Cinema Iraniano
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Re: Cinema Iraniano
Nos meus registos mostra que o vi, só que já deve ter sido há muito tempo. Ainda o espreitei mas não me recordo já de nada.
Na imagem do filme no imdb a palavra Color aparece com um u ---» Colour!?
Outro
Na imagem do filme no imdb a palavra Color aparece com um u ---» Colour!?
Outro
nimzabo wrote: September 28th, 2015, 6:31 pm Manuscripts Don't Burn
http://www.imdb.com/title/tt2912144/
http://www.rottentomatoes.com/m/manuscripts_dont_burn
Duas coisas tem este filme que não me lembro de ter visto noutro: alguém a ser assassinado com um supositório e a ausência propositada de créditos finais. É um filme iraniano em que acompanhamos dois algozes a soldo do regime.
Como filme é um bocado parado, sem musica, sem muita violência mostrada, mas ao mesmo tempo é intenso e compreende-se a opção de não haver créditos finais. É muito acusatório em relação à policia politica e religiosa do regime.
Deve ser muito perigoso fazer ou participar num filme assim, principalmente se foi feito no próprio país.
O realizador, Mohammad Rasoulof, é identificado mas quanto por exemplo aos atores não aparecem sequer no site do imdb.
Re: Cinema Iraniano
É um dos filmes que mais me ficou na retina e no coração. Vi na RTP1, há já muitos anos. Fiquei parado a ver, não tinha planeado nada, nem sabia que ia passar. Fiquei absorvido. Belo estudo sobre a sociedade em questão e sobre o factor feminino nesse mesmo contexto.nimzabo wrote: March 5th, 2017, 5:13 pm Dez do Kiarostami
Uma mulher vai transportando outras mulheres no seu carro e vão falando da vida. É assim o argumento, que se divide em 10 partes.
http://www.imdb.com/title/tt0301978/?ref_=fn_al_tt_3
Achei brilhante a interpretação da actriz da penúltima sequência, que consegue chorar e rir ao mesmo tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=nfBVAhqX-qI
Acho que é um filme fundamental.
Re: Cinema Iraniano
Vi o A Lei de Teerão, de Saeed Roustayi ( imdb | wiki ), um jovem realizador iraniano que tem vindo a ganhar prémios e protagonismo a nível internacional. O seu filme mais recente, Os Irmãos de Leila, está neste momento em exibição nos cinemas portugueses.
A Lei de Teerão é um "crime-movie" intenso, que coloca em confronto um detective da polícia e um poderoso drug-lord local. Como em todos os bons filmes policiais, o plano particular deste embate é contextualizado num escopo social mais abrangente, revelando, a cada pormenor pessoal, a cada inflexão nos diálogos, ramificações, camadas e texturas mais profundas, que caracterizam um modelo e um modo de vida no Irão.
É um filme com duas ou três sequências de acção (começa logo com uma perseguição), mas o prato forte são os diálogos e as situações de duelo verbal que vão surgindo entre os protagonistas, resvalando não poucas vezes para personagens "menos importantes", estando ou não directamente relacionadas com a linha de enredo principal. As personagens são todas multi-texturadas---havendo um lado da lei e um lado fora da lei, nenhuma é preta ou branca, nem o olhar da câmara tenta em tempo algum limpar falhas de carácter ou enaltecer a honra de ninguém: as coisas são-nos mostradas sem filtros, sem julgamentos ou condenações.
As interpretações são excepcionais "accross the board", e mesmo considerando injusto estar a destacar uma delas, é difícil não mencionar a de Navid Mohammadzadeh, o actor que desempenha o papel de traficante de droga. Pelo que vi, é um actor que trabalha regularmente com o realizador, assim como o Payman Maadi, que desempenha o papel de detective.
Achei excelente e recomendo a todos os colegas foristas. É um realizador que vou seguir com atenção.
https://www.imdb.com/title/tt9817070
https://en.wikipedia.org/wiki/Just_6.5
A Lei de Teerão é um "crime-movie" intenso, que coloca em confronto um detective da polícia e um poderoso drug-lord local. Como em todos os bons filmes policiais, o plano particular deste embate é contextualizado num escopo social mais abrangente, revelando, a cada pormenor pessoal, a cada inflexão nos diálogos, ramificações, camadas e texturas mais profundas, que caracterizam um modelo e um modo de vida no Irão.
É um filme com duas ou três sequências de acção (começa logo com uma perseguição), mas o prato forte são os diálogos e as situações de duelo verbal que vão surgindo entre os protagonistas, resvalando não poucas vezes para personagens "menos importantes", estando ou não directamente relacionadas com a linha de enredo principal. As personagens são todas multi-texturadas---havendo um lado da lei e um lado fora da lei, nenhuma é preta ou branca, nem o olhar da câmara tenta em tempo algum limpar falhas de carácter ou enaltecer a honra de ninguém: as coisas são-nos mostradas sem filtros, sem julgamentos ou condenações.
As interpretações são excepcionais "accross the board", e mesmo considerando injusto estar a destacar uma delas, é difícil não mencionar a de Navid Mohammadzadeh, o actor que desempenha o papel de traficante de droga. Pelo que vi, é um actor que trabalha regularmente com o realizador, assim como o Payman Maadi, que desempenha o papel de detective.
Achei excelente e recomendo a todos os colegas foristas. É um realizador que vou seguir com atenção.
https://www.imdb.com/title/tt9817070
https://en.wikipedia.org/wiki/Just_6.5
Last edited by Samwise on December 22nd, 2022, 10:01 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
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Re: Cinema Iraniano
Quero tanto ver... Depois do teu texto, mais ainda. Obrigado por esta partilha.Samwise wrote: December 21st, 2022, 9:13 pm Vi o A Lei de Teerão, de Saeed Roustayi ( imdb | wiki ), um jovem realizador iraniano que tem vindo a ganhar prémios e protagonismo a nível internacional. O seu filme mais recente, Os Irmãos de Leila, está neste momento em exibição nos cinemas portugueses.
A Lei de Teerão é um "crime-movie" intenso, que coloca em confronto um detective da polícia e um poderoso drug-lord local. Como em todos os bons filmes policiais, o plano particular deste embate é contextualizado num escopo social mais abrangente, revelando, a cada pormenor pessoal, a cada inflexão nos diálogos, ramificações, camadas e texturas mais profundas, que caracterizam um modelo e um modo de vida no Irão.
É um filme com duas ou três sequências de acção (começa logo com um perseguição), mas o prato forte são os diálogos e as situações de duelo verbal que vão surgindo entre os protagonistas, resvalando não poucas vezes para personagens "menos importantes", estando ou não directamente relacionadas com a linha de enredo principal. As personagens são todas multi-texturadas---havendo um lado da lei e um lado fora da lei, nenhuma é preta nem branca, nem o olhar da câmara tenta em tempo algum limpar falhas de carácter ou enaltecer a honra de ninguém: as coisas são-nos mostradas sem filtros, sem julgamentos ou condenações.
As interpretações são excepcionais "accross the board", e mesmo considerando injusto estar a destacar uma delas, é difícil não mencionar a de Navid Mohammadzadeh, o actor que desempenha o papel de traficante de droga. Pelo que vi, é um actor que trabalha regularmente com o realizador, assim como o Payman Maadi, que desempenha o papel de detective.
Achei excelente e recomendo a todos os colegas foristas. É um realizador que vou seguir com atenção.
https://www.imdb.com/title/tt9817070
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Também quero pôr os olhos no Os Irmãos de Leila e num da Palestina que é o O Salão de Huda.
Re: Cinema Iraniano
Haveria muito mais a dizer sobre o filme, mas não quero estragar o deleite da assimilação própria. Eu fui quase a zeros para o filme e sinto que foi uma boa escolha.José wrote: December 22nd, 2022, 12:30 pm Quero tanto ver... Depois do teu texto, mais ainda. Obrigado por esta partilha.
Para além disso é um filme que nos deixa com muito para reflectir depois da visualização---sobre os comportamentos e modos de vida das personagens, e sobre a atenção dada pelo realizador a tantos pomenores que parecem sem importância enquanto passam, mas formam depois um mosaico humano muito colorido.
Vou investigar O Salão...Também quero pôr os olhos no Os Irmãos de Leila e num da Palestina que é o O Salão de Huda.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
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Re: Cinema Iraniano
Vi ontem. O teu texto reflecte tudo, tudo, o que este fascinante filme nos proporciona.Samwise wrote: December 21st, 2022, 9:13 pm Vi o A Lei de Teerão, de Saeed Roustayi ( imdb | wiki ), um jovem realizador iraniano que tem vindo a ganhar prémios e protagonismo a nível internacional. O seu filme mais recente, Os Irmãos de Leila, está neste momento em exibição nos cinemas portugueses.
A Lei de Teerão é um "crime-movie" intenso, que coloca em confronto um detective da polícia e um poderoso drug-lord local. Como em todos os bons filmes policiais, o plano particular deste embate é contextualizado num escopo social mais abrangente, revelando, a cada pormenor pessoal, a cada inflexão nos diálogos, ramificações, camadas e texturas mais profundas, que caracterizam um modelo e um modo de vida no Irão.
É um filme com duas ou três sequências de acção (começa logo com uma perseguição), mas o prato forte são os diálogos e as situações de duelo verbal que vão surgindo entre os protagonistas, resvalando não poucas vezes para personagens "menos importantes", estando ou não directamente relacionadas com a linha de enredo principal. As personagens são todas multi-texturadas---havendo um lado da lei e um lado fora da lei, nenhuma é preta ou branca, nem o olhar da câmara tenta em tempo algum limpar falhas de carácter ou enaltecer a honra de ninguém: as coisas são-nos mostradas sem filtros, sem julgamentos ou condenações.
As interpretações são excepcionais "accross the board", e mesmo considerando injusto estar a destacar uma delas, é difícil não mencionar a de Navid Mohammadzadeh, o actor que desempenha o papel de traficante de droga. Pelo que vi, é um actor que trabalha regularmente com o realizador, assim como o Payman Maadi, que desempenha o papel de detective.
Achei excelente e recomendo a todos os colegas foristas. É um realizador que vou seguir com atenção.
https://www.imdb.com/title/tt9817070
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Personagens em tudo avessas a qualquer tipificação psicológica e sociológica, aquele microcosmos à peça de teatro, angustiante e depressivo, que espelha a ruindade, a podridão e a miséria do que se passa lá fora, etc.
É um manifesto político como poucos. De alguém que ama o seu país mas que se sente impelido a pôr os dedos na ferida, custe o que custar, doa a quem doer.
Re: Cinema Iraniano
É claramente um "cineasta político" e um caso de "resistência artística" contra o regime. O realizador está na mira das autoridades iranianas---mais um. Parece que o Leila's Brothers foi banido de exibição no país (com as desculpa de que foi apresentado em Cannes sem autorização do Ministério da Cultura).José wrote: December 27th, 2022, 4:36 pm É um manifesto político como poucos. De alguém que ama o seu país mas que se sente impelido a pôr os dedos na ferida, custe o que custar, doa a quem doer.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
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Re: Cinema Iraniano
Lamentável, deplorável e tudo e mais alguma coisa, isso de banir a exibição do filme.Samwise wrote: December 27th, 2022, 7:55 pmÉ claramente um "cineasta político" e um caso de "resistência artística" contra o regime. O realizador está na mira das autoridades iranianas---mais um. Parece que o Leila's Brothers foi banido de exibição no país (com as desculpa de que foi apresentado em Cannes sem autorização do Ministério da Cultura).José wrote: December 27th, 2022, 4:36 pm É um manifesto político como poucos. De alguém que ama o seu país mas que se sente impelido a pôr os dedos na ferida, custe o que custar, doa a quem doer.
Re: Cinema Iraniano
Hoje, a capa do suplemento do Publico é sobre o cinema iraniano.
Re: Cinema Iraniano
Condenado a seis anos de prisão, realizador iraniano dissidente Jafar Panahi entra em greve de fome
https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/con ... ve-de-fome
https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/con ... ve-de-fome
Re: Cinema Iraniano
Vénias à coragem e ao sentido de abnegação do Panahi, espero que o sacrifício não leve no final à sua morte.nimzabo wrote: February 2nd, 2023, 12:44 pm Condenado a seis anos de prisão, realizador iraniano dissidente Jafar Panahi entra em greve de fome
https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/con ... ve-de-fome

Quanto ao regime no Irão, todas as palavras são insuficientes para o condenar e denunciar tamanha selvajaria...



«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
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Re: Cinema Iraniano
Subscrevo na íntegra.Samwise wrote: February 2nd, 2023, 3:20 pmVénias à coragem e ao sentido de abnegação do Panahi, espero que o sacrifício não leve no final à sua morte.nimzabo wrote: February 2nd, 2023, 12:44 pm Condenado a seis anos de prisão, realizador iraniano dissidente Jafar Panahi entra em greve de fome
https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/con ... ve-de-fome![]()
Quanto ao regime no Irão, todas as palavras são insuficientes para o condenar e denunciar tamanha selvajaria...![]()
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Na sequência de tudo isto, o meu interesse pelo seu mais recente filme, No Bears, está já há algum tempo bem lá em cima.
Re: Cinema Iraniano
Finalmente vi o A Lei de Teerão (Just 6.5)
https://www.rottentomatoes.com/m/just_65
Muito bom.
p.s. Sam, já conhecias o ator que faz de detetive?
https://www.rottentomatoes.com/m/just_65
Muito bom.

p.s. Sam, já conhecias o ator que faz de detetive?
Re: Cinema Iraniano
Sim. Do filme A Separation, do Farhadi.nimzabo wrote: February 6th, 2023, 6:58 pm Finalmente vi o A Lei de Teerão (Just 6.5)
https://www.rottentomatoes.com/m/just_65
Muito bom.
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p.s. Sam, já conhecias o ator que faz de detetive?
Mas no caso deste filme, quem rouba o protagonismo é o que faz de traficante...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
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Re: Cinema Iraniano
Ele tem vários participações em filmes interessantes, incluindo americanos, e também numa boa série.
https://www.rottentomatoes.com/tv/the_night_of
https://www.rottentomatoes.com/tv/the_night_of