Cavalo Dinheiro (2014) - Pedro Costa
Moderators: waltsouza, mansildv
Cavalo Dinheiro (2014) - Pedro Costa
Pedro Costa e Ventura estão de volta em mais uma incursão pelo bairro das Fontainhas (depois de Ossos, O Quarto de Vanda e Juventude em Marcha) e ao nível formal os mesmos pressupostos mantém-se: filmado em digital e 4:3, imagem granulosa, pouca iluminação e muito contraste luz e sombra, muitos closeups de pessoas a deambular por bairros de lata labirínticos. A câmara raramente se move.
Contudo, a temática tem outro escopo e ambição e Costa continua a evoluir o seu híbrido de cinema/documentário a partir da trilogia anterior, ao inserir Ventura no contexto do 25 de Abril e fazendo assim uma reflexão dos nossos últimos 40 anos. Falo em híbrido porque é difícil perceber o que é real e o que é fantasia/alegórico.
O filme tem três partes principais:
Presumo que o filme tenha sido filmado em Lisboa, pois não há quaisquer ponto de referência além da silhueta do Santa Maria de noite. O resto do filme podia passar-se nas catacumbas de Paris, é tudo uma espécie de túneis ou criptas, em que as personagens aparecem e desaparecem nas sombras quais fantasmas, uma vez que as Fontainhas já foram demolidas.
A narrativa é bastante elíptica como de costume. Todo o pós 25 de abril é mais aludido e referenciado em diálogos e pistas visuais do que outra coisa, há momentos surreais e sublimes saídos do cinema de Leste e outros deixaram-me indiferente na sua indulgência (a cena do elevador é absurdamente longa).
Sou suspeito como fã do realizador, pois acho sempre que são bons filmes mesmo não sendo agradáveis ou fáceis de seguir. Este é dos melhores e Costa continua a ser um realizador único a nível mundial.
Contudo, a temática tem outro escopo e ambição e Costa continua a evoluir o seu híbrido de cinema/documentário a partir da trilogia anterior, ao inserir Ventura no contexto do 25 de Abril e fazendo assim uma reflexão dos nossos últimos 40 anos. Falo em híbrido porque é difícil perceber o que é real e o que é fantasia/alegórico.
O filme tem três partes principais:
A narrativa é bastante elíptica como de costume. Todo o pós 25 de abril é mais aludido e referenciado em diálogos e pistas visuais do que outra coisa, há momentos surreais e sublimes saídos do cinema de Leste e outros deixaram-me indiferente na sua indulgência (a cena do elevador é absurdamente longa).
Sou suspeito como fã do realizador, pois acho sempre que são bons filmes mesmo não sendo agradáveis ou fáceis de seguir. Este é dos melhores e Costa continua a ser um realizador único a nível mundial.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Re: Cavalo Dinheiro (2014) - Pedro Costa
Vi o filme ontem na sessão das 14 no El Corte Inglés. E que raio de hora para se ver um filme assim!
Contudo, fez-me um efeito muito forte. Não sei bem o que achei do filme, mas é sem dúvida um dos acontecimentos do ano.
Contudo, fez-me um efeito muito forte. Não sei bem o que achei do filme, mas é sem dúvida um dos acontecimentos do ano.
Já há novidades do lançamento do dvd?
Provavelmente só quando terminar a sua digressão pelo circuito internacional de festivais.
Alguem ja comprou esya edicao dvd? Vale a pena o livreto?
É interessante e fica muito bem na estante. É um achado raro, ver uma edição especial made in Portugal.paupau wrote:Alguem ja comprou esya edicao dvd? Vale a pena o livreto?