Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by Samwise »

Eu não vi o da Varda, mas a temática parece não ter nada a ver com o do Boorman...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

E não tem.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

The Big Heat (1953) - 8.5/10

Segue a jornada de um polícia incorruptível contra um grupo de criminosos, após o suicídio de um colega.
É um noir fabuloso, com excelentes desempenhos de todo o elenco, e uma história que se desenrola com uma potência incrível.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Il conformista
http://www.imdb.com/title/tt0065571/

Clássico, roteiro de Alberto Moravia, ainda tem força, mas perdeu certo impacto. Grande atuação de Stefania Sandrelli, que fez um papel bem complicado para mim, preciso agora um dia assistir Io la conoscevo bene com ela :-D
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Certa vez comecei a ver esse filme mas rapidamente desisti por não estar a gostar.
Pode ser que qualquer dia faça nova tentativa. Aconteceu-me também com o Z do Costa-Gavras, por exemplo.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

nimzabo wrote:Certa vez comecei a ver esse filme mas rapidamente desisti por não estar a gostar.
Pode ser que qualquer dia faça nova tentativa. Aconteceu-me também com o Z do Costa-Gavras, por exemplo.
Z, eu assisti a muitos anos, e gostei muito, mas o Il conformista também já tinha começado e só agora consegui assistir todo, hipoteticamente o filme mereceria um "diretor cut para acrescentar algumas sequências (claro que infelizmente não é possível).
João Ferreira
Iniciado
Iniciado

Post by João Ferreira »

The Graduate (1967)

Adorei tudo, as prestações (Dustin Hoffman fabuloso, naquele que é apenas o seu segundo filme), o fabuloso argumento, a montagem, a banda sonora, fantástico filme, os momentos finais são também excelentes. Dos melhores romances que já vi.

8,5/10
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

I Married a Witch

http://www.imdb.com/title/tt0034881/

Mais um clássico com Veronica Lake sendo uma bruxa que retorna para se vingar, mas tudo sai diferente, comédia leve muito bem feita que não perdeu o vigor. nota 7,2 poderia ir para 7,5.
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

.
.
Revolution - Hugh Hudson (1985)

Já o tinha visto no cinema não sei precisar bem a data mas terá sido há aproximadamente 2 décadas e a impressão não era a melhor (em 84 eu tinha 17 anos saint-) ) e reencontrei-o agora na Feira da Ladra, ainda fechado por 1 € (juntamente com outras raridades). Como já tinha lido algumas críticas positivas sobre ele (em comparação com o The Patriot) resolvi trazê-lo e mau grado a fraca edição da Lusomundo (imagem com muito grão e péssimas legendas) revelou-se um filme interessantíssimo sobre a guerra de independência do Estados Unidos, bem nos antípodas do aclamado The Patriot. Uma visão muito menos heróica e politicamente incorrecta desse conflito, além de ambígua pois não separa os oponentes claramente entre bons e maus. Filmado na Noruega (a "fazer" de Nova Yorke/América na era colonial) terá sido, imagino, uma produção de elevado custo e foi segundo rezam as crónicas um significativo fiasco Parece que os americanos não gostam de filmes que questionem o patriotismo e a heroicidade dos seus antepassados e os ingleses também não apreciam ser retratados como opressores, cruéis e ridículos :mrgreen:
" The film was on its release the biggest and most expensive box-office disaster in British film history and was almost single-handedly responsible for a decade-long financial crisis in the industry after the massive losses scared off city financing for British films for years to come."
E apesar disto tudo não é que gostei imenso do filme (adoro filmes polémicos) ao ponto de estar mesmo a considerar investir na edição BD (director's cut) :shock:

Tom Dobb (Al Pacino) e o seu único filho Ned vêem-se envolvidos na Guerra da Independência da qual se tentavam manter afastados, mas quando o jovem e inexperiente Ned se alista para combater o pai junta-se também com o intuito de o tentar proteger...

De referir um desempenho notável de Donald Sutherland no papel de um brutal sargento-mor do exercito britânico. O trabalho de câmara é excelente com muito steadicam pelo meio das multidões e das tropas. O design de produção é muito bom, acho eu ...

Acrescento agora o comentário de Philip French no booklet que acompanha a edição director's cut que entretanto adquiri.

Image

A minha nota 7.9 (no IMdB 5,2 lol )
Last edited by technicolor on May 5th, 2016, 11:44 am, edited 1 time in total.
Woody
Entusiasta
Entusiasta

Post by Woody »

A Sedução de Joe Tynan (1979)- Jerry Schatzberg

Na linha do comentário anterior, comprei este filme porque tinha bons intérpretes e estava selado à venda por 70 cêntimos. É um dos primeiros filmes onde a Meryl Streep entra (para não variar, uma boa interpretação!) e aborda os meandros da política norte-americana. É um bom filme, vale mais que os 6,1 atribuídos no imdb. A edição em dvd (Universal) é pobre, sem extras e com imagem 4:3…
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

technicolor wrote:.
.
Revolution - Hugh Hudson (1985)

Já o tinha visto no cinema não sei precisar bem a data mas terá sido há aproximadamente 2 décadas e a impressão não era a melhor (em 84 eu tinha 17 anos saint-) ) e reencontrei-o agora na Feira da Ladra, ainda fechado por 1 € (juntamente com outras raridades). Como já tinha lido algumas críticas positivas sobre ele (em comparação com o The Patriot) resolvi trazê-lo e mau grado a fraca edição da Lusomundo (imagem com muito grão e péssimas legendas) revelou-se um filme interessantíssimo sobre a guerra de independência do Estados Unidos, bem nos antípodas do aclamado The Patriot. Uma visão muito menos heróica e politicamente incorrecta desse conflito, além de ambígua pois não separa os oponentes claramente entre bons e maus. Filmado na Noruega (a "fazer" de Nova Yorke/América na era colonial) terá sido, imagino, uma produção de elevado custo e foi segundo rezam as crónicas um significativo fiasco Parece que os americanos não gostam de filmes que questionem o patriotismo e a heroicidade dos seus antepassados e os ingleses também não apreciam ser retratados como opressores, cruéis e ridículos :mrgreen:

E apesar disto tudo não é que gostei imenso do filme (adoro filmes polémicos) ao ponto de estar mesmo a considerar investir na edição BD (director's cut) :shock:

Tom Dobb (Al Pacino) e o seu único filho Ned vêem-se envolvidos na Guerra da Independência da qual se tentavam manter afastados, mas quando o jovem e inexperiente Ned se alista para combater o pai junta-se também com o intuito de o tentar proteger...

De referir um desempenho notável de Donald Sutherland no papel de um brutal sargento-mor do exercito britânico. O trabalho de câmara é excelente com muito steadicam pelo meio das multidões e das tropas. O design de produção é muito bom, acho eu ...

A minha nota 7.9 (no IMdB 5,2 lol )
Eu vi isto há duas décadas, também, mas foi na TV - não me recordo de praticamente nada (só do Al Pacino a correr pelo meio do mato com cara de quem não dormia há uma semana... :mrgreen: ), mas por algum motivo volta e meia lembro-me da fita. Vai para a pilha. :-D

Consideras que há uma separação evidente entre "bons" e "maus" na visão histórica desse conflito? (ideologicamente, sem dúvida, isso nem questiono, mas creio que no detalhe mais particular, ou mais circunspecto das atrocidades e violência na guerra e nas batalhas, essa linha desaparece num ápice...)
" The film was on its release the biggest and most expensive box-office disaster in British film history and was almost single-handedly responsible for a decade-long financial crisis in the industry after the massive losses scared off city financing for British films for years to come."
Foi o Heaven's Gate britânico...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
technicolor
Fanático
Fanático

Post by technicolor »

Samwise wrote:Consideras que há uma separação evidente entre "bons" e "maus" na visão histórica desse conflito?

Sinceramente não Samwise, e por não achar que existe essa separação evidente (a versão oficial da história em geral, deixa-me sempre com "algumas" dúvidas) é que talvez o filme com essa tal ambiguidade me tenha agradado muito mais agora que estou mais "maduro" 8) do que quando o vi pela primeira vez. Se tencionas vê-lo um dia, espero que tenhas acesso a uma versão digna que faça também justiça à beleza estética da obra, se possível em hd

Quanto ao facto de este ser o Heaven's Gate britânico (confesso que ainda não vi o filme do Cimino. Já ouvi dizer que era uma seca tremenda e também já ouvi dizer que era uma obra magnífica) no aspecto financeiro pelo que li é capaz de talvez ter sido pior pois o caso Heaven's Gate terá afectado mais a produção de westerns e no caso de Revolution parece ter sido a indústria cinematográfica britânica em geral com excepção do Bond ?!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

technicolor wrote: Quanto ao facto de este ser o Heaven's Gate britânico (confesso que ainda não vi o filme do Cimino. Já ouvi dizer que era uma seca tremenda e também já ouvi dizer que era uma obra magnífica) no aspecto financeiro pelo que li é capaz de talvez ter sido pior pois o caso Heaven's Gate terá afectado mais a produção de westerns e no caso de Revolution parece ter sido a indústria cinematográfica britânica em geral com excepção do Bond ?!
Hmmm... não exactamente.

O Heaven's Gate teve dois grandes impactos na indústria de cinema americana, nenhum deles a ver com o género Western (que por essa altura, e por aquelas bandas, já estava bem morto e enterrado): o primeiro foi que levou um estúdio à falência, a United Artists (fundado por gente importante e conceituada no meio), e o segundo foi ter alterado profundamente a relação entre os produtores (os tipos do dinheiro) e os realizadores (a mioleira "artística" e criativa - os autores). Até então a coisa era quase rédea solta, mas o Cimino exagerou tanto na factura (e não teve depois retorno praticamente nenhum nas bilheteiras) que a partir daí a "torneira fechou - cheques em branco nunca mais (ou muito raramente) e supervisão apertadas dos cuts finais...

Quanto ao filme em si, diria que se põe a jeito para todo o tipo de opiniões e radicalizações - é mesmo cinema de autor, nada a ver com aquilo que o público em geral esperaria ver num western, e com um ritmo e um modo de estar/filmar também que não serve a pipocadas de ocasião. Cá para mim é uma obra magistral - uma que me move e comove profundamente, eu, que não tenho absolutamente nenhuma relação com o que está a ser filmado, mas que absorvo cada segundo daquela narração apaixonada como se se tratasse de uma história de família.

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Body Heat -7.5/10

Premissa interessante, enredo cativante, personagens muito bem desenvolvidas como todo o ambiente á volta delas, mas a plot a partir da 1º metade tornou-se demasiado previsível o que foi uma pena. Ainda pensei que pelo meio houvesse lá um twist qualquer que remediava toda aquela conjuntura narrativa e a mandasse para outro patamar, onde nos remetesse outra vez para o secretismo do que poderia acontecer, mas infelizmente não o houve.

Post Reply