The Jungle Book (2016) - Jon Favreau

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

waltsouza
Moderador
The Jungle Book (2016) - Jon Favreau

Post by waltsouza »

Image
An orphan boy is raised in the jungle with the help of a pack of wolves, a bear, and a black panther.
http://www.imdb.com/title/tt3040964/?ref_=nv_sr_1
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Jungl ... 16_film%29
http://www.rottentomatoes.com/m/the_jungle_book_2016/
http://www.metacritic.com/movie/the-jungle-book-2016

TRAILER

Mais uma versão de "The Jungle Book" mas o filme não parece ter começado mal a sua caminhada pela crítica.
Estreia dia 15 de Abril nos E.U.A
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: The Jungle Book (2016) - Jon Favreau

Post by Cabeças »

Confesso-vos que este filme/livro me é profundamente grato, faz parte das minhas memórias mais antigas. Posso dizer que cresci com esta história. orgulho-)

A minha tia Alice, que era professora e de quem eu gostava muito, ofereceu-me este livro quando eu era mesmo muito pequeno, devia ter uns 7 ou 8 anos. Ainda tenho este livro (está encaixotado, de modo que coloco aqui uma imagem igual), que é a versão infantil, com texto e desenhos. Adorei o livro, enriqueceu o meu imaginário infantil, e a história ficou comigo, sempre tive um carinho especial por ela. Se alguém tiver filhos pequenos e os quiser inicial na leitura e ainda conseguir encontrar este livro nalgum alfarrabista ou online no coisas ou no olx, aproveitem, pois é um livro mágico! :-)

Image

Mais tarde, com o advento do dvd, comprei a primeira edição portuguesa, e até me arrepiei quando há pouco fui buscar o dvd para digitalizar a capa e vi que já tinham passado 16 anos desde que o comprei! :shock: Sempre preferimos, como já disse no fórum várias vezes o áudio em brasileiro, tem uma magia que não consigo encontrar nas dobragens portuguesas. Este filme, vimo-lo imensas vezes, e é um dos filmes que guardo com mais carinho. Bom, eu adoro mesmo os filmes da Walt Disney, sobretudo os mais antigos. E ainda bem que fui comprando logo, assim temos todos com o áudio em brasileiro salvo erro até ao Rei Leão. Honra seja feita, adorámos as dobragens portuguesas do Rei Leão, do À Procura de Nemo, etc. Mas ouvindo em brasileiro primeiro, não conseguimos gostar das dobragens portuguesas depois. A Branca de Neve é um bom exemplo. Vimos imensas vezes a nossa velhinha VHS com o áudio em brasileiro, e quando editaram em dvd em Portugal foi daqueles que já veio só com dobragem portuguesa. Pura e simplesmente não conseguimos gostar de ouvir aquilo em português europeu.

Fica a capa da nossa edição portuguesa, a primeira em dvd, com áudio em brasileiro. Não tem extras, mas esta é a "nossa" edição, com áudio em brasileiro, e não queremos outra. oops:)

Image Image

Para quem gostar de leitura, há várias edições também desta obra. Há uns tempos, comprei usados mas em muito bom estado os livros, numa edição muito bonita, da saudosa editora Livros do Brasil:

ImageImage

Em relação a este filme, gostei bastante do trailer, sinceramente e espero que seja um bom filme! A imagem do Mogli na cascata até me comoveu. Pura e simplesmente adoro este filme e gostava mesmo que este filme que vai sair agora faça justiça e honre o filme animado! Aguardo com bastante expectativa! :-D
Last edited by Cabeças on April 8th, 2016, 12:04 am, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Cabeças, deste-me ideia para mais um tópico, mas vou manter suspense e só vou cria-lo amanhã. :-D
Ao ler o teu texto também me senti a recuar no tempo. :wink:
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

E parece que temos filme! :-D

Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Cabeças wrote:E parece que temos filme! :-D
Tudo o que se lê e ouve sobre o filme é positivo! Este é para ir ao cinema :-)))
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Excelente filme, deixou-me completamente deslumbrado! :shock:

Os efeitos são do melhor que já vi e as vozes encaixam muito bem nas personagens, com destaque para o Bill Murray (Baloo) e Idris Elba (Shere Khan)! A história faz muitas referências ao filme de animação, mas aqui apresenta um tom mais negro.

É um belo filme que merece ser visto no grande ecrã yes-)
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Fizeram um filme muito bom, se não é o melhor remake feito nos últimos tempos, é um dos melhores.
JoaoMX5
Entusiasta
Entusiasta

Post by JoaoMX5 »

Remake e festival de CGI... é isto o "cinema" de hoje.
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

JoaoMX5 wrote:Remake e festival de CGI... é isto o "cinema" de hoje.

Não me leves a mal JoãoMX5 mas não sabes dizer outra coisa? como?-) Ainda há dias disseste algo parecido no novo The Magnificent Seven que aí vem. Sim, toda a gente que conhece minimamente Hollywood já percebeu (há muito tempo) que aposta forte e feio nos remakes (e não só).

Chega a um ponto e parece que temos aqui um clone do THX, tal a insistência, sempre a dizer o mesmo. :badgrin:

Queres um conselho (à borla)? Não vejas cinema de Hollywood. Esquece que Hollywood existe, ou alguma vez existiu.
Dedica-te ao cinema independente, a cinematografias menos comerciais, estica os teus horizontes para lá do cinema "main-stream" americano.

Pode ser que assim comecem a surgir comentários teus um bocadinho menos repetitivos. Ou então, faz como entenderes, e continua na tua campanha anti-Hollywood do "copy-paste".

Nota: Tens todo o direito de não gostar de Hollywood, ou do panorama em que ela se encontra (embora seja complicado um cinema mais comercial conseguir ser muito diferente do que é Hollywood é atualmente) mas acho que podias contribuir para esta sub-seção de forma mais proativa, em vez de estares sempre a constatar o óbvio. É que chega-se a um ponto e tornas-te previsível, se aparece mais um remake aqui dentro, lá vem o teu comentário do costume. :wink:
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Eu por acaso não me fazem nenhuma impressão os remakes... desde que sejam bons remakes. Mas não acho que seja por ser um remake que um filme tenha que ser mau. Os filmes quando não são bons, não o são pura e simplesmente, por uma série de razões e não porque sejam remakes!... :lol:

Assim de repente, lembro-me que o famoso Evil Dead 2 é praticamente um remake do primeiro filme, que tinha sido feito com um orçamento muito pequenino! Também gostei muito do remake do Tim Burton do Charlie, também gostei muito do remake americano do Ringu, idem em relação ao Dark Waters, idem em relação ao Let Me In... e tantos outros! O fantástico filme do David Fincher da Girl with de Dragon Tatoo também é um remake! :-)))

Curiosamente, do Jon Favreau vi recentemente o "Chef", filme que realiza e onde faz aliás de protagonista principal, e gostei francamente, foi uma boa surpresa. Entra também a divina Sofia Vergara e todo um cast de personagens que gosto muito, como a também divina Scarlett Johansson, o John Leguizamo, o Dustin Hoffman, o Robert Downey Jr...

http://www.imdb.com/title/tt2883512/?ref_=nm_flmg_dr_3

Quanto a este Jungle Book, tenho a certeza que vamos adorar, e as críticas são avassaladoramente boas! yes-) Este conto que venha cá para casa em bluray. E o Jon Favreau já tem anunciada a sequela!... mais um remake! :badgrin:
Cabeças
Image
JoaoMX5
Entusiasta
Entusiasta

Post by JoaoMX5 »

waltsouza wrote:

Não me leves a mal JoãoMX5 mas não sabes dizer outra coisa? como?-) Ainda há dias disseste algo parecido no novo The Magnificent Seven que aí vem. Sim, toda a gente que conhece minimamente Hollywood já percebeu (há muito tempo) que aposta forte e feio nos remakes (e não só).

Chega a um ponto e parece que temos aqui um clone do THX, tal a insistência, sempre a dizer o mesmo. :badgrin:
Meu caro,

Não sei o que é pior; se os "copy-paste" com que tu, injustamente, me rotulaste ou a vassalagem que por aqui se vê a cada escarro vomitado cá para fora por Hollywood.

Passa bem.
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

JoaoMX5 wrote:
Meu caro,

Não sei o que é pior; se os "copy-paste" com que tu, injustamente, me rotulaste ou a vassalagem que por aqui se vê a cada escarro vomitado cá para fora por Hollywood.

Passa bem.
JoãoMX5

Não penso que tenha sido injusto. Estou a referir-me a factos, com poucos dias de diferença dizes exatamente o mesmo em 2 tópicos diferentes. E já o referiste anteriormente, por mais de uma vez. Eu pelo menos já percebi (pela tua recorrente repetição) o que pensas de Hollywood. E cada um de nós pensa e fala por si, não é por tu não gostares de remakes, que os outros terão que achar exatamente o mesmo que tu. Os outros prestam vassalagem àquilo que eles bem entenderem. Eu pelo menos não meto tudo no mesmo saco. Por exemplo, este "Jungle Book" tem recebido criticas muito elogiosas. Já o viste ou é mais fácil (e justo) vir descarregar banalidades num tópico de 1 remake?

Quer nós gostemos muito, pouco ou nada, Hollywood é assim que funciona. O remake faz parte de Hollywood. Já se fazem remakes há décadas e décadas. O que vai variando é a quantidade desses remakes. E Hollywood essencialmente é isto há muito tempo: remakes, sequelas, prequelas, reboots, spin-offs, fazem remakes de filmes de outros países, copiam tudo aquilo que à partida acham que pode gerar-lhes lucro. Qual é a grande novidade no meio disto tudo? Há quanto tempo é tu conheces Hollywood? E se alguém tem culpa naquilo que Hollywood deita cá para fora, o maior culpado de todos é o público.

Hollywood apenas se limita a despejar fórmulas que usa (e abusa) enquanto elas forem rentáveis. Enquanto existirem pessoas que as vejam, e que justifiquem o investimento. E quanto um determinado filão termina, tentam logo substitui-lo por outro. E é assim que Hollywood vive, salvo algumas excepções, andam sempre numa busca incessante à procura do lucro fácil, e do investimento de baixo risco.

Se não gostas deste tipo de cinema, desta forma industrial de produzir 7ª arte, tens bom remédio, esquece Hollywood. As coisas não irão mudar por estares sempre a repetir o mesmo. Estás a desgastar-te para nada. É que existe, felizmente, muito bom cinema para lá de Hollywood (como também existe muita porcaria). :wink:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

JoaoMX5 wrote:Meu caro,

Passa bem.
JoaoMX5, não gostaste de ser rotulado mas acabaste por fazer exactamente o mesmo!
Aqui ninguém presta vassalagem seja ao que for, cada um tem um gosto próprio e decide ver o que quer, escarro ou não!

E já viste o novo Jungle Book? É um excelente remake que faz um uso perfeito dos efeitos visuais!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

É verdade. E dentro deste cinema de hoje produzido em Hollywood, há lugar para tudo no que respeita à qualidade, tal como no cinema de "antigamente", e no cinema fora de Hollywood .

A não ser que consideres CGI automaticamente sinónimo de mau e remake automaticamente sinónimo de mau, mas contra essa forma de (não) fundamentação não há nada que possamos contrapor, ou há?

E enredo, personagens, realização, interpretações/"vocalizações" e coerência final do produto, não interessam para nada?

Partindo do mesmo raciocínio, um filme que não tenha CGI e não seja um remake deve ser "cinema" do bom logo à partida.

O José Miguel farta-se de chamar desenhos animados ao CGI (com uma certa razão, admito), mas neste caso o filme original era mesmo de desenhos animados. :mrgreen: O remake está dentro da mesma tipo de abordagem... :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Esqueci-me da questão mais importante de todas - o contexto. :|

Como se faz uma adaptação minimamente fiel ao livro do Kipling sem recurso abundante a efeitos especiais/CGI? (outro exemplo recente: o Life of Pi...)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva

Post Reply