The Animatrix

Novidades, lançamentos e características das edições no nosso país.

Moderator: Pedro Pereira de Carvalho

User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">Mas também devo dizer que não me parece que saibas alguma coisa sobre os filmes em CGI para tares a dizer que demoram dias ou semanas e a animação tradicional demora meses....<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Acredita que graças á minha profissão, sei o suficiente para comentar ambas, pois doutra maneira nem falaria sobre o assunto.
Trabalhei profissionalmente durante quatro anos, oito horas por dia (e mais) em animação 3D (principalmente 3d studio e um pouco de lightwave), na altura em que a empresa em que trabalho se dedicava aos jogos e aos filmes publicitários entre outras pequenas coisas que necessitavam de animação do género.
O mesmo digo em relação á animação tradicional, pois por exemplo só para o jogo Gambys em que trabalhei ha anos foram pelo menos umas noventa animações tradicionais, cada uma com uma média de 25 variações. Tudo desenhado á unha, em método clássico e também usando o velhino Deluxe Paint.
Gostava de continuar e tenho projectos para tal , até mais a sério mas torna-se complicado reunir uma pequena equipa pois o tempo não é muito.

Bom mas em relação as diferenças entre o 3d e o tradicional, obviamente que ambos têm as suas partes em que levam mais ou menos tempo , mas o que eu não gosto no trabalho em 3D é exactamente o facto de por exemplo atravez do uso de um IPAS qualquer uma pessoa poder criar um efeito todo espectacular que resulta muito bem ,mas que de valor artistico tem pouco mais o de saber escolher o enquadramento com que se quer mostra-lo ou definir as suas cores, ficando o programa por exemplo com a tarefa de definir ele próprio todas as animações (chamadas animações invisiveis) secundárias que depois darão vida ao efeito sem ter havido qualquer interpretação criativa directa no desenho desses efeitos. Por exemplo é a coisa mais fácil do mundo pegar num programa 3D e criares um cometa com uma cauda mágnifica, animado e enquadradro atravez de um sequencia fabulosamente montada atravez da alternância de cameras por exemplo. Ma s na realidade o utilizador limita-se a definir parametros, não cria ele mesmo os elementos desses parametros.
O que eu gosto na animação tradicional e o que dou valor é que se eu quiser animar um cometa com uma cauda fabulosa, vou ter de animar eu mesmo cada uma das particulas e ter a arte (e o conhecimento da técnica), para saber onde colocar cada elemento desenhado da cauda de forma a que a animação saia bonita e o mais perfeita possivel. E tudo é desenhado por mim ou por pessoas mesmo que tenha imperfeições. A beleza da animação tradicional esta nas imperfeições. O 3d é demasiado limpo e artificial e implica muito pouca arte do desenho além dos desenhos conceptuais iniciais indispensaveis antes de se fazer a modelação. A partir dos modelos criados, a animação passa a ser um produto com elementos que podem ser "filmados" de qualquer angulo. Numa animação tradicional , ou planeias bem o filme, ou estás lixado pois não podes voltar atras para experimentar angulos de camera até acertares com o que queres.

Não estou a dizer que detesto 3D. Acho que quando um realizador o usa como auxiliar a uma boa animação ou narrativa pode ser algo indispensavel como por exemplo no BELOW deste Animatrix ou nos filmes mais recentes do Myazaki. O que eu não suporto são aqueles filmes 3D que usam e abusam dos IPAS só para meter estilo mas não passam de um vazio criativo no seu resultado global. Eu pessoalmente estou-me borrifando para o avanço da técnologia no que se refere a animação de computador. Estou mais interessado na evolução artistica de quem desenha animação tradicional e nas boas ideias que poderão haver de forma a usar o 3D como complemento e como excelente ferramenta que pode ser.
Agora filmes plásticos, só para meter pinta dispenso. Por isso acho que o primeiro filme 3D do Animatrix é pouco mais do que uma boa ideia, muito bem feita mas com muito pouco para dar além do que é. Um filme de porrada para adolescentes feito por computador com rotinas e processos externos ja testados antes no Final Fantasy.
Prefiro de longe os outros filmes.

E já agora para finalizar, se vires qualquer making of de um filme 3D has de reparar que quase sempre os realizadores referem o facto de terem levado semanas a fazer o Render de uma cena particular que leva seculos a ser calculada pelos computadores. Outro dos motivos porque os elementos sao sempre renderizados em separado e só depois compostos na edição enquanto cena final.
Na altura em que trabalhei com animação mais a sério, não havia muito tempo para edição e lembro-me bem das interminaveis horas e dias a aolhar para os ecrans a ver que ja ia no render 111 de 10.112 frames que ainda faltavam pois costumavamos renderizar tudo junto logo. Agh ! Mas era giro.
Na animação tradicional pode-se também apanhar secas imensas, mas a maior parte delas é mesmo a desenhar e depois é mil vezes mais encorajador ver o resultado final do que se tivessemos feito em 3D.
Em 3d é quase como se os criadores de um filme fossem apenas os realizadores e directoresde fotografia, onde depois dos bonecos "cosntruidos" se limitam a escolher os angulos e a fazer o amior numero de takes possivel para depois escolher.
Na animação tradicional é tudo mais pessoal, pois não só somos os realizadores, mas tambem trabalhamos minuciosamente no que estamos a criar e não ha detalhe que aparece no ecran que não tenha tido uma origem humana.


Luis Peres (33 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com
EMPIRE
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 212
Joined: November 16th, 2002, 11:15 pm

Post by EMPIRE »

Pessoal... eu já vos tinha corrigido.. por isso por favor parem de dizer asneiras... não existe nenhuma curta chamada BELOW! é BEYOND!!!
EMPIRE
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 212
Joined: November 16th, 2002, 11:15 pm

Post by EMPIRE »

E alquimista... fizeste parte da equipa do famoso Gambys?
hehehe
Esse jogo foi muito falado na altura... "O primeiro jogo português!" :)
Eu sou grande fã de jogos de computador (muito mais do que cinema!).
E se gostavas de continuar nesse campo há varias equipas portuguesas a desenvolver jogos... e se a vida me correr bem pode ser que também inicie algo nesse sentido... Mas enfim.. isto é um forum de cinema e não de jogos! heheheh
User avatar
alquimista
Especialista
Especialista
Posts: 1978
Joined: November 2nd, 2001, 6:26 pm
Location: Marte...só venho cá abaixo trabalhar...
Contact:

Post by alquimista »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote">E alquimista... fizeste parte da equipa do famoso Gambys? <hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Fui o criador do visual, dos personagens e de tudo o que viste no ecran (na altura bem limitado pelo que se podia fazer técnicamente no jogo e no 3D Studio release 1.qualquer coisa). Mais umas quatro pessoas que programaram o jogo e fizeram as musicas.
Quatro anos, a desenhar bonecos, a animar bonecos, a construir cenarios, desenhos conceptuais etc. Muito cansativo, extremamente stressante mas adorava ter continuado na area.
Correu tudo bastante bem, inclusive teve um bom sucesso comercial, óptimas criticas na imprensa e boa publicidade, só que este país mete demasiada politica para que se consiga voltar a produzir alguma coisa com possibilidades de ter sucesso.
Na altura isso foi um dos problemas que nos lixou mais projectos futuros.

Luis Peres (33 anos)
Gostam de ilustração de Fantasia ? Visitem www.world4mysheep.com

Post Reply