Foxy Brown (1974) - Jack Hill | Filme Mês Março 2020
Moderators: waltsouza, mansildv
- Rui Santos
- Site Admin
Foxy Brown (1974) - Jack Hill | Filme Mês Março 2020
Titulo em Pt: Uma Mulher e... Peras!
IMDB | Rotten Tomatoes | Wikipedia

Tópicos Anteriores:
Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi
Filme do Mês | Vale a Pena pensar numa ideia destas?
Passa no FoxMovies hoje dia 29/03/2020 às 22:30
IMDB | Rotten Tomatoes | Wikipedia

Tópicos Anteriores:
Filme do Mês - Dezembro/2017 - Sans Toi ni Loi
Filme do Mês | Vale a Pena pensar numa ideia destas?
Passa no FoxMovies hoje dia 29/03/2020 às 22:30
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Re: Foxy Brown (1974) - Jack Hill | Filme Mês Março 2020
Para contextualizar a coisa:
Blaxploitation movies na wiki.
(nota pessoal: isto vai ser o primeiro filme que vejo deste "género" - estou completamente a zeros...)
Blaxploitation movies na wiki.
(nota pessoal: isto vai ser o primeiro filme que vejo deste "género" - estou completamente a zeros...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Por acaso vi neste ciclo o Coffy e o Sheba Baby, e não há muito que enganar: são exatamente aquilo de que estás à espera!
Cinema chunga em vários aspetos, tirando a OST que é cool anos 70 destilado, é só pensar nas cues que o Tarantino mete nos seus filmes.
Eu diverti-me à brava, as roupas extravagantes, atuacões over the top, efeitos visuais rascas, misogenia e nudez gratuita ( uma cena de cat fight com várias mulheres, mais cedo ou mais tarde, todas ficaram com o peito ao léu. Porquê? Porque sim!)
Apesar de tudo, os filmes conseguem transcender a sua origem e são bom entretenimento. Grandes expetativas po Foxy que é o mais famoso.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Cinema chunga em vários aspetos, tirando a OST que é cool anos 70 destilado, é só pensar nas cues que o Tarantino mete nos seus filmes.
Eu diverti-me à brava, as roupas extravagantes, atuacões over the top, efeitos visuais rascas, misogenia e nudez gratuita ( uma cena de cat fight com várias mulheres, mais cedo ou mais tarde, todas ficaram com o peito ao léu. Porquê? Porque sim!)
Apesar de tudo, os filmes conseguem transcender a sua origem e são bom entretenimento. Grandes expetativas po Foxy que é o mais famoso.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Depois de três filmes vistos, vejo emergir alguns padrões e algumas bizarrias. Explicando sucintamente, o termo "blaxploitation" julgo que será da limitação que os atores negros teriam nesta época dos 70: as personagens da Pam Grier são mulheres fortes e independentes, mas movem-se num milieu de chunguice assinalável e acabam por estar limitados na sua condição social , onde há pouca ou nenhuma progressão. Corrijam-me se estiver errado.
Estes filmes são duros e politicamente incorretos como só se faziam nos anos 70 e acabam por ser uma espécie de série B de filmes com o Charles Bronson e outros do género, que imagino mais mainstream que estes.
Agora, apesar dos filmes terem uma componente policial e de comentário social, a Pam Grier acaba sempre por se tornar uma espécie de agente infiltrada, se bem que a "infiltração" seja sempre entrar no círculo de prostituição gerido pelos vilões. Pois...além disso, os generosos atributos da Pam Grier estão muita vez expostos, neste filme é logo na primeira cena, e basicamente resolvem o argumento sozinhos
Pudera
Achei o Coffy superior, mais cru, mais perto de um Death Wish - e com uma cena de abertura superior a qualquer outra dos três filmes, quase a apontar para outro tipo de filme - já este Foxy Brown entra por algumas bizarrias que a meu ver, estragam um pouco o argumento, como a cena da pancadaria no bar de lésbicas, por exemplo. Ok, teve uma fala memorável " i'm a black belt in barstools!"
Apreciei a parte final, um dos melhores finais Homem Vs Avião e tem a cena do rancho que vai mais além relativamente ao Coffy e ao Sheba Baby, em que a Foxy passa as passas do Algarve.
Espero que não tenham ficado traumatizados
, quero ler a vossa opinião.
PS: tinha que deixar a referência à bitch slap no zezinho da enfermeira

Estes filmes são duros e politicamente incorretos como só se faziam nos anos 70 e acabam por ser uma espécie de série B de filmes com o Charles Bronson e outros do género, que imagino mais mainstream que estes.
Agora, apesar dos filmes terem uma componente policial e de comentário social, a Pam Grier acaba sempre por se tornar uma espécie de agente infiltrada, se bem que a "infiltração" seja sempre entrar no círculo de prostituição gerido pelos vilões. Pois...além disso, os generosos atributos da Pam Grier estão muita vez expostos, neste filme é logo na primeira cena, e basicamente resolvem o argumento sozinhos

Achei o Coffy superior, mais cru, mais perto de um Death Wish - e com uma cena de abertura superior a qualquer outra dos três filmes, quase a apontar para outro tipo de filme - já este Foxy Brown entra por algumas bizarrias que a meu ver, estragam um pouco o argumento, como a cena da pancadaria no bar de lésbicas, por exemplo. Ok, teve uma fala memorável " i'm a black belt in barstools!"
Apreciei a parte final, um dos melhores finais Homem Vs Avião e tem a cena do rancho que vai mais além relativamente ao Coffy e ao Sheba Baby, em que a Foxy passa as passas do Algarve.
Espero que não tenham ficado traumatizados

PS: tinha que deixar a referência à bitch slap no zezinho da enfermeira

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Hoje à noite já ponho olhos nisto. Estou a ver se acabo a 2ª temporada do Fargo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Vou tentar ver isto hoje!
Vou a meio.
Comentário rápido: há umas cenas "marotas", exploradas pelo lado humorístico e travesso, que me fizerem lembrar aquela série inglesa "Carry On".
Comentário rápido: há umas cenas "marotas", exploradas pelo lado humorístico e travesso, que me fizerem lembrar aquela série inglesa "Carry On".

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Traumatizado, não, mas posso seguramente dizer que nunca vi nada assim.paupau wrote: March 30th, 2020, 11:37 am Espero que não tenham ficado traumatizados, quero ler a vossa opinião.

Não desgostei, apesar de tudo (e aqui o "tudo" é mesmo muito grande

Agora já sei agora onde o Tarantino foi basear o diálogo das "guns vs knives" no Death Proof.

Dá também para perceber melhor a dimensão da homenagem que ele prestou à Pam no Jackie Brown, e em parte a dignificação que aquele papel representou.

Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Entretanto deu-me para ver o Shaft - que me parece que é o filme mais emblemático ou pelo menos mais famoso do género - e algumas partes do filme fiquei com ideia de ter visto antes, há muito tempo (parece que me recordo do tiroteio nas escadas, e mais para o final de uma ou outra imagem...) O tema sonoro principal, claro, é icónico só por si, mas esse eu conheço de ouvir à parte.
É um filme bem mais comercial, e "comercializável" do que o Foxy Brown, e apesar de ter um herói durão e mal comportado, o filme entra bem no "policamente correcto", sem o lado maroto, sem piadas slapstick, e com sequências de acção mais credíveis. Também é muito mais carismático e moody, a fazer lembrar, muito à distância, o cinema e as personagens do Jean Pierre Melville, transpostos para as ruas de Nova-Iorque dos anos 70, mas sem ser tão cerebral na intriga (que é bastante simples), e sem conseguir ser tão cool com as personagens. Em relação ao Foxy Brown, e considerando o enquadramento enquanto Baxploitation, parece-me menos rasca, (muito) mais soft, e a representar socialmente um degrau acima na escadaria das classes - é que o Shaft vive num apartamento que "sim senhor"!
Entre um filme e outro vai um mundo de diferença, o que não significa que eu não tenha apreciado os dois... por razões distintas.
É um filme bem mais comercial, e "comercializável" do que o Foxy Brown, e apesar de ter um herói durão e mal comportado, o filme entra bem no "policamente correcto", sem o lado maroto, sem piadas slapstick, e com sequências de acção mais credíveis. Também é muito mais carismático e moody, a fazer lembrar, muito à distância, o cinema e as personagens do Jean Pierre Melville, transpostos para as ruas de Nova-Iorque dos anos 70, mas sem ser tão cerebral na intriga (que é bastante simples), e sem conseguir ser tão cool com as personagens. Em relação ao Foxy Brown, e considerando o enquadramento enquanto Baxploitation, parece-me menos rasca, (muito) mais soft, e a representar socialmente um degrau acima na escadaria das classes - é que o Shaft vive num apartamento que "sim senhor"!

Entre um filme e outro vai um mundo de diferença, o que não significa que eu não tenha apreciado os dois... por razões distintas.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva