Fim da TagMclaren Audio

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
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Xavier
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Post by Xavier »

A Tagmaclaren errou porque se esqueceu que o objectivo final de qualquer empresa é GERAR LUCROS. A qualidade do produto não pode ser um fim em si mesmo, mas insere-se na estratégia escolhida pela empresa para a penetração no mercado. A actual economia global não se coaduna com o princípio de "Do it for fun".

Concordo com o Maverick. Se a Tag tivesse desenvolvido um Amplificador e um Leitor de DVD ao nível do AV30, vocacionado para um mercado médio-alto e mantendo a mesma possibilidade de upgrade, teria conseguido atingir um volume de vendas que sustentasse os altos padrões de qualidade que geralmente pressupõem custos de I&D muito elevados. Assim conseguia optimizar a rentabilidade da marca, sem comprometer os padrões de qualidade defendidos. Afinal os Audi A2, Mercedes classe A e BMW 3 Compact, não sendo um produto de topo, não retiram qualquer brilho às suas marcas. Apenas se tratam de produtos vocacionados para outros nichos de mercado.

É nesse equilíbrio que poderá estar o segredo da continuidade. Falhando, a marca acaba por prejudicar o cliente, uma vez que não assegura a continuidade dos seus produtos.

By the way: Por mais estranho que pareça, parece que as vendas da Tag aumentaram desde que foi feita a comunicação.

JXavier
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gnu_prensado
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Post by gnu_prensado »

discordo (do maverick)!
a relação/qualidade está intrinsecamente ligada à percepção que temos do bem a comprar

correcção: mais uma vez não leste com atenção ou eu passei a ideia errada! eu não disse que a relação preço/qualidade é «boa» ou «má» apenas disse que não lhes permite continuar no mercado (facto incontornável) sejam bons, maus, assim assim!!

Todos podem até concordar que a Tag é excelente que vale o que se paga etc., mas o mercado é que manda...

quanto às suposta discrepância, o lowrider, já me esclareceu, e retiro o que disse; de facto os preços são da mesma magnitude, pelo que vos dou a razão. O que me leva a outra pergunta:

Será que há uma «morte anunciada» das outras marcas (KRELL Meridian)? ou o problema é exclusivo da Tag (má gestão?)?

João.
Maverick
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Post by Maverick »

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correcção: mais uma vez não leste com atenção ou eu passei a ideia errada! eu não disse que a relação preço/qualidade é «boa» ou «má» apenas disse que não lhes permite continuar no mercado (facto incontornável) sejam bons, maus, assim assim!!
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...mas uma coisa sei (essa é a minha área):
se a relação preço qualidade fosse assim tão boa, a Tag não vinha «a baixo»!
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Peço desculpa se estou a interpretar-te mal, mas aqui parece-me que estás a afirmar que a insinuar que a relação preço qualidade é má...

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Todos podem até concordar que a Tag é excelente que vale o que se paga etc., mas o mercado é que manda...

Será que há uma «morte anunciada» das outras marcas (KRELL Meridian)? ou o problema é exclusivo da Tag (má gestão?)?
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Tens toda a razão e como o mercado não está muito famoso (outras tb já anunciaram coisas semelhantes à da TAG como a Mark Levinson e outras...), as empresas sofrem isso na pele. Talvez a TAG por ser mais recente no mercado necessitasse de recuperar o investimento inicial agora, mas a recessão económica inviabilizou esse acontecimento. O problema não é exclusivo da TAG, mas, tal como o Xavier disse, podiam ter sido tomado medidas que talvez impedissem esta situação.

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By the way: Por mais estranho que pareça, parece que as vendas da Tag aumentaram desde que foi feita a comunicação.
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É verdade! Com isto tudo, eu próprio vou vender o meu AV32R para comprar o AV32R DP. Alguém quer comprar?

Mav
joaocbranco
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Post by joaocbranco »

Convém não esquecer que a imagem também vende (e muito!) ora parece-me que para um “novo-rico” que compra primordialmente para mostrar o seu “status social” esse objectivo é satisfeito de forma inegavelmente mais eficaz através de um Krell do que de um TAG. É que, independentemente de se gostar ou não da ideia, a primeira é uma marca imediatamente identificável como pertencente à gama alta do áudio e a segunda é, entre outras coisas, uma marca de relógios que cada vez mais pessoas têm no pulso.

Por outras palavras, a TAG, até por causa do seu envolvimento na F1, tem uma imagem mais “democrática”, pelo contrário a Krell e outras similares têm uma imagem mais elitista e isso terá uma influencia maior do que à partida se possa imaginar.
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Post by gnu_prensado »

é impressão minha ou estamos todos de acordo??
parece que o cerne da questão (pelo menos entre mim e o Maverick) é se

MÁ relação preço/qualidade = caro

e quanto a isto caro Maverick estamos os dois irredutiveis; eu continuo a dizer que a relação preço qualidade da Tag é desadequada e não lhe permite manter-se no mercado. Isto não impede que (pelo menos a fazer fé ma maioria das opiniões deste tópico) até se possa considerar que os preços da Tag são baratos!!!

Mais uma vez voltamos à percepção (subjectividade) que os compradores têm da Tag; todos (ou muitos) acham que 9000 eur por um AV é barato dada a qualidade/especificações: ACEITO sem problemas (pois se eu dei 100 por uma garrafa de Pera Manca).

Mas, não esqueçamos que o mercado é implacável e parece que não é da mesma opinião dos nosso caros co participantes deste tópico; e, volto à minha dama, a relação perço/qualidade (objectividade) não se compadece com subjectividades.

João.
lowrider
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Post by lowrider »

Agora chamam-me novo-rico, e esta... [:(!]

Antonio Melo Ribeiro
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Post by gnu_prensado »

e para provar que acredito mesmo que a Tag possa ser barata, aqui vai uma pequena história recente:
era uma vez um gajo que estava contente com a sua aparelhagem rotel dos anos 80 e uma vez ouviu na Fnac o DVD Hell Freezes Over dos Eagles, tendo ficado estupefacto com a qualidade; - pensou - será que o CD que tenho em casa tá avariado? ahhhh não é que o que está a tocar é um DVD num sistema surround de 3000 euros. Porra! 3000 euros só se for maluco! pra ouvir um DVD basta um Denver 186k e as colunas (2) da rotel.
Acontece que o som não era igual e o que na altura achava um roubo - 3000 euros - hoje parece-me aceitável.
Por analogia acredito que se possa dar como barato o material da Tag; não acredito é que eu possa chegar a essa opinião. Mas pelo menos já cheguei ao ponto em que não gosto das minhas 2 colunas rotel e gostei muito de uma Acoustic Energy que vi na Fnac (eh eh) e o que antes era «caro» hoje é «barato»

João.
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Pato
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Post by Pato »

A percepção do que é caro ou barato também varia muito de pessoa para pessoa e da sua experiência. Eu enquanto não ouvi mais nada, o sistema que tinha em casa chegava e sobrava! Depois, comecei a ter um pouco mais de experiência e o sistema de gama média/baixa que tinha, já não chegava! Agora estou a construir um sistema de gama média. Quando tiver o sistema completo, passado o tempo de deslumbramento, vou começar a sentir as suas limitações! E repete-se o processo, passo para gama média/alta, depois alta até chegar um dia (se tudo correr bem) ao high end!!! Nessa altura, os valores que hoje me parecem exagerados para esse tipo de produtos (porque não consigo tirar partido deles) já não se vão apresentar tão exagerados, mas se calhar justos para o que vou retirar deles! É lógico que hoje, se nem se quer sei afinar um conjunto de gama média (palco sonoro??? tranparência??? etc etc) o que é que vou fazer com um sistema high end? É o mesmo que um burro a olhar para um palácio...

Quem nunca conduziu/teve um Mercedes é que acha que a marca é cara! Quem nunca conduziu/teve um Audi é que acha que um Seat é igualzinho!
E por ai a diante...

Abraço

Pato

http://forum.dvdmania.org/Hometheater/U ... uleia.html
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joaocbranco
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Post by joaocbranco »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by lowrider</i>
<br />Agora chamam-me novo-rico, e esta... [:(!]

Antonio Melo Ribeiro
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">
Esse teu sentido de humor está mesmo em baixo! [;)]
joaocbranco
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Post by joaocbranco »

Isto da importância da relação preço/qualidade é como os bons charutos.

Há aqueles que os fumam só para dar nas vistas e para esses a qualidade tanto faz, o que interessa é a marca ser bem conhecida em especial pelo seu alto preço. Infelizmente como os charutos caros são em geral bons isto acaba por resultar num enorme desperdício de bons charutos fumados por energúmenos que não os mereciam.

Depois há os apreciadores, para esses o que interessa é a qualidade (têm o gosto afinado por anos de exigência) e gastam uma fortuna em bons charutos pelo “simples” prazer que estes dão e, embora o consigam justificar, até agradeciam se o seu preço fosse mais baixo.

Por fim há os que não fumam e não percebem porque é que os bons charutos têm de ser tão caros.

Este exemplo parece-me bom e consegue fugir aos famigerados carros que para mim, como não sou apreciador (lá está), têm um preço que a partir de um dado nível é sempre injustificado (só não digo qual é o nível [:)]).
lowrider
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Post by lowrider »

Estás a tentar disfarçar com os charutos porque sabes que aprecio um bom cubano, mas não te safas... [:p]

Antonio Melo Ribeiro
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Xavier
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Post by Xavier »

Já que falamos em processadores, encontrei esta referencia que me parece ser interessante. Pelo menos é upgradável. Não faço a mínima ideia quanto a preços, mas...

www.tactaudio.com/TCS/Features.html

JXavier
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Post by lowrider »

15.500 euros na Alemanha, deve ser bom... [B)]

Antonio Melo Ribeiro
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Xavier
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Post by Xavier »

Se houver interessados este produto é representado pela ESOTERICA.[:D]
Miguel Linhares
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Post by Miguel Linhares »

A Tag e outras empresas do género, não podem produzir para o mercado de massas, porque primeiro não tem as estruturas necessárias e depois teriam de mudar todo o sistema de distribuição. No caso específico da Tag, ainda é pior porque, eles (ou o Udo Zucker) não quer entrar absolutamente nesse tipo de mercado, quer produzir produtos de excepção, até deu o exemplo do novo Mercedes McLaren SLR que vai sair brevemente (produto do grupo, não vendem só relógios) pela módica quantia de 250.000 libras…
Se tiverem paicência leiam este post do Udo Zucker no forum da Tag, é interessante:
Is the high-quality Audio Market vanishing? The (only?) recipe to counteract its demise?

Hi all, much has been written about TAG McLaren Audio, the frustration about the uncertainty of the outcome of our strategic review, about your concerns, your fears to miss out and the wonderful things you think TAG McLaren Audio should continue to design in the future.
No doubt, the staff of TAG McLaren Audio is overwhelmed by the almost 100% positive support by you, our customers. For this we like to thank you full heartily.
I cannot remember that somebody looked so far at the potential cause which might make audio companies, even those backed up by potentially big wallets, to reconsider their future. Proceed, Madrigal, Mark Levinson, TAG McLaren Audio etc. are all part of larger organisations who could (and might continue to) finance their subsidiaries through difficult times, but have surely decided to check careful the way forward.
In this contribution, which admittingly is rather long, I like to look at the potential cause and also (in my opinion) only solutions to overcome that the market of low quantity, high quality audio products will completely disappear in the not to farfuture.
the good old days
Audio technology until about 1995, in some countries a little earlier or later, was changing at a pretty slow pace. If we are honest, it was just the CD player which was added at the end of the '70s and remained the only innovation for almost 20 years. No other mass market electronics, be it a VCR, TV, Sat box etc. made it in the specialist market.
As a result product design was pretty simple: analog technology, leaded components, maybe a few low density integrated circuits, no or very little software and a soldering iron, and you were in business.
Many so called audio innovations were linked to pseudo-science cumulating in expensive cables. Otherwise improved power supplies, more powerful amplifiers, even component tuning (the famous special editions),or just a new front fascia combined with some audiophile myth defined the next product generation.
All technology was readily and easily available, could even be bought from companies like Maplin, RS or Farnell. Licenses were not applicable except a small fee for the CD player (which quite a few companies initially tended to ignore). Expensive tooling was never required as two layer boards and leaded components could be handled by everyone. Stick it in a box and start selling it.
Many companies evolved around a single engineer, often the owner with consumers often living pretty dangerous as safety and EMC regulations were very limited and people got away with almost everything.
Product reliability was often poor, despite the simplicity, but technology was so simple that even most retailers were capable to repair.
Looking at the sales side, retailers had much lower investment in demonstration stock and what they had maintained its value for much longer. And as products were simple to operate, they didn't need to train continuously their staff.
In these, good all days, much if the current distribution system and the associated margins were developed, which remain intact for most of the specialist audio industry although, as I will point out a little later, the manufacturers' situation had changed in the meantime considerably.
The traditional costing is simple:
If a product's material cost plus cost to put it together is, say 500 [and that cost doesn't include any recharge for design effort, tooling, licenses, marketing etc) then such product is typically sold for 2500 including VAT.
Yes, you read correctly: what costs GBP 500 to make, you pay GBP 2500 for it - but be careful, you might come to the wrong conclusion hearing this- but please read on:
Manufacturers don't get to excited about this formula, as a mere 36% of that come back to them, in our case 900, subtract the cost, and you end up with 400. Yes, you read correctly!
64% of the cost are disappearing in the distribution, split between gross seller (who advertises and markets the product, on top of the manufacturer) and the retailer - but once more be careful if you think you detected the distributor/retailer as the culprit, just read on and see...
The 400, coming back to the manufacturer, are to be used by the manufacturer to pay for design, tooling, factory, sales force, marketing etc, etc.
Not a problem, you might point out, just sell enough. But be realistic, a product costing 2500 (e.g. the AV32R SP in the UK) sells if you are lucky 1000 times in a year, resulting in 400k only.
In contrast a qualified software/hardware engineer, of the skills you need to day to make an innovative product costs a company about GBP 60k, including depreciation for tools, facilities and so on - the engineer receives about 40k before income tax. The AV192R/AV32R DP was designed by a team of 12 engineers, including all engineering professions.
Or take another example, designing and maintaining a website like the one you are visiting at present cost about 50k a year. A single page advert in What Hifi sets you back 4k. A helpdesk costs about 25k, if maned by one person.
In the old days, you had your single engineer who could design the products, which (like it is increasingly today) was often using an OEM kit and packed it just nicely (a frequently solution found today) you got away with it.
However, today, if you want to develop high performance digital products, then you need a much larger, hence significantly more expensive team of qualified (=expensive) engineers plus adequate tools and engineering solutions. Remenber the famous Arcam advert, stating 1 million was used for the design of the AV8!
In addition to high design cost there are many high license costs, software maintenance, expensive production tooling etc...
With 64% of the cost difference between manufacturing cost and cost to the customer disappearing in the distribution, it is impossible to survive if the retail price is just 5 times the raw manufacturing cost!
Customer Perception
Whilst we have seen above that little comes back to the manufacturers, I am not advocating for a single moment that its is the retailer/distributor who is the cause of the misery and that is why:
Let's look at an average customer: he expects his retailer to stock conveniently for him different brands, of which most have many products today. Of course he expects long testing sessions, often combined with a home trial and qualified installation. And then, unfortunately not uncommon, after the customer knows what he wants, he goes shopping for the best price, pushing retailers margins lower..
Shorter and shorter product cycles, higher and higher development cost will make things worse.
The retailers high cost for stock, the need to offer several brands, all with a wide range of different products, the need for extensive training in audio and video technology, plus increasing cost for shop location and shop fit-out and staff, make it more and more difficult for the retailer too survive on what he gets out of the deal, as it is not the percentage but the absolute value which is wrong.

To make matters worse, many customers do not apprehend that any cost or feature comparison with the mass market is of little relevance and that there has to be a huge price gap in cost between the cheapest offer and the most advanced product to reflect the formula design_cost + manufacturing_cost + marketing_cost / number_of_customers * profit_factor = price.
conclusion
There is obviously not enough money for manufacturer and retailers of high-quality alike when selling low quantity, high-performance audio products.
There are only two potential ways out of this misery:
Either the prices of true [not repackaged OEM] high-end audio products go dramatically (about 100%) up (as some companies have already done). This might partially be compensated by retailer margins going down, and with it the service for the customer
OR
the traditional distribution disappears, as very few companies have done, e.g. Outlaw in USA, Teufel in Germany.
There is in my opinion no other way out, and with the introduction of sophisticated copy protection schemes, for example HDCP, all manufacturers will need to address the challenge,as there will be no longer as simple way around. Cutting corners will not longer be possible as lack of correct implementation will make products fail to operate.
you enjoyed a lucky time
TAG McLaren Audio has, so I believe clearly demonstrated that it is able to make leading-edge home cinema products. It has demonstrated that qualified engineering methods also apply to audio technology, removing the myth from audio engineering.
TAG McLaren Audio's products have pushed up the threshold and many features are unlikely to be mirrored for a long time, to expensive is their implentation.
TAG McLaren Audio customers have benefited from TAG McLaren Audio's shareholders preparedness to subsidies the financial shortfall of this undertaking and as a result we have been able to push TAG McLaren Audio to the top of home cinema in just 4 years!
However, this need to change, in one form or another.
Our existing product range will stay at its price level for the time being and we are happy to challenge all home cinema manufacturers when it comes to performance per pound Sterling with our products. Purchase these products, as long as they remain available at they are at a bargain price for what they offer.
Expensive only for those (no disrespect intended) who unfortunately don't have the necessary funds, but highly cost-effective for those who want the best performance for the money.
In the future, all true (not OEM) sophisticated high-performance audio products will at least double in price or the traditional distribution will disappear. There will be nothing else, I bet on it...
- Dr. Udo Zucker CEO TAG McLaren Audio from UK 8/3/03 12:55:14 PM

Miguel Linhares
Coimbra

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