Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Hás-de reparar que no momento em que se tentam abraçar está um tronco de árvore pelo meio, caído no chão e que eles têm de o percorrer até um ponto em que seja possível o abraço. Simbolismo para o derrube de fronteiras entre dois mundos completamente diferentes, mas que partilham um ponto comum essencial.diogogogo wrote: June 21st, 2021, 1:15 pmSim, sem dúvida uma das melhores cenas do filme. Hei-de rever, ...Samwise wrote: June 20th, 2021, 10:47 amHá uma sequência algures no filme que resume e mostra de forma admirável, e de uma penada essa valia: quando o "Capitan" regressa à selva uns anos depois e se verifica que tanto ele como o Dersu pemanecerem na memória um do outro, e que, acima de tudo, e bem distante de tudo, é a amizade que conta ("Capitão, não leva a espingarda?" "Ás urtigas com isso..."). Esse momento de procura e reencontro é "top"!
O Kurosawa utilizou essa mesma simbologia visual pelo menos num outro filme, um "obstáculo físico" que separa o ecrã e separa os protagonistas, a propósito também de uma fronteira/barreira. Acho que foi no "The Bad Sleep Well", mas não me recordo já ao certo.
Last edited by Samwise on May 17th, 2022, 11:33 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Esse ainda não vi. De qualquer maneira, o Kurosawa sempre teve um toque de Midas para simbolismo e poesia visual. Gosto especialmente das nuvens do Ran, que me fazem lembrar a série Equivalent do Alfred Stieglitz.Samwise wrote: June 21st, 2021, 5:40 pmO Kurosawa utilizou essa mesma simbologia visual pelo menos num outro filme, um "obstáculol físico" que separa o ecrã e separa os protagonistas, a propósito também de uma fronteira/barreira. Acho que foi no "The Bad Sleep Well", mas não me recordo já ao certo.
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Nota paralela... com esta questão do elemento visual que separa as personagens fisica e metaforicamente no ecrã, lembrei-me ainda de um outro exemplo, no Light Sleeper do Schrader (esta é bastante mais amarga que as do Kurosawa)
:

O Ran não vejo há muito tempo, mas foi a primeira obra que me deu a conhecer o realizador.


O Ran não vejo há muito tempo, mas foi a primeira obra que me deu a conhecer o realizador.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Cá está o fotograma da sequência no The Bad Sleep Well (encontrei nas imagens do imdb - o que me poupou o trabalho de ir ao filme procurar):


«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
A mim o titulo 'Dersu Uzala' sugere-me um anagrama de 'Cerdo Usá-la'
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Na sequência da ideia dos elementos visuais que delimitam dois opostos e simbolizam uma barreira:
No Kings of the Road, do Wenders...

No Kings of the Road, do Wenders...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Receio bem que este tópico sobre o Dersu se esteja a metamorfosear em algo diferente... (mas é por uma boa causa, por uma boa causa...):
D'O Homem que Matou Liberty Valance:

(não dá para ver na imagem, mas agachado ao chão, entre os dois "gigantes", está um assustado James Stewart, de quem só vemos a ponta dos cabelos...
D'O Homem que Matou Liberty Valance:

(não dá para ver na imagem, mas agachado ao chão, entre os dois "gigantes", está um assustado James Stewart, de quem só vemos a ponta dos cabelos...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa
Agora lançado cá em livro: https://www.wook.pt/livro/dersu-uzala-v ... v/29401899