Amplificador vs Receiver, Arcam vs Pioneer

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
pmalves
Novato
Amplificador vs Receiver, Arcam vs Pioneer

Post by pmalves »

Boas.

Duas questões. Tenho um sistema estéreo que quero evoluir para 5.1. Tenho um aplificador NAD 320. Quanto é q teria de gastar e que modelos é que sujeriam para ter um receiver que me garantisse em estéreo a mesma qualidade que o nad?

Outra questão. Investi num pioneer 656 (mais 2, menos 2, não me recordo [:)] ). O que acham deste modelo? Acham que em output de som se pode comparar ao arcam alpha 7 (o meu leitor de cd's, que será sempre para manter). Ainda não tive oportunidade de o ligar com a aparelhagem, daí a questão

Cumps.

Pedro Alves
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

1- 1500 euros num Rotel 1055. (por 1000 euros seria de ver o pioneer 2011, denon 3803, onkyo 701, marantz 7400).

2- Não. Um leitor de cd's dedicado é sempre melhor (na minha opinião) que um leitor de dvd. Ainda por cima sendo esse leitor de cd's tão bom. Só em leitores de dvd topo de gama é que a diferença pode esbater...

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
xavi
Entusiasta
Entusiasta

Post by xavi »

É, a proposta do daffy é boa.

Falta falar no NAD T762 [}:)] - grande compromisso!

Em stereo, não há receiver como o Arcam AVR200 mas eu não te estou a aconselhar este, que é caro, apenas razoável em cinema e deve estar para sair o novo. (Mas se quiseres um usado - com um ano - eu vendo-te o meu.

Mas melhor conselho que te posso dar é: NÃO COMPRES UM RECEIVER!

Compra componentes em separado - fica mais caro, bem sei, mas vale a pena! Considera a opção segunda mão [}:)].

Se ainda assim a parada for muito alta para os teus planos, considera a hipotese de manteres o NAD e comprares um receiver de apenas 3 canais para adicionares o multianal (a Yamanha tem um muito barato). Deste modo, fazes a festa. Assim, quando quiseres stereo ligas só o NAD e quando quiseres multicanal, ligas o outro também.

Agora se quiseres ir para um receiver... Olha, não é pecado. Eu tambem tenho um, que vou despachar não tarda para ter um processador, um power para a frente e outro para as traseiras e central.

Um abraço,

Xavier
pmalves
Novato

Post by pmalves »

1500 EUR para o rotel? Caramba... Este vício está a sair caro.

(vou indexar para facilitar as respostas :) )

(1.) E qual é o modelo desse Yamaha de 3 canais? (2.) Uma outra dúvida que tenho é a ligação dvd-r -> receiver (ou whatever). Normalmente é por cabo optico, certo? No caso de usar um amp. de 3 canais como funcionaria? A ligação analógica standart? Isso não se traduz numa perda de qualidade?

Mais umas questões (de certeza que me vou arrepender, com as vossas dispendiosas respostas) que se prendem com colunas:

No meu sistema estéreo tenho umas Aegis One e todos os dias ainda babo com a qualidade de som (este comentário é apenas para terem noção daquilo que me satisfaz. Estas colunas até foram baratas - 70 cts), pelo que pretendo mante-las para LF e RF ( left front e right front, não sei se esta nomenclatura é adequada). Ficam portanto a faltar 3. (3.) Acham que vale a pena o .1 (woffer)? Acho que as aegis já teem uns graves tão bons que não sei se colocar mais graves nào vai adulterar o som. Quero som de qualidade, não quero os moveis a saltar.

(4.) O que aconselham para coluna central? A ideia que tenho é q não é tão importante como as outras 2 pelo que por um valor mais modesto se poderia conseguir algo de qualidade. A questão logística de uma coluna "central" tb é importante... convinha que fosse de fácil arrumação, ou pequena.. Não vou conseguir encaixar uma floor-stand no meio da sala. (já as laterais sabe Deus...). Mas calculo (espero) que os fabricantes já tenham pensado nisto.

(5.) Finalmente para as colunas de trás, o que me aconselham? De facto gostaria de uma solução francamente económica; Corrijam-me se estou errado... daqui só sai 5% (tanto?) do som e mesmo assim é distorcido para fazer efeito...

Muito obrigado pelos esclarecimentos e o meu especial agradecimento às pessoas que tiveram a paciencia de ler até esta linha!
[;)]

Pedro Alves
Jorge Campos
Fanático
Fanático

Post by Jorge Campos »

Xavi na what-hifi fizeram muitas vezes uma experiencia que resultou
que foi adicionar um ARCAM A85(tem bypass para AV), entao ligaram o pre-out do ARCAM AVR200 a um line in do A85 e segundo as reviews o resultado foi soberbo, ficas assim com uma exxclente amplificao frontal pelo A85 e o resto faz o AVR200, em stereo podes ate ficar mais bem servido que algumas conjugacoes pre-power, mas se forem bem feitas claro que ficas melhor, convem nao esquecer que a base Stereo ARCAM e em principio melhor que NAD e ROTEL
xavi
Entusiasta
Entusiasta

Post by xavi »

Viva,

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">
entao ligaram o pre-out do ARCAM AVR200 a um line in do A85
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Sim Jorge, em tempos eu pensei nessa solução (até pensei em bi-amplificar com o AVR e o A85, que a Arcam também sugere).

Entretanto comprei um power da Rotel(3*200W)que é outra música... Foi um negócio de oportunidade (usado - era do Melo Ribeiro).

De maneira que, neste momento, o Arcam já só está a funcionar como processador e amplificador das traseiras.
Por isso, o que realmente eu gostava (sem pressas) era comprar outro power (dois canais) para as colunas da frente e pessar o Rotel para as de trás e central.
Ora nessa altura, não faz sentido nenhum ter o receiver... Ando a ver boas oportunidades para processadores.

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">E qual é o modelo desse Yamaha de 3 canais?<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
pmalves:

Quando chegar a casa digo-te. Já o vi na Digimagem à venda e está numa "what hi-fi" que tenho lá em casa - é a forma mais barata e lógica de obter multicanal, para quem gosta do seu receptor stereo - acho que é o teu caso. (Se não me engano, o Yamaha é 3*60w).

Quanto às outras questões, deves ir andando e ir vendo. Há uma coisa que te garanto, aquela história do ovo e da galinha aplica-se bem aqui:

- Se colocas equipamento inferior no centro e atrás, é lógico que não vais gostar de ouvir música em multical e acabas por só o fazer nos filmes);
- Se tens bom equipamento no centro e atrás, até podes gostar mais de ouvir música em PLII - é o meu caso (e temos aqui muitos exemplos no fórum).

Em todo o caso, podes bem começar sem sub. E até podes começar sem central - ficam as vozes a sair das outras 4 colunas.
Agora, o que comprarese, compra bom. Senão é uma chatice - mais tarde vais arrepender-te e depois não consegues vender o equipamento.

Por isso, se queres uma solução económica: mantém o belo equipamento stereo que tens; considera o Yamanha 3 canais para teres multicanal; considera umas boas colunas traseiras (quase todas as marcas têm destas novas colunas "wall" que te resolvem, também, o problema do espaço.

Um abraço,

xavi
pmalves
Novato

Post by pmalves »

Xavi:

O yamaha é de que ordem de grandeza? $$$ ?

Já agora, a tua sugestão de não comprar receiver mas sim os componentes... Em que componentes se divide o receiver? Amplificador de 2 canais + amplificador de 3 canais? É só isto? E o canal do .1? Despreza-se?

Tkx
pmalves
Novato

Post by pmalves »

Epa, dúvida repentina... Com essa separação de componentes, como é que se faz o balanço de volume entre as diferentes colunas? à-orelha?
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by daffyduck »

yamaha E800. Mas não é grande espingarda. Não bate um receiver de 1000£... Não recomendo essa opção. A combinação pre-pro mais em conta e que vale a pena é a rotel...

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
xavi
Entusiasta
Entusiasta

Post by xavi »

Ora vamos lá ver se nos entendemos:

1º Tive em conta que tens um bom receptor stereo;
2º Que a preocupação é ter multicanal e manter o bom stereo;
3º Que não queres uma solução muito dispendiosa.

Neste sentido, sugeri a solução do yamaha que, na revista que tenho lá em casa, é considerado "best buy".

Não esquecer que: os canais da frente continuam a ser coandados pelo NAD; O Yamaha deve ser "espingarda mais que suficiente" para o multicanal e coerente com o que se pretende investir no resto.

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">
Não bate um receiver de 1000£

Não sei, não sei... Talvez não bata alguns. Contudo o que se proponho significa gastar menos de metade. Estou certo que se arranja por 85/90 contos.

Numa primeira busca na net encontrei estes dois sites: (review e venda):

http://www.homecinemachoice.com/testben ... E800.shtml

http://www.hifibitz.co.uk/warehouse/det ... YAMDSPE800

Um abraço,

Xavier
pmalves
Novato

Post by pmalves »

Sim, a ideia é essa. Gastar pouco, ter qualidade, e manter o stereo.

Uma dúvida. O meu nad não suporta (acho que nem faz sentido) os dts's, dobly pro-logic, etc. Isso não é um drawback?
xavi
Entusiasta
Entusiasta

Post by xavi »

Não há problema. A unica coisa que deves ter presente é que, como o Yamaha não tem PLII (acho eu, mas confirma) só ouves bem multicanal quando a gravação é DTS ou qualquer formato 5.1 - o que significa dizer, praticamente todos os DVDs que andam para aí.

Quanto aos CDs, cuja esmagadora maioria não é gravada em nenhum destes formatos, não deve resultar grande coisa, pois só o PLII veio resolver essa questão.
Agora, se bem percebo, os CDs é para ouvir em stereo, certo? Por isso está tudo bem.

Enfim, esta é só uma sugestão, barata e adequada ao teu caso específico. Aí uns 350/400 euros. Mas não deixes de considerar outras - tem em atenção o custos dos outros componentes e o futuro.

Por exemplo:

Solução2: receiver novo com bom stereo 800 a 1000 euros - menos o que conseguires com a venda do receptor stereo;

Solução3: receiver usado com bom stereo 500 a 800 euros - menos o que conseguires com a venda do receptor stereo;

Solução4: componentes em separado - nunca menos de 1000 euros e sempre com equipamentos usados.

Um conselho: "estica a corda" agora o mais que puderes e não compres Já o sub e a central, se não der jeito. Não são fudamentais para a qualidade do som - apenas dão espetacularidade e envolvência ao multicanal.

Se tudo correr bem, como esperamos todos, dás esse passo no futuro.

Um abraço,

Xavi
aemarques
Novato

Post by aemarques »

Xavi,
Tanto quanto sei, a Yamaha descontinuou o processador de 3 canais que tinha e que era o DSP E-800. É que eu também andei à procura...

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by xavi</i>
<br />É, a proposta do daffy é boa.

...

Se ainda assim a parada for muito alta para os teus planos, considera a hipotese de manteres o NAD e comprares um receiver de apenas 3 canais para adicionares o multianal (a Yamanha tem um muito barato). Deste modo, fazes a festa. Assim, quando quiseres stereo ligas só o NAD e quando quiseres multicanal, ligas o outro também.

...
xavi
Entusiasta
Entusiasta

Post by xavi »

Pois foi, é que evitava que muita gente gastasse dinheiro a mudar tudo... Não convinha à indústria. Por isso, para além deste só havia outro (acho que da cyrus e já bem mais caro).

Bem em todo o caso, eu sei um sítio que o tinha até há bem pouco tempo (Digimagem) e a descontinuação é um bom pretexto para conseguir um grande preço...

Um abraço,

Xavi

Post Reply