Under Sandet (2015) - Martin Zandvliet
Moderators: waltsouza, mansildv
Under Sandet (2015) - Martin Zandvliet

http://www.imdb.com/title/tt3841424/?ref_=nv_sr_1
No fim da 2ª Guerra um grupo de adolescentes alemães é obrigado a desenterrar minas terrestres nas praias da Dinamarca.
É um bom filme, com boa fotografia e direção e penso que é bem interpretado. Tem 7,8 no imdb e vários prémios, nomeadamente de audiência, em festivais.
Penso que nalguns pormenores, quer de argumento quer de guião, decai um pouco no quarto de hora final.
Não concorreu aos oscares, pois a Dinamarca inscreveu o Krigen, que acabou por ser um dos 5 nomeados, mas merecia.
O sistema de um filme por país é capaz de não ser o melhor.
Re: Under Sandet (2015) - Martin Zandvliet
Não conhecia e fiquei interessado. 

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
Também já o vi há alguns dias e concordo com a opinião do nimzabo de que trata de um bom (eu diria mesmo excelente) filme, que foge aquele cliché de que a WWII se limitou a um combate entre heróicos americanos, ingleses e russos contra os maquiavélicos alemães nazis ou fanáticos japoneses e italianos fascistas. Na realidade (como todos certamente bem saberão) esse foi um conflito que avassalou toda europa ( correção; uma grande parte do mundo) com muitos intervenientes anónimos da Noruega ao Borneo. Neste caso retrata-se aqui o final da guerra, em 1944. sob uma forma um pouco mais realista, na costa da Dinamarca. Com soldados-meninos semelhantes aos de "Die Brucke Most" o filme de Bernhard Wicki (1959) mas numa versão quiçá ainda mais amarga. E independentemente de ser um filme parco em meios humanos e bélicos pareceu-me funcionar bastante bem assim mesmo; não necessita de mais nada para contar eficazmente uma história interessante com um desfecho (e aqui permito-me discordar um pouco do nimzabo) diferente, surpreendente mesmo. Eu subiria a nota do IMDb para 8.5.
Junto o trailer (com legendas chinesas e inglesas)
Junto o trailer (com legendas chinesas e inglesas)

Last edited by technicolor on July 25th, 2016, 4:58 pm, edited 1 time in total.
-
- Fanático
Bom... eu tinha visto antes um outro filme de guerra (The Siege of Firebase Gloria - 1989) que apesar de ter atribuída no IMDb uma nota de 7.1 é tão mau tão mau que quando vi este Under Sandete (que tem apenas mais 7 décimasnimzabo wrote:

Last edited by technicolor on July 25th, 2016, 4:57 pm, edited 1 time in total.
Também não são coisas assim tão graves como isso, e são até discutíveis. Eu daria aí uns 7,5 ou 7,6 talvez.
Assim de repente, bons filmes de guerra tens por exemplo o Krigen, o Circles (Krugovi) ou o No Man's Land (2001).
Mas repara que não são filmes de guerra no sentido de ação em combate, tirando parte do 1º.
São bons filmes no sentido da profundidade dos argumentos pois refletem sobre questões relacionadas com a guerra.
O 1º foi nomeado para os oscares, o 2º ganhou em Sundance e o 3º ganhou mesmo o Oscar.
Assim de repente, bons filmes de guerra tens por exemplo o Krigen, o Circles (Krugovi) ou o No Man's Land (2001).
Mas repara que não são filmes de guerra no sentido de ação em combate, tirando parte do 1º.
São bons filmes no sentido da profundidade dos argumentos pois refletem sobre questões relacionadas com a guerra.
O 1º foi nomeado para os oscares, o 2º ganhou em Sundance e o 3º ganhou mesmo o Oscar.
-
- Fanático
Obrigado pelas sugestõesnimzabo wrote:Também não são coisas assim tão graves como isso, e são até discutíveis. Eu daria aí uns 7,5 ou 7,6 talvez.

Gostei. É um filme bastante forte e intenso (algumas sequências deixam-nos numa pilha de nervos - a querer desviar os olhos do ecrã e a não conseguirmos), que retrata uma realidade histórica de má memória - uma que não se encontra retratada nos livros de história ou dedicados à 2ª Guerra Mundial. Desconhecia totalmente estes acontecimentos.
Ninzabo, em relação à situações que apontas, não estou totalmente de acordo, pois afinal de contas são tão normais ou possíveis como alguém ser baleado em combate na frente de guerra, ou um grupo levar com um obus em cima. Na parte em que concordo, considero que o argumento dá ali umas voltas com intenção de enaltecer propositadamente certos valores humanos, e com isso perde alguma sobriedade. Um pouco mais de rigor e descrição em certos momentos teriam tornado o filme mais seco, e menos emocional. A personalidade do sargento, ainda que permeável a emoções, pedia alguns contextos situacionais mais contidos.
Ninzabo, em relação à situações que apontas, não estou totalmente de acordo, pois afinal de contas são tão normais ou possíveis como alguém ser baleado em combate na frente de guerra, ou um grupo levar com um obus em cima. Na parte em que concordo, considero que o argumento dá ali umas voltas com intenção de enaltecer propositadamente certos valores humanos, e com isso perde alguma sobriedade. Um pouco mais de rigor e descrição em certos momentos teriam tornado o filme mais seco, e menos emocional. A personalidade do sargento, ainda que permeável a emoções, pedia alguns contextos situacionais mais contidos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
Também não conhecia muito este tipo de acontecimentos no pós-guerra da Dinamarca, além de ter a ideia que já vi qualquer coisa sobre o assunto algures. Mas continuando, o tipo de drama parece-me ser metido ali um pouco por favor, e mesmo ser baseado em factos reais, a previsibilidade dos eventos, mesmo com aquele inicio, foi um pouco sem sal. Não deixa de ter as suas partes e momentos pujantes, mas no seu todo esperava mais visto que o potencial estava lá todo.
Falam em cima do Krigen, e pelo menos para mim, consegue ser mais filme em quase tudo que este Land of Mine e era meu favorito a ganhar o óscar.
7/10
Falam em cima do Krigen, e pelo menos para mim, consegue ser mais filme em quase tudo que este Land of Mine e era meu favorito a ganhar o óscar.
7/10
Coisa estranha, é um dos nomeados deste ano (ou seja, relativo ao ano de 2016), mas o filme é de 2015.nimzabo wrote: Penso que nalguns pormenores, quer de argumento quer de guião, decai um pouco no quarto de hora final.
Não concorreu aos oscares, pois a Dinamarca inscreveu o Krigen, que acabou por ser um dos 5 nomeados, mas merecia.
O sistema de um filme por país é capaz de não ser o melhor.

Será que o período que é considerado para os óscares não coincide com o "ano normal" (janeiro-dezembro)? Está aqui uma incógnita.
EDITADO... o mais provável é contar a data de estreia nos EUA, e nesse caso já bate certo, porque foi em janeiro de 2016.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva