Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Kiss of Death (1947) - 7.5/10
Um criminoso decide denunciar os seus cúmplices para se livrar de uma pena pesada e cuidar das suas filhas.
O melhor do filme é o Widmark, na sua estreia. Grande desempenho! Também gostei do Victor Mature, o antigo ícone dos épicos bíblicos surge como um criminoso com coração, e fá-lo muito bem.
O filme esteve com nota 8 até aos últimos minutos mas o final foi tão apressado e mal amanhado que tirou alguma qualidade ao filme
Já agora, recomendo o 5 Card Stud do mesmo realizador - Henry Hathaway - um western ao estilo whodunit
Um criminoso decide denunciar os seus cúmplices para se livrar de uma pena pesada e cuidar das suas filhas.
O melhor do filme é o Widmark, na sua estreia. Grande desempenho! Também gostei do Victor Mature, o antigo ícone dos épicos bíblicos surge como um criminoso com coração, e fá-lo muito bem.
O filme esteve com nota 8 até aos últimos minutos mas o final foi tão apressado e mal amanhado que tirou alguma qualidade ao filme

Já agora, recomendo o 5 Card Stud do mesmo realizador - Henry Hathaway - um western ao estilo whodunit

The Lady in the Car with Glasses and a Gun - 7/10
É um filme algo estranho. Tem um inicio um bocado simplório, sem saber muito bem o rumo que vai seguir, mas quando começa a embalar acaba por ser uma experiência engraçada. Além de ter potencial para mais, caso a execução fosse melhor, aquela ambiguidade da paranóia vs realidade, e qual delas é verdadeira, foi mesmo o seu auge e aquilo que verdadeiramente agarrou.
É um filme algo estranho. Tem um inicio um bocado simplório, sem saber muito bem o rumo que vai seguir, mas quando começa a embalar acaba por ser uma experiência engraçada. Além de ter potencial para mais, caso a execução fosse melhor, aquela ambiguidade da paranóia vs realidade, e qual delas é verdadeira, foi mesmo o seu auge e aquilo que verdadeiramente agarrou.
deadpool , bom filme de herói, ainda preferi guardiões da galaxia, gostei o da papel da Morena, excelente atriz, e da x-man adolescente, imdb 8,3, daria menos, mesmo assim filme competente e diverti.
Deliverance - ou "Welcome to the Jungle!". Um conto de sobrevivência nas piores circunstâncias possíveis, onde o perigo pode aparecer nas situações menos expectáveis. Uma abordagem filosófica à condição humana em cenários extremos, onde a tensão e o instinto se sobrepõem à lei e ao normal funcionamento das relações sociais. No fim, provavelmente os animais selvagens não serão apenas aquelas pessoas estranhas que circundam nas margens do rio...
Night Moves - Gene Hackman é um homem banal, uma espécie de personagem do noir adaptada à "modernidade" dos setentas. Sem charme ou glamour, "Night Moves" desenvolve-se como um misto entre os dilemas amorosos do protagonista, e uma investigação que leva a outras circunstâncias. Nenhuma destas duas facetas acaba por ter a atenção devida, mas o espírito negro e obscuro do estilo imposto por Arthur Penn ajuda o espectador a guiar-se pelas andanças de Hackman, enquanto o filme é montado numa sucessão de planos que, em certas instâncias, não parece ser bem engendrada. Uma história de detective fulminante, enredada em surpresas labirínticas, com um desfecho que recompensa os altos e baixos da narrativa. O título em português deste filme deu nome ao meu programa de rádio!
The Jazz Singer - Mais do que um tesouro arqueológico e um marco de um dos meus momentos preferidos da História do Cinema (a "morte" do mudo e o nascimento dos "talkies"), "The Jazz Singer" é um símbolo de um tipo de espectáculo que, com o passar dos anos, se tornaria indissociável de Hollywood: o musical. E ainda consegue divertir, apesar da ingenuidade dos seus elementos mais básicos: a história, os clichés (uma família judia ter o apelido Rabinowicz não é uma grande demonstração de subtileza), o contraste entre os momentos mudos e os efeitos sonoros/músicas/diálogos (parecem dois filmes em 1), e as coisas que, com o tempo, se tornaram constrangedoras (como o blackface). Um filme para ver com cuidado, e com muita atenção aos excelentes extras da edição DVD.
O Bandido da Luz Vermelha - clássico do cinema brasileiro, em que as consequências da vida criminal ganham características de um filme saído da Nouvelle Vague, Adorei a utilização das vozes-off como um acentuar da tendência sensacionalista que este tipo de crimes acabam por ter, regularmente, nos media, e, ao mesmo tempo, como uma revelação sempre inesperada de detalhes psicológicos do "Luz".
Fixed Bayonets! - Muitos anos antes de "The Big Red One", Fuller foi à guerra com um outro filme, cujo sentido melancólico face aos horrores nos proporciona um olhar poético ao que de mais humano e sincero existe na vivência entre soldados, enquanto fazem o seu melhor para sobreviver e para não se tornarem em "mais uma cruz" num cemitério infindável de cruzes, afectos perdidos e absurdos que deixarão marcas naqueles que ficam.
Sergeant Rutledge - Ford utiliza aquilo que poderia ser uma banal história de um "courtroom drama" para aprofundar a relação estreita entre o cinema e a percepção, as imagens e os preconceitos, a honra de um inocente e o poder da hierarquia militar. Através de um deslumbrante jogo de luzes e sombras, o cineasta centra a história de cada testemunha com uma profundidade emocional extraordinária, em flashbacks que se complementam e que entrelaçam a perspectiva de cada personagem face ao acusado - num momento em que o racismo pode falar mais alto do que a procura da verdade. E foi o meu vigésimo Ford.
Night Moves - Gene Hackman é um homem banal, uma espécie de personagem do noir adaptada à "modernidade" dos setentas. Sem charme ou glamour, "Night Moves" desenvolve-se como um misto entre os dilemas amorosos do protagonista, e uma investigação que leva a outras circunstâncias. Nenhuma destas duas facetas acaba por ter a atenção devida, mas o espírito negro e obscuro do estilo imposto por Arthur Penn ajuda o espectador a guiar-se pelas andanças de Hackman, enquanto o filme é montado numa sucessão de planos que, em certas instâncias, não parece ser bem engendrada. Uma história de detective fulminante, enredada em surpresas labirínticas, com um desfecho que recompensa os altos e baixos da narrativa. O título em português deste filme deu nome ao meu programa de rádio!

The Jazz Singer - Mais do que um tesouro arqueológico e um marco de um dos meus momentos preferidos da História do Cinema (a "morte" do mudo e o nascimento dos "talkies"), "The Jazz Singer" é um símbolo de um tipo de espectáculo que, com o passar dos anos, se tornaria indissociável de Hollywood: o musical. E ainda consegue divertir, apesar da ingenuidade dos seus elementos mais básicos: a história, os clichés (uma família judia ter o apelido Rabinowicz não é uma grande demonstração de subtileza), o contraste entre os momentos mudos e os efeitos sonoros/músicas/diálogos (parecem dois filmes em 1), e as coisas que, com o tempo, se tornaram constrangedoras (como o blackface). Um filme para ver com cuidado, e com muita atenção aos excelentes extras da edição DVD.
O Bandido da Luz Vermelha - clássico do cinema brasileiro, em que as consequências da vida criminal ganham características de um filme saído da Nouvelle Vague, Adorei a utilização das vozes-off como um acentuar da tendência sensacionalista que este tipo de crimes acabam por ter, regularmente, nos media, e, ao mesmo tempo, como uma revelação sempre inesperada de detalhes psicológicos do "Luz".
Fixed Bayonets! - Muitos anos antes de "The Big Red One", Fuller foi à guerra com um outro filme, cujo sentido melancólico face aos horrores nos proporciona um olhar poético ao que de mais humano e sincero existe na vivência entre soldados, enquanto fazem o seu melhor para sobreviver e para não se tornarem em "mais uma cruz" num cemitério infindável de cruzes, afectos perdidos e absurdos que deixarão marcas naqueles que ficam.
Sergeant Rutledge - Ford utiliza aquilo que poderia ser uma banal história de um "courtroom drama" para aprofundar a relação estreita entre o cinema e a percepção, as imagens e os preconceitos, a honra de um inocente e o poder da hierarquia militar. Através de um deslumbrante jogo de luzes e sombras, o cineasta centra a história de cada testemunha com uma profundidade emocional extraordinária, em flashbacks que se complementam e que entrelaçam a perspectiva de cada personagem face ao acusado - num momento em que o racismo pode falar mais alto do que a procura da verdade. E foi o meu vigésimo Ford.
-
- Fanático
O meu filme favorito do Penn senior com a bela Melanie Griffith num dos seus primeiros papeis (de uma perigosa Lolita) e que nesse ano de 75 particparia ainda noutro dos meus policiais ('?) preferidos The Drowning Pool o regresso de Harper o irreverente PD ao qual Paul Newman deu vida no filme com o mesmo nome em 1966rui sousa wrote:Night Moves - Gene Hackman é um homem banal, uma espécie de personagem do noir adaptada à "modernidade" dos setentas. Sem charme ou glamour, "Night Moves" desenvolve-se como um misto entre os dilemas amorosos do protagonista, e uma investigação que leva a outras circunstâncias. Nenhuma destas duas facetas acaba por ter a atenção devida, mas o espírito negro e obscuro do estilo imposto por Arthur Penn ajuda o espectador a guiar-se pelas andanças de Hackman, enquanto o filme é montado numa sucessão de planos que, em certas instâncias, não parece ser bem engendrada. Uma história de detective fulminante, enredada em surpresas labirínticas, com um desfecho que recompensa os altos e baixos da narrativa. O título em português deste filme deu nome ao meu programa de rádio!
Last edited by technicolor on May 2nd, 2016, 7:53 pm, edited 5 times in total.
-
- Fanático
Uma cena inesquecível (para mim)rui sousa wrote:Deliverance - ou "Welcome to the Jungle!". Um conto de sobrevivência nas piores circunstâncias possíveis, onde o perigo pode aparecer nas situações menos expectáveis. Uma abordagem filosófica à condição humana em cenários extremos, onde a tensão e o instinto se sobrepõem à lei e ao normal funcionamento das relações sociais. No fim, provavelmente os animais selvagens não serão apenas aquelas pessoas estranhas que circundam nas margens do rio...

https://en.wikipedia.org/wiki/Billy_Redden

Deste não fiquei muito fã, prefiro o clássicozão que é o Bonnie & Clyde e o Little Big Man!technicolor wrote:O meu filme favorito do Penn senior com a bela Melanie Griffith num dos seus primeiros papeis (de uma perigosa Lolita) e que nesse ano de 75 particparia ainda noutro dos meus policiais ('?) preferidos The Drowning Pool o regresso de Harper o irreverente PD ao qual Paul Newman deu vida no filme com o mesmo nome em 1966rui sousa wrote:Night Moves - Gene Hackman é um homem banal, uma espécie de personagem do noir adaptada à "modernidade" dos setentas. Sem charme ou glamour, "Night Moves" desenvolve-se como um misto entre os dilemas amorosos do protagonista, e uma investigação que leva a outras circunstâncias. Nenhuma destas duas facetas acaba por ter a atenção devida, mas o espírito negro e obscuro do estilo imposto por Arthur Penn ajuda o espectador a guiar-se pelas andanças de Hackman, enquanto o filme é montado numa sucessão de planos que, em certas instâncias, não parece ser bem engendrada. Uma história de detective fulminante, enredada em surpresas labirínticas, com um desfecho que recompensa os altos e baixos da narrativa. O título em português deste filme deu nome ao meu programa de rádio!

Interessante o que postaste sobre o Billy Redden!

Gostei bastante do Night Moves mas o que gostei mais do Arthur Penn foi o Bonnie and Clyde!rui sousa wrote:Deste não fiquei muito fã, prefiro o clássicozão que é o Bonnie & Clyde e o Little Big Man!technicolor wrote:O meu filme favorito do Penn senior com a bela Melanie Griffith num dos seus primeiros papeis (de uma perigosa Lolita) e que nesse ano de 75 particparia ainda noutro dos meus policiais ('?) preferidos The Drowning Pool o regresso de Harper o irreverente PD ao qual Paul Newman deu vida no filme com o mesmo nome em 1966rui sousa wrote:Night Moves - Gene Hackman é um homem banal, uma espécie de personagem do noir adaptada à "modernidade" dos setentas. Sem charme ou glamour, "Night Moves" desenvolve-se como um misto entre os dilemas amorosos do protagonista, e uma investigação que leva a outras circunstâncias. Nenhuma destas duas facetas acaba por ter a atenção devida, mas o espírito negro e obscuro do estilo imposto por Arthur Penn ajuda o espectador a guiar-se pelas andanças de Hackman, enquanto o filme é montado numa sucessão de planos que, em certas instâncias, não parece ser bem engendrada. Uma história de detective fulminante, enredada em surpresas labirínticas, com um desfecho que recompensa os altos e baixos da narrativa. O título em português deste filme deu nome ao meu programa de rádio!![]()
Interessante o que postaste sobre o Billy Redden!
E tenho muita curiosidade em ver o The Miracle Worker, tem ar de ser um excelente filme

Eu estou com o technicolor!
O Night Moves é filme que mais retenho do Penn, um nadita acima do B&C (embora este último tenha sequências mais "cortantes" e "penetrantes"). O Little Big Man deixou-me um bocado frio - depois de tudo o que tinha ouvido sobre ele, acabou por saber a pouco.

O Night Moves é filme que mais retenho do Penn, um nadita acima do B&C (embora este último tenha sequências mais "cortantes" e "penetrantes"). O Little Big Man deixou-me um bocado frio - depois de tudo o que tinha ouvido sobre ele, acabou por saber a pouco.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
Do Penn confesso que ainda não vi The Miracle Worker (nem o The Left Handed Gun), mas para além deste Night Moves existe um outro filme dele muito underrated do qual também gosto bastante The Missouri Breaks (1975). O "ombro a ombro" entre Brando e Nicholson é magnífico
Depois vem claro, os clássicos LBM, B&C e ainda o The Chase (1966)
Enfim, gostos são gostos
soma ainda uma bela OST de John Williams e uma boa fotografia de Michael C. Butler.."You know what woke you up? You just had your throat cut."
Depois vem claro, os clássicos LBM, B&C e ainda o The Chase (1966)
Enfim, gostos são gostos

-
- DVD Maníaco
Esse "Deliverance" (Fim-de-semana alucinante) só o vi aos 9 ou 10 anos de idade, porque o filme foi bombardeado nos trailers das cassetes VHS dos clubes de vídeo portugueses, em meados dos anos 80. Com essa idade gostei, pelo género survival/aventura, qualquer dia sou capaz de rever isso em adulto.
Na mesma altura vi um filme semelhante, de que também gostei, chamado "Southern Confort":
https://en.wikipedia.org/wiki/Southern_ ... 81_film%29
Quem gosta de um é capaz de gostar do outro, por isso fica a minha dica.
As coisas de que eu me lembro de ter visto apenas com 9/10 anos de idade...
Se calhar é por causa disso, que às vezes perco a calma e acuso o cinema americano actual de ser puritanismo/fanatismo religioso a atravessar uma idade das trevas moral. Para mim, que vi os dois filmes violentos em criança, e achei que eram giros, faz-me um bocado confusão o cinema mainstream actual, muito virado para o "PG-13".
Na mesma altura vi um filme semelhante, de que também gostei, chamado "Southern Confort":
https://en.wikipedia.org/wiki/Southern_ ... 81_film%29
Quem gosta de um é capaz de gostar do outro, por isso fica a minha dica.
As coisas de que eu me lembro de ter visto apenas com 9/10 anos de idade...

Se calhar é por causa disso, que às vezes perco a calma e acuso o cinema americano actual de ser puritanismo/fanatismo religioso a atravessar uma idade das trevas moral. Para mim, que vi os dois filmes violentos em criança, e achei que eram giros, faz-me um bocado confusão o cinema mainstream actual, muito virado para o "PG-13".

Comecei a ver o Director's Cut, com narração em voz-off pelo Al Pacino (fez-me logo lembrar o Carlito's Way, que também tem voz-off dele em tom cansadotechnicolor wrote:.
.
Revolution - Hugh Hudson (1985)
Já o tinha visto no cinema não sei precisar bem a data mas terá sido há aproximadamente 2 décadas e a impressão não era a melhor (em 84 eu tinha 17 anos) e reencontrei-o agora na Feira da Ladra, ainda fechado por 1 € (juntamente com outras raridades). Como já tinha lido algumas críticas positivas sobre ele (em comparação com o The Patriot) resolvi trazê-lo e mau grado a fraca edição da Lusomundo (imagem com muito grão e péssimas legendas) revelou-se um filme interessantíssimo sobre a guerra de independência do Estados Unidos, bem nos antípodas do aclamado The Patriot. Uma visão muito menos heróica e politicamente incorrecta desse conflito, além de ambígua pois não separa os oponentes claramente entre bons e maus. Filmado na Noruega (a "fazer" de Nova Yorke/América na era colonial) terá sido, imagino, uma produção de elevado custo e foi segundo rezam as crónicas um significativo fiasco Parece que os americanos não gostam de filmes que questionem o patriotismo e a heroicidade dos seus antepassados e os ingleses também não apreciam ser retratados como opressores, cruéis e ridículos
![]()
E apesar disto tudo não é que gostei imenso do filme (adoro filmes polémicos) ao ponto de estar mesmo a considerar investir na edição BD (director's cut)" The film was on its release the biggest and most expensive box-office disaster in British film history and was almost single-handedly responsible for a decade-long financial crisis in the industry after the massive losses scared off city financing for British films for years to come."![]()
Tom Dobb (Al Pacino) e o seu único filho Ned vêem-se envolvidos na Guerra da Independência da qual se tentavam manter afastados, mas quando o jovem e inexperiente Ned se alista para combater o pai junta-se também com o intuito de o tentar proteger...
De referir um desempenho notável de Donald Sutherland no papel de um brutal sargento-mor do exercito britânico. O trabalho de câmara é excelente com muito steadicam pelo meio das multidões e das tropas. O design de produção é muito bom, acho eu ...
A minha nota 7.9 (no IMdB 5,2 lol )

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva
-
- Fanático
Viva Samwise. Fico a aguardar então uma das tuas excelentes análises sobre esta obra, mais ainda porque também eu já recebi a minha cópiaSamwise wrote: Comecei a ver o Director's Cut, com narração em voz-off pelo Al Pacino (fez-me logo lembrar o Carlito's Way, que também tem voz-off dele em tom cansado) - vou a meio e estou a gostar bastante - bem mais do que a lembrança do filme me fez pensar. Trabalho de câmara/cinematografia/montagem mesmo muito bom.
Também me agrada o retrato social embaciado/sujo/miserabilista, em conjunto com a perspectiva de condenação às injustiças do evento "independência ou morte".

P.S. : Desculpem o tamanhão da foto mas não sei como reduzir
Steel Magnolias (1989) - 7.5/10
Gira em torno de um grupo de mulheres e a forma como lidam com um evento inesperado, com a vida numa pequena cidade como pano de fundo!
Comecei a vê-lo com poucas expectativas mas aos poucos senti-me cativado pela história e acabou por ser um filme muito interessante, com desempenhos muito bons (destaque para a Shirley MacLaine, Sally Field e Julia Roberts) e um punhado de excelentes cenas!
Gira em torno de um grupo de mulheres e a forma como lidam com um evento inesperado, com a vida numa pequena cidade como pano de fundo!
Comecei a vê-lo com poucas expectativas mas aos poucos senti-me cativado pela história e acabou por ser um filme muito interessante, com desempenhos muito bons (destaque para a Shirley MacLaine, Sally Field e Julia Roberts) e um punhado de excelentes cenas!

Shok - 2015
http://www.imdb.com/title/tt4273570/
Excelente curta que concorreu ao Oscar por Kosovo, basicamente é uma história de dois amigos.
http://www.imdb.com/title/tt4273570/
Excelente curta que concorreu ao Oscar por Kosovo, basicamente é uma história de dois amigos.