Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Dersu Uzala (1975) - Akira Kurosawa

Post by Samwise »

diogogogo wrote: June 21st, 2021, 1:15 pm
Samwise wrote: June 20th, 2021, 10:47 amHá uma sequência algures no filme que resume e mostra de forma admirável, e de uma penada essa valia: quando o "Capitan" regressa à selva uns anos depois e se verifica que tanto ele como o Dersu pemanecerem na memória um do outro, e que, acima de tudo, e bem distante de tudo, é a amizade que conta ("Capitão, não leva a espingarda?" "Ás urtigas com isso..."). Esse momento de procura e reencontro é "top"!
Sim, sem dúvida uma das melhores cenas do filme. Hei-de rever, ...
Hás-de reparar que no momento em que se tentam abraçar está um tronco de árvore pelo meio, caído no chão e que eles têm de o percorrer até um ponto em que seja possível o abraço. Simbolismo para o derrube de fronteiras entre dois mundos completamente diferentes, mas que partilham um ponto comum essencial.

O Kurosawa utilizou essa mesma simbologia visual pelo menos num outro filme, um "obstáculo físico" que separa o ecrã e separa os protagonistas, a propósito também de uma fronteira/barreira. Acho que foi no "The Bad Sleep Well", mas não me recordo já ao certo.
Last edited by Samwise on May 17th, 2022, 11:33 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
diogogogo
Iniciado
Iniciado

Post by diogogogo »

Samwise wrote: June 21st, 2021, 5:40 pmO Kurosawa utilizou essa mesma simbologia visual pelo menos num outro filme, um "obstáculol físico" que separa o ecrã e separa os protagonistas, a propósito também de uma fronteira/barreira. Acho que foi no "The Bad Sleep Well", mas não me recordo já ao certo.
Esse ainda não vi. De qualquer maneira, o Kurosawa sempre teve um toque de Midas para simbolismo e poesia visual. Gosto especialmente das nuvens do Ran, que me fazem lembrar a série Equivalent do Alfred Stieglitz.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Nota paralela... com esta questão do elemento visual que separa as personagens fisica e metaforicamente no ecrã, lembrei-me ainda de um outro exemplo, no Light Sleeper do Schrader (esta é bastante mais amarga que as do Kurosawa) :-))) :

Image

O Ran não vejo há muito tempo, mas foi a primeira obra que me deu a conhecer o realizador. salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Cá está o fotograma da sequência no The Bad Sleep Well (encontrei nas imagens do imdb - o que me poupou o trabalho de ir ao filme procurar):

Image

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

A mim o titulo 'Dersu Uzala' sugere-me um anagrama de 'Cerdo Usá-la'
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Na sequência da ideia dos elementos visuais que delimitam dois opostos e simbolizam uma barreira:

No Kings of the Road, do Wenders...

Image

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Receio bem que este tópico sobre o Dersu se esteja a metamorfosear em algo diferente... (mas é por uma boa causa, por uma boa causa...):

D'O Homem que Matou Liberty Valance:
Image

(não dá para ver na imagem, mas agachado ao chão, entre os dois "gigantes", está um assustado James Stewart, de quem só vemos a ponta dos cabelos... :-)))

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Post Reply