Solo: A Star Wars Story (2018) - Ron Howard
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Solo: A Star Wars Story (2018) - Ron Howard
Eu sinceramente não percebo qual é o problema, mas enfim, se pusessem o Han Solo a beijar um homem no filme tinhas um enfarte não?DigitalDesperado wrote: May 24th, 2018, 7:58 pm Não está em causa o facto da personagem ter uma identidade sexual assim ou assado.
O que me parece reprovável neste caso é a alteração sem relevância ou importância para a história do filme feita a um personagem já estabelecido que visa somente possibilitar que o argumentista venha congratular-se por ser tão progressista.
Porque é que hoje em dia muitos criadores vem distorcer personagens já perfeitamente caracterizadas e definidas só para fazer passar mensagens políticas, quando podem criar as suas próprias personagens para esse efeito?
Da mesma forma não concordaria,por exemplo, se agora vissem transformar o Lando num homem branco ou numa mulher.
Mas esta questão é só um sintoma da corrente divisão social que a sociedade americana atravessa.

As personagens vão evoluindo, não são estáticas. Não vejo problema em um autor desenvolver uma personagem de outra forma.
-
- Fanático
Neste caso, as intenções veiculadas pelo argumentista Jon Kasdan, e que o segundo argumentista Lawrence Kasdan nem sequer confirmou directamente, provavelmente nem vão encontrar expressão no filme acabado, que é, afinal de contas, um produto familiar Disney.Samwise wrote: May 24th, 2018, 8:14 pmPorque não traria o impacto desejado (como se está a provar - a ponto de estarmos a debater o assunto a esta distância) - provavelmente não traria impacto absolutamente nenhum.DigitalDesperado wrote: May 24th, 2018, 7:58 pm Não está em causa o facto da personagem ter uma identidade sexual assim ou assado.
O que me parece reprovável neste caso é a alteração sem relevância ou importância para a história do filme feita a um personagem já estabelecido que visa somente possibilitar que o argumentista venha congratular-se por ser tão progressista.
Porque é que hoje em dia muitos criadores vem distorcer personagens já perfeitamente caracterizadas e definidas só para fazer passar mensagens políticas, quando podem criar as suas próprias personagens para esse efeito?
Da mesma forma não concordaria,por exemplo, se agora vissem transformar o Lando num homem branco ou numa mulher.
Mas esta questão é só um sintoma da corrente divisão social que a sociedade americana atravessa.
No limite concordo contigo na objecção que apresentas (é uma questão de princípio, porque considero que é "jogo sujo") e na visão preocupante sobre as convulsões sociais (e políticas?) na America actual, mas por outro lado esta trapaça é coisa pequena, que não altera ou desvirtua a direcção nem o resultado do filme - é um pormenor insignificante na narrativa (ou um "não pormenor" - é mais uma curiosidade), e não é por causa dele que o vou ver de forma diferente.
A opinião que apresentei reflecte o que é, para mim, uma questão de principio e de integridade artística.
Apesar de ser um fã de Star Wars, este "Solo" nunca me gerou grande interesse, mas, agora que estreou, tenciono ver, até porque dificilmente me desiludirá, face à minha baixa expectativa.
-
- Fanático
Nunca ver um homem a beijar outro me suscitará algo para além de indiferença, primeiro porque não tenho qualquer interesse sexual no sexo masculino, e depois porque ninguém é definido somente pela sua identidade sexual: o que as pessoas fazem da sua vida, sendo maiores e dando consentimento, não me diz qualquer respeito.No Angel wrote: May 24th, 2018, 8:16 pmEu sinceramente não percebo qual é o problema, mas enfim, se pusessem o Han Solo a beijar um homem no filme tinhas um enfarte não?DigitalDesperado wrote: May 24th, 2018, 7:58 pm Não está em causa o facto da personagem ter uma identidade sexual assim ou assado.
Mas esta questão é só um sintoma da corrente divisão social que a sociedade americana atravessa.![]()
As personagens vão evoluindo, não são estáticas. Não vejo problema em um autor desenvolver uma personagem de outra forma.
Pôr o Han Solo a beijar um homem, quando ele sempre foi identificado, enquanto personagem, como heterossexual, constitui uma alteração completamente injustificada, e narrativamente irrelevante, pois as politicas de identidade sexual não constituem um elemento relevante na mitologia de ficção científica e fantasia de Star Wars, ao contrário de filmes como, por exemplo, "Os Rapazes Não Choram", onde a utilização de conceitos de ficção cientifica como motor narrativo seria absurda.
O Lando ser repentinamente identificado como pansexual, sem que nada justifique narrativamente essa mudança, não constitui uma evolução nem faz sentido, porque em "Solo" ele é mais jovem do que a versão heterossexual que já conhecemos.
Quaisquer alterações que um autor aplique a um personagem tem de ser justificadas na história para serem coerentes em relação à sua lógica interna, sob pena da mesma se tornar anárquica.
Eu já fui ver, hoje de tarde no Cinema NOS Amoreiras, o novo filme da saga Star Wars. Depois de tantas polémicas à volta do filme entre os desentendimentos dos argumentistas e dos realizadores que foram despedidos a meio da rodagem e que foram substituidos pelo realizador Ron Howard (que está ou esteve cá em Portugal para ver o filme em que realizou, na sala IMAX do Columbo), devo-lhes que gostei do filme, nada mal.
Desnecessário é o que me ocorre logo. Viu-se bem, não dei o tempo nem o dinheiro por perdido mas nota-se claramente que isto é um milking the cow puro e duro. O Rogue One ainda consegue ter as suas ligações e importância na franchise, este aqui é um puro meh.
Começa logo por uma realização desastrosa. Todo o ambiente com pouco luz, planos curtos e quase em shaky cam, a acção tirando alguns momentos eram feitos quase de forma pouco perceptível e nunca houve uma grande imersão sobre ela. Não consigo perceber a ideia de tais escolhas. Não sei se foi por isto já ter vindo do outro realizador, dos reshots mas o trabalho técnico pessoalmente detestei. Outro ponto que achei escusado foram taaantas referências. Chegou a um ponto que inervava estar sempre a levar com elas como se tivessem a fazer fan service por favor. Nunca souberam o "quando" e o "como" para não ser tudo in your face. Por último, desiludo com os famosos 12 parsecs. Durante tantos anos imaginei como seria toda aquela mitologia à volta desse acontecimento lendário e saiu ao lado. Não era mesmo aquilo que esperava encontrar.
De resto cumpriu q.b. Aquelas reviravoltas clichés foram o esperado, o acting cumpriu minimamente (tenho que admitir que esperava bem pior da Danny) e o desenrolar da história foi o mais simplista possível sem grande coisa para assinalar. Depois do Last Jedi e este, 2 filmes seguidos com muita desilusão à mistura começo a ficar preocupado com os próximos eventos. Curiosamente escrevi o mesmo para os recentes da Marvel. Espero que a Disney ponha-se a pau. Não sei se foi só por aqui mas hoje tive a sala só para mim e quem foi comigo, e na sessão anterior apenas lá estavam 3/4 pessoas a sair de lá quando na sala ao lado eram carradas a sair do Avengers. O interesse nele parece banal.
6.5/10
Começa logo por uma realização desastrosa. Todo o ambiente com pouco luz, planos curtos e quase em shaky cam, a acção tirando alguns momentos eram feitos quase de forma pouco perceptível e nunca houve uma grande imersão sobre ela. Não consigo perceber a ideia de tais escolhas. Não sei se foi por isto já ter vindo do outro realizador, dos reshots mas o trabalho técnico pessoalmente detestei. Outro ponto que achei escusado foram taaantas referências. Chegou a um ponto que inervava estar sempre a levar com elas como se tivessem a fazer fan service por favor. Nunca souberam o "quando" e o "como" para não ser tudo in your face. Por último, desiludo com os famosos 12 parsecs. Durante tantos anos imaginei como seria toda aquela mitologia à volta desse acontecimento lendário e saiu ao lado. Não era mesmo aquilo que esperava encontrar.
De resto cumpriu q.b. Aquelas reviravoltas clichés foram o esperado, o acting cumpriu minimamente (tenho que admitir que esperava bem pior da Danny) e o desenrolar da história foi o mais simplista possível sem grande coisa para assinalar. Depois do Last Jedi e este, 2 filmes seguidos com muita desilusão à mistura começo a ficar preocupado com os próximos eventos. Curiosamente escrevi o mesmo para os recentes da Marvel. Espero que a Disney ponha-se a pau. Não sei se foi só por aqui mas hoje tive a sala só para mim e quem foi comigo, e na sessão anterior apenas lá estavam 3/4 pessoas a sair de lá quando na sala ao lado eram carradas a sair do Avengers. O interesse nele parece banal.
6.5/10
Pois bem... Eu gostei muito do filme. Está na linha do filme de 1977 leve e bem disposto. Sinceramente, estou a gostar mais destas histórias paralelas do que os filmes da linha principal. É a minha modesta opinião... 

"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Eu gostei bastante do filme, mas as audiências a nível global não devem ter gostado, Solo é o primeiro flop de bilheteira da saga Star Wars, com 86 milhões nos EUA e 68 milhões no resto do mundo (incluindo China) é um resultado muito fraco. Só para comparação, o fim de semana de estreia do Infinity War na China foi de 191 milhões de dólares, superior ao total mundial do Solo no seu fim de semana de estreia.
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Que desilusão...
Fui ver na Segunda-Feira e devido a todos os problemas de produção não ia com grandes expectativas e mesmo assim fiquei desapontado.
Quase que não há um actor que se aproveite neste filme, o gajo que faz de Han Solo não só não é grande coisa como tem zero carisma, o Woody Harrelson - que é um actor normalmente eleva qualquer coisa onde entre - neste nem se dá por ele. A Emilia Clarke é bonita mas isso não é suficiente, gosto dela no Game of Thrones mas tirando isso ainda não vi mais nada dela que mostre é uma boa actriz. A actuação do Donald Glover tem sido elogiada e realmente foi uma boa escolha para o papel mas ele tem muito pouco destaque por isso não salva o filme.
A nível técnico o filme tem uma imagem escurecida e que sofre com ausência de cores, é tudo quase monocromático e não dá prazer de ver.
A nível de acção tem várias cenas ao longo da película mas estive quase sempre aborrecido, é tudo previsível e by the book.
Coisa mais genérica que vi nos últimos anos e completamente dispensável. Tem que se exigir muito, mas muito mais destes filmes do que a mediocridade.
5/10

Fui ver na Segunda-Feira e devido a todos os problemas de produção não ia com grandes expectativas e mesmo assim fiquei desapontado.
Quase que não há um actor que se aproveite neste filme, o gajo que faz de Han Solo não só não é grande coisa como tem zero carisma, o Woody Harrelson - que é um actor normalmente eleva qualquer coisa onde entre - neste nem se dá por ele. A Emilia Clarke é bonita mas isso não é suficiente, gosto dela no Game of Thrones mas tirando isso ainda não vi mais nada dela que mostre é uma boa actriz. A actuação do Donald Glover tem sido elogiada e realmente foi uma boa escolha para o papel mas ele tem muito pouco destaque por isso não salva o filme.
A nível técnico o filme tem uma imagem escurecida e que sofre com ausência de cores, é tudo quase monocromático e não dá prazer de ver.
A nível de acção tem várias cenas ao longo da película mas estive quase sempre aborrecido, é tudo previsível e by the book.
Coisa mais genérica que vi nos últimos anos e completamente dispensável. Tem que se exigir muito, mas muito mais destes filmes do que a mediocridade.
5/10
Entrevista a Lawrence Kasdan, o argumentista, e que é também um respeitável (mas nos últimos tempos ausente) realizador de cinema (fez Os Amigos de Alex e o Noites Escaldantes) :
https://www.nytimes.com/2018/05/30/movi ... asdan.html
https://www.nytimes.com/2018/05/30/movi ... asdan.html
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Eu não fui ver nem vou, boicote absoluto a esta farsa.
Fico muito feliz que esta coisa seja um desastre na bilheteira, depois do cobarde atira-a-pedra-esconde-a-mão "The Last Jedi".
Trata-se do mais escandaloso dos aproveitamentos, um filme baseado em algo que NINGUÉM quer saber, que ninguém pediu.
O interesse de uma personagem como o Han Solo está precisamente no mistério que rodeia as suas origens.
Tudo o que precisamos saber acerca dele é revelado durante a trilogia original, através da sua caracterização.
Fico muito feliz que esta coisa seja um desastre na bilheteira, depois do cobarde atira-a-pedra-esconde-a-mão "The Last Jedi".
Trata-se do mais escandaloso dos aproveitamentos, um filme baseado em algo que NINGUÉM quer saber, que ninguém pediu.
O interesse de uma personagem como o Han Solo está precisamente no mistério que rodeia as suas origens.
Tudo o que precisamos saber acerca dele é revelado durante a trilogia original, através da sua caracterização.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/
Así es como los cines están arruinando la fotografía de 'Han Solo: Una historia de Star Wars'
https://www.espinof.com/otros/asi-como- ... -star-wars
https://www.espinof.com/otros/asi-como- ... -star-wars
Solo: A Star Wars Story (2018) - 5/10
Uma das maiores desilusões dos últimos tempos, um filme previsível, e sem qualquer alma e encanto, feito por todos os motivos errados
Uma das maiores desilusões dos últimos tempos, um filme previsível, e sem qualquer alma e encanto, feito por todos os motivos errados

STAR WARS – PRESIDENTE DA DISNEY ADMITE CULPA PELOS ERROS DA FRANQUIA!
https://legiaodosherois.uol.com.br/2018 ... nquia.html
https://legiaodosherois.uol.com.br/2018 ... nquia.html