Os melhores filmes de 2024

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4933
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm
Os melhores filmes de 2024

Post by nimzabo »

José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2685
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm
Re: Os melhores filmes de 2024

Post by José »

Bem, aqui vai a minha lista de "Melhores Filmes de 2024".

É constituída por filmes que estrearam nas salas nacionais durante o ano, que foram saltando nas mais variadas plataformas e surgindo aqui e acolá.

1. All Of Us Strangers

2. Megalopolis

3. The Brutalist

4. Joker: Folie à Deux

5. Anora

6. Conclave

7. The Seed of the Sacred Fig

8. Ainda Estou Aqui

9. Challengers

10. Ferrari

11. The Substance

12. Sing Sing

13. Juror #2

14. Furiosa: A Mad Max Saga

15. Wicked
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1142
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto
Re: Os melhores filmes de 2024

Post by Ludovico »

Olá a todos:
Como é hábito, como cinéfilo que sou e vocês sabem tenho um hábito que dizer quais foram os melhores filmes do ano.
Perguntam-me assim assim:" Devias ter feito no ano passado...".
Pois bem, não fiz isso porque no penúltimo dia de ano, vi o penúltimo filme e fiquei tão desarmado e rendido que ainda estive digeri-lo, confesso que ainda estou a digeri-lo e vou ficar a digeri-lo nos próximos tempos de uma maneira colossal e avassaladora.
É por isso que só venho agora dizer os meus filmes favoritos do ano passado. Assim sendo, cá vai a lista dos 10 melhores filmes do ano.
1-"Aqui" de Robert Zemeckis
2-"Joker:Folia a Dois" de Todd Phillips
3-"Os Excluidos" de Alexander Payne
4-"Todo o Tempo que Temos" de John Crowley
5-"Pobres Criaturas" de Jorgos Lanthimos
6- "Anora" de Sean Baker
7-"A Vida entre Nós" de Stéphane Brizé
8-"Os Fantasmas Ainda se Divertem" de Tim Burton
9-"A Substância" de Coralie Fargeat
10- "Zona de Interesse" de Jonathan Glazer
Devo dizer que foi um ano riquíssimo em cinema, seja Europeu ou de Hollywood. Vi muitos filmes de facto e no Verão, vi a maior parte dos filmes de Ingmar Bergman e se o meu entusiasmo e idolatrarão tinha por ele era grande, depois de ver os filmes, confirmo que é mesmo o melhor realizador,ou um dos melhores, realizadores da História do Cinema. Depois,quanto à minha lista, saliento os 6 primeiros lugares.
"Anora" é um dos melhores filmes europeus não só deste ano mas também da década até ao momento.Um filme, perfeito sobe todos os niveis de análise.
Que maravilha é ter uma Anora assim,uma personagem tão seculenta como a personagem é tão brilhantemente interpretada pela Mathison.Foi uma Palma de Ouro justissíma em Cannes e para mim,é a mais justa Palma de Ouro de Festival em anos.Quanto a mim é muitíssimo melhor que que "Parasitas" que é um filme muitiíssimo sobrevalorizado.
Depois,"Pobres Criaturas" que é das mais memoráveis reflexões sobre a criação de criaturas, de seres,que dizem maIs do que somos do que a refletir sobre pessoas normais. Tem Emma Stone no seu melhor desempenho de sempre até hoje.Sempre a vi como o futuro de Hollywood e com este filme, mostra bem isso.
Depois,"Todo o Tempo que Temos" que é talvez o filme que mais me surpreendeu de todos.Dado que não esperava ficar como fiquei ao acabar de vê-lo. É quanto a mim uma das mais memoráveis reflexões que se fizeram em Hollywood sobre o amor entre jovens, É um filme único, especial. É também, parecido só vagamente com "O Despertar da Mente" mas esse é talvez, o seu melhor trunfo visível. porque vale por ser ainda mais diferente do que o outro filme. É, para mim, uma das mais maravilhosas histórias de amor de sempre. Fiquei muito surpreso e arrebatado.
A seguir vem, "Os Excluídos" que fica para mim, como o melhor filme natalício de sempre até hoje, ou um dos melhores, depende.
"Os Excluídos", tem uma história que a gente já viu muitas vezes em vários filmes antes mas, da maneira como é contada é que o torna um filme genial mesmo. É um filme para ver em familia, se possível na época natalícia mas é para ver, rever ,rever vezes sem conta porque tem um cunho de empatia e simplicidade que o torna num dos mais maravilhosos filmes de Hollywood para o Mundo. Agora falarei dos 2 primeiros filmes da minha lista que são mais do que filmes, são milagres narrativos que me impressionaram de uma maneira que não esperava.
"Joker:Folia a 2" é, quanto a mim, o melhor filme de super-heróis de sempre e esse é só um eufemismo. Ao ver o filme, quase que me senti "esfaqueado na barriga".Aconteceu, neste filme, o que não acontecia à 50 anos. Isto é, estamos na presença do novo "O Padrinho part II" desta geração mas noutro género cinematográfico e logo no mais inesperado, difícil e surpreendente..É uma sequela que vai muitíssimo mais longe do que o filme original e ultrapassa-o de uma forma inacreditável e de uma forma inesquecível.
É parecido com "O Padrinho part II" mas não no conteúdo nem na forma, mas sim no espirito. Não há nenhuma cópia de nenhuma espécie, não há semelhança nenhuma aparente mas está na tentativa ,no risco, na audácia da conceção do filme.
O pormenor é que o primeiro Joker, só ganhou o Óscar para Melhor Actor, enquanto "O Padrinho part I" ganhou Melhor Filme, e agora, neste "Joker:Folia a 2" nada vai ganhar, enquanto "O Padrinho part II, ganhou à 50 anos os Óscares de Melhor Filme e Realizador o que foi inédito .Neste ano, penso que no espirito, aconteceu na qualidade, não nos prémios o que aconteceu á 50 anos atrás.
Agora deixo para o final, escrever sobre o tal que me deixou em transe perfeito que originou ter adiado a lista para agora e não para mais cedo ainda em Dezembro.
Falo de "Aqui" de Robert Zemeckis.
Pois eu ainda me faltam palavras para descrever o que senti ao ver este filme. "Joker 2" e "Aqui são mais do que filmes, são milagres narrativos mais do que filmes são filmes que marcam muito o espetador que assiste. São filmes ambíguos, difíceis e inovadores e que ficam na História, digo isto, sem exagero nenhum.
"Aqui" é, quanto a mim, aquilo que representou à 30 anos "Forrest Gump".É um filme revolucionário, inovador, muitíssimo arrojado no conteúdo e na forma mas tudo no bom sentido dos adjetivos que disse atrás. Zemeckis superou-se a si próprio novamente e unicamente em 1 hora e 40 minutos só, faz o que muitos querem fazer em 3 horas e não o conseguem fazer. sobretudo os filmes da Marvel e ds maior parte dos filmes de super-heróis caríssimos, explosivos e que duram uma eternidade sem dizerem nada a não ser explosões e fogo de artificio estéril: isto é, filmes que marcam o espetador para o futuro. Filmes que são feitos paras serem analisados, estudados e investigados ao pormenor. É nesses aspetos que "Aqui" nasceu: Para além de agrada, entusiasmar e encantar serve para ser investigado e dissecado.
Por isso, aqui ficou a minha lista dos 10 melhores filmes do ano que passou. Vi muitos mas houver alguns quase não vi, poucos ainda assim. Da lista,6 dos 10 são nota máxima, os outros são só obras primas o que não é pouco .Foi um ano riquíssimo, sublinho.Um bom ano para todos vós vós e se gostarem de ver bom cinema a lista é um conselho de amigo.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"

Post Reply