Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
White Men Can't Jump
www.imdb.com/title/tt0105812/
É engraçado de ver, boa química entre o Woody Harrelson e o Wesley Snipes, e um bom desempenho da Rosie Perez, com boas sequências de basquetebol.
À medida que a história se desenrola o filme torna-se um pouco mais do que apenas um filme de desporto.
Vale a pena ver mesmo não sendo nada de especial - 7/10
www.imdb.com/title/tt0105812/
É engraçado de ver, boa química entre o Woody Harrelson e o Wesley Snipes, e um bom desempenho da Rosie Perez, com boas sequências de basquetebol.
À medida que a história se desenrola o filme torna-se um pouco mais do que apenas um filme de desporto.
Vale a pena ver mesmo não sendo nada de especial - 7/10
Naah, nunca gostei muito deste filme. Sempre o achei muito desconcertante, uma caldeirada de tons. É a crónica atabalhoada do anti-herói no ocaso da vida a sobrepor-se àquele que deveria ser o verdadeiro foco do filme, o condenado injustamente. Mas este também não ajuda muito à festa, é retratado de uma forma tão higienizada que só lhe falta ser beatificado. Este, o "Blood Work" e o "Poder Absoluto" são apenas filmes correctos, que não ofendem muito mas que também não marcam grandes pontos.Samwise wrote: April 19th, 2020, 6:55 pm Vi o True Crime, do Eastwood.
Deve ser o filme dele da fase mais moderna que menos me entusiasmou, e aquele onde o peso do seu narcisismo é mais evidente, a ponto de tornar uma obra em que a temática principal seria, em circunstâncias normais, a pena de morte aplicada a um possivel inocente, num filme mais centrado na personagem que ele interpreta, um jornalista que é destacado para escrever um artigo sobre o condenado (que está a horas da execução) - e que terá alguns paralelos com a sua vida pessoal e com seu modo de encarar as coisas. Uma vida de mulherengo virada de pernas para o ar à conta de relações extra-conjugais, uma teimosia de mula (o "nariz" com faro para palpites) em querer desvendar um hipotético erro da justiça, uma personalidade que não verga perante nada, e uma correria cheia de voltas e reviravoltas nos últimos 20 minutos narrativos, bem ao jeito do inspector Harry Callahan - apenas para criar uma situação de tensão palpitante que não se enquadra no tom do resto do filme. Para afastar ainda mais os pratos da balança, a vertente do condenado está filmada com uma postura de solenidade e dignidade quase irreais (a dignidade humana, mais ao nível do indivíduo, e a sua negação pelos poderes que mandam em tudo, é uma temática Eastwoodiana), enquanto a vertente sobre a vida do jornalista é preenchida com gags e diálogos humorísticos (ele e o James Woods têm grandes momentos... cómicos... ) - uma mistura indigesta que retira coerência e sentido crítico ao conjunto, deixando também pouca matéria para reflexão e debate.
5/10
O Blood Work também não me encantou por aí além (e a ideia é toda um bocado marada), mas já gostei consideravelmente mais do Absolute Power. Outro que está esquecido por este dias e que também me caiu nas graças foi o Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal.
Não tinha ainda visto o True Crime, nem sei bem porquê, e aproveitei os pontos de contacto com o Changeling para "picar" mais este na lista do Eastwood.
Não tinha ainda visto o True Crime, nem sei bem porquê, e aproveitei os pontos de contacto com o Changeling para "picar" mais este na lista do Eastwood.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
La Stanza del Figlio - O Quarto do Filho (2001), de Nanni Moretti
https://www.imdb.com/title/tt0208990/?ref_=nv_sr_srsg_0
Estou com uma vontade imensa de ser simplista e panfletário e gritar de pulmões cheios que este é não só um dos melhores retratos alguma vez feitos sobre a perda de um filho, como também um dos melhores filmes italianos dos últimos 25 anos! Pronto, está dito. Quando o vi, há cerca de 17 anos, tocou-me tanto mas tanto, de uma forma bela mas devastadora, que achei que não seria capaz de enfrentar um outro visionamento - o DVD, daqueles que saíram com o jornal Público na altura, ficou ali resguardado num cantinho, mentalizado de que já não veria a luz do dia.
Entretanto, com a ajuda deste confinamento social do nosso descontentamento, lá reuni coragem e lancei-me. Curioso, com a passagem do tempo e alguma maturidade reunida, continuo a achar que é uma drama intimista lancinante, que o tempo não o prejudicou em nada, mas agora consigo ver também que há ali um lampejo - pequeno, discreto, é certo
É um objecto de cinema fascinante, com uma direcção de actores magistral e uma banda-sonora inesquecível (de tocar todas as cordas do coração sem ser piegas) - uma tragédia visceral sobre a interiorização da culpa , a noção de unificação familiar e o aprender a integrar e lidar com uma perda irreparável.
https://www.imdb.com/title/tt0208990/?ref_=nv_sr_srsg_0
Estou com uma vontade imensa de ser simplista e panfletário e gritar de pulmões cheios que este é não só um dos melhores retratos alguma vez feitos sobre a perda de um filho, como também um dos melhores filmes italianos dos últimos 25 anos! Pronto, está dito. Quando o vi, há cerca de 17 anos, tocou-me tanto mas tanto, de uma forma bela mas devastadora, que achei que não seria capaz de enfrentar um outro visionamento - o DVD, daqueles que saíram com o jornal Público na altura, ficou ali resguardado num cantinho, mentalizado de que já não veria a luz do dia.
Entretanto, com a ajuda deste confinamento social do nosso descontentamento, lá reuni coragem e lancei-me. Curioso, com a passagem do tempo e alguma maturidade reunida, continuo a achar que é uma drama intimista lancinante, que o tempo não o prejudicou em nada, mas agora consigo ver também que há ali um lampejo - pequeno, discreto, é certo
É um objecto de cinema fascinante, com uma direcção de actores magistral e uma banda-sonora inesquecível (de tocar todas as cordas do coração sem ser piegas) - uma tragédia visceral sobre a interiorização da culpa
Last edited by José on April 21st, 2020, 8:37 pm, edited 1 time in total.
Vi esse filme há muito tempo e sei que é bom mas já não me lembro de nada.
Ando para vê-lo há séculos. Ainda bem que falaste nele.
Ando para vê-lo há séculos. Ainda bem que falaste nele.
Depois de há uns meses ter visto um road movie alemão que termina em Portugal, hoje vi outro filme alemão que tem a ver com viagens, desta vez no Cambodja. É inspirado numa história real e vê-se bem.
Same Same But Different
https://www.imdb.com/title/tt1368443/?ref_=nv_sr_srsg_0
-
- Fanático
Ed Wood (1994) Tim Burton
.
Este era um dos que me faltava ver e finalmente foi preciso uma pandemia que parou meio mundo para me decidir a conhecer esta pérola desse brilhante criativo de nome Tim Burton.
Gostei muito, foi delicioso conhecer por dentro o mundo dos séries B dos 50's em Hollywood. Era uma curiosidade antiga de outros tempos em que eu respirava cinema... e estava rodeado de malta um pouco mais jovem que mergulhou de cabeça no mundo da pirataria digital (sim porque existiu uma pirataria analógica que é anterior aos PCs e à net; as cópias em cassetes de LPs inteiros vendidas nas pequena lojas de discos de bairro ou em feiras, as fotocópias de livros técnicos inteiros Centro de Cópias do Arco Iris na Júlio Diniz em Lx lá pelos idos anos 70/80 do século passado terão sido o início, tudo "legal" (?) mas isso será para o tal outro tópico que está prometido.
E algures em 2002 um colega da agência onde eu então trabalhava passou-me um CD com aquele que era considerado o pior filme de sempre: Plan 9 From Out Space, (uma copia manhosa em AVI sem legendas chegada via Emule) com grande entusiasmo "é pá tens ver isto, é genial, é de morrer" ... e eu rato de sala de cinema ao fim da tarde olhei gulosamente
para aquele "objecto brilhante" que me era oferecido assim de borla e lá fui para casa com "programa" em vista. Achei horrível, e no dia seguinte protestei junto do "fornecedor" pelo tempo perdido, chamei-lhe ignorante, mas ele, futuro realizador publicitário candidamente persistia em defender o interesse dessa obra maldita ; a inventiva a criatividade, a autenticidade, bla bla bla... e foi assim que tomei conhecimento do tenebroso plano 9 a obra prima do tal Ed Wood. 1994 tinha sido um ano de muito bom cinema (Forrest Gump, The Mask, Four Weddings and a Funeral, Interview with the Vampire... ) e o filme do Tim Burton passou-me ao lado
Entretanto fui vendo mais uns séries B dos 50s e 60s e lendo mais umas coisitas sobre esse universo fascinante e ficando mais interessado (adorei o Robinson Crusoe on Mars, o ForbiddenPlanet, e até o Doppelgänger rodado parcialmente em Albufeira e muitos mais... ) e depois deixei-me disso pois até era divertido mas consumia muito tempo e havia muito que fazer ;)
Agora este Ed Wood é fantástico! Num misto de comédia/tragédia muito equilibrado Burton dá-nos uma visão "deliciosa" da vida/saga desse inenarrável Ed Wood Jr. e do mundo fascinante dos filmes "baratinhos" para entreter os miúdos. Um cast fabuloso do qual destaco o magnífico trabalho de composição do personagem do Bela Lugosi feito pelo Martin Landau ( e a Vampira Lisa Marie também).
7.5/10 porque achei o "Ed" do Deep um pouco... "amaneirado" talvez. No entanto houve quem achasse brilhante...
.
Este era um dos que me faltava ver e finalmente foi preciso uma pandemia que parou meio mundo para me decidir a conhecer esta pérola desse brilhante criativo de nome Tim Burton.

Gostei muito, foi delicioso conhecer por dentro o mundo dos séries B dos 50's em Hollywood. Era uma curiosidade antiga de outros tempos em que eu respirava cinema... e estava rodeado de malta um pouco mais jovem que mergulhou de cabeça no mundo da pirataria digital (sim porque existiu uma pirataria analógica que é anterior aos PCs e à net; as cópias em cassetes de LPs inteiros vendidas nas pequena lojas de discos de bairro ou em feiras, as fotocópias de livros técnicos inteiros Centro de Cópias do Arco Iris na Júlio Diniz em Lx lá pelos idos anos 70/80 do século passado terão sido o início, tudo "legal" (?) mas isso será para o tal outro tópico que está prometido.
E algures em 2002 um colega da agência onde eu então trabalhava passou-me um CD com aquele que era considerado o pior filme de sempre: Plan 9 From Out Space, (uma copia manhosa em AVI sem legendas chegada via Emule) com grande entusiasmo "é pá tens ver isto, é genial, é de morrer" ... e eu rato de sala de cinema ao fim da tarde olhei gulosamente

Entretanto fui vendo mais uns séries B dos 50s e 60s e lendo mais umas coisitas sobre esse universo fascinante e ficando mais interessado (adorei o Robinson Crusoe on Mars, o ForbiddenPlanet, e até o Doppelgänger rodado parcialmente em Albufeira e muitos mais... ) e depois deixei-me disso pois até era divertido mas consumia muito tempo e havia muito que fazer ;)
Agora este Ed Wood é fantástico! Num misto de comédia/tragédia muito equilibrado Burton dá-nos uma visão "deliciosa" da vida/saga desse inenarrável Ed Wood Jr. e do mundo fascinante dos filmes "baratinhos" para entreter os miúdos. Um cast fabuloso do qual destaco o magnífico trabalho de composição do personagem do Bela Lugosi feito pelo Martin Landau ( e a Vampira Lisa Marie também).
7.5/10 porque achei o "Ed" do Deep um pouco... "amaneirado" talvez. No entanto houve quem achasse brilhante...
A propósito dos "amaneirismos" do verdadeiro Edward D., ele abordou o "assunto abertamente" no seu primeiro feature filme, o Glen or Glenda, em que participa também como actor principal. Enquanto curiosidade cinéfila, é um filme imensamente mais "rico" do que o ultra-popular Plan 9, essencialmente porque tem um propósito específico e uma "mensagem" para divulgar. A delicadeza, o cuidado e a ingenuidade com que o Ed tenta "educar" o público, a vertente "clínica" freudiana que servirá para credibilizar de alguma forma aos argumentos, e o cross-over (?) de géneros que vão do fantástico/terror (com a participação "intensa" do Lugosi) ao pseudo-documental, tornam o filme num must para os mais ... curiosos.technicolor wrote: April 25th, 2020, 8:04 am 7.5/10 porque achei o "Ed" do Deep um pouco... "amaneirado" talvez. No entanto houve quem achasse brilhante...

Ao minuto 46, a famosa sequência que serviu para promover também o filme do Burton.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
Em primeiro lugar quero agradecer o link para o Glen or Glenda o qual tenho bastante interesse em verSamwise wrote: April 25th, 2020, 10:18 am A propósito dos "amaneirismos" do verdadeiro Edward D., ele abordou o "assunto abertamente" no seu primeiro feature filme, o Glen or Glenda, em que participa também como actor principal. Enquanto curiosidade cinéfila, é um filme imensamente mais "rico" do que o ultra-popular Plan 9, essencialmente porque tem um propósito específico e uma "mensagem" para divulgar. A delicadeza, o cuidado e a ingenuidade com que o Ed tenta "educar" o público, a vertente "clínica" freudiana que servirá para credibilizar de alguma forma aos argumentos, e o cross-over (?) de géneros que vão do fantástico/terror (com a participação "intensa" do Lugosi) ao pseudo-documental, tornam o filme num must para os mais ... curiosos.![]()

Depois quero esclarecer que o termo utilizado por mim "maneirismos" talvez não seja o mais adequado pois remete logo para homossexualidade e não é disso que se trata. Wood não é gay é crossdresser como ele bem explica e nem que o fosse ( o personagem gay de Bill Murray por exemplo convence pois está bem construído), na realidade o que me desiludiu foi que me pareceu que Deep não se empenhou o suficiente na construção do personagem deixando-se ofuscar completamente pelo brilhante trabalho de Landau o qual também beirou o overacting mas aí a coisa funcionou bem pois acentuou a personalidade extravagante de Lugosi. Deep (pareceu-me que) retratou um Ed Wood mais parolo do que propriamente sonhador & naïf que o autêntico seria. Certo que na altura Deep era ainda jovem mas porra eu esperava um pouco mais dele ...em especial porque quatro anos antes (e com o mesmo realizador) tinha feito um magnifico Edward Scissorhands

Edit: já vi o "Glen or Glenda" e não achei assim tão mau como imaginava, é sem dúvida um filme "estranho" especialmente vindo de Hollywood mas tem o seu interesse. Entretanto deixo aqui uma comparação de algumas das cenas que aparecem no "Ed Wood" recriadas pelo TB com as cenas originais feitas pelo EW in-self.
Last edited by technicolor on April 30th, 2020, 2:51 pm, edited 4 times in total.
Está tudo no Glen or Glenda.technicolor wrote: April 25th, 2020, 12:59 pm Depois quero esclarecer que o termo utilizado por mim "maneirismos" talvez não seja o mais adequado pois remete logo para homossexualidade e não é disso que se trata. Wood não é gay é crossdresser ...

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
No ano passado organizei com o Tiago Laranjo (que esteve neste fórum como hoklik2) uma sessão de celebração do aniversário do Plan 9 no motelx. Já tinha visto o filme antes, e honestamente, só o tinha achado mau, sem muita piada até. Mas vê-lo no grande ecrã com uma sala lotada de pessoas atentas a todos os pormenores... é como o filme pede para ser visto.

www.imdb.com/title/tt0102951/
Vi o Soapdish.
Tem um bom elenco e uma história engraçada de seguir.
Nas gravações de uma novela, uma actriz (Cathy Moriarty) e o produtor (Robert Downey Jr.) tentam destronar a actriz principal (Sally Field) e a trama adensa-se de uma maneira que faz lembrar o melhor das novelas portuguesas, é a loucura completa

Tem a sua piada mas é muito simples.
6/10
Vi o Blood Work - Dívida de Sangue, mais um do Clint. Este por acaso ainda me estava fresco de quando o vi no cinema, pelo que sabia de antemão para onde a história ia...
É um thriller apenas competente, com uma ideia narrativa deveras original que depois não propicia quase valor ao desenrolar da história (não é aproveitada em termos práticos - serve apenas como fio que liga no fim as pontas da investigação policial), e com o Eastwood a colocar literalmente em cena uma certa ideia de que estava na hora de arrumar as botas enquanto intérprete de personagens de acção. De resto, acho que o twist se adivinha muito antes da sua revelação, e que numa ou noutra ocasião há "batota" efectiva por parte do realizador para nos fazer pensar que não é assim...
6/10
É um thriller apenas competente, com uma ideia narrativa deveras original que depois não propicia quase valor ao desenrolar da história (não é aproveitada em termos práticos - serve apenas como fio que liga no fim as pontas da investigação policial), e com o Eastwood a colocar literalmente em cena uma certa ideia de que estava na hora de arrumar as botas enquanto intérprete de personagens de acção. De resto, acho que o twist se adivinha muito antes da sua revelação, e que numa ou noutra ocasião há "batota" efectiva por parte do realizador para nos fazer pensar que não é assim...
6/10
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Oleanna (1994), de David Mamet
https://www.imdb.com/title/tt0110722/?ref_=nv_sr_srsg_0
Revisto. Adaptação cinematográfica da peça teatral de David Mamet, pelas mãos do mesmo. Não tenho quaisquer dúvidas em dizer que é um dos filmes mais extenuantes que já vi na vida, no bom sentido. O problema também é que quase dá vontade de gritar para o ecrã, para aquelas personagens, para que parem com toda aquela provocação.
Chamber piece por excelência (passa-se num escritório), é um confronto entre um professor e a sua estudante, devido ao desempenho académico que esta tem vindo a ter, só que a conversa vai aos poucos sendo revestida de outras implicações bem graves… É fascinante observar aqui como o confronto masculino/feminino, de poder e estatuto se podem medir e colocar em causa através da força da palavra (algo que Mamet sempre dominou na perfeição, verdade seja dita).
O curioso é que ao longo do filme vamos (ou podemos ir) mudando de lado da barricada, chegando a um final em que a "papinha" está toda lá, mas em que teremos que ser nós a tentar obter as respostas. Diálogos rápidos e hiper-densos, que exigem a máxima atenção, num dos filmes, a meu ver, mais subvalorizados dos anos 90.
https://www.imdb.com/title/tt0110722/?ref_=nv_sr_srsg_0
Revisto. Adaptação cinematográfica da peça teatral de David Mamet, pelas mãos do mesmo. Não tenho quaisquer dúvidas em dizer que é um dos filmes mais extenuantes que já vi na vida, no bom sentido. O problema também é que quase dá vontade de gritar para o ecrã, para aquelas personagens, para que parem com toda aquela provocação.
Chamber piece por excelência (passa-se num escritório), é um confronto entre um professor e a sua estudante, devido ao desempenho académico que esta tem vindo a ter, só que a conversa vai aos poucos sendo revestida de outras implicações bem graves… É fascinante observar aqui como o confronto masculino/feminino, de poder e estatuto se podem medir e colocar em causa através da força da palavra (algo que Mamet sempre dominou na perfeição, verdade seja dita).
O curioso é que ao longo do filme vamos (ou podemos ir) mudando de lado da barricada, chegando a um final em que a "papinha" está toda lá, mas em que teremos que ser nós a tentar obter as respostas. Diálogos rápidos e hiper-densos, que exigem a máxima atenção, num dos filmes, a meu ver, mais subvalorizados dos anos 90.
Vi o Bad Education e recomendo.
https://www.imdb.com/title/tt8206668/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/bad_education_2019
Vê-se super bem e a história prende.
https://www.imdb.com/title/tt8206668/?ref_=nv_sr_srsg_0
https://www.rottentomatoes.com/m/bad_education_2019
Vê-se super bem e a história prende.