesar disso haver quem queira ter tudo de um determinado actor/realizador nada tem a ver com a qualidade de todos os filmes em que ele entrou.
Por isso é que lhe chamo panca.
No caso do Clint Eastwood, por exemplo, divirto-me a encontrar os tiques dele na realização. Acho que ao fim de ver 5 minutos de um filme realizado por ele, conseguia identificá-lo.
O Tim Burton é um bom exemplo disso. Eu acho o filme Beeteljuice um nojo. Mas para um fã do Burton é um filme incontornável. Vendí o dvd que tinha desse filme a um amigo fã do homem e o gajo já viu aquilo dezenas de vezes. Aliás, tenho encomendado para ele todos os filmes do Burton que encontro.
Ser fã é mais ou menos como estar apaixonado. Os defeitos são tão pequeninos que nem se dá por eles.
O facto de apesar disso haver quem queira ter tudo de um determinado actor/realizador nada tem a ver com a qualidade de todos os filmes em que ele entrou.
Por isso é que lhe chamo panca.
No caso do Clint Eastwood, por exemplo, divirto-me a encontrar os tiques dele na realização. Acho que ao fim de ver 5 minutos de um filme realizado por ele, conseguia identificá-lo.
O Tim Burton é um bom exemplo disso. Eu acho o filme Beeteljuice um nojo. Mas para um fã do Burton é um filme incontornável. Vendí o dvd que tinha desse filme a um amigo fã do homem e o gajo já viu aquilo dezenas de vezes. Aliás, tenho encomendado para ele todos os filmes do Burton que encontro.
Ser fã é mais ou menos como estar apaixonado. Os defeitos são tão pequeninos que nem se dá por eles.
Mad Dog, tens toda a razão, e só tens que ter, porque as "pancas" são como as impressões digitais. Quem sou eu para criticar os gostos dos outros?
Apenas quis transmitir o meu ponto de vista de uma maneira saudável, nada mais.
Talvez tenha interpretado mal, não sei, mas no final da tua resposta, estás a contradizer-te, pois já não estamos a falar de "pancas", mas sim, de "fases" (ou "pancas" temporárias, como preferires).
Apenas quis transmitir o meu ponto de vista de uma maneira saudável, nada mais.
Talvez tenha interpretado mal, não sei, mas no final da tua resposta, estás a contradizer-te, pois já não estamos a falar de "pancas", mas sim, de "fases" (ou "pancas" temporárias, como preferires).
Bretes, não estava a criticar a tua opinião, estava a contrapôr a minha. Neste assunto acho que não há posições correctas. Há opiniões e mais nada.
"Talvez tenha interpretado mal, não sei, mas no final da tua resposta, estás a contradizer-te, pois já não estamos a falar de "pancas", mas sim, de "fases" (ou "pancas" temporárias, como preferires)."
Não percebí bem o que queres dizer com isto. Contradigo-me onde exactamente?
"Talvez tenha interpretado mal, não sei, mas no final da tua resposta, estás a contradizer-te, pois já não estamos a falar de "pancas", mas sim, de "fases" (ou "pancas" temporárias, como preferires)."
Não percebí bem o que queres dizer com isto. Contradigo-me onde exactamente?
Mad dog, e se estivesses? Venham daí as críticas e discussões saudáveis e construtivas. Um tipo está sempre a aprender.
"Ser fã é mais ou menos como estar apaixonado."
Nesta frase subentendi que te estivesses a referir às pessoas que têm admiração (paixão) passageira por um actor/realizador e nada mais. Não estou a vêlas a comprar a colecção toda do realizador X. Acho muito "leve" para um tópico sobre "pancas" (taras, manias), ou seja, uma admiração (paixão) excessiva ou exageradas que as leve a comprar desenfreadamente tudo sobre o realizador Y. Foi a impressão com que eu fiquei... ou então fui eu que confundi as nomenclaturas. Só isso.

"Ser fã é mais ou menos como estar apaixonado."
Nesta frase subentendi que te estivesses a referir às pessoas que têm admiração (paixão) passageira por um actor/realizador e nada mais. Não estou a vêlas a comprar a colecção toda do realizador X. Acho muito "leve" para um tópico sobre "pancas" (taras, manias), ou seja, uma admiração (paixão) excessiva ou exageradas que as leve a comprar desenfreadamente tudo sobre o realizador Y. Foi a impressão com que eu fiquei... ou então fui eu que confundi as nomenclaturas. Só isso.

- Ricardo Ribeiro
- DVD Maníaco
Eu penso que aquilo que é referido aqui como "panca" mais não é do que coleccionismo. Eu tenho objectivos deste tipo mas são bastante mais vagos, flexiveis. Por exemplo, quero "tudo" da Meg Ryan... mas vou lá querer Agains the Ropes, que fala de um mundo que sempre achei feio, o mundo do boxe profissional.... logo, esse fica excluido do meu "tudo". QUero tudo sobre submarinos, mas quero lá aqueles aquele "não sei das quantas" below... não acredito em bons filmes de submarinos com a tecnologia ao dispôr dos realizadores há uma série de décadas atrás.
Tendo em conta esta regra das excepções, sucede-me o mesmo que o Shivers refere: à medida que a colecção vai crescendo, os objectivos vão-se deslocando, visto que uns vão sendo completados. Há vários anos que tenho todos os 007. Logo, é necessário encontrar outro objectivo. Quando se tem cada vez mais DVD's na prateleira, os objectivos vão-se tornando cada vez mais secundários o que em última instância pode levar a uma certa desmotivação relativamente à colecção.
Err.. Chloe.... sober a aceitação geral do Firth para 007... estamos falados na poll de votação sobre o assunto, não?
Tendo em conta esta regra das excepções, sucede-me o mesmo que o Shivers refere: à medida que a colecção vai crescendo, os objectivos vão-se deslocando, visto que uns vão sendo completados. Há vários anos que tenho todos os 007. Logo, é necessário encontrar outro objectivo. Quando se tem cada vez mais DVD's na prateleira, os objectivos vão-se tornando cada vez mais secundários o que em última instância pode levar a uma certa desmotivação relativamente à colecção.
Err.. Chloe.... sober a aceitação geral do Firth para 007... estamos falados na poll de votação sobre o assunto, não?

Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
- Rui Santos
- Site Admin
Re: Completismo
Cheira-me que deves ser pai...Mad Dog wrote: Ter todos os filmes da Disney (filmes só, não esses derivados feitos para televisão).

Se fores espreitar a minha colecção irás verificar que tenho a mesma panca. BTW ver este site e este que são sobre os filmes da Disney.
Tenho todos os clássicos editados pela disney desde que comecei a comprar dvd's. É a única situação em que sou esquisito com as capas... por isso são todos edição pt, no início comprei muitos na FNAC... mas os últimos tem sido todos comprados a preços mais agradáveis em lojas como o maugenio, e promoções.
Entretanto tenho outras mini colecções, os filmes do Amenabar , David Fincher são realizadores que sigo com muita atenção.
Do LOTR, tenho os dvd's todos... ie edição simples e edição completa (4 discos)...
Objectivos a completar, os bonds todos, filmes clássicos, westerns clássicos,
TV: Os x-files, sexo e a cidade, sopranos, six feet under, 24, seinfeld são séries que comprarei todas as seasons à medida que forem sendo editadas, e que as ache a um bom preço.
É preciso é ter calma e ir observando o mercacado...

Voltando à disney, planeava apenas comprar os clássicos, mas a minha filha (por influência da escola) tem-me pedido as edições TV, como felizmente não tem andado caros... tb tenho comprado alguns desses... mas apenas recomendo um, "o livro da selva 2" está bastante interessante, a história é similar ao primeiro, mas gosto + deste segundo...[/url]
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Uiiii, se eu fosse a conseguir completar as pancas.. ia a falência, o problema é q normalmente nunca consigo seguir um caminho correcto...
Mas já agora:
Todos de:
Jean Jacques-Annaud
Oliver Stone
Todd Solondz
Martin Scorcese
Ridley Scott (ya, se possível até o GI Jane
)
Steven Spielberg
David Fincher
Kevin Smith
Tarantino
Com:
Monica Belucci
Robin Williams
Edward Norton
Angelina Jolie
Sobre:
FC e Fantasia, mas c um minino de qualidade
Bélico, desde q n seja mto parcial
Anime, os "clássicos"
Histórico (tipo Elizabeth)
Para mal dos meus pecados, n tenho uma única completa...
Mas já agora:
Todos de:
Jean Jacques-Annaud
Oliver Stone
Todd Solondz
Martin Scorcese
Ridley Scott (ya, se possível até o GI Jane

Steven Spielberg
David Fincher
Kevin Smith
Tarantino
Com:
Monica Belucci

Robin Williams
Edward Norton
Angelina Jolie

Sobre:
FC e Fantasia, mas c um minino de qualidade
Bélico, desde q n seja mto parcial
Anime, os "clássicos"
Histórico (tipo Elizabeth)
Para mal dos meus pecados, n tenho uma única completa...

Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Por um lado, penso em filmes que marcaram e procuro o melhor preço. Por outro lado, também vou completando realizadores, penso num realizador e na sua filmografia e vejo o que me falta. Por exemplo...
- do Tim Burton falta-me o Batman Regressa, mas estou à espera de uma edição especial, e o recente Big Fish;
- do Chaplin só me falta o Tempos Modernos (mas há alguns que não vi que podem vir a fazer parte da wishlist);
- do Scorsese faltam-me alguns daqueles que saíram agora em edição especial, como o Goodfellas, Alice Doesn´t Live Here Anymore e After Hours;
- do Hitchcock faltam-me ainda bastantes, alguns saíram agora em região 1, como o Chamada para a Morte, outros já saíram mas com o tal problema do aspect ratio, como Cortina Rasgada, Marnie, Os Pássaros e Topázio;
- do Fritz Lang faltam muitos porque não está quase nada editado;
etc...
- do Tim Burton falta-me o Batman Regressa, mas estou à espera de uma edição especial, e o recente Big Fish;
- do Chaplin só me falta o Tempos Modernos (mas há alguns que não vi que podem vir a fazer parte da wishlist);
- do Scorsese faltam-me alguns daqueles que saíram agora em edição especial, como o Goodfellas, Alice Doesn´t Live Here Anymore e After Hours;
- do Hitchcock faltam-me ainda bastantes, alguns saíram agora em região 1, como o Chamada para a Morte, outros já saíram mas com o tal problema do aspect ratio, como Cortina Rasgada, Marnie, Os Pássaros e Topázio;
- do Fritz Lang faltam muitos porque não está quase nada editado;
etc...

Frances Farmer
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.
Isaac: It's an interesting group of people, your friends are.
Mary: I know.
Isaac: Like the cast of a Fellini movie.