The Mist (2007) - Frank Darabont

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: The Mist (2007) - Frank Darabont

Post by Lorde X »

Vi-o há uns 8 anos atrás e foi uma grande decepção. A nota que lhe dei na altura foi a de 4/10 (confirmei no IMDB).

Correndo o risco da minha memória me atraiçoar, aqui ficam as impressões gerais com que fiquei deste filme:

a) Uma premissa com potencial mas mal concretizada num filme em que muitas cenas, principalmente as de interiores, nos fazem crer que estamos a ver um filme televisivo.

b) Diálogos e personagens pouco credíveis e exagerados

c) Efeitos especiais muito fracos, com um CGI atroz

Ou seja, embora a minha nota (4/10, o que significa, para mim um filme fraco) seja superior à do Ludovico (2/10) concordo no essencial com aquilo que ele refere.

Como não li o livro, não sei se o mal estará na fonte ou numa incompetente adaptação por parte do Darabont, eventualmente fundada num argumento mal trabalhado / escrito.

Sugiro 2 filmes com uma premissa similar, mas que, quanto a mim, são muito superiores a este The Mist:

Vanishing on 7th Street (2010) http://www.imdb.com/title/tt1452628/?ref_=fn_al_tt_1

After (2012) http://www.imdb.com/title/tt1799508/?ref_=fn_al_tt_1
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

Agora fiquei curioso sobre os filmes que o Lorde X aconselha, será que existem edições nacionais para os mesmos?
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

Helldr wrote:Agora fiquei curioso sobre os filmes que o Lorde X aconselha, será que existem edições nacionais para os mesmos?
Boas Helldr! salut-)

Infelizmente não há edições nacionais em dvd ou bluray.

Eu comprei as seguintes edições:

Vanishing on 7th Street (2010) - edição em DVD inglesa a qual tem legendas em inglês

After (2012) - edição em DVD inglesa, a qual não tem quaisquer legendas.

Ambos os filmes estão mal cotados no IMDB! por isso não te fies apenas na minha opinião, mas, acima de tudo, vê os trailers pois já ficas com uma ideia acerca dos temas e tónica dos mesmos.

Enquanto o The Mist tem a votação média de 7.2/10!!! (para mim vale 4/10)
O Vanishing on 7th Street tem apenas 4.9/10 (para mim vale 8/10)
Enquanto o After tem 5.4/10 (não lhe dei nota na altura em que o vi, mas tanto quanto me lembro valerá sempre mais de 7/10)

Julgo que as razões para votações médias tão baixas serão as seguintes (vou tentar não fazer spoilers):

Vanishing on 7th Street - o filme não é claro quanto ao seu significado e o final deixa-nos ainda mais confusos. A sensação que tive quando o vi foi a de que estava a ver um episódio da Twilight Zone, só que filtrado pela mente retorcida do David Lynch e este, como todos sabem, deixa o significado dos seus filmes à interpretação subjectiva de cada um... Pelos comentários que li no IMDB a razão das votações tão baixas será esta mesma. Quem o viu gostaria de ser elucidado no final sobre o que viu e tal não sucedeu, pelo menos de forma explícita.
Não vou explicar aqui porquê, mas para mim o filme tem muitas referências que conjugadas dão uma explicação plausível e satisfatória para os acontecimentos.

After - Outro filme com um feeling à Twilight Zone, que dará mais importância ao drama do que aos efeitos especiais. Talvez seja essa a razão da votação fraquinha de que foi alvo.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

Obrigado Lorde X, vou averiguar. yes-)
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Podia ter colocado isto no tópico das adaptações de obras de Stephen King mas... coloco no tópico do filme.

Quem viu o filme (e sobretudo) quem não leu "The Mist" de Stephen King tem de ver este video. Estão muito bem explicadas as diferenças entre o livro e o filme. E com algumas surpresas pelo meio. Gostei bastante deste "The Mist" de Frank Darabont e este vídeo acaba por dar ainda mais força ao filme. Não pelo resultado a que o autor do vídeo chega mas por alguns pormenores que eu desconhecia.

É escusado dizer (mas digo :-))) ) que quem ainda não viu o filme e for ver o video vai levar com spoilers de tamanho XXL. Fica o aviso.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

:shock:
Acabei de ver
Muito bom o final
:-D
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

O final é tipo: depois de nadar num rio cheio de crocodilos, de sobreviver a um ataque terrorista e de escapar da morte certa mais umas poucas de vezes, tropeça numa casca de banana e morre :-). Muito bom.

Agora mais a sério: o filme por vezes é muito básico, mesmo de 2ª categoria, por exemplo a mudança de resolução quando resolvem sair para ir à farmácia, o que faz muito pouco sentido face ao que aconteceu antes.
Por outro lado a parte final, com aquela musica (The Host of Seraphim) e algumas cenas bem filmadas no nevoeiro, quase que fizeram valer pelo filme todo.

O final é completamente sádico para a personagem principal, tão sádico que achei graça.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Nimzabo, gostei de ler a tua opinião positiva, que é igual à minha. salut-)

Aqui só entre nos os dois: Este filme não tem a cagada da fórmula cliché de Hollywood! yes-)

Infelizmente o que se passou aqui no nosso fórum, foi que um membro deu uma nota de 2/10 ao filme, porque sim! (Adoro esta justificação muitíssimo inteligente e elaborada, com um grande background cinematográfico e filosófico, do "porque sim!", isso é mesmo genial.)

Infelizmente, quando eu por causa deste tópico, detectei uma anomalia nas notas do IMDB, por falta de clareza/comunicação ao dizer alhos por bugalhos, tentei criar no fórum uma boa discussão acerca desta anomalia de uns cinéfilos usaram a escala do "Prazer que o filme me dá, seja obra-prima ou uma grande merda" enquanto outros utilizam a escala da qualidade do filme.

O Samwise, grande advogado do diabo, lixou-me o tópico de discussão, tentado demonstrar que qualquer escala é permitida. Segundo ele, e fazendo eu agora uma analogia, uma rapariga que esteja com dores menstruais tem legitimidade para dar uma nota 1/10 a todos os filmes, pois no dia em que ela classificou o filme, estava com dores menstruais e por isso ela achava que todos os filmes eram uma bosta.

:badgrin: :lol:

Pessoal, eu não me estou a meter com ninguém, nem com o Samwise, nem com o gajo que deu a nota de 2/10 a este filme. Isto são águas passadas e recordo que o Sam ganhou a discussão (a malta do fórum deixou-me sozinho a debater com o Sam e eu desisti e dei-lhe razão). Apenas acho o assunto hilariante e divertido! Para isso serve eu ser um membro velhote do fórum, e poder recordar as macacadas passadas do fórum aos membros velhotes. :wink: :lol:
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

Bem, tive o prazer de ver este excelente filme na altura do seu lançamento e até cheguei a escrever sobre ele num blogue que mantinha dedicado à sétima arte. Considero o filme brilhante, mesmo admitindo alguma fraqueza a nível dos efeitos especiais. Desde logo, confesso que filmes que se concentram quase em exclusivo num único espaço e que reflictam a tensão que advém da histeria colectiva fascinam-me imenso. Este "The Mist" retrata muito bem a fragilidade e a alienação perante uma situação extrema em que as coordenadas sociais, psicológicas e morais são automaticamente postas em causa. Elabora com eficácia a estrutura clássica deste género de filmes, em que mais importante do que a ameaça visível (ou não!) é o impacto que esta causa nas personagens e no desenvolvimento dramático. Aqui, o espectador chega a um ponto em que questiona quais serão os piores monstros, os que se encontram lá fora ou os que estão dentro do supermercado. Quanto ao efeito televisivo da realização, continuo a acreditar que foi uma escolha propositada, acho mesmo que Darabont queria com aqueles fades prestar homenagem às séries televisivas antigas/old school, tipo Twilight Zone. O final é aquilo que se sabe, um murro no estômago, bruto, seco e desencantado.

Post Reply