The Irishman (2018) - Martin Scorsese
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Então e o Goodfellas?technicolor wrote: November 27th, 2019, 5:30 pm Fica agora uma pergunta "difícil" (em tom de provocação); Qual é o melhor filme sobre a máfia, de todos os tempos:
The Godfather? Once Upon a Time in America? ou... The Irishman?![]()


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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Bom, como é que hei de explicar sem ferir susceptibilidades...
Por exemplo; não sei se gostas de carne, mas digamos que ... há o bife da vazia que é óptimo e há o bife do lombo que é excelente


No entanto quando mais pessoas aqui do forum tiverem visto o filme poderás lançar uma poll com todos os filmes sobre máfia que achares interessantes

Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Interessante. De notar as semelhanças (ainda sem ter visto) entre o The Irishman e o Once Upon a Time in America: ambos são narrados a partir de uma personagem envelhecida, que "recorda o passado"; em ambos essa personagem é interpretada pelo De Niro (no caso do OUaTiA, ele é maquilhado para parecer "velhote", e no TI é digitalmente rejuvenescido para parecer mais novo); em ambos os casos há uma subplot a ver com sindicatos e a forma como controlam o poder; em ambos os casos entra o Joe Pesci como Mob Boss...technicolor wrote: November 27th, 2019, 5:30 pm Fica agora uma pergunta "difícil" (em tom de provocação); Qual é o melhor filme sobre a máfia, de todos os tempos:
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Agora falta-me ver o TI, para ver se encontro por lá uma "Deborah"...


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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Lamento Samwise mas "Deborah" não há,Samwise wrote: November 28th, 2019, 2:17 pmInteressante. De notar as semelhanças (ainda sem ter visto) entre o The Irishman e o Once Upon a Time in America: ambos são narrados a partir de uma personagem envelhecida, que "recorda o passado"; em ambos essa personagem é interpretada pelo De Niro (no caso do OUaTiA, ele é maquilhado para parecer "velhote", e no TI é digitalmente rejuvenescido para parecer mais novo); em ambos os casos há uma subplot a ver com sindicatos e a forma como controlam o poder; em ambos os casos entra o Joe Pesci como Mob Boss...technicolor wrote: November 27th, 2019, 5:30 pm Fica agora uma pergunta "difícil" (em tom de provocação); Qual é o melhor filme sobre a máfia, de todos os tempos:
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
'El irlandés' en cuatro partes: cómo ver la película de Scorsese en Netflix si te asusta la duración
https://www.espinof.com/netflix/irlande ... a-duracion
1. Episodio 1: "I Heard You Paint Houses". Desde el inicio hasta el minuto 49. Corta cuando Jimmy Hoffa (Al Pacino) termina la llamada.
2. Episodio 2: "Hoffa". Desde el minuto 49 hasta 1 hora y 40 minutos. Corta cuando presentan a Joey "El Rubio" (Sebastian Maniscalco).
3. Episodio 3: "¿Qué clase de pez?". Desde 1:40:00 hasta 2:47:30. Corta cuando Frank (Robert de Niro) abandona la casa. "Sabrás cuándo".
4. Episodio 4: "Es lo que es". Desde 2:47:30 hasta el final.
https://www.espinof.com/netflix/irlande ... a-duracion
1. Episodio 1: "I Heard You Paint Houses". Desde el inicio hasta el minuto 49. Corta cuando Jimmy Hoffa (Al Pacino) termina la llamada.
2. Episodio 2: "Hoffa". Desde el minuto 49 hasta 1 hora y 40 minutos. Corta cuando presentan a Joey "El Rubio" (Sebastian Maniscalco).
3. Episodio 3: "¿Qué clase de pez?". Desde 1:40:00 hasta 2:47:30. Corta cuando Frank (Robert de Niro) abandona la casa. "Sabrás cuándo".
4. Episodio 4: "Es lo que es". Desde 2:47:30 hasta el final.
Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Entretanto já vi o filme. Concordo, é magnífico, e não só mas também por ser surpreendente em muitos aspectos. Se a estrutura narrativa é a "habitual" de Scorcese, a mesma de Goodfellas, Casino e The Wolf of Wall Street (a narração na primeira pessoa, com flashbacks constantes), já o conteúdo passa quase por novidade no cinema dele, pelo menos tendo em conta a maior parte da sua obra. Até agora, os filmes sobre a Máfia/Crime que ele realizou, e as personagens que os habitam, são praticamente desprovidos de sentimentos e emoções uns para com os outros (é ver a facilidade com que se despacham e se esquecem "as amizades" nas alturas em que "é necessário") - ora, este aqui não é assim - não porque as personagens sejam "diferentes" dessas outras (são tão ou mais brutais e horrendas), mas porque Scorsese resolve mostrar e filmar essas emoções e sentimentos. Esta característica, em conjunto com um certo olhar elegíaco para o modo como o envelhecimento afecta as recordações do passado conferem ao filme uma espessura diferente, mais sóbria (mesmo que não desprovida de alguns delírios cinéfilos) e impactante. Não é só isso que Scorsese filma de modo diverso neste filme, mas isso é o que o torna tão singular. Voltarei a falar disto com mais atenção, até porque tenho de ver o filme novamente (há uma série de detalhes que quero interiorizar melhor), mas para já, assim a quente, obra-prima absoluta. Grandes interpretações dos três principais (pena o Keitel não aparecer mais do que dois ou três minutos em cena, e então poderiam ser quatro, e não três), com o De Niro a ter finalmente hipótese de redimir uns quantos anos/décadas de papeis para esquecer, em piloto automático. Ainda assim, o Pesci e o Pacino estão os dois geniais, ao melhor de sempre.technicolor wrote: November 28th, 2019, 2:46 pmLamento Samwise mas "Deborah" não há,Samwise wrote: November 28th, 2019, 2:17 pmInteressante. De notar as semelhanças (ainda sem ter visto) entre o The Irishman e o Once Upon a Time in America: ambos são narrados a partir de uma personagem envelhecida, que "recorda o passado"; em ambos essa personagem é interpretada pelo De Niro (no caso do OUaTiA, ele é maquilhado para parecer "velhote", e no TI é digitalmente rejuvenescido para parecer mais novo); em ambos os casos há uma subplot a ver com sindicatos e a forma como controlam o poder; em ambos os casos entra o Joe Pesci como Mob Boss...technicolor wrote: November 27th, 2019, 5:30 pm Fica agora uma pergunta "difícil" (em tom de provocação); Qual é o melhor filme sobre a máfia, de todos os tempos:
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há sim uma menina que vai crescendo profundamente chocada (traumatizada) com a "profissão" que o pai exerce (pintor de paredes
para a máfia). Mas acho que vais gostar de toda a envolvente política e histórica do filme; a eleição e morte de Kennedy, o auge do poder e posterior "misterioso" desaparecimento de Jimmy Hoffa, a Baía dos Porcos, as sangrentas guerras da máfia nova-iorquina nos anos 70/80, etc. 3h. 30m bem passadas. Enfim, fenomenal, 5 estrelas Michelin para este "suculento bife do lombo" (esta alegoria do bife não surge por acaso
)
Ahhh... aquele plano final.... tão bom, tão bom, tão bom....

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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Ainda não vi. Já se sabia que ia ser bom. Mas agora, antes de o ver, gostaria de saber as opiniões de quem já viu sobre os efeitos de rejuvenescimento. É como ver interpretações dos anos 80 deste leque de génios?
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Não, isso (ainda) não é possível...lud81 wrote: November 29th, 2019, 1:37 pm gostaria de saber as opiniões de quem já viu sobre os efeitos de rejuvenescimento. É como ver interpretações dos anos 80 deste leque de génios?



No resto, totalmente de acordo com o que escreveu o Samwise acima. Um filme bem ao estilo de Martin Scorsese mas que surpreende (positivamente claro) e diria que um pouco à semelhança dos outros dois "candidatos" nomeados por mim, mais do que um filme sobre a mafia, é um épico grandioso que se desenrola ao longo de 30 (?) anos da história da América pós WWII.
P.S.: já agora e pensando bem... um bom "par" de Oscars até que seriam (são) bem merecidos, mas os "caminhos da Academia são misteriosos" (e por vezes cegos pelo dinheiro [chinês?] em detrimento da Arte


Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Não é NADA como ver interpretações deles dos anos 80. Por um lado eles não são tratados digitalmente para se parecerem assim tão novos, e por outro as expressões faciais e corporais que mostram são "as de hoje em dia" (o De Niro, em particular, tem o rosto marcado e vincado por uns quanto traços de idade que não desaparecem - nos vértices dos lábios e no sobrolho), apenas mascaradas e retocadas em conformidade com os contextos e épocas. Diria que o resultado não é totalmente eficaz - é uma mistura estranha, que no entanto não incomoda ou interfere no prazer de ver o filme, mas que algumas vezes nos força a desviar a atenção/curiosidade - para ver se notamos defeitos nos FX (eu não dei por nenhum), ou simplesmente para admirar o tratamento. Há uma particularidade física no De Niro que me incomodou um bocado, mas não vou falar dela para não vos desviar desnecessariamente...lud81 wrote: November 29th, 2019, 1:37 pm ... gostaria de saber as opiniões de quem já viu sobre os efeitos de rejuvenescimento. É como ver interpretações dos anos 80 deste leque de génios?

Voltando à história, é um filme que dá que pensar. Mais ainda por ter uma personagem principal que deve ser das mais repugnantes e moralmente imundas que o Scorsese já filmou - e que através dela, a certa altura, começam a passar as tais emoções que faltam (deliberadamente) aos outros filmes, e há um pouco de muitas das obras passadas no Scorsese neste The Irishman - pequenos apontamentos que remetem para esta ou para aquela obra...
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Gostei muito do filme, ótimas atuações, emoções de personagens na medida certa, reflexivo, uma verdadeira imersão na vida do Frank Sheeran.
Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Já estou no processo de revisão. 40 minutos vistos - filme monumental! Cheira-me que vai ser mais um daqueles clássicos crepusculares que se destacam na obra de um realizador - tipo filme testamento, como o Fanny & Alexander foi para o Bergman.
Curioso que tenho outros fimes recentes aqui para ver, mas nem me apetece pegar neles...
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
... ou como Once Upon a Time in America foi para Leone


Eu também vou aproveitar o dia chuvoso para voltar à carga. É filme tão rico em detalhes (Scorcese conheceu bem os tempos em que decorre a acção ) que após o primeiro impacto vou agora concentrar-me nas "minudências".

Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Isto sim é o cinema do seu estado mais puro tendo em conta as declarações polémicas do Scorcese. Agora, pode não ser o seu melhor trabalho mas é certamente um feito inegável de qualidade a todos os níveis. E claro que é sempre bom voltar a ver figuras que marcaram um género, décadas ou o cinema em geral. Só faltou ali mesmo a presença do Gandolfini a "representar" o Tony Soprano.
O filme tem ali por vezes um problema de pace, principalmente com o arc do Al Pacino e arrasta-se por vezes sem grande necessidade. Ou mesmo a performance deste último que tendo em conta pelo que estava rodeado foi sem dúvida o elo mais fraco. O De Niro é que nasceu mesmo para este tipo de papéis, não dá mesmo hipótese. Só foi pena que aquele CGI todo marado estragasse um bocado aquela imersão pelo magnifico trabalho que estava a fazer. Então nos close-ups faz realmente um bocado de impressão. Não sei até que ponto não conseguiam um melhor resultado com apenas maquilhagem.
O runtime do filme realmente é uma não questão porque a maneira como tudo é construido pelas várias décadas e como nos agarra ás vidas e contextos de cada personagem ou lugar é simplesmente viciante. Nem há mesmo outra maneira de por as coisas. Depois tudo o resto é made in Scorsese desde a realização, banda sonora, edição, diálogos (mesmo não tão elaborados como em outros tempos) ou até mesmo o final e os vários significados que se pode dar é no ponto.
Possivelmente um dos melhores do ano ou mesmo o melhor: 9/10
Mas ainda assim o rei disto tudo ainda é só um.
O filme tem ali por vezes um problema de pace, principalmente com o arc do Al Pacino e arrasta-se por vezes sem grande necessidade. Ou mesmo a performance deste último que tendo em conta pelo que estava rodeado foi sem dúvida o elo mais fraco. O De Niro é que nasceu mesmo para este tipo de papéis, não dá mesmo hipótese. Só foi pena que aquele CGI todo marado estragasse um bocado aquela imersão pelo magnifico trabalho que estava a fazer. Então nos close-ups faz realmente um bocado de impressão. Não sei até que ponto não conseguiam um melhor resultado com apenas maquilhagem.
O runtime do filme realmente é uma não questão porque a maneira como tudo é construido pelas várias décadas e como nos agarra ás vidas e contextos de cada personagem ou lugar é simplesmente viciante. Nem há mesmo outra maneira de por as coisas. Depois tudo o resto é made in Scorsese desde a realização, banda sonora, edição, diálogos (mesmo não tão elaborados como em outros tempos) ou até mesmo o final e os vários significados que se pode dar é no ponto.
Possivelmente um dos melhores do ano ou mesmo o melhor: 9/10
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Last edited by PanterA on December 1st, 2019, 7:03 pm, edited 1 time in total.
Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
Em termos de escopo e abrangência histórica, este é trabalho do Scorsese onde as ligações entre o mundo do crime e a política são levadas mais longe, e onde vemos os tentáculos da Máfia a penetrarem mais fundo. O Goodfellas é relativamente superficial e circunscrito neste capítulo, o Casino tem a ver especificamente com "geografia política" de Las Vegas, e este The Irishman vai mesmo até ao topo da cadeia.technicolor wrote: November 28th, 2019, 2:46 pm Mas acho que vais gostar de toda a envolvente política e histórica do filme; a eleição e morte de Kennedy, o auge do poder e posterior "misterioso" desaparecimento de Jimmy Hoffa, a Baía dos Porcos, as sangrentas guerras da máfia nova-iorquina nos anos 70/80, etc. 3h. 30m bem passadas.

Last edited by Samwise on December 1st, 2019, 11:16 pm, edited 2 times in total.
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Re: The Irishman (2018) - Martin Scorsese
E o Nicholson, não só porque já fez de Gangster num filme do Scorsese, mas porque já interpretou o Jimmy Hoffa.PanterA wrote: December 1st, 2019, 8:42 am Só faltou ali mesmo a presença Gandolfini a "representar" o Tony Soprano.
Teria sido a reunião perfeita de "monstros"... De Niro, Pacino e Nicholson.

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