War of the Worlds (2005) - Steven Spielberg
Moderators: waltsouza, mansildv
Ou no espaço, pelo que dá a entender pelos exemplos dados...Insano wrote:Para ti um filme de FC tem que se passar no futuro ou num universo diferente...?Grande Guru wrote:Existe alguém q n conhece o filme, e tu dizes, sem grandes explicações "isto é um filme de FC". Achas mesmo q a essência do filme é a FC???
Eu "vejo" no A.I. a abordagem aos sentimentos como a raíz do mesmo, e de FC terá apenas a época temporal em que a "acção" se desenrola, apenas isso.
FC? Star wars, Star Treck, Espaço 1999. A.I. para mim não....

-
- DVD Maníaco
Peço desculpa pela franqueza, mas esta poderá ser das mais primárias e simplistas definições de FC que eu já li. Com que então a FC também não aborda temas semelhantes ? Sei que existem muitos géneros no ramo, mas daí a banalizá-lo ao sugerir que não aborda esses temas, só é verdade para quem não conhece bem o género. E se o que se conhece só gira em torno de naves espaciais, ui, ui... ainda há um longo caminho a percorrer.Grande Guru wrote:Existe alguém q n conhece o filme, e tu dizes, sem grandes explicações "isto é um filme de FC". Achas mesmo q a essência do filme é a FC???
Eu "vejo" no A.I. a abordagem aos sentimentos como a raíz do mesmo, e de FC terá apenas a época temporal em que a "acção" se desenrola, apenas isso.
FC? Star wars, Star Treck, Espaço 1999. A.I. para mim não....
Last edited by Argaroth01 on July 31st, 2005, 11:59 pm, edited 1 time in total.
- waltsouza
- Moderador
Atente-se ao seguinte excerto de texto retirado da Wikipedia inglesa sobre Harlan Ellison.
" A great deal of Ellison's career has been spent within the science fiction genre and community. Most of his most famous stories have been published within that genre, and he has won multiple Hugo and Nebula awards. He was also very active in the science fiction community (he was a founder of the Cleveland Science Fiction Society and edited its fanzine as a teenager), and has made appearances at science fiction conventions. However, Ellison is disdainful of the label, explaining that his fiction is closer to surrealist fantasy or magical realism than science fiction. "
Tendo em conta a última frase do texto, a ficção de Ellison demarca-se da tradicional ficção científica estando mais próxima da fantasia surrealista ou realismo mágico o que mostra que o seu trabalho foge para outros campos e áreas que pouco tem haver com ficção científica como nós a conhecemos (embora por vezes seja complicado definir fronteiras entre o que é e o que não o é).
O que é a ficção científica?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:S ... text=Busca
" A great deal of Ellison's career has been spent within the science fiction genre and community. Most of his most famous stories have been published within that genre, and he has won multiple Hugo and Nebula awards. He was also very active in the science fiction community (he was a founder of the Cleveland Science Fiction Society and edited its fanzine as a teenager), and has made appearances at science fiction conventions. However, Ellison is disdainful of the label, explaining that his fiction is closer to surrealist fantasy or magical realism than science fiction. "
Tendo em conta a última frase do texto, a ficção de Ellison demarca-se da tradicional ficção científica estando mais próxima da fantasia surrealista ou realismo mágico o que mostra que o seu trabalho foge para outros campos e áreas que pouco tem haver com ficção científica como nós a conhecemos (embora por vezes seja complicado definir fronteiras entre o que é e o que não o é).
O que é a ficção científica?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:S ... text=Busca
Sou apreciador de FC mas geralmente faço uma distinção entre generos de filmes como os que foram referidos. Normalmente refiro-me a filmes de FC quando falo de Star Wars, Star Trek, etc. Filmes como Donnie Darko, K-Pax, etc já os coloco noutra prateleira... K-Pax que tem de FC alem da referencia a outro Planeta ?
Compreendo a posição do Grande Guru, mas AI para mim é mesmo FC ! A historia pode não ser mas todo o ambiente o é, no caso do Donnie Dark acho que acontece o contrario, a historia é de FC mas o ambiente não !!
Compreendo a posição do Grande Guru, mas AI para mim é mesmo FC ! A historia pode não ser mas todo o ambiente o é, no caso do Donnie Dark acho que acontece o contrario, a historia é de FC mas o ambiente não !!
Isto é o género de excerto que diz muito mas não diz nada. Definições de FC são às centenas. Eu gosto muito da de Damon Knight: Não sei definir FC, mas sei o que é quando a estou a ver/ler.waltsouza wrote:" A great deal of Ellison's career has been spent within the science fiction genre and community. He was also very active in the science fiction community (he was a founder of the Cleveland Science Fiction Society and edited its fanzine as a teenager), and has made appearances at science fiction conventions.
Se fossêmos por esse excerto acima do Ellison então até cá em Portugal tinhamos imensos "nomes maiores do género". Gente que vai a convenções e palestras etc não é necessariamente quem melhor pode dissertar sobre um género. E depois temos autores que nunca apareceram sequer em lado algum, nem para autógrafos e no entanto toda a gente lhes reconhece o mérito.
Eu sou muito meritocrata. Para mim o valor das pessoas mede-se pelos actos e não pelo show-off e de facto Ellison é daqueles que faz muito barulho mas tem pouca coisa. E escusam de vir mostrar a lista de prémios que os contos dele ganharam porque aí eu pergunto logo quantos desses contos é que vocês já leram.
Agora A.I. existe. Está aí para toda a gente ver. Que me interessa mim a catalogação? Que me interessa que o deltaFox considere FC, e o Grande Guru considere Drama? Eu considero Fantasia mas apaenas no sentido absurdista de ter de catalogar algo. O filme, a obra em si, existe independente dos rótulos.
Isto é tudo muito subjectivo, como o Waltsouza referiu e como eu também indiquei acima, é que a maioria (publico em geral) associa directamente a FC a: espaço, naves e aliens, não está longe da verdade mas também não é tão fácil assim, isto está longe do que a FC é. A FC para já nunca funciona sozinha, precisa sempre de um genero 'secundário' para funcionar, seja ele Aventura, Drama, Fantasia, Terror. Por isso cada um cataloga como bem entender...
''Eu gosto muito da de Damon Knight: Não sei definir FC, mas sei o que é quando a estou a ver/ler.''
Sem mais...
Agora para mim e pegando no exemplo do A.I. (que tanta confusão está a gerar aqui
) catalogo como FC sem dúvida, mas secundariamente como Drama/Fantasia e também Familiar.
''Eu gosto muito da de Damon Knight: Não sei definir FC, mas sei o que é quando a estou a ver/ler.''
Sem mais...

Agora para mim e pegando no exemplo do A.I. (que tanta confusão está a gerar aqui

Já agora vejam neste tópico se não repararam, numa determinada altura surgiu uma boa 'discussão' sobre as definições de FC, tal como está a surgir neste:
http://forum.dvdmania.org/viewtopic. ... &&start=15
Já agora vejam neste tópico se não repararam, numa determinada altura surgiu uma boa 'discussão' sobre as definições de FC, tal como está a surgir neste:
Episódio esse que foi esquartejado pelo Gene Roddenberry provocando mais uma das famosas iras do senhor. De qualquer forma estamos a falar de uma coisa escrita em... 1967.Joe-Fagundes wrote:O Harlan Ellison escreveu o City on the edge of Forever que é considerado como o melhor ep de todo o universo ST e uma verdadeira obra prima da FC televisiva e foi consultor na série que EU considero como a melhor série de FC de sempre, a Babylon 5.
"Harlan Ellison was dismayed with the changes Gene Roddenberry made to his story (which included, among other things, a drug addicted Enterprise crewman). So much so, that he wished his credit removed, a request Roddenberry denied." Fonte: http://www.memory-alpha.org/en/wiki/The ... of_Forever
Quanto à participação dele no Babylon 5, bem este excerto penso que diz tudo: "HE is the conceptual consultant for the series. He has written a "manifesto" for the show that explains to other writers how to write science fiction for television and Babylon 5 in particular. On a day-to-day basis, he has no preassigned duties (though he plans to write a script or two) but is something of a generalist, helping refine many aspects of the production, from writing to sets. JMS refers to Ellison's position as "a free-roaming agent of chaos."
Fonte: http://www.midwinter.com/lurk/making/creators.html