The African Queen (1951) - John Huston
Moderators: waltsouza, mansildv
The African Queen (1951) - John Huston

(O meu texto tem alguns spoilers, mas convenhamos... o filme tem 72 anos!

Mais um filme que ainda não tinha visto e que andava para ver há anos... muito me surpreendeu pela positiva, mostrando uma Katharine Hepburn a transformar-se de beata empedernida numa mulher apaixonada e inteligente, e um Humphrey Bogart como eu nunca tinha visto, pois sempre o vi nos Noir com aquele ar típico sisudo, triste e por vezes violento. Aqui ele mostra-nos um lado cómico que nunca esperei e me divertiu imenso. Ver por exemplo ele a imitar os macacos e sobretudo os hipopótamos divertiu-me imenso!

O contexto é passado em 1914, no início da 1ª Grande Guerra, na África oriental dominada pela Alemanha. Com o início da guerra na Europa, a missão do Reverendo Samuel, irmão de Rose, uma beata algo snob e mandona, é considerado pelos militares germânicos uma persona non grata e a missão é incendiada. Rose tem que fugir no barco "African Queen", que está em bastante mau estado com Charlie, um mal humorado com queda para a bebida. Todavia como boa britânica, apesar das inexistentes condições, convence Charlie a atacarem os alemães. Vivem uma série de peripécias perigosas mas divertidas, e vão-se aproximando um do outro entretanto...

Um "filme de aventuras" próprio de uma certa época e contexto, mas que transmite uma grande nostalgia e consegue facilmente encantar. A Katharine e o Bogie levam o filme todo aos ombros e conseguem surpreender, divertir e entreter-nos. Humphrey Bogart ganhou com este filme um Óscar, o único da sua carreira.

O bluray da foto é obviamente uma edição espanhola, com legendas portuguesas. Tem também um making off de 51 minutos como extra.
Há uma edição nacional em dvd da Costa do Castelo esgotada e muito difícil de encontrar.
Cabeças

Re: The African Queen (1951) - John Huston
Cabeças wrote: December 5th, 2023, 3:36 am
(O meu texto tem alguns spoilers, mas convenhamos... o filme tem 72 anos!De qualquer modo, avancem por vossa conta e risco.)
Mais um filme que ainda não tinha visto e que andava para ver há anos... muito me surpreendeu pela positiva, mostrando uma Katharine Hepburn a transformar-se de beata empedernida numa mulher apaixonada e inteligente, e um Humphrey Bogart como eu nunca tinha visto, pois sempre o vi nos Noir com aquele ar típico sisudo, triste e por vezes violento. Aqui ele mostra-nos um lado cómico que nunca esperei e me divertiu imenso. Ver por exemplo ele a imitar os macacos e sobretudo os hipopótamos divertiu-me imenso!E o mais giro é que parece que ele também se estava a divertir a fazer aquilo! Ainda bem!
O contexto é passado em 1914, no início da 1ª Grande Guerra, na África oriental dominada pela Alemanha. Com o início da guerra na Europa, a missão do Reverendo Samuel, irmão de Rose, uma beata algo snob e mandona, é considerado pelos militares germânicos uma persona non grata e a missão é incendiada. Rose tem que fugir no barco "African Queen", que está em bastante mau estado com Charlie, um mal humorado com queda para a bebida. Todavia como boa britânica, apesar das inexistentes condições, convence Charlie a atacarem os alemães. Vivem uma série de peripécias perigosas mas divertidas, e vão-se aproximando um do outro entretanto...![]()
Um "filme de aventuras" próprio de uma certa época e contexto, mas que transmite uma grande nostalgia e consegue facilmente encantar. A Katharine e o Bogie levam o filme todo aos ombros e conseguem surpreender, divertir e entreter-nos. Humphrey Bogart ganhou com este filme um Óscar, o único da sua carreira.![]()
O bluray da foto é obviamente uma edição espanhola, com legendas portuguesas. Tem também um making off de 51 minutos como extra.
Há uma edição nacional em dvd da Costa do Castelo esgotada e muito difícil de encontrar.
Que filmaço.
Consegue ser encantador, romântico e divertido, sempre com imensos obstáculos a serem ultrapassados pelos protagonistas. E tem um ar de descontração ao mesmo tempo que torna tudo muito prazeroso.
É dos meus preferidos do realizador, não o tenho na colecção, infelizmente.
Cabeças:
Este filme passou na RTP nos anos 80, e vi-o com o meu pai.
Eu era criança e estava à espera de um filme chato, mas descobri um filme de aventura com uma barca a tentar atravessar pântanos, um bocado como o filme alemão "Aguirre, the Wrath of God", que também vi na RTP em criança.
Quando mais tarde revi ambos os filmes, já não tinham o mesmo encanto infantil do aspeto "Survival", ainda assim gostei de rever ambos com um olhar adulto. No caso deste African Queen, recordo-me da cena em que o Humphrey Bogart está com confiança a festejar com a Katherine Hepburn, e a personagem dela pára como quem diz "Alto Lá! Eu sou uma senhora missionária religiosa, e tu és um capitão de barcaça, um gajo reles que bebe copos e fuma cigarros, que confiança vem a ser esta!?"
Ambos os personagens ficaram corados.
Um clássico...
Este filme passou na RTP nos anos 80, e vi-o com o meu pai.
Eu era criança e estava à espera de um filme chato, mas descobri um filme de aventura com uma barca a tentar atravessar pântanos, um bocado como o filme alemão "Aguirre, the Wrath of God", que também vi na RTP em criança.
Quando mais tarde revi ambos os filmes, já não tinham o mesmo encanto infantil do aspeto "Survival", ainda assim gostei de rever ambos com um olhar adulto. No caso deste African Queen, recordo-me da cena em que o Humphrey Bogart está com confiança a festejar com a Katherine Hepburn, e a personagem dela pára como quem diz "Alto Lá! Eu sou uma senhora missionária religiosa, e tu és um capitão de barcaça, um gajo reles que bebe copos e fuma cigarros, que confiança vem a ser esta!?"
Ambos os personagens ficaram corados.
Um clássico...
Sou o JoséMiguel.
Esqueci-me da minha password...
Esqueci-me da minha password...

O filme lendário e revolucionário de Huston, rodado em condições incrivelmente difíceis, mas também incrivelmente belo. Em geral, você sabe, quanto mais filmes com pelo menos 50 anos eu assisto, mais interessante e diversificado se torna o mundo do cinema para mim.))
Filme favorito Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Animal de estimação favorito é um cachorro. Passatempo favorito: apostas esportivas.