Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR
-
- Fanático
Re: Fnac Colombo - Mais uma loja a reduzir o espaço de DVD/BR
Já era tempo de se organizar aqui um debate sobre os malefícios (e benefícios?) da pirataria em função da oferta que existe no mercado mas de uma forma séria e construtiva como é óbvio. Já o tentei fazer há uns tempos atrás com uma citação de um forista que em tempos esteve por cá muito activo (conhecido como O Alquimista) citação essa que me sensibilizou e me atrevo a transcrever novamente nesta oportunidade...siroco wrote: January 7th, 2020, 10:16 amInfelizmente é já no presente. Curiosamente o melhor serviço de streaming é mesmo a pirataria, e não pelo preço, mas pela variedade. Eu estaria disponível para pagar um serviço semelhante legítimo, mas julgo que somos uma pequena minoria, a grande maioria dos espectadores só está interessado em filmes, e séries, recentes. Não somos sequer um nicho de mercado, tenho de me contentar com a minha coleção (cerca de 1.000 títulos) e streamings "alternativos" onde ainda se podem ver todos os clássicos que a netflix despreza.rui sousa wrote: January 6th, 2020, 2:50 pm Eu sei que ninguém aqui gosta da pirataria, mas pensem que, provavelmente, será a única forma de ver uma boa parte da História do Cinema num futuro não muito distante.
Não fosse agora a pirataria e eu jamais teria tido conhecimento de que um filme como [“LA ANTENA”] alguma vez teria existido. Quanto muito teria passado num FantasPorto, porque estamos na presença de uma história em estilo retro-vintage dentro da própria ficção científica, mas como eu estou no Algarve para mim poderia ser exibido em Marte pois cinema assim continua a não chegar às salas de província, muito menos nesta época onde o público apenas pensa que quer ver aquilo que os programas de capital Hollywoodesco investido nas nossas TVs afirmam todas as semanas que será o filme da moda que toda a gente deverá consumir por entre colas e baldes de milho. Portanto se a pirataria prejudica o negócio eu não sei, pois quando muito poderá prejudicar o negócio das multinacionais em Hollywood que produzem o enlatado da semana. Só pela minha parte eu já comprei mais dvd e blurays legais de cinema independente devido à pirataria do que alguma vez teria comprado se não tivesse tido oportunidade de conhecer os filmes antes, pois cinema como [“LA ANTENA”] jamais me teria chegado aos olhos não fora sites de download com conteúdo duvidoso...
...mas arrependi-me e editei o post pois sei que o assunto é "tabu" por aqui. Bom na verdade também não houve qualquer feedback e senti-me mal em estar sozinho a abordar esse tema aqui quando as regras do forum são claras e não permitem falar nisso. No entanto regresso ao assunto agora (e junto agora a minha voz à vossa) não para fazer a apologia da dita pirataria mas sim para tentar quebrar o tabu ...ou ser banido!

Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução 

Só acrescentar que a minha única relutância em pagar serviços de streaming deve-se somente ao facto de que as suas ofertas não me interessam, honestamente. Caso houvesse um Spotify dos filmes com tudo lá dentro, e já mudava de ideias. Mas como não é o caso... e também gosto de poder ver qualquer coisa sem ter de estar ligado à net.advdgeek wrote: January 7th, 2020, 11:39 am Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução![]()

- Rui Santos
- Site Admin
Tenho de ir ler as regras de novo, mas a ideia geral que tenho das mesmas é que poderemos falar disso seriamente.
Obviamente que não quero menções a serviços de pirataria, ou links.
Agora, dizer que usam o Kodi e um serviço de iptv, ou Torrents, ou etc... é um debate livre.... porque o impacto da pirataria é inegável... e quem cada vez mais nos empurra para ela... são as editoras.
Depois voltarei aqui.
Obviamente que não quero menções a serviços de pirataria, ou links.
Agora, dizer que usam o Kodi e um serviço de iptv, ou Torrents, ou etc... é um debate livre.... porque o impacto da pirataria é inegável... e quem cada vez mais nos empurra para ela... são as editoras.
Depois voltarei aqui.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Reforço o meu ponto de vista que me parece bastante claro: "Curiosamente o melhor serviço de streaming é mesmo a pirataria, e não pelo preço, mas pela variedade. Eu estaria disponível para pagar um serviço semelhante legítimo". Não vejo aqui relutância.rui sousa wrote: January 7th, 2020, 2:10 pmSó acrescentar que a minha única relutância em pagar serviços de streaming deve-se somente ao facto de que as suas ofertas não me interessam, honestamente. Caso houvesse um Spotify dos filmes com tudo lá dentro, e já mudava de ideias. Mas como não é o caso... e também gosto de poder ver qualquer coisa sem ter de estar ligado à net.advdgeek wrote: January 7th, 2020, 11:39 am Eu acho que a pirataria está a deixar de ser taboo, pois, como já deu para perceber pelas opiniões gerais de muita gente neste fórum, não havendo cinema em formato físico, e havendo uma relutância em pagar por serviços de streaming, se uma pessoa quiser continuar a ver filmes em casa, só tem mesmo uma solução![]()
![]()
Se o tema for lançado estou disponível para participar numa discussão, tenho evitado falar no assunto porque nutro o maior respeito pelo fórum (que já faz parte da minha vida) e pela administração, mas é pertinente e atual, tem é de ser tratado com pinças porque facilmente pode descambar para a ilegalidade.
Hoje fui à Fnac Aveiro e o espaço de cinema está reduzido a uma ilha com cinema de autor e alguns clássicos... Ainda perguntei se iam deixar de vender filmes e responderam que caso estivesse interessado em algum filme podiam ir buscar ao armazém. Enfim, o formato está mesmo a dar as últimas... 
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Para quem depende das legendas em português e quer ver filmes diferentes dos filmes americanos e europeus que estreiam cá, só têm a pirataria como alternativa. Agora tirando as legendas pt da equação, há um mundo enorme lá fora de filmes em formato físico por preços aceitáveis. Basta irmos para o mercado inglês e consegue-se comprar lá a preços idênticos aos de Portugal. Alguns filmes compra-se o bluray em promoção ao mesmo preço do dvd português.
Em relação ao streaming - Netflix, HBO ou Amazon - têm uma oferta de filmes bastante pobre. Apenas oferecem filmes mainstream que já passam dezenas de vezes nos canais de TV. A única plataforma digital de qualidade é a Filmin que tem uma oferta bastante interessante de cinema europeu e alguns filmes asiáticos, mas claro que são apenas filmes que foram lançados cá, nos cinemas, e grande parte deles saíram em dvd.
Em relação ao streaming - Netflix, HBO ou Amazon - têm uma oferta de filmes bastante pobre. Apenas oferecem filmes mainstream que já passam dezenas de vezes nos canais de TV. A única plataforma digital de qualidade é a Filmin que tem uma oferta bastante interessante de cinema europeu e alguns filmes asiáticos, mas claro que são apenas filmes que foram lançados cá, nos cinemas, e grande parte deles saíram em dvd.
A Filmin portuguesa é paupérrima, estando limitada ao catálogo dos distribuidores indie portugueses. Espreitem o Filmin espanhol e vejam a diferença brutal em termos de oferta.