Óscares 2019
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Óscares 2019
Animação e estrangeiro só Werk ohne Autor é surpresa ( não vi, então é difícil comentar); sobre filmes americanos lançados para esse Oscar já se sabia que não eram ótimos, as nomeações só confirmam.mansildv wrote: January 22nd, 2019, 2:07 pmBasta olhar para a primeira categoria (melhor filme) e já dá para rir um bom bocadonimzabo wrote: January 22nd, 2019, 1:08 pm Nomeações
https://www.imdb.com/oscars/nominations ... ZZ9V1Q4BC8![]()
Last edited by drakes on January 22nd, 2019, 3:14 pm, edited 1 time in total.
A nomeação do Black Panther faz lembrar o caso do Selma, quando foi nomeado para melhor filme e... melhor música! 

E a nomeação do Adam Driver parece-me exagerada, achei o desempenho demasiado simples... não consigo perceber a nomeação!
https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-c ... cares-2019
Dos docs nomeados vi o RBG e o Minding the Gap e não achei nada de especial.
Tenho uma grande expectativa em relação ao Free Solo.
Dos docs nomeados vi o RBG e o Minding the Gap e não achei nada de especial.
Tenho uma grande expectativa em relação ao Free Solo.
A nao nomecao do Cooper para realizador nao a entendo. Continua a tendencia de nomear filmes para melhor filme, melhores atores/atrizes e categorias tecnicas. Como nao e o melhor realizador quem consegue conjugar essas vertentes todas simultaneamente?
E isso e o melhor filme e melhor realizador nao irem para o mesmo filme. Essa entao...
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
E isso e o melhor filme e melhor realizador nao irem para o mesmo filme. Essa entao...
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
E o Cold War é nomeado para melhor realizador e não é nomeado para melhor filme, mesmo com duas vagas?
E se o Roma é nomeado nas duas categorias* (filme e filme estrangeiro) não há surpresa, o melhor filme estrangeiro tem de ser o Roma
* Wo hu cang long e Amour
E se o Roma é nomeado nas duas categorias* (filme e filme estrangeiro) não há surpresa, o melhor filme estrangeiro tem de ser o Roma

* Wo hu cang long e Amour
Também acho que a nomeação era merecida!paupau wrote: January 22nd, 2019, 4:00 pm A nao nomecao do Cooper para realizador nao a entendo. Continua a tendencia de nomear filmes para melhor filme, melhores atores/atrizes e categorias tecnicas. Como nao e o melhor realizador quem consegue conjugar essas vertentes todas simultaneamente?
Mas temos sempre o caso do Ben Affleck com o Argo, em que o suposto melhor filme do ano se realizou sozinho e, por isso, não se valoriza o realizador, que nem apareceu nos nomeados

- Eighth Grade' não entrar em roteiro, estúdios menores me parecem que perderam espaço este ano, me pareceu pontos negativos.
- Muito se fala em diversidade, porém dos 20 atores/atrizes só 4 nasceram fora dos EUA.
- Do quadro eu indicaria: Toni Collette, “Hereditary” e Emily Blunt, “A Quiet Place”, Joanna Kulig, "Cold War ".
- Muito se fala em diversidade, porém dos 20 atores/atrizes só 4 nasceram fora dos EUA.
- Do quadro eu indicaria: Toni Collette, “Hereditary” e Emily Blunt, “A Quiet Place”, Joanna Kulig, "Cold War ".
Last edited by drakes on January 22nd, 2019, 7:46 pm, edited 1 time in total.
O Black Panther conseguiu passar todas as barreiras e mais algumas, transcender o status de movimento contra o racismo e tudo mais e chegou a melhor filme porque a Academia pensou que podia ficar mal não ser nomeado. Estão num bom caminho sem dúvida.
-
- Fanático
A mim a nomeação do Roma não me surpreende nada (o contrário sim...) e estou mesmo convencido
que tem potencial para ganhar 3 estatuetas; Melhor filme estrangeiro, melhor fotografia, melhor realizador ( li a notícia muito por alto mas penso que terá sido nomeado nessas 3 categorias (??)
Abra-se uma "bolsa de apostas" que eu arrisco tudo no filme do Cuarón
.
Compreendo que não seja do agrado de todos... mas quando em 2011 ganhou o The Artist
também houve muita polémica (eu nesse ano preferia de longe o Hugo no entanto...)
Normalmente só me interessa mesmo "o melhor filme estrangeiro" (é uma forma de descobrir excelentes filmes que por vezes nem chegam ao circuito comercial) ...embora o ano passado tenha torcido pelo The Shape of Water...

Abra-se uma "bolsa de apostas" que eu arrisco tudo no filme do Cuarón

Compreendo que não seja do agrado de todos... mas quando em 2011 ganhou o The Artist

Normalmente só me interessa mesmo "o melhor filme estrangeiro" (é uma forma de descobrir excelentes filmes que por vezes nem chegam ao circuito comercial) ...embora o ano passado tenha torcido pelo The Shape of Water...
Last edited by technicolor on January 22nd, 2019, 10:14 pm, edited 1 time in total.
Só de pensar que o Black Panther não é sequer o melhor filme da Marvel lançado em 2018...
E faz pensar também em todos filmes do mesmo género que não receberam esta atenção por parte da academia e são claramente superiores, e este acaba por ficar com a distinção de ser o primeiro na categoria de melhor filme.
Não faz sentido misturar cinema com outras... tangas
E faz pensar também em todos filmes do mesmo género que não receberam esta atenção por parte da academia e são claramente superiores, e este acaba por ficar com a distinção de ser o primeiro na categoria de melhor filme.
Não faz sentido misturar cinema com outras... tangas

Epá... isto daria pano para cozer mangas para toda a população mundial, com direito a uma muda de roupa para cada dia da semana.

Eu acho não só que faz sentido, como também que essa mistura faz parte da própria matéria que compõe o Cinema. A arte e o entretenimento serão tanto melhores quanto mais "verdadeiros", mais chegados à representação das matérias sociais em que se baseiam. Uma dessas matérias, uma com algum peso social, tem a ver com a denúncia das assimetrias e com as reivindicações de equidade - enfim, com a "exposição" de causas sociais fracturantes. O cinema pode ser muita coisa (e normalmente é muita coisa em simultâneo) - e entre elas, uma arma política - é um contexto aceitável como qualquer outro.
Embora aqui a questão seja a de assegurar uma representatividade social simbólica (a reboque da onda do "politicamente correcto" que vai estando na ordem do dia, pelas melhores e piores razões ao mesmo tempo), fazendo com que as escolhas dos candidatos a determinado prémios impliquem "injustiças" (escolhe-se um filme mais representativo, em detrimento de outro com eventual maior reconhecimento quanto aos seus méritos "artísticos"), não há que negar que o filme em questão agitou o meio (mais do que qualquer outra fita de "super-heróis), e que tem pelo menos argumentos para poder ser apresentado junto aos outros concorrentes, gostando-se ou não dele (eu não sou particular adepto). Para mim, estar lá esse ou estar lá os Vingadores III ou outro produto Marvel qualquer é igual ao litro - porque não vai ganhar (essencialmente por isso - é um dado adquirido à partida - não vai ganhar), e portanto convivo bem com estas escolhas. Não convivo é bem com os Óscares, já de há uns anos para cá. Não vejo (nem os compactos do dia seguinte), não tenho interesse, sou indiferente às escolhas, estou a borrifar-me para o espectáculo, para as celebridades na passadeira vermelha, para o desfile de moda, e escolho os filmes por critérios completamente diferentes dos indicados. Ainda assim, considero que são um evento e um prémio importante para quem participa (quer do lado dos nomeados, quer do lado dos votantes) e sobretudo para quem é "agraciado" - há carreiras e obras interessantes que são colocadas no mapa da relevância cinéfila por a determinada altura ter havido um "prémio".
---
Andando para trás um pouco, deixo uma reflexão interessante sobre a questão da existência de um Óscar para o filme e de um Óscar para o realizador:
https://www.newyorker.com/culture/richa ... t-director
Last edited by Samwise on January 25th, 2019, 12:01 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Há anos que não ligo nada aos Óscares... para mim não tem relevância alguma, passa-me ao lado.
Tinha piada escolherem o Roma como melhor filme, e o Cold War (ou outro qualquer) como melhor filme estrangeiro.mansildv wrote: January 22nd, 2019, 4:29 pm E se o Roma é nomeado nas duas categorias* (filme e filme estrangeiro) não há surpresa, o melhor filme estrangeiro tem de ser o Roma![]()

Tecnicamente falando, e precisamente por não haver hipótese de escolha dos outros filmes estrangeiros enquanto melhor filme, este desfecho é possível. Não acho que vá acontecer, mas é possível.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Nesse ponto concordo contigo! O que não concordo é misturar cinema e distinções com políticas e outros interesses, só para preencher quotas e valorizar filmes banais só porque abordam determinados temas sensíveisSamwise wrote: January 25th, 2019, 11:47 amEu acho não só que faz sentido, como também que essa mistura faz parte da própria matéria que compõe o Cinema. A arte e o entretenimento serão tanto melhores quanto mais "verdadeiros", mais chegados à representação das matérias sociais em que se baseiam. Uma dessas matérias, uma com algum peso social, tem a ver com a denúncia das assimetrias e com as reivindicações de equidade - enfim, com a "exposição" de causas sociais fracturantes. O cinema pode ser muita coisa (e normalmente é muita coisa em simultâneo) - e entre elas, uma arma política - é um contexto aceitável como qualquer outro.

Essas assimetrias e reivindicações que falas devem ser abordadas nos filmes, porque o cinema também serve para expor essas situações, agora o resto...