Cinema Iraniano
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Cinema Iraniano
Vi o Holy Spider.drakes wrote: February 18th, 2023, 6:22 pmO trailer pelo menos da Holy Spider é muito animador. Daí devo ver o argentino e alemão pelo menos esse ano, e claro o da coreia do sulnimzabo wrote: February 17th, 2023, 12:31 am Já deixei lá atrás a referência e o link mas já agora deixo aqui também listados todos os docs e filmes estrangeiros que haviam sido 'shortlisted'
(...)
Filmes Estrangeiros
Argentina, Argentina, 1985
Austria, Corsage
Belgium, Close
Cambodia, Return to Seoul
Denmark, Holy Spider
France, Saint Omer
Germany, All Quiet on the Western Front
India, Last Film Show
Ireland, The Quiet Girl
Mexico, Bardo, False Chronicle of a Handful of Truths
Morocco, The Blue Caftan
Pakistan, Joyland
Poland, EO
South Korea, Decision to Leave
Sweden, Cairo Conspiracy.
https://www.imdb.com/title/tt18550140/?ref_=ttls_li_tt
https://www.rottentomatoes.com/m/holy_spider
É baseado numa história real em que uma jornalista procura encontrar um serial killer de prostitutas.
O filme dado como dinamarquês (!?) chegou à shortlist dos Oscares e ganhou o prémio de melhor atriz em Cannes.
Não é perfeito mas é um bom filme e vê-se bem. Não é só a jornalista que está bem, o assassino também está muito bem interpretado.
Re: Cinema Iraniano


Re: Cinema Iraniano
Uma nota rápida sobe o Leila's Brothers, que acabei de ver agora: excepcional. É um dramalhão familiar intenso, mas é imensamente compensatório, com interpretações acima da média por parte de todos os actores e actrizes.
Em termo narrativos, não tem nada a ver com o A Lei de Teerão, mas tem a mesma abordagem feroz, embora bem forrada a sentimentos e emoções, e conta basicamente com o mesmo lote de actores. Portanto, é uma escolha no-brainer.
Em termo narrativos, não tem nada a ver com o A Lei de Teerão, mas tem a mesma abordagem feroz, embora bem forrada a sentimentos e emoções, e conta basicamente com o mesmo lote de actores. Portanto, é uma escolha no-brainer.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cinema Iraniano
E por conta da passagem do filme em Cannes sem autorização das autoridades iranianas, o realizador vai passar uns dias na prisão, para além de ter de frequentar um curso para "aprender" devidamente os "valores" que o estado pretende que sejam divulgados nas obras de cinema. O filme também foi banido de exibição no país.Samwise wrote: August 12th, 2023, 11:39 pm Uma nota rápida sobe o Leila's Brothers, que acabei de ver agora: excepcional. É um dramalhão familiar intenso, mas é imensamente compensatório, com interpretações acima da média por parte de todos os actores e actrizes.
Em termos narrativos, não tem nada a ver com o A Lei de Teerão, mas tem a mesma abordagem feroz, embora bem forrada a sentimentos e emoções, e conta basicamente com o mesmo lote de actores. Portanto, é uma escolha no-brainer.
https://www.theguardian.com/film/2023/a ... s-brothers





«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Cinema Iraniano
Mohammad Rasoulof foge do Irão
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... -na-europa
O Mal Não Existe - https://www.imdb.com/title/tt11697844/?ref_=fn_al_tt_2
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... -na-europa
O Mal Não Existe - https://www.imdb.com/title/tt11697844/?ref_=fn_al_tt_2
Re: Cinema Iraniano
Vi a sua última obra, The Seed of the Sacred Fig (2024)nimzabo wrote: May 13th, 2024, 5:22 pm Mohammad Rasoulof foge do Irão
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... -na-europa
O Mal Não Existe - https://www.imdb.com/title/tt11697844/?ref_=fn_al_tt_2
Divinal, divinal filme.
As convulsões políticas e sociais do Irão vão ecoar no seio de uma família, a partir do momento em que o homem (um juiz em ascensão no Tribunal Revolucionário) perde a sua arma. A outrora harmonia familiar dá logo de frosques e instalam-se a dúvida, a paranóia e a desconfiança, trazendo à tona ressentimentos há muito recalcados.
Espécie de thriller psicológico, whodunnit e drama familiar angustiante, este filme foi uma surpresa maravilhosa.
É lamentável e revoltante todo o turbilhão que o realizador, Mohammad Rasoulof, tem vivido e continua a viver devido à expressão da sua voz artística. E acho que o elenco deste título tem também sofrido represálias por terem integrado o projecto. Tenho que ir ler melhor tudo o que se tem passado com o realizador; do que fui ouvindo e me apercebendo, é da ordem do mirabolante e do deplorável.
O filme, repito, é sublime, obra-prima absoluta.
Re: Cinema Iraniano
Entrevista: ‘I think of those I left behind in prison’: Iran’s Jafar Panahi on life as a banned film-maker
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... ike-banned
A Simple Accident review
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... anahi-iran
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... ike-banned
A Simple Accident review
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... anahi-iran
Re: Cinema Iraniano
Iranian director Jafar Panahi wins Palme d’Or at Cannes for It Was Just an Accident
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... n-accident
https://www.theguardian.com/film/2025/m ... n-accident